quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

CIRURGIA ORTOGNÁTICA-150 dias


10/02/2010-150 dias. Hoje completei 05 meses de operada. Nem parece que já passou tanto tempo. Fui fazer revisão e tirar os pontos do cicatrizador conorme me referi na postagem do dia 01/02. Agora vou aguardar o protético para fazer o dente que finalizará o implante. Antes fiz manuntenção no ortodentista. Dr. Kleber sempre me diz que falta pouco para tirar o aparelho, mas ainda não conseguiu me dizer quanto é esse pouco dele. Mas confio nele, porque sei que ele sabe o que esá fazendo. Dra. Vanessa sempre simpática e otimista. Me disse que tudo vai bem comigo. Nada fora da previsão. Enquanto esperava pelo atendimento, conversei com alguns pacientes na sala de espera. Um recém-operado, ainda com seu babador azul e branco, outro com um mês de operado e uma mãe que foi levar exames do filho que só vai operar em um ano e meio aproximadamente. São visões diferentes de um mesmo fato. Ao longo desse tempo que venho me recuperando, cheguei a conclusão, óbvia para alguns, que cada um tem seu tempo. Agora decorrido 150 dias, ainda não fechei completamente o corte no palato(lado esquerdo); qualquer esforço provoca inchaço no rosto (nada de assustar, volta ao normal depois); o formigamento no lábio inferior e no queixo ainda persistem. Agora sei que precisarei de mais que 180 dias para estar plenamente recuperada. Terei paciência. Meu corpo responde assim. Mas agora ao acordar o travamento na boca não é mais tão intenso; minha fala flui melhor, mais solta. Minha abertura de boca alcançou 36 mm, forçando bem. Ainda é pouco para Dra. Vanessa, já que ela quer que abra mais. Exercícios, exercícios, exercicios....É assim mesmo. É chato e cansativo fazer os exercícios, mas tem de fazer. Se quer chegar lá precisa da tal paciência e bom senso. Agora bom carnaval a todos. Eu vou me recolher este ano. Até o próximo mês.

20 comentários:

  1. Olá, meu nome é Ely Cristina, sou fisioterapeuta, e trabalho com fisioterapia buco-maxilo-facial...Gostaria de parabenizá-la pelo seu blog,muito interessante e esclarecedor para as pessoas que podem estar passando ou vão passar pelas mesmas situações que você passou.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ely. O elogio vindo de uma profissional da área me deixa feliz; é um indício de que atingi meu objetivo.

    ResponderExcluir
  3. oi gostaria de saber se a aperencia dos olhos mudam se ficam mais puxados uo nao e se a pele fica flacida

    ResponderExcluir
  4. Bem "anônimo" eu notei que nos primeiros meses os olhos parecem que ficam maiores, esbugalhados. Mas depois voltam ao normal. Na realidade não aumentam, é só impressâo em face dos edemas. Flacidez não notei, muito ao contrario. Pode verificar na fotos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosângela, sou mais estou no inicio do meu tratamento, devo fazer a cirurgia daki a mais ou menos um ano e meio ou dois. Estava aki navegando e procurando por casos parecidos com o meu, encontrei seu blog e achei mto interessante seus relatos, confesso que me assustei um pouco, mas vendo seu resultado fico mto feliz em ver que ficou mto bom, isso me dá força para seguir em frente.

    ResponderExcluir
  6. Olá Márcia.
    Seja bem vinda. Sei que assusta a primeira vista. Porém você não se sentirá surpreendida durante o seu processo se tiver uma idéia do que te espera. Mas tudo passa, fique tranquila. Só precisa ter paciência. Força e coragem para você.

    ResponderExcluir
  7. Ola, parabens pela coragem e determinação, amei o seu blog. É muito incentivador para quem pretende fazer uma cirurgia dessas e não tem coregem. Tenho um namorado que pretende fazer essa cirurgia, gostaria de saber se pode me indicar sua dentista. Parabens vc está otima.

    ResponderExcluir
  8. Seja bem vinda.
    Obrigada pela visita e pelos elogios.
    Minha cirurgiã é Dra Vanessa Castro. Ela tem uma comunidade no orkut criada pelos pacientes. Dê uma olhada lá e conhecerá outros pacientes dela.Aqui mesmo em outros posts você poderá conhecer algun operados, inclusive meu sobrinho que ficou mais lindo ainda. Portanto somos todos suspeitos para falar, mas nesse caso acho que vale a suspeição né?
    Abs

    ResponderExcluir
  9. Olá ,irei fazer uma cirurgia tipo a sua, mas a pergunta que quero fazer é assim , voce não se achou diferente , pois tanto tempo com um rosto de um jeito ai passa por uma cirurgia não dá um medo?! essa cirurgia muda pra melhor?claro espero que tenha entendido a pergunta.Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite. Não sei como você se chama.
    Sem dúvida é uma cirurgia bastante invasiva.Tive medo durante algum tempo de me submeter a ela, mas quando resolvi fui decidida porque sofria demais e resolvi dar um basta a tantas dores. Mas o choque é grande. Fiquei um bom tempo sem me reconhecer no espelho. Mas a mudança foi para melhor.São muitas consequências e é preciso estar preparado para elas. Faça uma visita mais demorada pelo meu blog desde o inicio e entenderá do que falo.
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  11. Oi Rosangela, estou me preparando para fazer a minha cirurgia, mas o meu médico disse que o nariz fica um pouco aberto (espalhado), vc achou que o seu nariz mudou?

    ResponderExcluir
  12. O meu nariz mudou um pouco. No inico a diferença era bem maior porque Dra. Vanessa deu uns pontinhos nele para não ficar espalhado. Eu fiquei três meses segurando o nariz para sorrir. Você pode notar a diferença na foto antes e depois que coloquei no blog. Depois eu acho que ele foi aos poucos voltando ao normal que era antes da cirurgia, mas pelo menos não piorou.
    Satisfeita (o)? Espero que sim.
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  13. OI MEU NOME É ESTELA.
    FIQUEI MTO FELIZ DE ENCONTRAR SEU BLOG, POIS SOFRO MTO POIS TENHO UM GRAVE DESVIO NO MAXILAR. NAO AGUENTO MAIS SENTIR DOR, SEI QUE TENHO DE FAZER A ORTOGNATICA MAIS ESTOU COM MTO MEDO, É UMA CIRURGIA DIFICIL E DELICADA, O QUE TE AJUDOU A TOMAR CORAGEM? BEIJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Estela.
      O que me levou a decidir pela cirurgia foi a dor. E Valeu a pena porque ela me abandonou. Ainda bem !

      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  14. HÁ, É A ESTELA DE NOVO: QUANTO TEMPO VC FICOU SEM FALAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estela eu fiquei aproximadamente uma semana. Não lembro bem agora. Mas sei que isso foi pouco tempo.
      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  15. Boa noite meu nome é Fernando.Gostaria de perguntar à você se a sua cirurgia foi para a correção da gengiva.Foi?E quanto tempo leva para começar a notar para desinchar?Desde já agradeço e parabens.Ficou muito bom o resultado da cirurgia.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Fernando
    A minha cirurgia não foi para a correção da gengiva, mas eu fiz isso também. Houve uma mudança grande. Mexi na mandíbula, maxila e gengiva.
    Obrigada pela visita e volte sempre.

    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  17. Nossa,ficou muito bom...ficou muito harmonioso e bonito,ficou muito mais jovem,parabéns!

    ResponderExcluir