segunda-feira, 7 de dezembro de 2009


85º. Dia. 05/12/2009. Hoje minha irmã que mora em SP me viu pela primeira vez. A primeira coisa que me perguntou foi: “ainda está inchada?” rsrs. De fato estava um pouco inchada. Nesta fase qualquer esforço maior causa um leve inchaço. E eu tinha empurrado a cama dela pela manhã para o lugar. Tinha esquecido que não podia fazer esforço. Mas logo me recuperei. Isso acontece porque ainda tenho edemas e só melhora depois de 06 meses aproximadamente. Aproveito para esclarecer algumas pessoas que continuam a me mandar e-mail, que as respostas sempre serão colocadas aqui no blog ok? Muitos querem saber quanto tempo para desinchar, quanto tempo para sentir, etc. Cada pessoa tem a reação de acordo com seu próprio organismo. Mas a região do queixo, por exemplo, demora mais para retornar. Tem pessoas que demora até um ano. Existe sim a possibilidade de não voltar, mas todas as pessoas que conheço e fizeram essa cirurgia voltou sim. Mas demora. Minha médica me orientou a estimular a área com objetos pontiagudos (ficar pinicando de leve), passar gelo, etc. Manipular para acelerar o processo. A minha cirurgia mexeu com tudo. Foi uma cirurgia fragmentada (o palato foi cortado, a gengiva também, ganhei queixo). Sinto muita coceira no queixo e pela manhã sempre está tudo travado. Faço mil caretas para ir soltando. Mas a sensação de formigamento geralmente me segue durante todo o dia. Também tenho a sensação de que o lábio inferior está inchando por dentro. A fonodiologa me disse que minha voz não será a mesma já que meu aparelho fonador mudou. O timbre será outro. Ainda estou falando arrastado como se fosse estrangeira. Mas o meu baianês vai voltar.
Não pretendia assustar ninguém com esse blog, apenas ilustrar minha experiência. Não é fácil, porém tudo passa. Desde o momento que entrei no hospital me investi de uma calma e de uma coragem sem par. E estou persistindo nisso. Nada de pensar no que vem por aí, mas ficar feliz com os progressos que alcanço a cada dia. Paciência, é a melhor dica!!!.Até mais.
.

7 comentários:

  1. Agora sim, consegui ver seu blog, estava com o endereço errado. Tani tá aqui vendo comigo e tá boba com sua mudança, rs!!! Eu tb nem me lembrava como vc era, rs, foi bom ver o antes e o depois... bjs Taís Matos

    ResponderExcluir
  2. OLHA TENHO O MESMO PROBLEMA QUE VC TINHA ESTOU NUMA FILA DE ESPERA PARA FAZER A AMINHA CIRURGIA QUE E O MEU MAIOR SONHO VENDO SUAS FOTOS ME E O QUE VC ESCREVEU ME ENCORAJEI AINDA MAIS ...DEU MUITO DIFERENÇA .PARABÉNS PELA CORAGEM E FICOU LINDA....ESPERO FAZER A MINHA O MAIS RAPIDO POSSIVEL...

    ResponderExcluir
  3. Que bom "Anônimo". Espero que chegue logo a sua vez e que tudo corra bem. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  4. OLá vou fazer minha cirurgia aqui em S.Paulo com 1 médico de Bauru, mas pelo seu depoimento estou morrendo de medo, porque já não respiro pelo nariz normalmente, imagine inchada.
    Como vc fez qunado faltava o ar? E é mesmo aproximadamente 1 ano para recuperar?
    Nossa já estou agoniada, também porque já tenho 59 anos.

    jacira

    ResponderExcluir
  5. Olá Jacira. Bem vinda ao clube!

    Antes de mais nada fique sabendo que meu relato aqui não tem o objetivo de desesperar ninguém, apenas fazer com que ninguém seja surpreendido e saiba o que fazer e como enfrentar as dificuldades que poderão advir. Poderão...mas não significam que virão de fato porque como venho sempre dizendo e repetindo, cada caso é um caso.

    Eu não tinha muita dificuldade para respirar antes da cirurgia, mas foram quinze dias de grande angústia, como já descrevi. Mas por mais que eu escreva não vai dar para saber como eu me sentia, só mesmo passando. Mas eu superei e acho que você também vai superar, claro!!!!

    Para não me agoniar demais eu ficava sempre repousando, evitava movimentos bruscos. Porque além de tudo ainda tinha as borrachas ...
    Então imagina entupida pelo nariz e com a boca travada, tendo que respirar entre os dentes? O duro era fazer a fisioterapia. Só tinha um jeito: muuuiiita calma e paciência, tranqulidade. Minha santa auxiliar de enfermagem vivia lavando meu nariz, colocando as gazes entupidas de remédio, e por fim as nebulizações salvadoras. Espero que você se dê bem de cara com a nebulização porque ajuda muito. No início, desde o hospital a nebulização fazia efeito contrário em mim, não sei porque. Aí não quis mais fazer. Depois, quando já havia tentado de tudo, retornei a nebulização e aí passou a fazer efeito e eu passei a dormir a noite inteira. A idade e a genética influenciam na recuperação. Mas conheço pessoas mais velhas que você que fizeram a cirurgia e se deram muito bem o que acredito também vá ser o seu caso.
    Tenha fé e coragem.

    Boa sorte e estou sempre as ordens..

    ResponderExcluir
  6. oi meu nome e Patricia faz 4 meses que operei estou ainda inchada as vezes bate um arrependimento,mas todos falam que e assim mesmo
    tem que ter paciencia

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Patricia

    É assim mesmo viu? Precisa ter paciência pois cada dia é uma melhora.
    Boa recuperação.

    Rosângela

    ResponderExcluir