sexta-feira, 4 de dezembro de 2009


84º. Dia 04/12/2009. A cada dia me sinto melhor. Mas tenho ainda pequenas dificuldades, que fazem parte do processo. Estou caprichando nos exercícios; alguns eu não consigo ainda fazer, mas vou conseguir. Acontece uma coisa engraçada comigo: a imagem que tenho de mim mesma na memória não bate com o que vejo no espelho. É uma sensação estranha. Com alguns membros da minha família acontece o contrário. Minha mãe já se esqueceu de como “eu era”, sempre recorre a uma fotografia para se lembrar. Alguns dos meus amigos, que já me viram após a cirurgia, ainda não se acostumaram, sempre me olham com admiração a cada encontro e ficam me encarando procurando não sei o que... Hoje uma vizinha me perguntou no elevador: você é irmã de Rosângela? Eu disse eu sou Rosângela. Explique rapidamente que fiz uma cirurgia e ela ficava me olhando espantada. Tem sido assim os meus dias. Vai demorar até todos se acostumarem e eu também. De fato foi uma grande mudança. Ainda bem que mudei para melhor né?

83º. Dia 03/12/2009 – Retomando a vida social. Hoje almoço com a “galera do trabalho”. Como sempre cheguei atrasada (o trabalho me consome). Mas cheguei em tempo de ver todos que lá estavam e o melhor: comi e não paguei, ganhei um sorteio e meu almoço saiu grátis. Foi muito divertido. Até a próxima.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009


82º. Dia 02/12/2009- Minha abertura de boca já está com 31mm. Boa notícia. Não sei se terei de retornar aos 38mm que tinha antes da cirurgia. Acho que sim. Continuo com exercícios e fisioterapia. Na fono estou trabalhando mastigação. Reaprendendo a comer. No mais estou voltando ao ritmo. Fui ao salão pela primeira vez desde a cirurgia. Estava cansada do meu visual. No próximo dia 10 estarei num encontro organizado por Dra. Vanessa, com os pacientes que foram operados por ela e sua equipe. Retornarei depois contando as novidades.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

CIRURGIA ORTOGNATICA: E SE PASSARAM MAIS DE 80 DIAS


81º. Dia 01/12/2009 – Estive um pouco ansiosa porque minha fala ainda trava. Mas após a revisão, com Dra. Vanessa e a consulta de hoje com a fonodiologa, Mayra, fiquei mais tranqüila e resolvi não me preocupar mais com isso. Continuarei com a paciência que tive até agora. Optei por fazer mais algumas sessões de fisioterapia (com a impagável Valma) e isso tem me ajudado. Meu nariz de vez em quando entope, mas não mais me aterroriza. Nem remédio preciso usar. Não ligo mais pra ele. Estou dormindo com os anjos. Vou ao otorrino ver como ele anda. Já fui liberada para voltar a minha vida normal, com exceção de impactos (correr, pular, etc.). No mais, estou muito feliz porque acordo todos os dias sem sentir dor alguma. Quem sofreu ou sofre como eu sofria, entende a alegria dessa sensação. Agora é só alegria. Em breve trarei mais novidades.