quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CIRURGIA ORTOGNATICA 120 DIAS


10/01/2010 - 120 dias. Hoje fiz revisão e está tudo indo dentro da previsão. Falei com a minha médica da preocupação com o corte no palato que ainda me incomoda e ela me garantiu que nenhuma cicatriz da cirurgia ficará. A fala ainda está truncada. Em função de meus horários resolvi trocar de fonodiologa para não ter de deixar a terapia. Estou com consultas a domicílio e intensificando os execícios. Continuo com muita paciência aguardando meu corpo responder. No mais vai tudo muito bem.

211 comentários:

  1. Oi Rosângela! Fico muito feliz por vc, pelo resultado alcançado e pela iniciativa de criar este blog mostrando-nos um poukinho do dia-a-dia dos pacientes que passam por este tipo de cirurgia. Estou me preparando para minha também. E falta pouco viu!rs Gostaria de maiores esclarecimentos sobre o hospital em que foi operada, se fez particular ou pelo SUS e sobre sua médica. Obrigada pelo incentivo e parabéns, VC ESTÁ LINDA!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Maiana. Eu fiz pelo plano de saúde. Tive de obter uma liminar judicial para isso. Eu fui operada no Hospital Aliança. Tive alguns momentos desagradáveis lá, mas Dra. Vanessa opera muito naquele hospital, razão de ter optado por ele. Minha médica é Dra. Vanessa Castro. Ela está aqui no blog.Tem uma comunidade criada para ela, pelos pacientes, no orkut onde vc poderá entrar em contato com uma gama maior de pacientes. Ela é uma excelente médica e tem uma ótima equipe que dá total apoio ao paciente.
    Estou a disposição para qualquer esclarecimento que vc tiver. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosangela, você entrou com uma ação contra o seu plano? Quanto você gastou com honorarios dos advogados? E quanto tempo demorou para eles liberarem essa liminar? Abraços

      Excluir
    2. Boa noite Ana
      Eu entrei sim, e demorou alguns poucos dias para a liminar ser deferida. Foi relativamente rápido. Depois que o plano foi intimado da liminar atendeu prontamente. A demora foi apenas do hospitalem fazer cotaçãod e material, etc.

      Não gastei com advogado, porque tenho uma amiga pessoal que resolveu tudo pra mim.
      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  3. Oi Rosângela! Obrigada pela atenção. Sou de Santo Antonio de Jesus-Ba e conseguiram a cirurgia para mim pelo SUS. Já me adiantaram que há grandes possibilidades de ser feita no Hospital Santa Isabel e com um cirurgião, acho que Dr. André, mas não me recordo direito. Também tenho plano de saúde... Será que também conseguiria fazer pelo plano? Quanto à cirurgia pelo SUS fico preocupada com a internação e tal... Dizem que quando é pelo SUS eles não aceitam que metade dos procedimentos sejam pelo sistema e a outra metade particular ou por planos... Bjs

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Maiana. Se quer minha opnião não deveria fazer pelo SUS se tem um plano de saúde. Esta é uma cirurgia muita séria e muito grande. Para você ter uma idéia completo 136 dias de cirurgia e ainda estou em fase de recuperação. Acordei hoje com o rosto mais inchado porque dormi de mal jeito. Ainda estou com fonaudiologa e a abertura da minha boca ainda não voltou aos 38mm que tinha antes; estou com 31mm. O plano de saúde cobre toda a parte hospitalar, mas os honorários médicos eles costumas amarrar; querem pagar apenas o que está na tabela. Mas isso é uma discussão jurídica. Sou advogada por isso falo assim. A cirurugia buco-maxilo já está elencada no rol de procedimentos médicos da ANS.Por essa razão os planos de saúde não podem recusar, mas como é muito cara procuram dificultar o máximo a autorização. Portanto você deve entrar com processo e obter uma liminar, caso haja recusa ou autorização parcial. Dra. Vanessa opera pacientes de qualquer lugar, mas você deve ficar em Salvador pelo menos por seis meses para que ela possa acompanhar sua recuperação, fazer a fisioterapia (são 20 sessões no mínimo), etc. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  5. Ola Rosangela.. O seu resultado ficou otimo.. eu tenho muita vontade de fazer essa cirurgia pq n me sinto bem esteticamente, mas ainda me falta dinheiro!!

    Daniela

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Daniela.
    Sem dúvida precisa se preparar. A cirurgia não é barata. Mesmo com o plano de saúde arcando com os custos hospitalares. São muitos remédios, que não custam barato. Além disso precisa de fisioterapia, fonodiologo, etc. Mas com planejamento tudo é possível. A primeira coisa é escolher o médico (confiável, e com boa recomendação). Depois planejar. Não desisita!Mas lembre-se, é uma cirurgia que exige paciência, disciplina e coragem.

    ResponderExcluir
  7. Olá,Rosângela, vc não me conhece e eu não te conheço, mas gostaria de te parabenizar pelo sucesso da cirurgia. Estou buscando fotos de antes e depois no Google, pq minha irmã fará a mesma cirurgia e está super ansiosa. Acabei encontrando seu blog. Você realmente ficou muiiiiiiiiiiiito bem!. Parece até mais jovem!
    Deu pra ver que o processo é chato,mas o resultado, muito bacana. Vou encaminhar seu blog para minha irmã, tenho certeza que a ansiedade pode até aumentar, mas com certeza ela irá se empolgar por causa do seu resultado!
    Até mais,
    Ana Cordeiro

    ResponderExcluir
  8. Olá Ana. Fico feliz que tenha gostado. E eu fico feliz em estar ajudando as pessoas. Foi para isso que criei o blog. Sei o quanto é angustiante a espera. Pode dizer a sua irmã que me escreva quando quiser. Terei o máximo prazer ajudar no que for possível.

    ResponderExcluir
  9. Oi Rosângela!!Meu nome é Queila tenho 22 anos e a pouco tempo fiquei sabendo que teria que realizar a Cirurgia Ortognatica.Coloquei o aparelho tem 8 meses.Estava previsto eu realizar a cirurgia quando completasse um ano,um ano e meio de cirurgia,mas a poucos dias fiquei sabendo que já posso operar.Só que por questões financeiras não estou tendo como realizá-la.Pelo seu blog vi que você realizou a sua pelo plano de saude.Tenho o plano de saude da Bradesco,mas eles só cobrem a internação hospitalar e os equipamentos,o resto fica por minha conta,mas percebi que você conseguiu toda cirurgia pelo seu plano.Como faço para entrar com um pedido junto a justiça,pois sou leiga nesses assuntos.Desde que coloquei o aparelho percebi que passei a ter dores de cabeça constante,e vi casos que só resolveram com a cirurgia ortognatica.
    Me add no msn: queila-angel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Queila. De fato para você cobrir toda a cirurgia vai precisar de uma liminar. Mas mesmo com a liminar vai precisar estar preparda para arcar com os honorários médicos, se o seu cirugião não for credenciado, e geralmente não são. O plano alega que paga a conta apresentada pelo hospital, por isso não paga o médico, porque geralmente o médico não faz parte do quadro e eles argumentam que os honorários médicos são pagos por reembolso. Para garantir a integral cobertura deve estar atenta para que sua liminar determine o pagamento de todas as despesas MÉDICO-HOSPITALAR, E ANESTESIA. Desta forma a sentença confirmando a liminar, e geralmente o fazem, o plano tem de te pagar o que você desembolsou a titulo de honorários médicos.São muitas coisas a dizer sobre esse assunto que talvez desse um blog a parte. Te explico mais por e-mail ou no msn se quiser. Mas você precisa se preparar para os custos adicionais que esta cirurgia envolve, tais como auxiliar de enfermagem, fisioterapeuta e fonodiólogo. O plano reembolsou parcialmente os gastos com fono e fisio. Precisa de profissionais específicos que trabalhem direcionados para este tipo de cirurgia. Pode ver no meu blog que tive todo o acompanhamento necessário. Espero ter ajudado. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá rosângela,
      meu nome é shirlei, gostaria MUITO de entrar em contato por email com vc para tirar algumas dúvidas... tem como me passar email..
      meu email shirleipereiraa@gmail.com
      desde já, grata

      Excluir
    2. Boa noite Shirlei
      Querida eu prefiro que você pergunte aqui.
      Mesmo que seja uma carta, eu respondo sem problemas ok?
      É que a proposta do blog é dividir com todos, todas as dúvidas. Ajudamos mais.
      Te aguardo de volta.
      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  11. Obrigada Rosângela pela explicação.Te aceitei no msn para podermos conversar,pois ainda tenho muitas dúvidas.Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Rosângela, como todos que aparecem por aqui, parabenizo pelo resultado e sei que, não apenas por você, por dra. Vanessa e sua equipe, o resultado é este que você obteve. Meu nome é Vítor Vega, tenho 22 anos; minhas questões são justamente relacionadas a dra. Vanessa. Conheço mais 3 pessoas que fizeram a cirurgia com ela e tiveram um resultado sensacional. Por isso, desisti de fazer com o cirurgião que iria me operar no ano passado, por não ter ficado satisfeito com o resultado de outro paciente (que inclusive é meu primo) e a partir de então fiz tudo para conseguir operar com dra. Vanessa. Marquei consulta, refiz todos os exames, entrei com a papelada no Santa Izabel e hoje, acabei de receber uma ligação da Medial Saúde dizendo que não cobrem nem os custos do hospital nem materiais, muito menos os honorários de sua equipe, pois ela não é credenciada. E que cobrem tudo se eu realizar com outro médico daqui de Salvador, mas tenho receio de que o resultado não chegue nem perto dos semelhantes ao seu. Queria conversar com você para tirar algumas dúvidas. Desde já agradeço bastante. Por favor, me adicione no msn: vvporto@hotmail.com
    Um abraço, Vítor.

    ResponderExcluir
  13. Ola, primeiramente gostaria de parabeniza - la por esta vitoria em sua vida.
    Meu nome é Aline e tenho 29 anos, terei que fazer a cirurgia ortognatica também mas no meu caso é retirar um pedaço da mandibula, ou seja, minha mandibula é projetada para frente.
    Usei aparelho para tentar amenizar o problema por aproximadamente 11 anos, mas não tem jeito. Moro em Campinas - SP e estou começando agora ( acabei de recolocar aparelho), e meu Bulco ja me disse que o caminho é longo, ja que estamos tentando operar pelo convenio que coloca mil impesilios!!!! A sorte é que meu médico é credenciado, mas estou vendo que somente com liminar mesmo.
    Boa recuperação.Abs

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pela visita Aline. Você tem razão. O caminho é longo e o plano de saúde será um problema a parte. Mas você já tem meio caminho andado porque o seu médico é credenciado. Portanto a liminar será integral e você não deverá ter problemas. Mas saiba que o procedimento é previsto no rol da ANS e o plano não tem razão para negar.
    Boa sorte e estou a disposição para qualquer dúvida que tenha. Abs.

    ResponderExcluir
  15. OLá Rosangêla! Parabéns pela cirurgia. Vc está ótima. Se possivel me add no msn. Pois preciso fazer a cirurgia e tenho muitas dúvidas. crismel_s2@hotmail.com . Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Olá! Chamo-me adilene moro no interior da Bahia Araci... Excelente a ideia de criar este blog!! Vou fazer a ortognática, para corrigir o prognatismo,(queixo avantajado). Comecei o tratamento no mês de junho 2010, fiz uma cirurgia para dijunção do palato ( abrir a arcada dentaria superior) meus médicos foram onaldo Aguiar e fernando bastos, o meu plano o planserve e sendo assim so cobriu a parte hospitalar pois meus medicos não são credenciado pelo plano. Estou ainda me recuperando pois não posso mastigar, e também fiquie com uma abertura enorme nos dente da frente, mas daqui uns 4 meses vou começar a usar aparelho ortodôntico para corrigir, e sendo assim vou começar o tratamento para marcar a cirurgia, daqui uns dois anos. Estou ansiosa, pois tenho receio do plano não cobrir a última cirurgia pois custa muito caro, pelo menos o hospital, e também embora um bocadinho amedrontada com a recuperação, e resultado. Quero muito poder conversar com vc tocar experiência e também como vc é advogada me ajudar sobre o plano.

    ResponderExcluir
  17. Bem vinda Adilene. Obrigada pela visita.
    Deixe seu msn que te adiciono e poderemos marcar um dia para conversarmos sobre o assunto. Lembre sempre de postar um recado aqui com o dia que estará on line e eu apareço ok?
    Um forte abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
  18. Olá Cristiane, obrigada pela visita.

    Vou te adicionar no msn, mas me avise quando estiver on line para que possa acessar e conversar com você.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. oi ro, meu msn é adilene81@hotmail.com e sempre que estiver on laine te aviso eu (gosto de estar on laine mas a noite). beijão

    ResponderExcluir
  20. Olá, me chamo Cleberson e tenho 19 anos, preciso fazer esta cirurgia ortognática, mas não sei como são os procedimentos, quem devo procurar e tal...Tenho plano de saúde mas a moça me disse que este tipo de cirurgia não é coberto e não entendi como você fez esta liminar, afinal, como consigo uma para mim, existe algum custo para isso? meu msn clebersonlda@hotmail.com, favor add, preciso conversar com vc sobre este meu problema, desde já agradeço e estou online sempre a partir das 15 horas, um forte abraço e fique com Deus.
    =)

    ResponderExcluir
  21. Nossa, eu agradeço muito por ter respondido ao meu comentário. e sim, meu caso é cirurgico pois tenho prognatismo e isso de uns tempos pra cá esté me causando dores de cabeça e na mandíbula, estas dores estão cada vez mais intensas e incômodas.

    Grato
    Cleberson Lima

    ResponderExcluir
  22. Olá Cleberson

    Eu sempre respondo todos os post. Todos mesmo.Afinal é por isso que criei o blog, para atender as dúvidas de todos que precisam e no que eu possa ajudar é claro! Espero qeu consiga fazer sua cirurgia e se livrar das dores como eu.

    Abraço forte!

    Rosângela

    ResponderExcluir
  23. Olá Rosangela!

    Já havia deixado posts para você,não estou tendo sorte para encontra-la no msn.Os horários que eu entro não te encontro.Estou com algumas dúvidas,acredito que as mesmas que o Cleberson teve.
    Eu já deveria ter realizado a cirurgia ortognatica só que meu plano,que é o da Bradesco,está dificultando,eles cobrem a parte hospitalar,mas já passaram meses e até agora não liberaram.
    E como não tenho condições para pagar a cirurgia gostaria de saber como faço uma liminar,como conseguir,afinal não tenho ninguem para me orientar .

    Obrigada,

    Queila.

    ResponderExcluir
  24. Oi queila. Finalmente nos encontramos ontem né? Espero que tenha te ajudado. Só para esclarecer quem possa estar com os mesmos problemas de Queila e Cleberson, os quais já foram atendidos por e-mail, que a cirurgia ortognática está elencada pela ANS como procedimento de saúde e que todo plano deve cobrir esta cirurgia. Tem a resolução 167/2007 da ANS art. 15, III que esclarece o assunto e ampara a pretensão judicialmente.
    Estou a disposição para maiores esclarecimentos.

    Abraço a todos.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  25. Olá, sou o Cleberson que postou logo aí em cima...Peço desculpas mas tenho uma nova dúvida.
    Meu plano de saúde não possui um médico credenciado como bucomaxilo e por isso alega não poder cobrir a cirurgia, no entanto li em uma nota lá no yahoo que existem formas de se procurar um médico não credenciado e o plano "reembolsar" as despesas por nós utilizadas caso sejas feita uma consulta com médico não habilitado do plano.Gostaria de saber se: Tenho um plano de saúde, mas não tem um profissional habilitado para me acompanhar e fazer os devidos procedimentos, só que como já disse, eles não aceitam que eu vá em outro médico, ou seja, eles não tem um profissional nesta área e não nos deixam consultar com outro profissional fora do plano, claro, se eu quiser posso mas irei ter de pagar a consulta por minha conta e acho isso terrível, afinal pago todo mês e tal..enfim, voltando a pergunta, eu existe um meio pelo qual eu possa procurar um médico não habilitado pelo meu plano e eles me reembolsarem caso eu faça um consulta com o mesmo ou realmente eles podem fazer isso?
    Grato...
    meu e-mail: clebersonlda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Olá Cleberson

    Se o seu plano não tem o médico credenciado acho até melhor porque você pode escolher outro e o plano tem de pagar integral. Se o procedimento está previsto no rol da ANS e tem cobertura no seu plano e ele não tem o médico credenciado, é obrigado a efetuar o pagamento da consulta e cirurgia integralmente. Tem muita jurisprudência sobre isso. O grande problema é que os planos não fazem isso sem serem obrigados por uma decisão judicial. Por isso o único meio de obter seu pagamento ou integral reembolso é judicialmente.

    ResponderExcluir
  27. Ailton Ferreira.
    Olá Rosângela! Parabéns pelo seu esforço em conseguir a cirurgia. Claro, ficou muito bom.
    Rosangela, eu fui até o Cirurgião dentista que faz a cirurgia pelo meu plano de saúde, que incluisive é de pessoa jurídica e já estou a 3 anos com a operadora. Porém, o médico disse que, o plano não cobrirá seus honorários. Que me custarão R$8,000.00 ( oito mil reais). Porém, o meu plano, como já disse, é empresarial e conta com mais de 5 mil filiados a operadora. Então, gostaria de saber se, o plano é obrigado ou não, a custear os honorários médicos, e como faço para saber se o médico em que fui é, ou não credenciado. EXISTE ALGUÉM QUE POSTOU ALGUMA PERGUNTA, E, RESIDA EM GOIÂNIA-GO.
    A minha cirurgia será daqui 10/12 meses. ailtonferreira82@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Olá Ailton
    Obrigada e seja bem vindo ao meu blog.
    Vou tentar responder suas dúvidas.
    A principal questão quanto aos honorários médicos é a existência ou não de médico credenciado. O próprio plano deve informar se tem médico credenciado e se o médico que você xconsultou é ou não. Alías o próprio médico dirá isso também. Se o plano tiver médico credenciado da especialidade somente paga o reembolso e mediante tabela do plano. Na Justiça existe posicionamentos diferentes. Tem Juiz que entende que o pagamento deve ser total outros que somente pela tabela dos honorários médicos do plano. Se o plano não tem o médico credencado é obrigado a pagar o valor integral. Não importa se o plano é empresaral, as obrigações são a mesma. conheço uma paciente que se operou por plano empresarial. Com relação a postagens de Goiania tenho sim um ou dois post de pessoas que residem lá. Tem uma menina até que eu mandei algumas orientações para a ação judicial. Não tive retorno ainda. Mas não lembro onde estes posts estão. Talvez se tiver paciência possa encontrá-los. Se eu localizar te mando e-mail.
    Abraços

    Rosângela

    ResponderExcluir
  29. Imagina Rosângela! Obrigado eu.
    E, sempre que tiver novidades deixarei um post. Quem sabe não poderá ajudar alguma outra pessoa. Ailton Goiânia-go.

    ResponderExcluir
  30. olá sou silvia de aguai,tenho 29 anos e tenho o plano de saude da unimed,faço ordotontia com dr.lucio durval confesso estou com medo minha cirurgia é daqui uns dias mas e se o meu plano não cobrir a cirurgia pois faz somente 12 meses q estou com esse plano?vc ficou bem diferentee adoreii

    ResponderExcluir
  31. Olá Silvia. Obrigada pela visita.
    Você precisa verificar a carência para cirurgia. Se ainda estiver na carência fica dificil, porque a mesma só é desconsiderada em caso de urgência e emergência.Contudo se a carência para cirurgia já tiver sido ultrapassada você poderá pleitear no plano e se houver negativa a solução será requerer a autorização judicialmente através de liminar ok?

    Abs e volte sempre

    Rosângela

    ResponderExcluir
  32. Olá Rosangela, ja vi suas fotos um montão de vezes e ainda não consigo acreditar no que vejo, realmente ficou muito bom, parabens, eu me chamo Tais e fiz a cirurgia ortognatica + ATM esquerda a 18 dias, sofri muito, achei que fosse morrer nos primeiros dias, não conseguia respirar, a sorte foi que a médica resolveu não mexer na mandibula como aconteceu com você , ela enxertou osso e trouxe minha maxila 3mm para frente para ficar no tamanho da mandíbula, foram umas 7 a 8 horas de cirurgia, agora ja estou melhor, mas ainda nao deu para avaliar os resultados, você sente dormencia no nariz e bochechas? Isso me irrita demais, ela disse que tende a desaparecer dentro de 01 mes a 02, ainda nao acredito muito nisso nao, o que você acha?
    Beijos

    Taís

    ResponderExcluir
  33. Olá Tais.
    Vou te falar a verdade. Os médico não sabem muito o que você sente ou por quanto tempo vai sentir. Eles sabem o que você diz para eles, mas é dificil ficar estabelecendo prazos para isso ou aquilo desparecer, porque cada um reage de uma maneira. Contudo no que diz respeito a região do nariz e bochecas acho que isso retorna rápido mesmo. No que me diz respeito a minha sensibilidade do nariz e bochecas retornou rápido e acredito que isso vai acontecer com você também. Mas você só tem 18 dias de operada menina!!! Tenha paciência, fique tranquila ok? O que eu sempre digo? Cada dia é uma melhora. Não fixe prazos, vá fazendo sua parte ok?
    Bjs e melhoras!

    ResponderExcluir
  34. Ah, Tais só respondi hj porque só hoje recebi o aviso de sua postagem. Desculpa a demora ok?

    ResponderExcluir
  35. Não esquenta Rosangela, achei muito legal sua iniciativa de fazer este blog, você tem razão, sou muito ansiosa, mas é que minha medica minimizou muito esta cirurgia, ela me disse que em duas semanas eu estaria otima, mas isso não aconteceu, agora aos 21 dias de operada, tenho altos e baixos, continuo com o rosto inchado e pesado, e dormencia no nariz e bochechas, abro pouco a boca,e tenho a sensação de que meus dentes irão quebrar quando mastigo, mas voce me encorajou muito, obrigada, tive que entrar no INSS, minha periça ficou marcada pro dia 12/11/10, voce tambem ficou afastada do serviço? Por quanto tempo? Você faz fisioterapia e fono? Começou com quanto tempo após a cirurgia?
    Rosangela, desculpa o bombardeio de perguntas, mas ainda me sinto insegura, se puder me ajudar mais uma vez, agradeço de coração...
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  36. Eu te entendo Tais. Sua médica talvez não tenha querido te assustar. Mas duas semanas estar ótima? Impossível isso. Por isso você está tão ansiosa, porque vê o prazo dado passar e as coisas não acontecendo como lhe foi dito. Mas fique calma. Eu até hoje tenho a sensação que meus dentes vão partir...Minha médica já me disse que isso não é verdade. Que posso comer até pedra, mas a gente é que sabe né? Se você tivesse feito a fisioterapia já teria melhorado o inchaço, com certeza. Mas de qualquer forma não vai embora assim rápido não. Somente agora depois de um ano vejo que meu rosto já está definido. Acho que não tenho muito mais que mudar. Mas demorou. Basta você acompanhar as minhas fotos mensalmente como ia mudando. Para você não se perder vamos as respostas por partes: a)Também fiquei afastada do serviço. Só retornei depois de 60 dias (ainda estava inchada e a fala embolada, parecia um estrangeira falando).Não precisei de perícia porque tinha férias acumuladas e deixei para tirar justamente nesta época. Quanto a isso nenhum problema. b) Fiz fisioterapia sim de imedidato. De ato a fisioterapeuta já faz parte da equipe médica que me operou. Começo a trabalhar comigo no dia seguinte a minha chegada do hospital (porque eu cheguei no domingo e ela só trabalha de seg a sexta). O trabalho dela é imediato. Assim que sai do hospital já começa. e eu tive a maior sorte porque a fisoterapeuta do hospital que eu operei também fez drenagem no meu rosto.A fisio ajuda não só a redução dos edemas como também nos exercícios de abertura de boca. A fono só começei depois que acabei a fisio (mais ou menos um mês depois) e fiz durante um bom tempo, até minha voz retornar ao normal. Acho que se você estivesse fazendo fisioterapia já estaria se sentindo bem melhor.Mas enfim não sou médica apenas relato a minha experiência e também porque acompanhei o processo do meu sobrinho que operou antes de mim e fez tudo como eu , apenas eu tive mais dificuldade com a abertura da boca.Até hoje não possuo mais a mesma abertura de antes da cirurgia. É um problema para ir ao dentista. Imagina se eu não tivesse feito a fisio? Seria bem pior.Mas vc deve começar logo eu acho. Fale com sua médica. Bem preciso dormir agora Tais. Espero ter ajudado. Fique com Deus e melhoras!!!!

    ResponderExcluir
  37. Obrigada pelas respostas Rosangela, falei com minha medica sobre a fisioterapia, mas ela me disse que ainda não, perguntei por que não, ela respondeu que o osso demora em torno de 30 a 45 dias para se formar (porque fiz enxerto ósseo na maxila), e que a fisio agora poderia atrapalhar o processo, mas ja marquei consulta com outro buco para uma segunda opiniao, e tenho feito por conta alguns exercicios que aprendi quanto fazia fono, e realmente me sinto melhor depois que faço. Sabe, você havia comentado que sua médica lhe deu um remédio para ajudar na paranestia e que você ficou com medo de tomar, por acaso é o Alginac? Minha médica me receitou na última consulta, (uma semana a tras), fiquei super contente, porque ela disse que ele tem componentes que auxiliam na recuperação do nervo afetado e pode ajudar na paranestesia, mas ainda não surtiu efeito, se for ele tome somente apos a refeição, pois não fiz isso e tive uma enorme dor no estômago, estou também com insônia, na bula diz que raramente ocasiona isso, mas enfim, eu sou eu né? Bem acho que depois de duas noites sem dormir, vou dormir bem hoje, mas estou muito confiante agora, ja que cheguei ate aqui, vou ate o fim. Rosangela voce esta linda, gostaria de mandar umas fotos para você ver como estou ficando, mas tenho que pedir ajuda para os universitarios, sabe? Depois conto o que o outro buco disse, beijos
    Tais

    ResponderExcluir
  38. Olá Taís.
    Ótimas notícias hein? Olha a fisoterapia que eu fazia era muito delicada. Massagens com as mãos e com ultrassom. Era uma delicia. Depois de alguns meses que já tinha sido liberada senti necessidade de fazer de novo e aí foi mais pesado. Fiz até acupuntura. Mas siga sempre a orientação do médico ok? Cada caso é um caso. Quanto ao remédio não é esse não. Mas eu prefiro não fazer menção a nomes de medicamentos aqui, mesmo porque são remédios que só são comercializados sob prescrição médica, a receita fica retida e tudo o mais. Então siga sempre a orientação do seu médico. Acho que você está melhorando porque está ficando mais tranqüila. Está vendo que as coisas se ajeitam com o tempo. Gostaria mesmo de ver as fotos de todos os que me escrevem. Gostaria de poder acompanhar também o progresso de vocês.Pode mandar por e-mail se não quiser postar no blog. E obrigada pelos elogios...Fico satisfeita em saber que tudo deu certo né? E vai dar com você também
    Bjs e continue melhorando.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  39. Olá Rosângela!!!

    Meu nome é Monallisa, sou de Goiânia. Anteriormente eu pensava em fazer a cirurgia por pura estética, mas após minha gravidez o problema se agravou. Além da vontade de ter o dentes arrumados , atacou minha audição do lado esquerdo mal escuto e sinto muitas dores de cabeça... possa ser pelo problema do maxilar. Gostaria de saber se você me aconselharia a fazer pelo SUS ou no HC ou no HGG aqui em Goiânia...pois nao tenho condições de pagar essa cirurgia há não ser que Deus abençoe muito viu....Abraços.

    ResponderExcluir
  40. Olá Monalisa. Seja bem vinda!!!
    Olha eu não posso opinar sobre coisas que não conheço. Aqui em Salvador o hospital das clínicas faz esta cirurgia, mas nunca conheci ninguém que tenha feito lá. Assim não posso dar uma referência. Talvez seja melhor começar a pesquisar por aí mesmo para conhecer o relato de quem passou por esta cirurgia em hospitais públicos.Gostaria de poder ajudar mais. Abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
  41. Oi Rosangela, parabens pelo excelente resultado. Pode resp. qual é seu plano de saude? Pretento fazer cirurgia de ATM colocar protese e cir. ortognatica. Moro no interior - Itacaré, Sabe dizer se ela pode me passar mas informações sobre essa cirurgia, poder me ajudar, agradeço. e Parabéns... pode me add msn : craudiomil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Bem vindo Claudio. Te responderei pelo e-mail qual o plano de sáude.
    Mas quanto aos esclarecimentos ficaria mais fácil se você perguntassem exatamente as dúvidas que lhe aflige. Aqui no blog tem diversos questionamentos que podem te ajudar a tirar suas dúvidas. As que persistirem vc pergunta que respondo se souber ou procuro saber de quem saiba ok?

    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  43. oi rosangela sou do Paraná e ontem fiquei sabendo que preciso dessa cirurgia, e resolvi pesquisar mais. gostaria de saber de vc quanto tempo de pois da cirurgia que assim vc parou de sentir dor? eu sei q recuperada, dever ser um tempão, mas assim pra aliviar o incomodo e a dar? quanto tempo? quero muito fazer mas estou com muito medo.

    obrigada Vanessa

    ResponderExcluir
  44. Olá Vanessa

    Obrigada pela visita.
    Olha querida eu nunca senti dores após a cirurgia. Acredito que a dor não seja uma queixa da maioria dos operados. É uma cirurgia onde você sente mais incômodos. Você precisa superar a primeira semana, que é a mais complicada. Depois vai tirar de letra. Precisa ter paciência e tranquilidade porque a recuperação é lenta. Não tenha pressa. Cada dia é uma melhora ok?
    Bjs e volte sempre que quiser e precisar.
    Rosângela

    ResponderExcluir
  45. eu de novo a Vanessa
    e adificuldade pra respirar leva quanto tempo pra passar?

    ResponderExcluir
  46. Vanessa o tempo é nosso inimigo se ficarmos contando com ele. Eu fiquei 15 dias com problemas, mas cada um tem seu organismo e cada organismo te uma forma de reação. O negócio como já disse várias vezes é ter paciência.
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  47. Olá Rosângela,

    Gostaria de parabenizá-la pela coragem e pelo resultado, ficou realmente muito bom!

    Estou planejando fazer esta cirurgia também... atualmente, estou sem plano de saúde, e como meu planejamento de fazer esta cirurgia é de longo prazo (ainda teria o tempo de usar aparelho, etc.), gostaria de escolher já o plano de saúde que tenha maiores chances de cobrir a cirurgia. Já tenho um médico de minha preferência, então não poderia ser um dos médicos cadastrados pelo plano.

    Você teria algum plano para me recomendar? Sei que, ainda assim, vou ter que esperar um tempo de carência e talvez entrar com uma liminar... mas acredito que posso fazer as duas coisas, pois tenho um advogado na família e posso esperar.

    Você poderia me recomendar um plano e a melhor maneira de proceder, até legalmente?

    Se preferir, meu e-mail é liv_carvalho@hotmail.com


    Obrigada!


    Lívia

    ResponderExcluir
  48. Olá Livia. Obrigada pela visita.
    Quanto ao plano de saúde não tenho nenhum específico para indicar. Todos são muito parecidos. Tudo vai depender do tipo escolhido dentro do plano de saúde, ou seja, plano básico, executivo, etc., para que se defina como se dará o pagamento das despesas, reembolso, etc. A carência terá de respeitar. A liminar quase sempre é necessária. A grande discussão se dá sempre quanto ao reembolso dos honorários médicos, quando o médico não é credenciado, e a maioria não é, infelizmente.Consulte o advogado que você já dispõe e veja como os planos que você tem a disposição para escolher tratam o assunto e isso ajudará na escolha.
    Boa sorte!!!
    Rosângela

    ResponderExcluir
  49. Ola Rosângela! Parabéns pelo resultado de sua cirurgia, Olha só terei que fazer a cirurgia e tenho um monte de duvidas, a começar por valores, sei que o custo não e dos menores, mais se fosse possivel gostaria de saber qual plano de saúde é o seu? Ficaria muito feliz se tu pudesse mandar algumas informações por e-mail. odairdefranca@gmail.com, Grato por sua atenção.

    ResponderExcluir
  50. Olá Odair

    Seja bem vindo. Estou aqui para tirar as dúvidas que quiser.
    Quanto a valores isso é muito difícil de dizer. Minha cirurgia já tem mais de um ano, e as coisas se alteram nesse período. Mas de qualquer forma isso não é tabelado. Vai depender do tipo de cirurgia, do profissional que você escolher, etc. Dependendo do que você vai fazer o preço vai modificar. Mas não é barato não, de fato é bem alto o custo. O que quiser pode mandar por e-mail que respondo sim, embora prefira responder por aqui para facilitar para outros visitantes e leitores do blog. Mas o que for possível responderei por e-mail.

    Abraços

    Rosângela

    ResponderExcluir
  51. Ola Rosangela,
    Meu nome é Erika, a poucos dias comecei meu tratamento, já que o formato da minha boca sempre foi meu grande trauma, tanto que tal deformidade sempre atrapalhou minha vida em diversos sentidos... Assim, resolvi pesquisar mais sobre o assunto e procurar um especialista... Até entao meu dentista já me explicou todo o processo. Que primeiramente usarei aparelho e ficarei com ele no minimo uns 2 anos e conforme for, só entao é que iniciaremos o processo de preparaçao para cirurgia, enfim o que me deixou triste foi quando o medico me informou por alto o custo da cirurgia R$20.000,00 no mínimo... Fiquei quase desesperada, comecei a pensar em varios planos para juntar esta grana, porém é muito dinheiro... Mas, olhando seu blog, fiquei um pouco mais elegre, quando vc falou em ``liminar judicial´´, pois tenho plano odontologico e de saúde... Por favor Rosangela, me explique melhor como posso recorrer a tais beneficios... Ficarei muito agradecida por sua resposta.
    Meu e-mail é;
    viraomorena@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. Olá Erika, seja bem vinda.

    Olha a questão judicial é complexa e vc tem de estar preparada para ela. Depois que vc solicitar a autorização do plano ele vai te informar o que autoriza ou não. Aí vc vai partir para o procedimento judicial. Vai ter de ingressar com ação judicial e pedir uma liminar para que sejam autorizados os procedimentos médicos-hospitalares. A grande discussão se dá justamente em torno pagamentos dos honorários médicos. Há planos que não pagam se o médico não é credenciado; há outros que pagam apenas mediante reembolso e de acordo com a tabela do plano. Enfim vc vai ter de ter uma reserva para os honorários médicos, pelo menos uma parte até que haja decisão final do processo e negociar com seu médico como se dará essa espera.O procedimento não é odontológico. A ANS tem uma resolução que coloca o procedimento como procedimento médico. O plano de saúde tem de cobrir.
    É isso. Ajudei?

    Abs e boa sorte!

    Rosângela

    ResponderExcluir
  53. ola rosangela, meu nome é eduardo e gostaria de saber se vc puder me ajudar, eu tenho convenio medico mas sou agregado da minha mãe e queria saber se tambem tenho direito a cirurgia ela é mto cara e num tenho condições de pagar, se puderme ajudar ficarei agradecido
    obrigado!!!

    ResponderExcluir
  54. Oi Eduardo. Seja bem vindo.
    Você como dependente de sua mãe tem os mesmo direitos que qualquer segurado. Dá trabalho porque o plano de saúde sempre resiste, nega ou dificulta muito as coisas. Precisa se persistente e buscar seus direitos.

    Boa sorte

    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  55. Ola, Boa noite Rosangela, estava pesquisando sobre cirurgia ortognatica e se plano de saude paga pelo mesmo, entao achei seu blog e quando a vi gostei muito do resultado da cirurgia, ficou muito bem. Li diversas perguntas e respostas sobre os planos de saude e tambem li que é advogada, certo? Bem sou de Campo Grande/MS e gostaria de orientação sobre como conseguir que meu plano de saude (Unimed Nacional) possa cobrir todas as despesas hospitalares e a parte do cirurgiao. Fiz orçamentos em dois que me indicaram e me cobraram 10 mil, fora hospital, anestesista e as placas e parafusos. Os cirurgiaos disseram que eu posso fazer o pedido a Unimed para eles cobrirem o hospital, anestesista e placas. Entao perguntei se a parte do cirurgiao nao cobriria, entao fizeram corpo mole e disseram que não. Mas disseram que posso tentar mas é quase impossivel eles pagar os honorarios. Gostaria entao que me desse essa ajuda de como solicitar este pedido, se entro direto com uma liminar, pois nao tenho todo esse dinheiro para realizar a cirurgia de avanço de maxilar. Bom minha cirugia nao é estica, pois se fosse eu nao teria nem usado aparelho a gente sofre muito com isso, e ja estou pronta para operar. Falta so o dinheiro que nao tenho. Por favor me ajude.
    lucienearce@gmail.com

    ResponderExcluir
  56. Oi Rosângela, em primeiro lugar parabéns, após cinco anos de pre-operatório e sempre pesquisando sobre a cirurgia ortognática encontro alguém que mostre realmente o que acontece, e tbm é a 1º vez que me comunico com alguém operado. Estou muito anciosa e confusa, pois desde o segundo ano do pré-operatório meu dentista diz que falta pouco, moro em uma pequena cidade perto do Chuí, e consultei antes de colocar o aparelho com um cirurgião na faculdade de odontologia de Pelotas, e pretendo fazer pelo sus através dessa faculdade, penso muito em desistir mas meus dentes já estão na posição para a operação, mas infelizmente já não confio mais em meu dentista,pois faz muito tempo que falta pouco.Também tenho muita dúvida em relação aos custos, mesmo sendo pelo sus. É isso, fico feliz por você já ter feito, e desejo que continue assim, sorrindo cada dia mais, é bom conversar com alguém que entenda o que a gente sente. Tenho 31 anos e meu problema é classe III, prognatismo. Abraço, dbiacn@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. Olá garota do Chui. Diga seu nome da próxima vez ok? É um aprazer recebê-la aqui. Seja sempre bem vinda.
    Você precisa ver essa questão do ortodentista. Procure o cirurgião e converse com ele. Veja com ele se não já está bom.O profissional inadequado pode atrasar muito sua vida. Se vc fará a cirurgia pelo sus já terá uma grande redução nos custos, mas ainda assim precisará investir para ter um bom pos. (fisisoterpaia, fonodiologo, uma boa alimentação, muitos remédios,etc). Corra atrás e veja isso para não perder mais tempo.
    Bjs e boa sorte!!
    Rosângela

    ResponderExcluir
  58. ola Rosangela, nao recebi nenhuma resposta sua, postei dia 25 de janeiro... antes da Grota do chui... Grata se responder...

    ResponderExcluir
  59. Olá Luciene. Em primeiro lugar milhões de desculpas. Realmente não te respondi. Acontece que as vezes dou tantas respostas ao mesmo tempo, porque as perguntas surgem em diferentes postagens que me passei nessa.Perdão.
    Olha a questão do hospital e materiais da cirurgia é obrigação do plano custear. Quanto aos honorários médicos depende de muitas coisas. Primeiro se o plano tem na sua região médico conveniado que faça a cirurgia. Se tiver alguns juízes se posicionam no sentido de que o plano deve pagar apenas o valor de tabela para o médico eleito fora do convênio. Outros deferem o integral pagamento. De qualquer sorte você vai ter de pleitear judicialmente e aguardar o que acontece.Precisa esclarecer da necessidade de sua cirurgia. O ideal é que vá até um juizado de defesa do consumidor e tente ajuizar sua ação ok? Você e os pacientes ortognáticos têm ao seu lado a legislação. O procedimento é previsto pela ANS. Só gostaria de advertir que mesmo de posse da liminar pode ter dificuldade no cumprimento da mesma. Na maioria das vezes o plano cumpre parcialmente autorizando apenas materiais e hospital, e emperram no pagamento dos honorários médicos. É preciso estar preparada para todas as situações.Boa sorte.
    Bjs e me desculpe mais uma vez

    Rosângela

    ResponderExcluir
  60. Beatriz "garota do Chui"15 de fevereiro de 2011 às 10:13

    Olá Rosângela, fiquei muito feliz quando vi sua resposta, ainda mais que recebi uma boa notícia do meu ortodontista, criei um pouquinho de esperança, pois já tinha perdido. Acredito que esse contato contigo trouxe muita energia positiva. Obrigada, e desejo tudo de bom para você.

    ResponderExcluir
  61. Oi Beatriz
    Que bom você está "energizada". Eu também desejo tudo de bom para você.
    Boa sorte na sua caminhada.

    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  62. Oi, Rosângela visitei seu blog e de ante mão quero te dizer que vc esta linda, parabéns por ajudar a esclarecer dúvidas sobre o assunto, pois boa parte dos interessados não sabem como é o procedimento cirúrgico, outros ao menos sabem que existe a cirurgia e outros se veêm acuados pois o plano de saúde afirma não cobrir determinado procedimento que é o meu caso. No entanto como curioso que sou resolve fazer algumas pesquisas sobre a cirurgia, eis que encontrei o seu blog, e se possível gostaria de tirar algumas dúvidas.
    Liguei para o 0800 do meu plano que é unimed, perguntando como faria para marcar uma consulta com o buco-maxilo, pois estava necessitando desse especialista, já que minha ortodontista me deu um diagnostico de que preciso fazer essa cirurgia. Daí eles me informaram que tem uma unidade de emergência com tal especialidade a disposição, e que o mesmo só atende emergência, confirmaram que o plano realmente cobre a cirurgia mas mediante acidente, caso tenha acontecido algum acidente comigo e necessite da mesma o plano irá cobrir, somente neste caso. Como faço para requerer esse direito? será necessário o auxilio de um advogado ou eu mesmo posso ir ao um juízado e entrar com uma ação? antes de tal procedimento será melhor eu ir a um buco não credenciado e analisar e posteriormente pedir o reemboldo, como faço?
    Se puder me ajudar favor meu msn: franciscoalves-se@hotmail.com
    Bjão e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  63. Boa tarde Francisco. Seja bem vindo!Obrigada pelos elogios.
    As suas dúvidas são as de muitos. Por isso sempre prefiro responder no blog. Mas hoje te adiciono no msn, porém te aviso que raramente estou on line, mas sempre estou no computador fazendo outras coisas. Assim, se quiser falar no msn pode mandar recado aqui no blog dizendo o dia ok? Sempre a noite. Quando não for possível também te respondo.
    Agora vamos as suas questões. 1)Você não precisa necessariamente de um advogado, pode ir direito, mas acredito que devido a complexidade do tema seria mais conveniente ter a assistência de um. 2)Sem dúvida que antes de qualquer coisa você precisa de uma consulta com um buco-maxilo. Aí então você deverá começar o tratamento com o ortodentista. Quando estiver pronto para operar é que deverá pensar na parte do plano, porque a cirurgia será programada com estes profissionais. A questão é a seguinte. O procedimento deverá ser coberto pelo plano porque já está incluído pela ANS no rol de procedimento médicos. Não há razão para negar. No seu caso específico acho bem mais fácil obter a liminar porque seu plano restringe seu direito ao estabelecer que a consulta ou cirurgia só em caso de acidentes. Isso não é possível. No meu entender isso é a mesma coisa de não ter o profissional, o que vai te obrigar a procurar fora do plano e obriga o plano a custear seu procedimento. O reembolso é opnível quando o plano tem o profissional e você elege outro fora do plano. Aí seria o caso de reembolso pela tabela (o que ainda assim é passível de discussão). Até para as consultas acredito que deva ter reembolso integral já que nem isso é disponibilizado.
    Será que deu para entender tudo? Se não entendeu pergunte de novo. Serei o mais específica possível ok?
    Abs e boa sorte na caminhada.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  64. Antes de mais nada obrigado pela atenção dispensada. Ao meu ver vc esta me orientando a procurar um profissional(buco-maxilo) mesmo este não sendo credenciado ao plano de saúde e sob orientação dele começar a fazer o tratamento ortodôntico preparando-se para a cirurgia ortognática. Devo tomar a iniciativa de passar por uma consulta e começar a preparar-me para a cirurgia antes mesmo de correr atrás da liberação da cirurgia? no momento estou usando aparelho a 3 meses e preciso dar uma resposta para minha ortodontista o que vou fazer para ela dar andamento ao tratamento, seria coerente procurar um buco e logo em seguida junto com a ortodontista fazer a preparação para cirurgia sob orientação do buco, e no mesmo instante já tentar judicialmente a liberação da cirurgia?

    ass. Francisco

    ResponderExcluir
  65. Boa noite Francisco
    Veja bem estou te orientando a procurar um profissional buco-maxilo. Somente com ele você poderá dar inicio ao seu tratamento. Agora se vai ser ou não pelo plano as circunstâncias que irão ditar. Você me disse que seu plano não tinha este profissional disponível para consultas (veja se consegue obter esta informação por escrito). Se isso é verdadeiro você não pode ficar sem o atendimento não é mesmo? Quanto a liberação da cirurgia, nenhum juiz vai te dar uma liminar para uma cirurgia que nem sequer tem previsão de quando vai acontecer.Seria prematuro isso. Se for do seu interesse discutir o assunto agora não irá pleitear liminar, mas apenas uma sentença onde o juiz determine que o plano está obrigado a custear seu tratamento e cirurgia. Isso também é possível. Você poderia consultar um advogado na sua cidade, para lhe ajudar a tomar a decisão correta.
    Espero ter ajudado.
    Abs
    Rosângela

    ResponderExcluir
  66. Olá Rosângela,

    Adorei ter encontrado seu blog, parabéns pela iniciativa e atenção que dispensa às pessoas que vem aqui. Seu resultado, realmente ficou muito bom, e só me deu mais coragem e vontade de fazer a minha também.

    Me chamo Karla Reinaldo, tenho 20 anos e uso aparelho desde os 13. Preciso fazer essa cirurgia pois sofro com meu queixo atrofiado e tantas outras coisas decorrentes. Descobri por meio de sua grande ajuda neste blog, que os planos de saúde devem cobrir esse procedimento de forma integral. Segundo um cirurgião dentista, meu caso custa entre 8 e 12 mil. Estes valores cobrem apenas os honorários médicos. Entrei em contato com meu plano, e pediram que eu levasse uma solicitação do cirurgião dentista para analisarem e dizer se permitem ou não. Já quero estar preparada para as duas possíveis respostas. Não tenho condições financeiras de pagar os honorários médicos, por isso quero que o plano cubra integralmente. Falo isso porque sei que tenho direito. Estou certa?
    E quanto aos médicos, descobri que meu plano tem alguns credenciados que fazem a cirurgia ortognática. (MÉDICO CREDENCIADO, significa que os médicos estão ligados ao plano de saúde, e por isso não terei que pagar seus honorários?)
    Então, em resumo eu procuro um cirurgião buco-maxila credenciado ao meu plano e já dou início aos procedimentos junto com minha dentista?

    Estarei aguardando resposta, e se possível por favor me envia a resposta por e-mail também.
    karla_reinaldo@hotmail.com

    Desde já, muito obrigada.

    bjs,
    Karla Reinaldo

    ResponderExcluir
  67. olá Karla
    Boa noite. Bem vinda sempre.
    Em primeiro lugar você está certa quanto ao seu direito. Você tem sim. Em segundo lugar você também está certa em procurar um médico credenciado. É o melhor caminho sem você confiar no trabalho dele. Procure informações.Aí é só fazer o planejamento junto com sua ortodentista.
    Com certeza aí o plano não terá porque não autorizar e ficará muito mais fácil se precisar recorrer ao judiciário.
    Bjs e boa sorte na caminhada.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  68. OLA Rosangela parabens pela iniciativa do blog, tenho 28 anos e des dos 16 estou adiando meu tratamento agora estou nos finais do aparelho prestes a começar as consultas de cirurgia , mas é particular muito caro tem algum plano q cobre essa cirurgia ? tenho unimed

    ResponderExcluir
  69. Olá Ana Paula. Me perdoe a demora. Estive viajando e ainda estou com problemas no pc.
    Mas o plano de saude cobre sim. Na maioria dos casos precisa de liminar. Mas você pode consultar seu plano de saude. Quando o plano tem profissional credenciado aí so cobre mesmo o hospital e os honorarios médicos somente com reembolso e pela tabela do convencio. É assim que vem sendo decidido inclusive no judiciário.

    Abraços e volte quando quiser.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  70. Oi querida, fiz minha cirurgia no Hospital das clinicas em Salvador.
    Minha ortognatica estou me reculperando bem.Manda seu msn e quem quiser saber informaçoes meu msn tyna_rodrigues@hotmail.com.vc está linda.Bjus

    ResponderExcluir
  71. Bem vinda Cris. Espero que tudo corra bem.
    Rosângela

    ResponderExcluir
  72. ola tenho problemas também minha mandibula inferior e na frentre, ainda nao uso aparelho. gostaria de saber se tem cmo eu conseguir a cirugia pelo sus. bjos vc está linda adorei os resultados. meu nome e Elisa moro no estado de Goias na cidade de jatai.

    ResponderExcluir
  73. Olá Elisa. Seja bem vinda. Tudo bem com você?
    Espero que sim
    Quanto a sua pergunta a resposta é afirmativa, porque aqui mesmo no blog já tive uma ou duas leitoras que dividiram sua experiência aqui e relataram ter feito a cirurgia pelo SUS. Se tiver paciência faça um tour pelas postagens e comentários antigos que você descobrirá.
    Bjs e boa sorte.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  74. OI Rosângela tudo bem? Me chamo Letícia e há pouco tempo descobri que tenho o Prognatismo e também o Retrognatismo. Ainda não entrei em nenhum convênio, pois quero escolher um que cubra tudo_pois não tenho condições_. Ontem fiquei sabendo de um hospital especializado em cirurgias ortognáticas em Araraquara-SP(moro em cidade próxima), eles fazem a cirurgia gratuitamente. Preciso pedir um emcaminhamento em um posto de saúde. Espero conseguir, não tenho dinheiro nem para arcar com parte da cirurgia. Não aguento mais ser chamada de cavalo na rua...Por favor me ajude, pois passou por isso e é advogada, sendo assim pode me ajudar com futuros precedimentos. Me adicione no msn sweet.lady26@hotmail.com ou no gmail leticiaferrazalbiero@gmail.com _ Obrigada Rosângela pelo blog!Beijos!

    ResponderExcluir
  75. Boa tarde Leticia. Seja bem vinda.
    Se você tiver condições de pagar um plano de saúde será bem melhor. Contudo sei que o poder público também custeia esta cirurgia através do SUS e de programas através de algumas universidades federais. Aqui o hospital das clínicas da UFBa. também faz gratuitamente. Precisa enfrentar a burocracia, é claro.
    Espero que você consiga o melhor. Estou a disposição para o que precisar e naquilo que me for possível te ajudar.
    Bjs e boa sorte.
    Rosângela

    ResponderExcluir
  76. Ei Rosângela, parabéns!
    Descobri que tenho q fazer essa cirurgia e estou desesperada, tanto pela cirurgia, como o lado financeiro.
    Me add no msn, quero falar com vc
    marcelymonjardim@hotmail.com

    Bjo

    ResponderExcluir
  77. OI Rosângela tudo bem? me chamo Janaina e gostaria de saber se o plano Unimed cobre a cirurgia ortognatica... Já fui em um ortodentista especialistra em ortopedia facial e ele já constatou que o meu caso somente com cirurgia. Ele me falou do plano e eu até perguntei se é possível eu pagar agora plano devido a carçência que é feralmente de 12 meses, o tempo suficiente para me preparar p a cirurgia que provavelmente será daqui há 1 e meio. o preço do médico será 10.000 reais. Mas agora eu te pergunto perguntei se o plano Unimed cobre esta cirurgia , e aa atendenete disse que não. Como? será quew ela não sabe que esta cirugia já faz parte dos procedimentos da ANS. Se eu tiver que pagar somente o médico eu pago, mas como conseguir fazer o plano certo.? um abraço. o meu e-mail é janainagarcia0310@hotmail.com

    ResponderExcluir
  78. Anônimo disse...
    OI Rosângela tudo bem? me chamo Janaina e gostaria de saber se o plano Unimed cobre a cirurgia ortognatica... Já fui em um ortodentista especialistra em ortopedia facial e ele já constatou que o meu caso somente com cirurgia. Ele me falou do plano e eu até perguntei se é possível eu pagar agora plano devido a carçência que é feralmente de 12 meses, o tempo suficiente para me preparar p a cirurgia que provavelmente será daqui há 1 e meio. o preço do médico será 10.000 reais. Mas agora eu te pergunto perguntei se o plano Unimed cobre esta cirurgia , e aa atendenete disse que não. Como? será quew ela não sabe que esta cirugia já faz parte dos procedimentos da ANS. Se eu tiver que pagar somente o médico eu pago, mas como conseguir fazer o plano certo.? um abraço. o meu e-mail é janainagarcia0310@gmail.com

    ResponderExcluir
  79. Boa tarde Marcely (Deusa Sapeca). Muito obrigada pela visita e seja bem vinda.
    Poderemos conversar aqui o quanto quiser porque no msn quase não entro, principalmente porque o objetivo é compartilhar as dúvidas de um com todos que aqui me visitam. Contudo te adicionarei mas para falar comigo lá precisa dizer o dia e sempre a noite ok?
    Abraços

    Rosângela

    Rosângela

    ResponderExcluir
  80. Olá Janaina, seja bem vinda!!
    Fique tranquila porque quase todos os planos vão tentar não pagar os custos da cirurgia. Essa é uma árdua luta, infelizmente. Portanto você terá de discutir isso num processo judicial. A única restrição a ser feita é que o plano se tiver médico credenciado não é obrigado a pagar o seu médico. Neste caso o pagamento é feito mediante reembolso e de acordo com a tabela médica praticada pelo plano.Porém se o plano não tem médico credenciado terá de pagar os honorários médicos sim e integrais. Portanto o hospital e anestesia ficam praticamente garantidos. Nenhum plano de saúde pode se furtar a cobrir o procedimento.
    Quando quiser pode voltar e perguntar o que quiser.

    Abraços

    Rosângela

    ResponderExcluir
  81. oi rosângela, adorei o resultado da sua cirurgia. Me chamo Débora, tenho 25 anos, e tenho muita vontade de fazê-la. Porém o meu pai é militar e eu utilizo os hospitais militares, que não realizam esse tipo de cirurgia, ainda mais no meu caso que é mais por estética, já que para mim o meu problema não me traz nenhuma outra complicação. Eu soube que num hospital público aqui de recife, o hospital da restauração, eles realizam essa cirurgia,e também no centro odontológico da universidade federal de pernambuco, claro que dependendo do caso. o que eu gostaria de saber é se ,pela sua experência, você aconselharia, caso eu conseguisse, fazer essa cirurgia pelos serviços públicos. E se não, se você poderia me indicar algum plano de saúde que cobri-se esse tratamento. muito obrigada pela sua boa vontade em criar esse blog para ajudar as pessoas que também precisam passar por esse tipo de cirurgia

    ResponderExcluir
  82. Bom dia!
    Rosangela,adorei o resultado da sua cirurgia.Me chamo Cristiane ,tenho 27 anos,e vou fazer a cirurgia ortognatica,só estou esperando o convenio autorizar,o hospital,Mat cirurgico e o anestesista, pois o med não é credenciado ao plano Unimed e assim vou ter que pagar os honorários médicos aparte.
    Mas depois que eu pagar do meu bolso os honorários médico, séra que consigo um reembolso com uma liminar do gasto que tive.
    Por favor me responda!!!
    Beijossss att.

    ResponderExcluir
  83. Olá Cristiane, boa noite.Obrigada pela visita.
    Olha a questão dos honorários médicos, no seu caso cujo médico não é credenciado, tem sido enfrentada pela justiça do seguinte maneira: se o convênio tem o profissional credenciado deve lhe reembolsar o gasto apenas de acordo com a tabela de honorários médicos praticada pelo convênio.Caso não tenha a especialidade no convênio aí sim o reembolso tem de ser integral. Essa tem sido a posição majoritária ok?

    Abs e boa sorte.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  84. OI ROSANGELA ME CHAMO ROSIMEIRE E PRECISO DESTA CIRURGIA POIS SINTO MUITA DOR NO OUVIDO E MAXILAR . VOCE FES SO POR ESTETICA OU TAMBEM SENTIA DORES , PECO SUA ORIENTACAO DE COMO AGIR COM MEU CONVENIO QUE NAO QUER AZER MINHA CIRURGIA MAS TEM DRS ESPECIALIZADOS PACO POR CONSULTA COM ELES MAS NAO ME ENCAMINHAM PARA CIRURGIA POIS ALEGA QUE E MUITU CARA E O CONVENIO AINDA NAO COBRE SE NAO COBRE CIRURGIA POR QUE ELES ATENDE OS CASOS SO PARA FALAR ISTO NAO SEI DIREITO COMO AGIR MAS VOU FAZER ALGUMA COISA ASSIM NAO PODE FICAR

    ResponderExcluir
  85. Olá Rosemeire.
    Seja bem vinda
    De fato as suas dúvidas estão todas respondidas nos posts e comentários anteriores. Eu nunca fiz a cirurgia por estética. Era muito necessário. O plano de saúde não pode recusar um procedimento sob alegação do custo. O procedimento tem previsão na ANS e precisa ser autorizado, desde que seu médico tenha solicitado ok? Na época da cirurgia se persistirem na negativa vc poderá requerer a autorização judicialmente.

    Bjs e espero ter podido ajudá-la.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  86. OI ROSANGELA BOA NOITE `MUITO OBRIGADA POR RESPONDER .O CIRURGIAO QUE PASSEI PELO CONVENIO NAO QUIS ME DAR A GUIA PARA CIRURGIA ALEGANDO QUE TINHA FEITO UMA PROPOSTA PARA O CONVENIO E ESPERA RETORNO ; ENTAO PEDI UM RELATORIO PARA MEU MARIDO LEVAR NA EMPRESA PARA QUE A ASSISTENTE SOCIAL PUDESSE PRESSIONAR O CONVENIO A EMPRESA ONDE MEU MARIDO TRABALHA E MUITO BOA E ACHO QUE ELES PODIAM ME AJUDAR MAS O MEDICO SE NEGOU A ME DAR ESTE RELATORIO SEI QUE POSSO PROCURAR OUTRO CIRURGIAO MAS ESTOU MUITO NERVOSA COM A ATITUDE DESDE PROFISSIONAL.

    ResponderExcluir
  87. Olá Rosemeire

    Olha eu não posso opinar sobre a postura do médico, não o conheço. Mas você pode procurar o órgão de classe (Conselho de medicina ou de odontologia, conforme o caso). Relatório médico é algo que não se pode negar. você quer algo que tem direito de ter. Se ele tiver segurança no diagnóstico qual o problemas?
    O que acredito que está havendo é problemas ligados ao convênio, porque convênios empresariais tem regras diferenciadas e seria melhor se esclarecer melhor sobre isso. Eu conheci uma das operadas de Dra. Vanessa que o convênio cancelou o contrato da empresa depois de ter custeado a cirurgia.São questões complexas que trazem complexas consequências, mas para tudo tem solução.
    Fique calma porque ainda haverá muito estresse pela frente ok?
    Bjs e boa sorte.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  88. Olá Rosangela... gostaria de parabenizá-la pela sua coragem, e gostaria que você me add no msn( marcela_tavs@hotmail.com), pois minha dentista falou que eu preciso fazer a cirurgia e tenho tantas dúvidas, mas não quero incomodar.
    Se puder me add ficarei muito grata quando tiver um tempinho livre. Mais uma vez parabéns e sucesso.
    Abraço,
    Marcela

    ResponderExcluir
  89. Olá Marcela
    Obrigada pela visita.
    Não me causa incômodo algum atender você nem qualquer um que venha ao meu blog em busca de respostas. Adicionar no msn não é problema, mas de fato é tão raro você me encontrar por lá que o melhor é perguntar aqui mesmo. Pode perguntar sempre que quiser que eu te respondo. Inclusive porque assim ajudaremos a outras pessoas que possam estar com a mesma dúvida que você ok?
    Abs e volte sempre!

    Rosângela

    ResponderExcluir
  90. Olá Rosângela.. fico feliz em saber que ainda existem pessoas com um coração bm e disposto a ajudar os outros. Meu caso é o seguinte,após um acidente de moto começei a sentir dores no maxilar e estalos.a príncipio pensei q fosse apenas por causa do acidente, aí minha dentista pediu a papelada, e no exame acusou que eu preciso da cirurgia pq só o aparelho ñ resolve o problema, eu tenho a mordida bem aberta, e isso me incomoda muito,tenho dificuldade pra mastigar e até pra pronunciar algumas palavras.Mas não tenho condições de fazer a cirúrgia paga,pois é muito cara e fica fora do meu orçamento.A dentista me disse q em ssa tem 3 hospitais q fazem pelo sus e q é seguro, me apresentou pessoas que fizeram, mas me dá tanto medo só de pensar. O que me orientaria a fazer neste caso ? Seria ideal procurar um plano que cobrisse?Fico imaginando o pós cirúrgia, mas isso é normal né?Ansiedade ao extremo minha amiga.Gostaria q vc se puder, me dê algumas dicas, vc tem experiência, enfrentou de forma admirável esse processo. Você serviu como inspiração pra mim.
    Ficarei no aguardo.
    Grande abraço.
    Marcela

    ResponderExcluir
  91. Rosângela gostaria que você entrasse em contato comigp pelo email, pois vou fazer uma cirurgia ortognática classe III e tenho muitas dúvidas. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  92. Desculpa esqueci de enviar o meu email que é cris.lisguirra@gmail.com

    ResponderExcluir
  93. Olá Marcela

    Tudo em paz? Obrigada pela visita ok?
    Olha eu não costumo aconselhar ninguém porque tudo isso é muito complexo e algo muito pessoal em face de todas as consequências que envolve. O que faço é compartilhar com todos a minha própria experiência. Mas o que eu sei é que aqui em Salvador essa cirurgia é feita gratuitamente sim como sua médica falou, mas eu não conheço ninguém que fez assim. Mas se sua médica te apresentou essas pessoas elas é que podem dizer para você como foi todo o processo, se valeu a pena etc.
    No que diz respeito ao planos de saúde nenhum deles vai dizer logo que cobre ou que nega, mas a cobertura é obrigatória porque o procedimento esta previsto pela ANS como procedimento médico e se for recomendada pelo médico eles não podem se recusar e se fizer isso você procurar os seus direitos junto ao poder judiciário que certamente conseguirá o que pretende. A questão é decidir o que fazer agora e para que tome a decisão mais acertada precisa se informar. Converse mais, se tiver oportunidade, com as pessoas que sua dentista te apresentou, porque isso pode te ajudar bastante.
    Sem dúvida que o pós não é de brincadeira viu? Quanto a isso você vai ter de se preparar mesmo. Independente de fazer particular ou não, tem de estar preparada para o custo dos medicamentos; para a fisioterapia que é muito necessária e não sei se o hospital público vai te auxiliar nisso. Vai ficar um tempo sem trabalhar ou estudar para se recuperar. Enfim é difícil, mas tudo pode ser superado se a sua necessidade e determinação forem muito grandes.É isso. Será que consegui satisfazer sua curiosidade e amenizar sua ansiedade? Se não, pergunte, pergunte e pergunte até ficar satisfeita ok?
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  94. Olá Cris
    Sei que você deve ter muitas dúvidas, mas outros também têm, por isso sempre respondo aqui para que todos possam compartilhar ok? Não fique chateada comigo, mas prefiro que você pergunte aqui no blog que eu te respondo logo, prometo. Pergunte quantas vezes quiser e achar necessário até que se sinta satisfeita ok?

    Bjs e boa sorte
    Te espero de volta

    Rosângela

    ResponderExcluir
  95. Hum... imagino viu, vou fazer isso sim, até pq a previsão pra eu fazer a cirurgia ainda é daqui a uns 6 ou 8 meses,mas já deu pra perceber o quanto eu tô ansiosa né ?Entendo seu receio, não quero que tenha me interpretado mal, é apenas muita curiosidade, misturada com ansiedade e uma pitada de medo. Gostaria de tirar uma dúvida, quanto tempo mais exato em média precisamos ficar afastadas de trabalho e estudo? pq até isso é um fator importantíssimo. E quero me preparar o máximo que puder, marquei para amanhã com um conhecido para ver sobre quais seriam os planos de saúde mais provavéis para a cobertura da cirúrgia. Aí ficarei mais informada, vou ver qual será o melhor plano para que eu possa aderir e ficar mais tranquila, assim que tiver mais informações estarei conversando contigo

    ResponderExcluir
  96. Olá Marcela
    Entendo sua ansiedade, fique tranquila que não achei nada demais o que você perguntou.
    Olha eu fiquei 60 dias afastada de tudo. Mas antes disso fui tendo paulatinas liberações.Na realidade precisa ir com calma até se livrar dos edemas e isso demora. Tudo depende do repouso, da fisioterapia, etc.Contudo cada um tem seu tempo; cada organismo reage de uma forma. Você pode precisar de menos tempo, por isso não é fácil falar em média, mas acredito que entre 50 a 60 dias, para poder voltar com o minimo de segurança ok?
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  97. ola rosangela sou de delmiro gouveia alagoas procurei um dentista eli mi disse q tenho q fazer esta cirugia mas e muito cara nao tenho plano de saude si eu fizer um plano agora qual e o melhor plano de saude e com canto tenpo eu posso fazer a cirugia. preciso saber de vc oq vc sentia antes da sirugia oq li causava se vc sentia augum tipo de dor e oq lhi encomodava,essa sirugia doi muito depois q apessoa sai da sala de cirugia e o tenpo de recuperacao e muito demorada eu trabalho como alxiliar de servico gerais em uma clinica medica nao sei se elis vao min da muito tenpo pra mim recupera min mande respostas bjs

    ResponderExcluir
  98. meu email pra agente si comunicar se vc quiser min add e quiteria_kassia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  99. Olá Quitéria
    Olha eu não sei lhe informar qual o melhor plano de saude para a cobertura da cirurgia.Você vai ter de pesquisar. Mas hoje acabei de receber um comentário de uma leitora que me informou ter tido cobertura integral do plano. Talvez devesse se comunicar com ela. Verifique nas postagens mais recentes porque ela deixou contato. O nome dela é Rosiclea ok?
    Antes da cirurgia eu sentia dor sim. Era um incômodo constante e chato. Mas depois da cirurgia não senti dor alguma, apenas muito incomôdo. Pode verificar no diário que fiz do dia a dia do pós cirurgico. Quanto ao tempo de recuperação em geral é demorado sim. Vaira de pessoa para pessoa, do repouso, etc, mas em média dura mais de 45 dias. Eu fiquei 60 dias sem trabalhar.
    Espero te te ajudado.

    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  100. Oi estou a procura de alguma faculdade ou até mesmo pelo sus para fazer essa cirurgia, mas é muito dificil. Se voce souber de algo que possa me ajudar. Ficarei grata.

    Se quiser pode me adicionar no msn Elietemmoraes@gmail.com

    Grata

    Eliete

    ResponderExcluir
  101. Olá Elietem

    Aqui em Salvador eu sei que o hospital das clínicas (da UFBa)e Hospital Santo Antônio (Irmã Dulce)fazem a cirurgia ortognática.
    Entre em contato para saber com eles quais os passos a seguir.

    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  102. Olá Rosangela meu nome é Sandro,gostaria de parabenizá-la pela iniciativa ,pois eu sei o quanto é importante este tipo de cirurgia ,quando vejo os resultados pós op dá vontade até de chorar,aquele sorriso no rosto,auto estima elevada,fonação , mordida,deglutição,melhora nos relacionamentos psicosociais,embora não há milagres em cirurgia ortognática ,cada caso é um caso,não vendemos fórmulas milagrosas de estética,tudo depende de como está e de quanto vai melhorar e se a cirurgia vai trazer beneficios estéticos e funcionais,enfim: sou integrante de uma equipe de cirurgia bucomaxilofacial de um grande hospital da rede publica de São Paulo,além de trabalhar em outras equipes que atendem convênio,onde trabalho pelo sus fazemos esta cirurgia constantemente,é claro que pelo convenio é a melhor opção ,pois as acomodações e por muitas vezes os materiais usados são de melhor qualidade,os problemas enfrentados pelo debate paciente X convenio esta somente em alguns planos de fácil aquisição,operamos vários pacientes pelo convênio mesmo não estando cadastrados ,dessa forma depende unicamente do tipo de plano ,um exemplo; semana passada operamos pelo bradesco,e outo pela porto,mas já aconteceu que em outros planos das mesmas operadoras fomos barrados,o que os pacientes devem ter em mente é que a cirurgia ortognática corrige ou tentar corrigir, deformidades dento esqueléticas congênitas ou não(sequela de trauma) 1º- envolvendo problemas funcionais e 2º problemas estéticos essa é a base da cir ortognática ,é problema de saùde pública ,pois; os pacientes desenvolvem outros problemas e vão procurar a rede publica ou privada para tratamento paliativo ,o que fica muito mais caro o estado do que a cirurgia corretiva e não é"frescura do paciente" e deve ser coberto sim .Rosangela obrigado pelo espaço ,vejo todos os dias que as pessoas que necessitam desta cir são pessoas carentes ,não em dinheiro,mas emocionais e fico feliz que pessoas como vc faz gratuitamente este trabalho e que certamente tem ajudado muito as pessoas ,fico a disposição pelo e-mail sandro_fo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  103. Olá Sandro.
    Obrigada pela visita e pelos esclarecimentos. Achei de grande importância a sua contribuição aqui no blog. Seja sempre bem vindo.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  104. boa tarde Rosangela,tudo bem com vc?bom temnho um plano de saude classe bronze da porto seguro que a empresa onde eu trabalho paga,queria saber como faço para a porto seguro liberar a operaçao ja coloquei o aparelho para fazer otratamento ortodontico para mais tarde poder fazer a operaçao sera que terei que entrar com um processo para eles liberarem tendo em vista que o orgao que fiscaliza os planos de saude liberou a operaçao sera que e dificil de conseguir que eles façam isso,onde terei de ir ou se so conversando com a operadora do meu plano eles liberam ,tenho que fazer essa operaçao pois sinto muito dor nos meus dentes e na cabeça ao mastgiar.por favor me diga o que eu devo fazer.
    sem mais obrigado

    ResponderExcluir
  105. Boa noite. Suas dúvidas já foi repetida aqui por outros leitores. De fato o seguro empresarial tem tanta obrigação quanto os outros na cobertura do procedimento. O que você precisa fazer é agaurdar está pronto e apto apra a cirurgia. Isso o ortodontista juntamente com seu cirurgião vão decidir. Feito isso você deverá solicitar a autorização do plano. Se for negado ou eles ficarem enrolando você deverá promover uma ação judicial pleiteando uma liminar para obter autorização judicial para realizar a cirurgia.
    O que acontece com os planos empresarias é que geralmente depois que eles autorizam a cirurgia acabam cancelando o contrato com a empresa em face do alto custo. Eu não acho isso correto,já que você paga um plano para usar sob quaisquer cirucunstâncias afinal não é?
    então é isso. Vá em frente que tudo dará certo, porque no seu caso, assim como no meu, parece ser uma necessiade, não uma opção.
    Boa sorte

    Rosângela

    ResponderExcluir
  106. Olá Rosângela. Me chamo Emily, tenho 19 anos e estou com quase 3 meses de operada. Minha dúvida é: após quanto tempo de cirurgia você ficou completamente livre dos incômodos elásticos?
    Até mais!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  107. Oi Emily
    Bem vinda.
    Para ser sincera estes elásticos forma os menores ods meu problemas. Como eu tinha apertamento nos dentes usei os elásticos mais flexíveis e apenas um era dos mais duro. E minha dentição ficou muito perfeita após a cirurgia e os ajustes foram poucos. Não lembor com exatidão o dia que tirei mas não demorei tanto Graças a Deus.Mas cada caso é um caso. Meu sobrinho ficou bem mais tempo que eu.
    Bjs e boa recuperação.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  108. Boa noite Rosângela, fiquei muito feliz pelo seu resultado e me animou ainda mais para realizar meu sonho, meu plano de saúde é a unimed paulistana, o que devo fazer caso eles neguem minha cirurgia.Grata desde de já, Bjs

    ResponderExcluir
  109. Boa noite Sara
    Obrigada pela visita viu?
    Se seu plano de saúde negar, a única saída é a judicial. Precisa entrar com um processo para obter a liminar.
    Mas isso é lá pra frente. Agora só está no inicio da caminhada.
    Bjos e boa sorte.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  110. Boa noite Rosângela, peso que desconsidere minha pergunta, pois em continua leitura ao seu blog pude esclarecer minhas dúvida e agradeço de coração o seu trabalho em meio a esse blog esclarecendo duvidas e trazendo essa sensação maravilhosa que estou sentindo ao ver o resultado obtido.Bjs

    ResponderExcluir
  111. Boa Noite Rosangela..estou na justiça com a unimed paulistana para fazer a cirurgia ortognatica..preciso de uma ajudinha sua..vc pode me passar seu msn? bjos

    ResponderExcluir
  112. Boa noite Layla

    Pode tirar suas dúvidas aqui que é mais prático. Além disso muitas pessoas tem as mesmas dúvidas assim ajudamos um numero maior de pessoas.

    Fico no aguardo
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  113. Obrigado pela resposta Rosangela..entao vamus lá..meu caso é o seguinte..preciso fazer a cirurgia ortognatica..mas com uso de protese..todo material pedido pelo cirurgiao..é importado. Meu convenio é a Unimed Paulistana..e minha cirurgia estava prevista para o dia 20/12/2011..dei a entrada na unimed dia 02/09/2011..e adivinha?? nada da unimed dar uma resposta..tds os dias eu ligava..e eles me informavam q meu caso estava como prioridade..chegou as vespera e nada..conclusao perdi o dia da cirurgia!! Fiz uma reclamação na ANS e tive a resposta da unimed depois de uns dias..me informando q foi aprovado ALGUNS materiais..ou seja..simplesmente eles excluiram a protese e alguns outros materiais..motivo alegado: a auditoria da unimed paulistana fez uma readequação no pedido..um ABSURDO!! Me devolveram tds os pedidos do cirurgiao.
    Procurei a defensoria publica da minha cidade..eles me indicaram fazer a cirurgia pelo SUS..mas eu nao quero...é um direito meu fazer pelo convenio.
    Pretendo entrar com uma liminar na justiça contra a Unimed Paulistana.. vc acha q eu ganho a causa?? to meia perdida...pq pela defensoria eles nao garantiram...e me disseram q demora um pouco mais entrando contra a unimed paulistana!!! o q acha??
    Agradeço desde já!!!
    Bjos
    Layla

    ResponderExcluir
  114. Boa noite Layla
    Seu caso é muito comum e ao meu ver bastante tranquilo. Os planos costumam fazer isso. Está muito bom seu caso porque houve a autorização.Aqui esta liminar é garantida. O material para essa cirurgia não tem nacional, é só importado mesmo e na minha época só tinham dois fornecedores. Veja bem o plano não pode readequar o seu pedido. O médico é que tem de fazer o pedido e eles tem de autorizar, porque o procedimento é previsto na ANS e tem cobertura, tanto que houve autorização. Não vejo nenhum obstáculo à concessão da liminar e acho que você tem todas as condições para ganhar sim. O processo pode demorar, mas não há razão para demorar o deferimento da liminar.
    Boa sorte e seja persistente já que é isso que você quer.

    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  115. sera,que consigo fazer essa cirugia pois nao tenho plano de saude,pelo sus consigo,uso aparelho a7 anos,sofro de dor no começo,o aparelho resolveu,mas agora ta doendo demais ,fico tomando relaxante muscular mas nao adianta mas o que faço...

    ResponderExcluir
  116. Olha aqui no blog já tive informações de alguns leitores de que o SUS faz sim a cirurgia, mas não sei explicar como é o procedimento. Infelizmente não posso ajudar muito neste aspecto. Você precisa buscar informações na sua cidade junto ao SUS mesmo.
    Boa sorte na caminhada.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  117. Olá meu nome é Jossane e a 6 anos uso o aparelho, o SUS cobre o tratamento é demorado e existe um fila muito grande, ainda aguardo a minha vez e a condição de pagr um exame que chega a custar 4.00,00 conhecido como molde facial, tenho dores desde o começo do tratamento também,o aparelho resolveu um pouco, mas agora ta doendo demais ,fico tomando relaxante muscular mas nao adianta mas o que faço...

    ResponderExcluir
  118. Olá Jossane.
    Fico triste com depoimentos como o seu. A saúde neste país é tão mal tratada.
    Não sei como posso te ajudar e isso me frusta.
    De que cidade você é? Talvez alguém possa te ajudar lendo seu post aqui.

    Bjs e boa sorte.
    Rosângela

    ResponderExcluir
  119. Estou com o mesmo anseio e o mesmo medo de todos os que teclaram com vc. Sou a Ana Souza, tenho 32 anos e fiquei impressionada com sua imagem e legenda falando da dificuldade de respirar...fiquei com medo. Além disso, não sei quanto custa a cirurgia, pois moro no interior e não consigo saber. Ah1 Sou de Goiás. Abraços...Parabens.

    ResponderExcluir
  120. Boa noite Ana.
    Bem vinda!
    Para ser sincera com você de fato é para ter medo mesmo, inclusive do preço! Mas o custo de fato vai depender do tipo de deficiência que você tem. De qualquer forma o primeiro passo é consultar um cirurgião buco-maxilo. Aí você decide o resto depois.
    Boa sorte!!!

    Rosângela

    ResponderExcluir
  121. Oi Rosângela,
    Também vou fazer a ortognática, to com um pouco de medo e dúvidas, vc precisou ficar dependente de outras pessoas por quanto tempo? vc pode se movimentar logo, ou tem que ficar em repouso total? com quantos tempo pode voltar ao trabalho? to querendo marcar a minha pra julho, com dra Vanessa, desde fim do ano passado to pronto, mas tava me preparando psicologicamnete e financeiramente, mas se não tomar coragem e marcar, ñ vou fazer, então vou ver pra julho. Nãao moro em Ssa, então to querendo alugar um apê por um mês, se depois de um mês eu já puder dirigir, volto pra casa (Pojuca) e retorno nos dias necessários. Acha que dá pra ser assim? Vi sua foto com 35 dias e vc estava bem melhor. Vc mudou sua alimentação antes da cirurgia, como preparação , to querendo fazer um plano alimentar com a nutricionista na tentativa de uma recuperação mais rápida.

    Sandra,

    Aguardo sua opinião!!

    ResponderExcluir
  122. Boa tarde Sandra

    Vamos por partes. Primeiro o repouso total mesmo, durante aproximadamente 5 dias incluindo o período do hospital. Depois você já pode andar. se locomover, mas aos poucos. Tomar cuidado para não ficar tonta ao tomar banho. Por isso você é quem vai dizer quando de fato se sentir plenamente autosuficiente para as coisas básicas.
    Quanto a dirigi, Dra. Vanessa me liberou com aproximadamente 20 dias, mas mesmo assim meus familiares não me deixaram dirigir (muita proteção). Mas de qualquer forma eu acho a distância muito longa para você ir ir vir. Mas a forma como seu organismo reagir é que vai orientar Dra. Vanessa nas liberações que for fazendo. Por isso acerte tudo com ela antes para que vc se programe de forma adequada. Para você ter uma idéia eu só retornei ao trabalho com 60 dias, mas ainda com edemas e dificuldade na fala.
    Não fiz nenhuma preparação prévia de alimentação. Dra. Vanessa tem uma boa equipe de técnicas de enfermagem que auxiliam muito neste particular, pelo menos a que ficou comigo, Synara, foi ótima. Ela mesma preparava minhas refeições e apesar da hemorragia que tive me recuperei rapidamente.Pessoalmente não acho que precise fazer nada antes. Mas como cada organmismo é diferente você deve fazer o que te faça senir mais segura.

    Boa sorte
    Rosângela

    ResponderExcluir
  123. ola ROSANGELA

    MEU NOME É LAIS,REALMENTE É IMPRESSIONANTE O QUE A CIRURGIA ORTOGNATICA FAZ, PARECE UMA ESPECIE DE PLASTICA E VC FICOU BONITA E BEM DIFERENTE EM RELAÇAO AS PRIMEIRAS FOTOS, PODE PERCEBER ATE MESMO NO YOU TUBE É QUE OS LABIOS FICAM DEFINIDOS,OU SEJA MAIS DESENHADOS E A FACE GANHA UM NOVO CONTORNO MAIS HARMONICO.

    ENTRE UMA CONSULTA E OUTRA COM O CIRURGIAO E ORTODONTISTA, ME DISSERAM QUE A MINHA CLASSE É 3 POR QUE MINHA MANDIBULA CRESCEU UM POQUINHO MAIS,NAO DA NEM PRA PERCEBER MUITO MAS,DEPOIS DOS EXAMES FOI CONFIRMADO. DESCOBRI LOCAIS PUBLICOS COMO HOSPITAL SANTO ANTONIO-OSID E HOSPITAL DAS CLINICAS E O CEBEO CENTRO DE ESPECIALIZAÇAO EM ODONTOLOGIA. QUE INCLUSIVE A DR VANESSA CASTRO ESTA NO CORPO DOCENTE DE ORTONTIA,MAS COMO CIRURGIÃ,VI PELA INTERNET NO SITE DO CEBEO QUE TINHA UMA ESPECIALISTA EM CIRURGIA NA PARTE DE ORTO,ONDE FUI INDICADA POR UMA AMIGA PARA FAZER UM OUTRO TRATAMENTO.
    AO FAZER UM CHECK UP NO LABORATORIO,VI UM LIVRO ANUARIO DE MEDICOS DE 2010 QUE TEM A FOTO DE DR.VANESSA,CURRICULO E ONDE ELA ENSINA E ATUA ENTRE OUTRAS COISAS SEMPRE ABORDANDO ESSE TRATAMENTO DA ORTOGNATICA,SENDO QUE O CURRICULO DELA E COMO MAXILO FACIAL(CIRURGIOES VOLTADOS A REPOSIÇAO DAS ARCADAS DENTARIAS)OU ORTOGNATICA COMO DE PREFERNCIA.
    PORQUE NEM TODO MUNDO TEM CONDIÇOES E PLANO,MUITAS VESES O CONVENIO NÃO COBRE UMA CIRURGIA DESSE PORTE E SOUBE QUE UMA CIRGIA PARTICULAR POR ALTO CUSTA UNS 20 MIL.VOU ARRISCAR FAZER NO HOSPITAL PUBLICO,POQUE O MAIS IMPORTANTE SÃO OS PROFISSIONAIS DE GRANDE PORTE, QUE TAMBEM PODEM SER ENCONTRADOS EM GRANDES HOSTIPAIS SAUDE PUBLICA.

    ATT;LAIS

    ResponderExcluir
  124. Boa noite Lais
    Espero que você tenha boa sorte e que tudo corra bem. Depois volte e nos conte como está.

    Abraços

    Rosângela

    ResponderExcluir
  125. ola meu nome e jessica dei entrada n cirurgia dia 26,12,2011 e ate agora n tive resposta d convenio vc acha q devo entrar c uma liminar p liberaçao obrigada fico n aguardo

    ResponderExcluir
  126. Olá Rosangela, tudo bem?

    Então, atrás de informações sobre cirurgia ortognática acabei encontrando teu blog, o que considero uma sorte, já que não sei nada sobre o assunto e não tinha ninguém que tivesse passado pela experiência para me ajudar.

    Esta semana, ao ir para o dentista, fui diagnósticada com prognatismo, e o Bubo Maxilo junto com a Ortodontista que me atendeu, chegaram a conclusão que tenho que fazer a cirurgia;
    Me explicaram todo o processo, primeiro de alinhamento com o aparelho ortodôntico, até a cirurgia, me disseram também que a minha abertura da "arcada" superior, é pequena, e que também teria que fazer uma cirurgia para "alargar" para que os dentes possam ser acomodados.

    Disse que eu tinha opção de não fazer, de ficar só com o aparelho ortodontico, porém me disseram que não seria satisfatorio o resultado.

    Hoje, analisando a minha mordida, percebi que estão tão em desalinho que não mordo de forma que fiquem alinhandos, e quando mordo da forma que deveria ser, o meu queixo "salta" para fora de forma impressionante.

    Sinto muitas dores e estralos quando bocejo e muita dor de cabeça também.

    A questão é: Não tenho plano de saúde e muito menos dinheiro para fazer uma cirurgia dessas, que pelo que fiquei sabendo roda em torno de 5 a 10 mil reais...

    Estou desesperada, pensando até em deixar os dentes tortos como estão, não mexer, já que não vejo nenhuma solução agora.

    Estou muito triste, poderia me ajudar com alguma informação sobre SUS ou parecido?

    Por favor, me respondo por e-mail se puder: inajara_vg@hotmail.com

    Parabéns pelo blog e a atenção que dá a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ina

      Tenha calma. Já esperou até agora, pode aguardar um pouco mais. Nada de desespero.
      Aqui tem muitas informações de pessoas que fizeram a cirurgia pelo SUS. Eu pessoalmente não sei como fazer. Mas o primeiro passo é se dirigir a um médico buco maxilio do SUS em sua cidade (de onde você é?) e solicitar informações. Acredito que ele mesmo te encaminhará.Ok?



      Bjs e boa sorte

      Rosângela

      Excluir
  127. Olá Jessica
    Acho que a demora está muito grande. Já quase 4 meses sem resposta. Talvez seja a hora de buscar a ajuda judicial mesmo.
    Mas antes tente obeter uma resposta. Cobre uma posição.
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entao ja liguei p eles me falaram q ainda esta n ouvidoria q eu tenho q aguardar mais um pouco mas ja cansei.
      obrigada pela atençao
      Abs

      Jessica

      Excluir
    2. ola Rosangela hj foi liberada a cirurgia assim q marcar a data te aviso obrigada

      Excluir
    3. oi rosangela fiz a cirurgia ficou otimo agora t fazendo acompanhamento c fono meu queixo ainda n sinto mas ficou otimo obrigada

      Excluir
    4. Parabéns Jessika. conseguiu o que queria e está tudo correndo bem.
      Cada dia é uma melhora agora.

      Abs

      Rosângela

      Excluir
  128. Ola Ina

    Tenha calma. Já esperou até agora, pode aguardar um pouco mais. Nada de desespero.
    Aqui tem muitas informações de pessoas que fizeram a cirurgia pelo SUS. Eu pessoalmente não sei como fazer. Mas o primeiro passo é se dirigir a um médico buco maxilio do SUS em sua cidade (de onde você é?) e solicitar informações. Acredito que ele mesmo te encaminhará.Ok?



    Bjs e boa sorte

    Rosângela

    ResponderExcluir
  129. Olaa,bem eu queria q por gentileza vc me tirase algumas duvidas.Eu estou no final da fase pre-operatoria da cirurgia ortognatica e dei a entrada no meu plano de saude UNIMED Volta Redonda a 2 dias atras e estou aguardando a resposta deles,eles me alegaram q o honorario medico sou eu q tenho q cubrir,mas o resto o plano cobre.Tu tem ideia de quanto + ou - custa esse honorario medico?

    ResponderExcluir
  130. Boa noite.
    Olha o custo da cirurgia tem muitas varáveis. Mas não tenho como te dizer isso.
    O que acontece com os honorários médicos é o seguinte: se o médico é credenciado pelo plano vc não paga nada. Mas se não for credenciado você paga e solicita o reembolso. Nestas circunstâncias só terá direito ao valor reembolsado pelo plano.
    O custo de fato para isso seu médico te dirá ok?
    Bjs e boa sorte

    Rosângela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tive q pagar o honorario do meu medico e ele cobrou 3.500

      Excluir
    2. Você até pagou um preço pequeno Jessika.
      Mas o importante é que tudo está correndo bem.
      Boa recuperação.

      Rosângela

      Excluir
  131. Boa tarde Rosangela
    Em novembro de 2010 entrei com o pedido da cirurgia pela Unimed Cuiabá, mas eles demoraram para responder e quando autorizaram fizeram apenas para a parte de internação e material nacional, negando o material importado. O cirurgião se recusa a fazer com material nacional, enviando até um laudo dos motivos pelo qual não utiliza esse tipo de material, como oxidação e outros e se recusando a fazer com material nacional. Entrei na justiça com o defensor público, com a obrigação de fazer em março de 2011,só que meu contrato venceu em junho de 2011, e estou muito preocupada, não sabendo o que fazer para ter meu direito garantido, pois a Unimed alega que o contrato ja venceu e não pode mais fazer a cirurgia. Sinto dores contantes e me sinto encurralada pois no meu estado a cirurgia não é feita pelo SUS. Por favor, encarecidamente, me dê uma luz para seguir, alguma jurisprudência, alguma lei que me mostre uma saída. Muito obrigada e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Luciana
      Olha você não conseguiu a liminar?
      Que tipo de ontrato é esse seu? Por que tem prazo de validade?
      Me explique isso para que eu possa entender o que se passa ok?

      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  132. boa noite , meu nome é alex queria saber porque a minha boca não abre você pode me responder se puder obrigado ......

    ResponderExcluir
  133. Boa noite Alex.
    Quantos dias vc tem de operado?
    A boca realmente diminui a abertura após a cirurgia e por isso é necessário fazer muitos exercícos para ir normalizando a abertura.
    Se não está fazendo fisioterapia procure um profissional urgente para isso ok?
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  134. Ola rosangela , gostei mt do seu blog esclarece e da mais coragem de fazer a cirurgia...tenho 24 anos tenho classe 3 e estou começando o pré-operatorio...meu medico ja avisou da dificuldade com o plano de saude mas q tambem eh meu direito e vou correr atras disso, ainda mais depois de tudo q li aqui!!Tenho muito medo da mudança e das dores mais a vontade eh maior né...fiquei mais confiante com suas postagens!!
    Parabens pela iniciativa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marcella

      Obrigada pela visita. Se tiver alguma dúvida que não esteja descrita no blog,embora eu ache isso pouco provável, pode perguntar que eu respondo ok?
      Boa sorte na sua caminhada.
      Bjs
      Rosângela

      Excluir
  135. ola Rosangela, como vai???parabens, vc ficou ótima, mudou mesmoooo.....deixa eu te perguntar: meu plano não tem reembolso, mas tem médicos conveniados que atendem no hospital que é coberto pelo meu plano.....será que mesmo assim é somente com reembolso?????meu plano é o mais simples, mas é Amil, muito bom, porem não tem reembolso....será que vc sabe alguma coisa a respeito disso???bjus e tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Consu
      Olha se o seu plano já tem médico credenciado não há problema. Não tem razão alguma pra ter reembolso. O plano, nestes casos, arca com todo o valor.

      Boa sorte e desculpa a demora.
      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  136. ola Rosangela, como vai???parabens, vc ficou ótima, mudou mesmoooo.....deixa eu te perguntar: meu plano não tem reembolso, mas tem médicos conveniados que atendem no hospital que é coberto pelo meu plano.....será que mesmo assim é somente com reembolso?????meu plano é o mais simples, mas é Amil, muito bom, porem não tem reembolso....será que vc sabe alguma coisa a respeito disso???bjus e tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
  137. Olá Consu

    Nestas condições não precisa de reembolso, porque o médico e hospital já são credenciados.
    Boa sorte

    Rosângela

    ResponderExcluir
  138. Parabéns !!! Estou na véspera da cirurgia com a Dra Vanessa Castro. Você conhece algum advogado especializado nesta área e que não seja muito caro ??? Pode me responder pelo e-mail viver.e.amar@gmail.com ou peblicar aqui mesmo.

    Grato,

    Reinaldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Reinaldo
      Vou te enviar por e-mail o nome de minha advogada.
      Boa sorte

      Rosângela

      Excluir
  139. Oi Rosângela quero parabeniza-la pela cirurgia pois você ficou linda. Estou com muitas duvidas referente a cirurgia estou usando aparelho já tem 1 ano e estou prestes a tira-lo mais ainda nem comecei a pagar o convenio pois estou com varias duvidas sobre qual convenio cobre este tipo de cirurgia, você poderia me aconselhar qual o melhor convenio e também quanto tempo pagando este convenio já tenho direito a realizar este procedimento muito obrigada.

    Meu email é kell_miga921@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cintia

      Obrigada pela visita.
      A cirurgia ortognática é um procedimento médico e esta previsto no rol de procedimentos da ANS. Assim nenhum plano pode se recusar a cobrir a cirurgia. O que eu sugiro é que você procure um plano que tenha médico credenciado, porque assim não precisará custear os honorários médicos. Isso porque a justiça não obriga os planos a arcarem com honorários de médicos não credenciados. Nestes caso você tem de pagar e solicitar reembolso de acordo com a tabela.
      A cirurgia não é de urgência nem emergência. Tem tempo para ser planejada. Então tem de obedecer as carências do planos para cirurgias eletivas ok?

      Abraços e boa sorte

      Rosângela

      Excluir
  140. boa tarde Rosangela!! Primeiramente queria te parabenizar pela coragem e pela ajuda que dá as pessoas que estão na dúvida de fazer ou não a cirurgia, a sua no caso ficou ótima!!! ficou outra pessoa!!
    A minha dúvida é enquanto ao plano de saúde,estou pensando na Unimed, se eles cobrem o material eo hospital mesmo?? porque a parte da equipe médica vai ser paga pela faculdade de especialização que estou fazendo o tratamento ortodôntico por lá. O material e o hospital vai ficar em torno de R$5.000,00 mais ou menos. O meu caso é prognatismo grau II, já estou usando o aparelho há 6 meses , maso meu cirurgião disse que o meu tratamento ortodõntico é demorado ,tive que fazer 3 extrações, e ainda falta 2 dente do ciso para extrair. Estou com um poco de medo da cirurgia, mas a vontadede ficar bem sem estes problemas é maior que o medo. Confio que Deus vai me ajudar a passar por este momento.
    Agradeço a atrenção, Daniele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Daniele
      Olha a pendência quanto a qualquer plano de saúde é sempre os honorários médicos. É verdade que alguns dificultam quanto ao amterial solicitado pelo médico. Mas no geral isso acaba não sendo um grande problema.
      O custo que você esta apresentando não me parece alto. O médico que lida com isso diarimente pode te dar uma melhor noção quanto ao comportamento dos planos de saúde ok?
      Ter medo é natural, porque a batalha é dura mesmo. Mas tudo pode ser superado.
      Tenha fé!

      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  141. Ola Rosangela, tenho que fazer a cirurgia, estava pensando entra no plano de saude da Amil, eu queria saber se assim que eu entrar eu já posso fazer a cirurgia ou eu vou ter que esperar um tempo?

    bjos e estou tirando varias duvidas
    otimo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tata...tudo bem?
      Obrigada pela visita.
      Qualquer plano que você escolher vai ter de cumprir as carências exigidas para a cirurgia ok?

      Bjs e volte sempre

      Rosângela

      Excluir
  142. Ola! meu nome e M. helena estou para fazer a minha sirurgia, sempre entro em seu blog, para me encorajar. Voçê é linda, me inspira. Parabêns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá M. Helena
      Fico lisonjeada. Muito obrigada viu?
      Bjs e boa sorte

      Rosângela

      Excluir
  143. Olá, Rosangela. Antes de tudo, parabéns pela coragem! Gostei muito de uns esclarecimentos que deu aqui sobre honorários (não só neste comentário, como também nos demais até o rodapé da página) e me identifiquei com alguns casos. O meu é bem simples: apenas sorriso gengival (pouco mesmo) e tenho o mento um pouco retraído (é algo bem sutil). As sutilezas são tão poucas, que eu nunca havia me dado conta delas antes de iniciar a ortodontia (faz somente 7 meses que coloquei o aparelho e já estou quase tirando). Em resumo, em mim não há nada (graças a Deus) que venha a atrapalhar gravemente meu convívio social ou a mastigação. No entanto, essas sutilezas existem e podem ser suprimidas através dessa cirurgia. Em janeiro, quando iniciei o tratamento ortodôntico, a minha dentista de antemão falou da cirurgia (disse que eu teria de fazê-la para que o tratamento "ficasse 100%". Não falou em opção, mas que deveria ser feita para que o tratamento tivesse máxima eficácia), que poderia ser feita com um cirurgião de sua referência. Imaginei que o plano cobriria tudo, pois em nenhum momento ela falou que eu teria de pagar, apenas que eu não me preocupasse porque talvez demorasse mais de 1 ano! Pois bem, faz 7 meses e já tô pronto. No entanto, me assustei quando ela falou no custo da operação. "No máximo 8 ou 10 mil", disse. Fiquei atônito. Torci bastante para isso não se confirmasse na conversa com o cirurgião buco, o que não aconteceu. Segundo ele, com nota fiscal é 13 mil; sem esta, 10 mil, a título de honorários. Sinceramente, Rosângela, não tenho condição de pagar. O meu plano é CAURN (exclusivo de servidores da UFRN e do IFRN, aqui no Rio Grande do Norte). Ele deve arcar, segundo o buco, com tudo, menos os honorários, o que inviabiliza meu procedimento. Ruim mesmo é que criei expectativa em cima disso, o que me motivou sobremaneira a me submeter à cirurgia. Isso veio como balde de água fria. Então pergunto: se o meu plano tiver um cirurgião para esse procedimento, ele é obrigado a arcar com os honorários do cirurgião credenciado? Se não houver esse profissional, eu poderei fazer a cirurgia com o meu cirurgião (não credenciado) e ser obrigatoriamente reembolsado pelo plano? O fato de eu considerar a cirurgia mais estética que funcional (embora o buco a considere estético-funcional, de igual modo), no meu caso, pode atrapalhar? O que você sugere? Talvez sua resposta se desdobre em outra pergunta, por isso não vou me alongar [mais]... -rsrsrs. Trabalho com minha imagem, sou também repórter, e sua opinião vai ajudar bastante. Sou grato desde já! Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Neiryvan

      Não lembro de uma "pergunta" tão longa feita aqui antes...rs Mas vamos a ela.
      Na realidade sua dúvida é simples e eu já respondi antes aqui. Essa questão faz parte de minha seara.
      A questão é a seguinte: se o seu plano tiver o profssional credenciado (e hoje acredito que a maioria se preocupa com isso)você não precisará pagar nada. Caso contrário o plano tem de arcar com os honorários médicos também, porque apesar de cobrir o procedimento não tem o profissional para realizá-lo. Compreendeu a lógica? Estas são as únicas opções para voce realizar o procedimento pelo plano. O profissional eleito fora do convêncio voce paga e o reembolso é de acordo com a tabela de honorários médicos praticada pelo plano.
      Agora sem querer me meter na sua vida e já me metendo (desculpe) você deveria ter se informado melhor antes, porque o tratamento ortodôntico pré-cirurgico é feito com um planejamento totalmente diferente do que seria feito se não optasse pela cirurgia. E a consequência primeira disso é que você tem sua "deformidade" acentuada. Se você tirou fotos durante o tratamento verá sua modificação antes e depois. E como você mesmo disse que seu caso é tão discreto que nem te incomoda, não entendi porqeu resolveu partir para essa batalha...Não é mole não viu?
      Quanto ao fato de você achar que seu caso é mais estético que funcional, o que vai de fato importar é o que seu médico dirá sobre isso no relatório. Se o médico relatar que o caso é cirurgio em face de uma deficiência funcional, ele terá a palavra final. Uma COISA É CERTA, O PROCEDIMENTO PURAMENTE ESTÉTICO NÃO É AUTORIZADO.

      Como você trabalha com sua imagem tome cuidado redobrado. Um procedimento destes tem de ser feito por profissional de fato capacitado. Não é algo que possa ser realizado por qualquer um ok? As consequências podem ser desastrosas.
      Bem será que respondi tudo que queria saber? Espero que sim.
      Volte sempre que quiser.

      Abvraços

      Rosângela

      Excluir
  144. Eu havia escrito mais um texto pra você, mas pirei aqui quando, ao enviar, o navegador deu "pau" e perdi tudo! Se puder passar o seu msn ou Facebook, eu agradeço, pois gostaria de mostrar fotos e te contar mais detalhes. Assim, podemos trocar experiências (embora, no meu caso, sejam mais dúvidas -rsrs). Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Neryvan

      Olha pense numa pessoa "anti rede social" sou eu. Já tive msn mas nem lembro mais a senha. O face nem tenho tempo para acessar. A única coisa que não deixo é esse blog. Pode apostar que é o melhor lugar para me encontrar. Faça seu texto de novo e mande ver.Eu respondo a sua missiva. rsrs

      Abs

      Rosângela.

      Excluir
    2. As coisas melhoram desde o último post. Conversei com o cirurgião. Fui sincero com ele, prinicipalmente com relação ao valor cobrado, visto que eu não tinha condições mínimas de pagar. Hoje conversamos novamente. Resumindo: ele disse que não vai cobrar a sua parte. O valor caiu de R$ 10.000,00 pra R$ 4.500,00! Pra melhorar, ele confirmou com um colega dele, o qual trabalha diretamente com a CAURN, que eles não têm o profissional credenciado. Me deu a soliciação de internação para levar ao plano. Quando sair a autorização, o próximo passo é saber se vou ter o reembolso dos honorários, não é mesmo? Qual é o procedimento? Abraço!

      Excluir
    3. Boa noite Neiryvan
      É exatamente isso. O próximo passo é saber sobre o reembolso dos honorários. Tem de ser integral porque o plano não tem o médico credenciado.

      Boa sorte!!!
      Rosângela

      Excluir
    4. Obrigado pelas dicas. Você disse aqui no blog que há algumas decisões com relação a reembolso de honorários. Pode linkar uma delas? Abraço!

      Excluir
    5. Boa tarde Neiryan

      Desculpe pela demora, muito ocupadas estes dias.
      Olha eu me referi aos comentários que respondi com relação a essa matéria. As decisões judiciais não foram reproduzidas aqui. Conheço em função da minha própria atividade profissional,mas não cheguei a relacionar nenhuma em especial. Ok?
      Abraços

      Rosângela

      Excluir
  145. Boa Noite Rosangela !!! Me chamo Thaís sou de São Paulo, tenho 24 anos e devo fazer a cirurgia no próximo mês (Outubro/2012).
    Maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas, tenho síndrome do pânico e já me arrasto para NÃO faze-la há 6 anos!! Não me incomodo com meu perfil, pois tenho mais medo de fazer a cirurgia do que pensar nos benefícios estéticos que a mesma poderá me trazer, porém nenhum dentista me da outra opção, eles me dizem que cedo ou tarde terei mais complicações com meu maxilar (é pra frente)que terei que fazer a cirurgia de qlq forma ... ou seja, NÃO TENHO OUTRA ESCOLHA !!! =(((((
    Vi que muita gente tem dúvidas qto aos custos e tal, eu na realidade tenho duvidas do P.O mesmo, vi que vc teve problemas de respiração ... EU MORRO DE MEDO de sentir falda de ar, e meu dentista disse que não teria esse problema, apenas falou que logo apos a cirurgia, como serei entubada pelo nariz (MEDOOOO), sentirei como se estivesse com nariz entupido, como gripe .... mas vendo suas fotos e seus comentários ENTREI EM PANICOOOO !!!! Pode me dizer pq vc teve problemas para respirar??????????

    Desde já fico grata !!

    att,
    Thaís

    ResponderExcluir
  146. Olá Thais

    Boa noite e bem vinda!
    Sei que parece assustador, mas essa foi a MINHA experiÊncia. De repente com você pode ser tudo tranquilo.
    Fiquei com muita dificuldade respiratória. Uma verdadeira agonia. Não sei bem porque, acho que foram os edemas no nariz.
    Mas é só ter paciência. Apesar de todo sufoco eu nunca me desesperei. Procurava ficar calma e me movimentar pouco até que consegui voltar a respirar (com a nebulização).
    Bem é isso.
    Boa sorte e muita calma nessa hora ok?
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  147. Rosângela, uma dica para quem não conhece a legislação relativa a pagamento de honorários (no caso de os procedimentos estarem no rol da ANS, logo, gerando obrigações aos planos, quando estes não tem o profissional para o procedimento) é a Resolução Normativa 259 da ANS, de 2011. Seguem os artigos que tratam do tema:

    "Art. 4º Na hipótese de indisponibilidade de prestador integrante da rede assistencial que ofereça o serviço ou procedimento demandado, no município pertencente à área geográfica de abrangência e à área de atuação do produto, a operadora deverá garantir o atendimento em:

    I - prestador não integrante da rede assistencial no mesmo município; ou

    II - prestador integrante ou não da rede assistencial nos municípios limítrofes a este.

    § 1º No caso de atendimento por prestador não integrante da rede assistencial, o pagamento do serviço ou procedimento será realizado pela operadora ao prestador do serviço ou do procedimento, mediante acordo entre as partes.

    § 2º Na indisponibilidade de prestador integrante ou não da rede assistencial no mesmo município ou nos municípios limítrofes a este, a operadora deverá garantir o transporte do beneficiário até um prestador apto a realizar o devido atendimento, assim como seu retorno à localidade de origem, respeitados os prazos fixados no art. 3º."

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosângela, mais uma vez por aqui. Aconteceu o que eu previa: meu plano disse que não cobriria os honorários da minha cirurgia. Por isso, vou buscar um advogado. Depois de um e-mail que mandei, citando inclusive a legislação citada acima, eles responderam da seguinte forma:

      "Prezado Sr. Neiryvan Maciel,

      O Sr., associado a CAURN desde 20 de outubro de 2010 (matrícula 010435), em plano do tipo enfermaria e contrato segmentação ambulatorial + hospitalar , entregou ao setor de auditoria médica da CAURN solicitação de cirurgia ortognática eletiva (assim classificamos as cirurgias que ocorrem em dia e hora previamente agendadas sem características de urgência), emitida na data de 31 de agosto de 2012,por cirurgião dentista (Dr. xxxx xxxxxx xxxx, CRO-RN xxxx), em cuja indicação para o procedimento este informa a necessidade de cirurgia devido a queixa de respiração bucal , decorrente de alterações no desenvolvimento ósseo da face.
      O pedido cirúrgico contém além dos procedimentos (Osteotomia tipo LeFort I e Osteoplastia para micrognatismo), extensa lista de material especial anexo e não cita o hospital escolhido para realização do procedimento.
      Em resposta aos questionamentos feitos neste email (bem como ao telefone na manhã de hoje) necessitamos esclarecer:
      A CAURN (Caixa Assistencial Universitária do Rio Grande do Norte) é auto-gestão (caixa assistencial), regulamentada, que segue para o seu funcionamento regulamento próprio, bem como as resoluções normativas e deliberações da Agência Nacional de Saúde (ANS).
      O regulamento do plano Hospitalar (como o seu) cita em,

      Seção II
      Da Cobertura Hospitalar com Obstetrícia

      Art. 11 - A cobertura hospitalar com obstetrícia compreende:
      ...

      IX . Procedimentos cirúrgicos buco-maxilo-faciais listados no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS para a segmentação hospitalar, incluindo a solicitação de exames complementares e o fornecimento de medicamentos, anestésicos, gases medicinais, transfusões, assistência de enfermagem, alimentação, órteses, próteses e demais materiais ligados ao ato cirúrgico utilizados durante o período de internação hospitalar;
      X.Estrutura hospitalar necessária à realização dos procedimentos odontológicos passíveis de realização ambulatorial, mas que por imperativo clínico necessitem de internação hospitalar, incluindo exames complementares e o fornecimento de medicamentos, anestésicos, gases medicinais, transfusões, assistência de enfermagem e alimentação utilizados durante o período de internação hospitalar;
      X.1) O imperativo clínico caracteriza-se pelos atos que se impõem em função das necessidades do beneficiário, com vistas à diminuição dos riscos decorrentes de uma intervenção;
      X.2) O cirurgião-dentista assistente e/ou o médico assistente irá avaliar e justificar a necessidade do suporte hospitalar para a realização do procedimento odontológico, com o objetivo de garantir maior segurança ao beneficiário, assegurando as condições adequadas para a execução dos procedimentos, assumindo as responsabilidades técnicas e legais pelos atos praticados;
      X.3) Os honorários do cirurgião-dentista e os materiais odontológicos utilizados na execução dos procedimentos odontológicos ambulatoriais que, nas situações de imperativo clínico, necessitem ser realizados em ambiente hospitalar, não estão incluídos na cobertura hospitalar...

      (continua...)

      Excluir
    2. (Continuação)

      (...) A CAURN segue para cobertura de procedimentos a resolução ANS vigente (RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 262, DE 1º DE AGOSTO DE 2011), que cita:
      "Art. 4º Os procedimentos e eventos listados nesta Resolução Normativa e nos seus Anexos poderão ser executados por qualquer profissional de saúde habilitado para a sua realização, conforme legislação específica sobre as profissões de saúde e regulamentação de
      seus respectivos conselhos profissionais, respeitados os critérios de credenciamento, referenciamento, reembolso ou qualquer outro tipo de relação entre a operadora de planos privados de assistência à saúde e prestadores de serviço de saúde.
      Parágrafo único. Os procedimentos listados nesta Resolução Normativa e nos seus Anexos serão de cobertura obrigatória quando solicitados pelo médico assistente, conforme disposto no artigo 12 da Lei nº 9.656 de 1998, com exceção dos procedimentos odontológicos e dos procedimentos vinculados aos de natureza odontológica – aqueles executados por cirurgião-dentista ou os recursos, exames e técnicas auxiliares necessários ao diagnóstico, tratamento e prognóstico odontológicos - que poderão ser solicitados ou executados diretamente pelo cirurgião dentista."
      ... VIII - cobertura dos procedimentos cirúrgicos buco-maxilofaciais listados nos Anexos desta Resolução, para a segmentação hospitalar, conforme disposto no artigo 4° desta Resolução Normativa, incluindo a solicitação de exames complementares e o fornecimento de medicamentos, anestésicos, gases medicinais, transfusões, assistência de enfermagem, alimentação, órteses, próteses e demais materiais ligados ao ato cirúrgico utilizados durante o período de internação hospitalar;...
      II - os honorários do cirurgião-dentista e os materiais odontológicos utilizados na execução dos procedimentos odontológicos ambulatoriais que, nas situações de imperativo clínico, necessitem ser realizados em ambiente hospitalar, não estão incluídos na cobertura da segmentação hospitalar e plano referência." (NR)

      Vale salientar que não há obrigatoriedade quanto a termos cirurgiões dentistas credenciados com a CAURN , pois não somos de segmentação odontológica, o que certamente era de sua ciência quando procurou o profissional citado. Ou seja,foi por sua livre escolha que procurou o cirurgião dentista, repito, profissional que não está incluido na cobertura do plano,motivo pelo qual não se aplica ao caso a RN 259, citada pelo Sr. em seu email.

      Diante do exposto, afirmamos que sua solicitação cirúrgica encontra-se em andamento, na fase de orçamento,e afirmamos ainda a cobertura para os procedimentos solicitados (uma vez que constam no Rol de cobertura obrigatória) bem como os materiais solicitados ,internação hospitalar e honorários de médico anestesista, excluindo-se desta autorização os honorários do cirurgião dentista , conforme acima citado, respeitando-se dessa forma as características do seu plano, regulamentação e legislação vigente."

      Gostaria de uma opinião sua sobre isso. Não lembro de ter visto aqui o parecer de nenhum plano. Por isso, achei importante postar e consultá-la sobre o que sabe sobre isso.

      Abração!

      Excluir
    3. Bom dia Neiryvan

      Li todo seu post. De fato a interpretação de seu plano quanto aos honorários médicos está equivocada. Isso porque o profissional que vai te operar não é um "dentista", mas um buco-maxilo, e assim está indicado na resolução da ANS (RESOLUÇÃO 167/2007 DA ANS, artigo 15, inciso III) Portanto isso não tem cabimento. Um advogado vai te orientar adequadamente. Lembre-se do que já te falei quanto a questão de ser ou não o médico credenciado e o que acontece quando o plano não tem o profissional ok?.
      Bjs e boa sorte
      Dê notícias.

      Rosângela

      Excluir
  148. Ola Rosangela, tentei por varias vezes postar no seu blog e não consegui, primeiramente Parabens por sua iniciativa de tirar duvidas de tantas pessoas que como eu, se deparam com a tal cirurgia e nem sabe por onde começar! Tenho muitas Duvidas pois em meu caso terei que fazer 2 cirurgias, uma para expandir o ceu da boca e outra e a Ortognatica, gostaria de saber como dar inicio ao processo para essa Liminar, oque o plano cobre e oq não cobriu em seu caso? e queria saber tambem se vc sentiu apenas desconforto ou dores tbm!
    Obrigada querida, me add no msn se puder?
    carolsmugs@hotmail.com
    Caroline de Cuiaba -MT

    ResponderExcluir
  149. Boa noite Caroline

    Bem vinda.

    Primeiramente aconselho você a dar uma olhada no post do Neiryvan de 16/09, logo ai em cima. ele tem dica interessantes.
    No meu caso entrei com liminar, por isso tudo foi pago pela seguradora, mas só judicialmente mesmo.
    Atualmente a grande controvérsia é sobre os honorários médicos, por isso te indiquei o post do Neiryvan. A posição hoje é que os honorários médicos, no caso do médico não ser credenciado deve ser pago por reembolso e mediante tabela do plano. Caso o médico seja credenciado tudo deve ser coberto, salvo aquilo que for considerado estético ok?

    Abs e boa sorte!

    Rosângela

    ResponderExcluir
  150. Olá, meu nome é Bruna e tenho 14 anos, aos 17 eu vou fazer a mesma cirurgia que a sua, a diferença que preciso trazer o maxilar para frente e a mandíbula para tráz, eu preciso muito que me diga aonde fica esse hospital em que a senhora fez pelo SUS! Obrigada, ficou ótimo o resultado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna
      Boa tarde querida e desculpe a demora.
      Eu não fiz a cirurgia pelo SUS. Tem uma leitora aqui que fez e disse que foi tudo muito bem. Ela deixou contato para caso alguém queira maiores informações: Face: isabel Crsitina rodrigues de Sapucaia do sul e e-mail é isacr@ibrst.com.br. Entre em contato com ela e boa sorte.

      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  151. OI ROSÂNGELA TUDO BEM,MEU NOME É JOÃO,USO APARELHO Á QUASE CINCO ANOS,DEPOIS D TRÊS ANOS USANDO FOI Q MINHA ORTODONTISTA NA ÉPOCA FALOU Q MEU PROBLEMA NÃO ERA DENTE E SIM OSSO,OU SEJA QUASE NÃO TENHO QUEIXO,ELE É RETRAÍDO,OU UMA CLASSE 2,AÍ CANSEI,D LÁ PRA CÁ RARAMENTE VOU FAZER MANUTENÇÃO,TÁ TENSO,ISSO PORQ DESANIMO,VEJO Q NÃO POSSO FAZER ESSA CIRURGIA DEVIDO NÃO PODER FINANCEIRAMENTE,JÁ FUI A UM BUCO E FIZ ALGUMS EXAMES PRA SABER NO CASO SE EU FAZER SE SÓ IRIA MEXER NO MENTO'PONTA DO QUEIXO'OU SE TERIA Q TBM MEXER NO MAXILAR,E COMO EU JÁ PENSAVA O MÉDICO ME DISSE Q TEM Q AUMENTAR MUITO O QUEIXO E É NECESSÁRIO MEXER NOS DOIS,AS VEZES DESANIMO OUTRA HORA ME DAR AQUELA FORÇA,SABE;BOM TENHO UNIMED,SOU D ALAGOAS,SEGUNDO ELES NÃO COBREM ESSE TIPO D CIRURGIA,VC RELATA Q TEVE Q ENTRAR COM UMA PEQUENA AÇÃO,ISSO DEMORA?ME AJUDE POR FAVOR,COMO MAIS OU MENOS É ESSE PROCESSO?
    CERTO D SUA COLABORAÇÃO;MUITO OBRIGADO,FICA NA PAZ/
    JOÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde João
      Me perdoe a demora mas estou fora da cidade e agora que tive tempo de acessar o blog.
      Olha o processo é simples e complicado ao mesmo tempo. O ideal é que vc procure um advogado, Se não for possivel então procure um juizado especial. A situação é a seguinte: se o plano tiver profissional credenciado, os honorários médicos são devidos apenas com reembolso, o que significa que vc deve pagar o médico e pedir reembolso ao plano de acordo com a tabela. Se não houver o profissional, aí ele tem de arcar com os custos integrais.Os custos hospitalares e de materiais devem ser integralmente cobertos. Essa é a regra geral.Não sei as peculiaridades do seu caso, mas é assim que costuma ser ok?
      Abs e boa sorte

      Rosaângela

      Excluir
  152. Rosângela,
    Boa noite.

    Pela primeira vez posto pra vc. Minha odontologista indicou Dra. Vanessa para cirurgia ortognática. Necessito saber de vc alguns detalhes:
    Hoje vc ainda sente sicatrizes no interior de sua boca?
    Sei que mesmo após anos o paciente fica com algum tipo de dormência. Quero saber se a dormência /insensibilidade é no interior da boca ou externa, ou, os dois casos. Envolve o gosto dos alimentos? A formigação que vc tinha nos lábios e a cicatriz no seu palato que lhe incomodava, como está?
    Preciso me decidir ainda este mês sobre fazer ou não. Estou muito receiosa. Pode me ajudar respondendo estas questões? Serei muito grata.

    Jamile

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Jamile
      Seja bem vinda. É claro que posso responder.Vamos por partes:
      1. As cicatrizes. A única de fato que sempre percebi é a do palato. Mas somente me lembrei dela agora para te responder. Coloquei a lingua e lá está ela. Mas não me incomoda mais isso. Já olhei pelo espelho e vi que etá tudo ok.Mas cicatriz é cicatriz.
      2. Quanto a dormência no meu caso é no queixo.Sinto o toque, mas não sinto se cair alimento, ou liquido,em qualquer temperatura. 3.A formigação nos lábios continua sim. É a famosa parestesia.
      Só queria acrescentar que nada disso tem grande importância para mim. Estou vivendo bem apesar de tudo isso. Acho que é um preço muito pequeno que eu paguei para os beneficios que hoje eu tenho. Agora é com você. Precisa decidir se a possibilidade de ter sequelas como estas vale a pena, ou não, no seu caso. É uma decisão muito pessoal. Mas se decidir Dra. Vanessa é uma excelente profissional. Você não poderia estar em melhores mãos.
      Espero ter ajudado.
      Bjs e boa sorte

      Rosângela

      Excluir
  153. Olá Rosangela, me chamo Luiz. Minha Dentista me deu o valor de R$15.000,00, e disse que a unimed cobre o hospital e equipamentos. Este valor que ela me cobrou a Unimed é obrigada a pagar?
    Obrigado tudo de bom pra vc.

    ResponderExcluir
  154. Boa noite Luiz
    Essa sua pergunte é bastnte recorrente por aqui. Os honorários médicos são devidos pelo plano e saúde, desde que o médico seja credenciado. Na hipótese de você eleger profissional fora do quadro, deve arcar com os custos, mas pode pleitear reembolso ao plano, mas este será de acordo com a tablea praticada para reembolso, que geralmente é bem menor que o valor efeivamente pago.
    Deu para entender tudo direitinho? Espero que sim.
    Volte e diga se ainda persisitr na dúvida.
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  155. Oi Rosângela tudo bem eu gostaria de tirar uma dúvida eu tenho um plano de saúde com o odontológico faz um ano , e no caso eu preciso fazer fazer a cirurgia ortognática mas a cirurgia Disjunção Palatal ,e meu dentista me disse que o plano não cobre estas cirurgias, o que faço para mim obter este direito, obrigada

    ResponderExcluir
  156. Bom dia Jessica
    Olha eu acho que você deveria entrar em contato diretamente com seu plano e saber os detalhes, para saber porque não cobre, isto é, se o plano não faz de forma geral ou é o plano que vc tem dentro da operadora que não contempla.
    Acredito que talvez seja esse o caso. Ai você poderá contratar outra categoria dentro do plano.

    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  157. Bom Dia Rosângela Caetano
    Meu nome é Nilce tenho 28 anos sou da Cidade de Jiquiriçá-Ba uso aparelho há quase 8 anos meu Dentista me recomendou a cirurgia ortodôntica . Só que não tenho condição financeira. Mesmo assim queria saber mais sobre a cirurgia!
    desde já obrigada!.

    ResponderExcluir
  158. Boa noite Nilce
    Olha querida, tudo que sei sobre a cirurgia esta nas postagens deste blog. Várias pessoas aqui, inclusive, já informaram que fizeram pelo SUS.
    Vou colocar aqui uma postagem de uma leitora sobre o assunto.Ai vc pode entrar em contato com ela e saber detalhes:

    "Meu face é isabel Crsitina rodrigues Sapucaia do sul e meu email é isacr@ibrst.com.br se alguém quizer alguma informação sobre a cirrugia pelo SUS..."

    Bjs e boa sorte

    Rosângela

    ResponderExcluir
  159. Ola,bom dia!
    Me chamo Lucas e andei pesquisando qual cirurgia devo fazer,pois minha carga dentaria é muito pra frente,e quando eu mostro os dentes(para sorrir)acaba parecendo a minha gengival inferior e superior. Através do dentista descobri que minha cirurgia é Ortognática Corretiva,mas queria muito saber quanto voce pagou para fazer a sua cirurgia,com o plano cobrindo?Por favor pois quero ver se vai compensar,pois irei fazer outra avaliação para saber do preço e etc.Obrigado e responde por e-mail se puder....lu_kas_20@hotmail.com ou lukasfevereiro@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Lucas.
      Olha eu tive todo meu procedimento coberto pelo plano. Mas o custo de minha cirurgia hoje não é tão importante, considerando que já tenho mais de 4 anos de operada. Hoje os valores praticados devem ser diferentes. Mas tudo sempre depende do tipo de cirurgia a fazer.
      Boa sorte para você.
      Abs

      Rosângela

      Excluir
  160. Boa noite Rosângela.
    Me chamo Vânia,tenho 29 anos, sou de salvador estou pretendendo fazer a cirurgia ortognática, pois tenho mordida aberta mas estou tendo dificuldade pra encontrar um plano de saúde que cubra. Você pode mim indicar o plano pelo qual você fez? E se o plano cobriu tudo mesmo ou você teve algum gasto? Desde já te agradeço.Se preferir pode mim responder por email é vania-lino@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Vânia
      A questão dos planos de saúde é complicada. Um dos grandes momentos de estresse da cirurgia. No meu caso tive de recorrer ao judiciário e acabei ganhando tudo, mas tive de arcar com os honorários médicos, de imediato. somente depois fui reembolsada, na Justiça.
      Todos os planos terão de cobrir a cirurgia porque trata-se de procedimento previsto no rol da ANS. O que você deve procurar saber é se o plano tem profissional credenciado e se você vai querer realizar o procedimento com ele.E isso é importante porque os honorários médico serão devidos apenas se o convênio não tiver profissional credenciado.Caso contrário, você terá de arcar com este custo e solicitar reembolso depois e, mesmo assim, este será dado de acordo com a tabela do plano.
      Espero ter ajudado.
      Boa sorte.

      Rosângela

      Excluir
  161. Ola Rosângela,
    Meu nome e Juanitta, minha cirurgia esta agendada para dia 23/04/2014. Meu plano e unimed e autorizou pela metade.Tenho q fazer *osteoplastia da mandíbula, osteoplastia para prognatismo ou micrognatismo, osteotomia tipo Le Firt I, osteotomia segmentares da maxila ou malar.o plano so autorizou so o segundo procedimento e o terceiro os outros foram negados juntamente com alguns materiais. O q devo fazer? meu email e Juanitta.tomo@hotmail.com. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Juanitta
      Nestes casos o melhor a fazer é consultar um advogado ou a defensoria publica, para que você busque solução junto ao pode judiciário. Mas antes procure descobrir porque não foi autorizado.Talvez possa resolver administrativamente a questão.
      Boa sorte

      Rosângela

      Excluir
  162. Oi Rosângela parabens pelo seu blog, ele e de utilidade publica e ajuda muitas pessoas com duvidas como eu, vc tinha quanto tempo de plano de saúde quando solicitou a cirurgia? a carência do meu plano de saúde para cirurgias e de 180 dias 6 meses, mas para cirurgias pre existentes e d 24 meses ou seja 2 anos, vc sabe me informar se posso solicitar a cirurgia com 6 meses? ela e considerada pre existente? ou teria de aguardar os 24 meses? outra opção e eu entrar no plano de saúde do meu namorado q por ser um plano de saúde empresarial com mais d 50 pessoas nao tem carência mas quando se trata de doenças pre existentes podem cobrar alguma carência? estou muito ansiosa pra fazer essa cirurgia tinha uma plano de saude a mais d 6 anos, mas eu era dependente da minha mae e o plano nao era regulamentado com a lei de 98 entao nao adiantaria muita coisa pq nao seria obrigado a cobrir os material q e o mais custoso, de qualquer forma tive q sair do plano ano passado por ter completado 26, o q vc me aconselharia a fazer em relação ao plano de saúde? entro no empresarial e aguardo 1 mês e solicito a cirurgia? espero 6 meses e solicito a cirurgia e se negarem entro com mandato na justiça ou teria de aguardar os 24 meses? ja estava conformada em pagar os honorários medicos mas pelo que vi aqui no blog posso pedir reembolso? o meu plano tem profissionais da área mais gostaria de fazer com o meu medico, aguardo a respostas vc ficou maravilhosa desde ja agradeço bjs

    ResponderExcluir