sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

CIRURGIA ORTOGNÁTICA - 91 DIAS


91º. Dia. 11/12/2009. Fico aqui pensando no encontro de ontem e nas coisas que ouvi. Um dos “pós”, Bruno, me disse que após dois anos de operado ainda não sente o queixo. Meu sobrinho Saulo, que ainda vai fazer um ano, já tem quase toda sua sensibilidade de volta na região mencionada. Eu, com 90 dias, ainda sinto-me como Bruno. Mas fui advertida por Dra. Vanessa, na época, e relembrada durante o encontro de ontem, que algumas pessoas não retornam jamais sua sensibilidade nesta região específica do queixo. Um preço módico a pagar em função do quanto ganhamos de fato Não creio que terei de pagar esse preço, porém. Confio que vou voltar a sentir. Agora vou interromper as informações no blog por um curto período. Vou curtir as festas de fim de ano, e relaxar. Já dei férias a fisioterapeuta, a fonodiologa e a Dra. Vanessa também. Só verei todas no próximo ano. Mas os exercícios, continuarei fazendo, isso não pode parar. Até breve.Boas festas.

CIRURGIA ORTOGNATICA - 90 DIAS





90º.Dia 10/12/2009
– Hoje é um dia triplamente especial. Hoje completo 90 dias de operada!!!!! Hoje é o aniversário de minha querida irmã Rogéria, que mora em SP e finalmente hoje aconteceu o primeiro encontro pós-ortognática promovido por Dra. Vanessa. Não podia faltar. Lá estava com minha irmã Meire (o meu anjo da guarda nesta jornada difícil) e meu sobrinho Saulo, o corajoso desbravador deste caminho. Foi no restaurante Jerimun. Todo o local foi fechado para este evento e foi muito bom estar com pessoas que já viveram experiências semelhantes. Eram operados de 07 anos a dois meses. Mas no geral todos nós nos identificamos. Foi um momento especial. Obrigada a Dra. Vanessa por nos proporcionar viver essa emoção. Percebo o quanto esses anjos vestidos de médicos ajudaram, ajudam e irão ajudar ainda tanta gente, mudando as pessoas, sempre para melhor, na busca da recuperação da auto-estima, da melhoria de uma qualidade de vida, que acredito seja o principal objetivo atingido. É toda uma equipe de profissionais: médicos, fisioterapeuta, técnicas de enfermagem, fonodiólogas, além dos ortodontistas, sempre trabalhando em conjunto e em prol da recuperação e bem-estar dos pacientes. Parabéns e obrigada. Está sendo uma grande dádiva fazer parte deste grupo cada vez maior de pós-operados. Um dia para ficar marcado!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009


85º. Dia. 05/12/2009. Hoje minha irmã que mora em SP me viu pela primeira vez. A primeira coisa que me perguntou foi: “ainda está inchada?” rsrs. De fato estava um pouco inchada. Nesta fase qualquer esforço maior causa um leve inchaço. E eu tinha empurrado a cama dela pela manhã para o lugar. Tinha esquecido que não podia fazer esforço. Mas logo me recuperei. Isso acontece porque ainda tenho edemas e só melhora depois de 06 meses aproximadamente. Aproveito para esclarecer algumas pessoas que continuam a me mandar e-mail, que as respostas sempre serão colocadas aqui no blog ok? Muitos querem saber quanto tempo para desinchar, quanto tempo para sentir, etc. Cada pessoa tem a reação de acordo com seu próprio organismo. Mas a região do queixo, por exemplo, demora mais para retornar. Tem pessoas que demora até um ano. Existe sim a possibilidade de não voltar, mas todas as pessoas que conheço e fizeram essa cirurgia voltou sim. Mas demora. Minha médica me orientou a estimular a área com objetos pontiagudos (ficar pinicando de leve), passar gelo, etc. Manipular para acelerar o processo. A minha cirurgia mexeu com tudo. Foi uma cirurgia fragmentada (o palato foi cortado, a gengiva também, ganhei queixo). Sinto muita coceira no queixo e pela manhã sempre está tudo travado. Faço mil caretas para ir soltando. Mas a sensação de formigamento geralmente me segue durante todo o dia. Também tenho a sensação de que o lábio inferior está inchando por dentro. A fonodiologa me disse que minha voz não será a mesma já que meu aparelho fonador mudou. O timbre será outro. Ainda estou falando arrastado como se fosse estrangeira. Mas o meu baianês vai voltar.
Não pretendia assustar ninguém com esse blog, apenas ilustrar minha experiência. Não é fácil, porém tudo passa. Desde o momento que entrei no hospital me investi de uma calma e de uma coragem sem par. E estou persistindo nisso. Nada de pensar no que vem por aí, mas ficar feliz com os progressos que alcanço a cada dia. Paciência, é a melhor dica!!!.Até mais.
.