segunda-feira, 22 de março de 2010

PÓS-OPERATÓRIO CIRURGIA ORTOGNÁTICA - 192 DIAS


22/03/2010- 192 DIAS DE OPERADA. Olá. Dia 10/03/2010 completei 180 dias de operada. Confesso que pensei que a esta época estaria plenamente recuperada....ledo engano. Na minha revisão deste mês, minha médica me disse que estou "nova de operada". Mas é isso mesmo. Eu estou me sentido muito bem no geral. Não sinto nada de mais, mas ainda não estou de alta e pequenos sintomas ou sensações me fazem lembrar constantemente de que estou operada. Coisinhas miúdas, como o aparelho chato, que ainda me acompanha, a sensação de formigamento no lábio inferior,uma ainda dormência nas gengivas etc. O que gostaria dizer aos leitores do meu blog é que cada pessoa tem seu tempo, por isso devemos apenas viver um dia de cada vez. Estou levando a minha vida num ritmo normal, com todo estresse do trabalho e do cotidiano. Mas com muitas coisas boas e divertidas também. Fiz minha primeira viagem após a cirurgia(a passseio felizmente). Assisti Cats em Sampa. Subi, desci, me diverti. Foi bom. Minha fono hoje me disse que falta pouco para me liberar.Mas preciso fazer os exercícios com mais intensidade.No mais tudo vai bem!

137 comentários:

  1. Olá!! Gostaria de saber se posso fazer um post no meu blog falando sobre o seu blog...pois como já disse antes achei muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Claro Ely, sem problemas. Será um prazer. Este é um dos objetivos do blog. Gostaria de poder atingir o máximo de pessoas possíveis porque sei por experiência própria como os pacientes necessitam trocar idéias, minimzar a ansiedade, buscar a informação. Estou aqui para isso.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi. Adorei seu blog! Muito bom.
    Estou com 35 dias de operada e hoje vi as fotos da cirurgia. Serviu pra me mostrar que tenho que ter muita calma por que esta cirurgia é grande, mexe muito. Então todo inchaço e parestesia é justificável.
    Temos que aguardar e ter muita mas muita paciÊncia mesmo.
    Vou continuar acompanhando seu pós.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Mto bom o seu blog, traz muitas informações para quem fez ou pretente fazer esta cirurgia.
    Fiz a minha cirurgia (avanço de mandíbula e mento) em 22/01/2010 (são 95 dias) e já estou sem inchaço, porém começou há uns 15 dias umas dores terríveis na face, precisamente (diz a minha médica) que é no músculo masséter, da mastigação.Ocorreu com você tbem essas dores?
    Estou na batalha para ver se a sensibilidade do lábio inferior volte. Estou fazendo sessões de acupuntura por recomendações da médica que teve outros pacientes e resolveu a questão da sensibilidade.
    Abraços.
    Rose

    ResponderExcluir
  5. ola, Rosângela no dia 07/01/09 eu me operei pela pimeira vez , o meu problema era na arcadia superior e inferior minha cirurgia durou 9h. Passei 45 dias com borrachas cirurgica e praticamente de repouso,com três meses a cirurgiã me liberou e mandou pra ortodentista e deixou ou voltar fazer musculação, eu só comecei fazer fono apartir dai, minha ortodentista pegou cancêr e eu fiquei três meses sem fazer tratamento e com apelho quebrado e não fiz a documentação que ela mandou, só fiz quando eu fui mandada pra outra ortodentista é que eu fiz e oresultando foi que eu precisava fazer a cirurgia de novo na parte superior, fiz está cirurgia no dia 20/05/10, estou me recuperando meu nariz me incomada um pouco ainda, o rosto ainda tá um pouco inchado , o l,abio quase não ficou dormente desta vez procuro fazer o máximo para não acontecer de novo. Apesar de achar que foi erro médico e o aparelho que demorou muito quebrado, agora não adianda ver o que foi que aconteceu e sim tomar todas precações para que não ocora.
    lily
    lily

    ResponderExcluir
  6. Oi fiz minha cirurgia há 30 dias e estou precisando viajar de avião, vc acha que tem algum problema?

    ResponderExcluir
  7. Olá ninizinha.
    Acho um pouco cedo para viagens, mas de qualquer forma veja com seu médico.Se ele liberar e estiver se sentindo bem, vá e boa sorte.

    ResponderExcluir
  8. estou operado há 03 dias. Meu rosto esta muito inchado. Nunca imaginei que seria tão dolorido assim. Estou sem comer nada sólido. Áté quando vou ricar sofrendo desse tanto..

    ResponderExcluir
  9. Menino, o que está fazendo no computador com 03 dias de operado? eu só fui liberada depois de uma semana!!!!
    é lógico que seu rosto está inchado e ainda vai ficar assim por algum tempo. Nos próximo 15 dias você estará mais desinchado. Depois o edema que ficar sairá mais lentamente. Essa cirurgia não é brinquedo não....Você não viu minhas fotos? É assim mesmo. Fique tranqüilo que cada dia é uma dia e um dia é sempre melhor que o outro.Em breve você começará a comer pastoso fique calmo. Mas agora precisa se alimentar muito bem. Beba bastante líquido, tome sopa, sucos e tudo em grande quantidade porque os remédios dão muita fome também. Agora vá repousar que é disso que precisa.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. terei de fazer esta cirurgia, na verdade duas, uma para avançar o queixo e outra no maxilar (o osso do maxilar está completamente "ruído"). estou desesperada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Bárbara

    ResponderExcluir
  11. Olá Barbara. Sei que é complicado, mas não se desespere. O que não tem remédio já esta remediado...rsrs Eu fiz praticamente duas cirurgias, ou mias sei lá. Mas fiz tudo de uma vez:diminui a gengiva, segmentei a maxila e avancei a mandíbula. Além disse aumentei o queixo, o nariz foi remexido por dentro. Fiquei quase 60 dias com uma placa presa no céu da boca para estabilizar o palato. Depois de tudo isso e pelo que passei lá atrás eu SOBREVIVI!!! Se me perguntar se é FÁCIL, eu te direi que Não. Sem dúvida é muito diicil, mas a busca pelo resultado satisfatório para sanar o meu problema de saúde meu deu força e tranquilidade para seguir em frente.E eu tenho certeza que isso acontcerá com você também. Tenha força e boa sorte!

    ResponderExcluir
  12. Rosângela, vc mora aqui em salvador? Se a resposta for sim, gostaria que vc me passasse os contatos de Dra. Vanessa... E uma série de outras perguntas que vou te fazer se vc for daqui de salvador. Vc é uma guerreira, viu?!

    Ontem fui começar fisioterapia, mas fui surpreendida com a explicação de que meu caso era muito grave e que a clinica não poderia me ajudar. Imagine?!!!! Vou procurar o medico (Dr. Anderson) esta semana para ver o que fazer.

    Os medicos que viram a ressonancia e outros exames de imagem, diz que não sabe como eu ainda abro a boca, e o mais estranho: Não sinto dor!!!!! Na verdade sinto, mas eles dizem que não seria "esta" dor... Estou em parafusos, pensando que seria melhor sentir a dor... rsrsrsrs... Isso é medo, viu?!!!

    Te passo meus contatos:
    barfisil@yahoo.com.br
    bfigueredo_s@hotmail.com

    Te agradeço desde já a atenção!
    Um beijo no coração. Bárbara

    ResponderExcluir
  13. Olá Barbara
    Eu sou de Salvador mesmo. Pode mandar as perguntas. O que não der para respoder por aqui mando e-mail. Mas prefiro sempre responder aqui no blog porque a sua dúvida na realidade pode ser a de outras pessoas ok?

    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  14. Olá Rosângela..
    Sou Carol aqui de São Paulo. Querida fazem doze dias que operei, e claro estou enchada..e tudo mais!! Mais gostaria de te fazer uma pergunta, você desde o começo logo que operou gostou do resultado? Eu estou com medo de não ficar bom, estou insegurança...pode me ajudar?Obrigado

    ResponderExcluir
  15. Olá Carol. Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vinda para fazer as perguntas que quiser.
    A sua dúvida não é só sua. Já respondi isso em outro post, de uma recém-operada. Vou dizer uma coisa para você; eu nem queria me olhar no espelho quando estava no hospital ainda, mas depois resolvi deixar isso pra lá, já que eu sabia que ia ficar inchada mesmo e encarei a fera...rsrs. Pense numa pessoa esquisita e vai ser eu. Toda roxa, o queixo torto e ainda tive um seroma que me deixou mais esquisita ainda. Mas eu não fiquei preocupada em nenhum momento. Mas demorei a me achar bem. Todo mundo dizia que eu estava linda e eu não conseguia exergar isso. A minha fisioterapeuta disse que era sempre assim com os pacientes. Demoram de começar a se enxergar com a nova fisionomia e a achar a beleza diante dos edemas todos. Por isso eu sempre tirava fotos quase diariamente para ir acompanhando a evolução. Assim fui me acostumando e comparando. Mas nunca duvidei de que o resultado seria bom. E foi né? Por isso fique tranquila que tudo dará certo.
    Bjs

    Boa recuperação.

    ResponderExcluir
  16. Muito Obrigado!!! Eu sei que você sabe da importância do seu blog, mas quero quero te dizer que não é só importante mas de muita ajuda e te um valor enorme para todos que como eu se encontram nessa situação de pós, onde ficamos super sensíveis...Um grande beijo!!!Carol

    ResponderExcluir
  17. Obrigada Carol. Eu sei disso e fico feliz em dar minha pequena parcela a todos vocês.
    Venha me visitar amanhã. Farei um post especial de aniversário.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá Rosangêla!!! Muito bom seu blog!! Quero repassar minha experiência a você e aos outros. Moro em Fortaleza no Ceará, fui submetida a cirurgia ortognática no dia 26/07/2010 foram quase 06 horas, foi realizado (diminuição da gengiva, avanço da mandinbula, mento, e tiraram meus cornetim do nariz), hoje fazem 44 dias e me sinto muito bem, meu queixo e lábio inferior começa a dar sinais de formigamento e já sinto alguns pontos, o restante do rosto já sinto tudo, ainda não como churrasco nem rapadura, né rsrs, mais no mais esta tudo correndo bem... Já voltei minhas atividades no trabalho fazem duas semanas o que tem me ajudado muito na minha recuperação... e graças a Deus e a minha luta fiz toda a cirurgia pelo meu plano de Saúde - Amil (Hospital, material, equipe cirurgica), mesmo meu cirurgião não sendo médico, o plano foi obrigado a credencia-lo, conforme regulamento da ANS, o que quero dizer com isso é que não podemos deixar os planos de saúde negar qualquer item desta cirurgia. Beijos Andreza Magalhaes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, me desculpai vi que vc fez pelo convenio amil, eu tbm fiz e foi no dia 25/07/2012. Vc ouviu falar em fibrose. E quem te operou.Se não puder responder por aqui me mande por email mara_lazari@hotmail.com por favor obrigada. Aguardo e melhoras.

      Excluir
  19. ola querida. Boa Noite. Vou fazer a cirurgia tbm e estou super ansiosa e esperançosa.
    fico feliz pelos seus resultados e espero em Deus que tudo de certo pra mim e pra todos que irão se submeter por essa cirugia. bjokas

    ResponderExcluir
  20. Seja bem vinda Monaliza.
    Boa sorte para você e para todos. Vai dar certo!!!

    Bjos

    Rosângela

    ResponderExcluir
  21. Oi Rosângela,

    Primeiramente gostaria de te elogiar por reservar um pouco do seu tempo para tirar nossas dúvidas. E eu tenho muitas... Eu irei realizar a cirurgia ortognática e rinoplastia. Eu fico preocupada porque o emprego que estou é recente, e tenho que evitar pegar atestado, tanto que irei realizar a cirurgia nas minhas férias; pela sua experiência, você acha que 30 dias em casa é suficiente para me recuperar bem e já voltar pronta e com força para trabalhar? Afinal, meu trabalho é um pouco puxado. Fico em pé o dia inteiro e pego peso. Gostaria que você me falasse o que posso fazer para ter uma recuperação mais rápida.
    Obrigada desde já,
    Bjus, Jéssica.

    ResponderExcluir
  22. Oi Jéssica. Bem vinda.
    A sua questão é muito importante. Acho 30 dias muito pouco para você já pegar peso. Eu só retornei ao trabalho depois de 60 dias. Tirei férias, licença etc Não sei também qual seu tipo de cirurgia, mas 30 dias acho muito pouco para já pegar peso, etc. Mas seu médico é quem precisa te dar esse prazo. converse com ele ok?
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  23. Oi Rosângela, obrigada por me responder, tenho uma outra dúvida... estava lendo na internet experiências de pessoas que já realizaram a cirurgia ortognática, e uma delas me deixou realmente preocupada... um menino postou que depois de 7 anos o rosto dele voltou a ser o que era antes da cirurgia. Isso pode acontecer? Você conhece pessoas que passaram por isso? É possível o maxilar, mento, nariz, tudo, voltar ao que era? Porque nesse caso, fazer essa cirurgia não valeria a pena.
    Bjus...

    ResponderExcluir
  24. Olá Jessica
    Olha eu não conheço a situação da pessoa que postou e tudo sobre o que me manifesto aqui é sobre situações que eu de fato conheço. O que posso lhe dizer é que há cuidados a serem tomados. Por exemplo, a idade. Meu sobrinho só fez a cirurgica depois que tinha parado de crescer e isso foi controlado com exames específicos, porque a cirurgia extemporânea, ou seja, quando ainda está em fase de crescimento não é aconselhável. Outra coisa importante é o tratamento com a fonodióloga. Ela irá posicionar sua língua adequando-a ao novo formato da sua boca. Segundo minha fono a língua é capaz de estragar até uma cirurgia destas. O pós-operatório deverá dentre outras coisas ter o acompanhamento de uma fisio, uma fono, além da sua própria disciplina em fazer adequadamente os exercícios. Ainda assim acredito que essa possibilidade, se exirit, não deve ser para qualquer tipo de cirurgia.Conheço vários pacientes da minha cirurgiã e nenhum deles nunca relatou problemas dessa natureza. No ano passado em um mega encontro com todos seus operados eu conheci uma das primeiras operada dela, e isso há mais de 07 acho que 10 anos de operada e estava bem. É o que posso escalrecer deste assunto.Mas eu vou me informar melhor sobre isso e postarei aqui se tiver dados adicionais.

    Bjs.
    Rosângela

    ResponderExcluir
  25. Oi Rosângela, sobre essa questão que você levantou de fase de crescimento, você sabe me informar a partir de qual idade é aconselhável realizar a cirurgia ortognática, para que não ocorra posteriores alterações e o rosto volte a ser o que era?

    ResponderExcluir
  26. Olá Jéssica. Eu andei conversando com minha cirurgião sobre esse assunto em razão de uma pergunta feita aqui no blog e ela me deu algumas explicações sobre isso e será objeto do meu post de novembro que ainda vou fazer. Mas te adianto que para se detectar o momento ideal da cirurgia para que ainda é muito jovem ou tem problemas com crescimento, é necessários fazer exames específicos que o médico saberá solicitar. Porque se está em fase de crescimento ou tem problemas com o crescimento mesmo estando em fase adulta a cirurgia poderá ser inútil se o osso continuar a crescer. Falarei melhor sobre isso no post do mês.
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  27. Ola Rosangela!!
    Gostaria de saber como foi seu procedimento antes de fazer a cirurgia ,qto tempo depois vc fez e porq fez ??
    obrigada ,vc ta linda!!!

    ResponderExcluir
  28. Olá Paula
    Bem vinda ao meu blog e obrigada pelo elogio.
    Depois que consultei diversos médicos (fui a 05) e escolhi Dra. Vanessa, procurei um ortodentista que ela mesma indicou e fiz tratamento ortodôntico por três anos aproximadamente. Assim que o ortodentista me considerou pronta voltei a cirurgiã e planejamos a cirurgia. Todo o pós está relatado aqui.
    Eu fiz a cirurgia porque sentia muitas dores nos dentes posteriores. Felizmente isso acabou. Não sinto mais dores e a beleza foi apenas um bônus.
    Bjs e Feliz Ano Novo!

    Rosângela

    ResponderExcluir
  29. Oi Rosangela
    Não sei se ja falei com vc.Preciso saber sobre "RESPIRAÇÃO" pos cirurgia, pois normalmente tenho problemas para respirar, nariz entupido, apnéia do sono etc. Então será que vou ter problemas no pós?
    Outra coisa a questã IDADE será que influi, pois ja completei 60 anos e só agora decide operar
    obrigada
    jacira

    ResponderExcluir
  30. Olá Jacira
    Obrigada pela visita e seja bem vinda.
    Não lembro de já termos "conversado".
    Não posso dizer quais problemas você terá, porque cada pessoa tem um organismo diferente da outra. Mas os problemas respiratórios são frequentes. Praticamente quase todos os leitores deste blog que passaram por essa cirurgia sofreram com respiração ruim. Por isso se prepare para essa possibilidade.
    Quanto a idade sem dúvida é uma fator importante e que influencia sim na recuperação, mas não inviabiliza a cirurgia é lógico. conheço pessoas com essa idade que operaram e ficaram muito bem. É preciso apenas se preparar e seguir as orientações do seu médico.
    De resto boa sorte!!!!

    Rosângela

    ResponderExcluir
  31. Oi Rosângela! Parabéns pela cirurgia, vc ficou ótima. A minha cirurgia estava marcada para setembro de 2010, mas 1 mês antes, ou seja em agosto eu descobri que estava com cancer de tireóide, Em outubro eu fiz a cirurgia de tireoide, estou recuperando bem, já fiz a radiiodoterapia e comecei tomar hormonio, meu médico falou q depois de 1 mes tomando hormonio, já poderei fazer a ortognática, mas estou muito insegura, Espero a mais de 10 anos para fazer a cirurgia, e quando pensei que ia fazer,tive que adiar de novo, isso só aumentou minha insegurança, ainda mais que ainda n estou completamente recuperada do tratamento da tireóide. Tbem, tem pessoas da minha família que é contra. Não sei o que faço agora.Estou com muito medo do pós operatório. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  32. Olá Marina.
    Seja bem vinda sempre!
    Olha esse problema na tiróide é tranqüilo. Você vai se recuperar bem. Eu tenho problemas de tiróide - hipotiroidismo- nada maligno, mas que exige controle permanente e somente operei depois que minha endocrinologista me liberou.A tiróide é responsável pelo equilibro do nosso metabolismo.
    Para você decidir se vai ou não operar é só pensar no que te leva a fazer essa cirurgia? Tem dores? alguma deformidade grave? Problemas respiratórios? Se nada disso lhe afeta e vc se sente bem por que fazer de fato? Não é brinquedo não o pós. Estou sendo 100% sincera. Mas vale a pena quando temos um grande problema a superar.Pense nisso.

    Abs e boa sorte

    Rosângela

    ResponderExcluir
  33. Oi Rosângela, eu tenho prognatismo, classe 3,tenho problemas respiratorio, na fala e pra mastigar, já estava marcada minha cirurgia, inclusive já tirei os dentes q dra. Vanessa recoendou, já estava tudo certo pra Setembro do ano passado, mas eu fiz primeiro a cirurgia de tireóide, já que esse era um problema mais grave. Tenho medo de não fazer a ortognática e ter problemas mais sérios mais tarde. Tbem tenho muitos problemas com relacionamento sociais, eu n me aceito bem, n tenho vontade de sair e minha auto estima é muito baixa, principalmente por causa da minha fala, tenho dificuldade pra falar, principalmente frases longas, dá q fazer pra sair, eu canso quando converso, por isso prefiro não conversar. sou muito triste.
    obrigado pelo carinho e atenção

    ResponderExcluir
  34. Oi Marina querida.
    Olha se você sente tudo isso então não se preocupe. Faça a cirurgia e saiba que estará em ótimas mãos. Dra. Vanessa é ótima e tem uma equipe que poucos médicos tem (acho que nenhum tem).
    Claro que há um preço a pagar. Mas cada pessoa é uma pessoa e seu pós não precisa ser igual ao de ninguém.
    Tenha fé e supere seus problemas.
    Bjos e boa sorte que tudo vai dar certo.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. oi rosangela tudo bem?
    Não sei se vc lembra de mim... Sou a gabrielly daqui do rio de janeiro, uma vez te pedi orientações sobre a cirurgia e vc me add no msn e me disse algumas coisas lembra? Então hj estou com 10 dias de operada, estou me recuperando bem, mais os 2 primeiros dias foram os piores da minha vida... Na quarta feira passada tive que passar novamente por uma processo cirurgico pois tive um edema q mecheu na plaquinha e tirou ela do lugar, mais agora está tudo bem... só estou muito ansiosa pra desinchar e voltar a falar e comer... to contando os dias para passarem rápido. Se vc tiver orkut me add. bybyzinha@click21.com.br... obrigada pela ajuda. Grande bjo fika com Deus!

    ResponderExcluir
  37. Oi Gabrielly tudo bem?
    Eu lembro sim. Felizmente você já se operou e o pior já passou né? Agora é só ter paciência e tranquilidade. Cada dia é uma melhora viu?
    E a fisio já tá fazendo? Precisa começar logo ok? Assim o edema diminui mais rapidamente.

    Bjs e fica com Deus.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  38. OI Rosangela, farei a cirurgia daqui a uma semana, bem a essa hora estarei dormindo para entrar no hospital as 6hs da manhã. Até o momento estou tranquilo, mas certamente ficarei tenso nas últimas hores para o grande dia. Sei quer será uma pequena fase turbolenta, mas o resultado final será favorável. Danilo Araujo

    ResponderExcluir
  39. Oi Danilo.
    Obrigada pela visita.
    Você está pensando certo. É isso aí. Vá com fé. tudo dará certo.

    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  40. Olá Rosangela, você poderia me passar o fone da sua buco maxilo, pois minha filha está com 14 anos, desde pequena tentamos melhorar a mordida aberta, e conseguimos melhoras mas ela não fechou ainda, ela já tem indicação para cirurgia ortognática, mas confesso que eu e meu marido não gostaríamos de fazer, o problema dela maior é a boca entreaberta, língua e mastigação, gostaria de tentar mais com ortopedia funcional, o que você acha? obrigada, você está ótima! bjs.

    ResponderExcluir
  41. Olá "anônima". Poderia se identificar?
    Olha não sou médica portanto fica dificil dar uma opnião técnica a respeito. Retorne aqui se identifique e me passe seu e-mail. Assim posso te enviar contatos de Dra. Vanessa ok?
    bjs e obrigada pela visita.
    Aguardo retorno.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  42. Oi Rosângela,tenho dez dias hoje de operada
    fiz revisão hj, estou ótima graças a DEUS.
    Olha,antes de fazer minha cirurgia estava comedo de td q vc relatou rs nossa!!!Vc passou momentos chatos viu,mais graças a Deus vc está lindíssima.

    ResponderExcluir
  43. Olá Cris. Obrigada por visitar meu blog e deixar sua experiência. Eu sempre digo que cada pessoa é uma pessoa e ninguém precisar passar pelas mesmas coisas não é mesmo.
    Fico feliz em saber que está tudo bem com você.
    Obrigada mais uma vez.
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  44. Ola Rosâgela to com 6 dias de operado e eu tou dando muito trabalho para dormi ploblema com respiração tem um aparelho que encomoda muito na minha boca que ele colocou ,oque eu posso faser pra ter um sono melhor ? e uma pergunta o medico liberou voce pra entra na internet com quantos dias de operada ? mim ajude gostei muito desse blog descupé pelo meu portugues sou muito ruim ,moro no ceara coreau,e fiz minha cirugia em Sobral santa casa de sobral , e com quantos dias vc tirou os pontos ?e quantos dias foi melhorando seu sono ? muito obrigada mim add no orkut se for possivel ,flaviocumbuca@hotmail.com vc e muito simpatica e ficou show sua cirugia ....

    ResponderExcluir
  45. Olá Flavio
    Você está muito recente na sua cirurgia. Não devia ficar no computador. Não lembro bem quando começei a usar o computador, só sei que foi depois de tirar os pontos (acho que com uns 10 dias)e mesmo assim só podia meia hora pela manhã e meia hora a noite.
    Eu sei bem o que vc está passando. Eu passei 15 dias sem dormir... Tinha uma placa no céu da boa porque minha cirurgia foi fragmentada e precisava ficar com ela para dar estabilidade.
    Comigo foi muito difícil. Só comecei a dormir melhor depois das nebulizações. Tente fazer. Depois que faz a nebulização a secreção amolece nas narinas e você pode limpar (tem de ser outra pessoa para que seja feito direito). Isso desobstrui e vc passa a respirar melhor. Foi a unica coisa que funcionou.
    Então é isso: tirei os pontos com aproximadamente 10 dias; dormir de verdade somente depois de 15 dias. Veja nas minhas postagens antigas, de 2009. eu coloco fotos e a descrição das várias tentativas de respirar.
    Espero ter te ajudado. Volte sempre. Será bem vindo.
    Melhoras!!!
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  46. rosãgela Vou lli Faser Umas Perguntas e se vc poder mim ajudar ficarei muito grato por que tou passando por uma cituação só vc pode mim ajudar .

    > com quantos dias vc tirou aquele aparelho orivel que tem na no ceu da boca ?

    >quantos quilos vc perdeu na cirugia pois operatorio ate agora por no seu tratamento exemplo ?

    >voce comesou a escovar alingua com quantos dias de operada nu griou uma camada grosa naum aminha criou foi retirar e saio sangue o que pode ser ?

    >meu labio ta muito inxado tou basando cacau e vazilina ele ta todo cortado o que vc mim fala sobre isso e normau naum nem pra ligar pro meu medico vou marcar o retorno agora no dia 10 ele mora em fortaleza

    >sobre sua alimentação o que voce comia para naum abusar por que axo que ja tou abusando as coisas ?

    >sua lingua naum griou uma camada grosa naum aminha ta com essa camada crosa e retirei com a escova ontem anoite ela coube na boca ontem anoite e deu pra limpar mais o menos saio muito sangue da lingua por dendro da boca escovar alingua e etcs .

    >o desinchaso se some com quantos dias ,minha cirugia e ingual asua vou superior e inferior ele operou os 2

    >sua garganta naum ficou muita iritada com aquele aparelho que ele colou na cirugia ? muito obrigada vou aguardar a aresposta mais duvidas eu li pergunto vc ta mim ajudando muito .

    >brigado rosãngela vou aguardar as respostas as duvidas ...

    ResponderExcluir
  47. Oi Flavio
    Entendo perfeitamente o que está passando. Vou ajudar no que puder ok?

    1. A placa no céu da boca era pra ficar 60 dias, mas tudo foi tão bem que tirei com 48 dias.
    2. Não sei quantos quilos eu perdi, mas rapidamente recuperei o peso. Depois de um mês já estava acima do peso antes da cirurgia e com 02 meses eu engordei 06 kilos!!!!
    3. Comecei a escovar os dentes quando desci da uti pro quarto. Minha técnica de enfermagem já me aguardava no hospital e eu tinha levado todo o material.Eu não via muita coisa que saía porque não podia abaixar a cabeça. Jogava a água suja numa bacia sem cuspir, mais devia estar bem suja sim. O que deve estar acontecendo com você é que deve ter sujeira acumulada e você deve estar usando muita força. Você está utilizando escova pós cirúrgica? Tem várias. Se não encontrar compre de criança.Use um limpador de língua daqueles que tem duas hastes.Use água mineral para lavar a boca e não abaixe a cabeça. Utilize uma bacia para jogar a água fora. Até tirar os pontos deve ter este cuidado. Eu usava também uma solução feita com entrescasco de arueira para ajudar na cicatrização.
    3. Até desaparecer completamente o inchaço(edemas0 somente após seis meses aproximadamente. Mas somente depois de um ano mais ou menos vc terá uma idéia definitiva de seu rosto.
    4.O lábio fica muito inchado mas depois vai diminuindo. Vc deve usar constantemente uma hidratação nos lábios. Vaselina ou um hidratante labial. Nunca deixe os lábios secos porque podem se partir. Se você ver na minha foto no hospital ainda meus lábios estão feridos. Porque não hidratavam na uti.Mas depois recuperei rápido porque minha família e minha auxiliar ficavam o tempo todo colocando hidratante nos lábios.
    5. Eu tomava tudo líquido. Pela manhã vitamina. 10 horas sucos de frutas diversos. meio-dia sopas (de feijão, com fígado, feijão preto, etc). As 15 horas mais suco e a noite sopa e mingau. Depois a alimentação vai mudando e o pastoso é introduzido.Então se vc se alimentar bem vai recuperar logo logo seu peso. O problema é perder depois.Mas eu já estou quase em forma.
    6. A minha língua deve ter sim criado essa camada, mas eu escovei logo os dentes. E a cada refeição escovava de novo. A alimentação ia sendo liberada de acordo com a higiene bucal. Então tem de escovas os dentes depois de cada refeição e limpar bem a língua. Mas cuidado com isso. você mesmo fazendo é difícil principalmente porque sua sensibilidade está prejudicada por causa da parestesia.
    7.Fiquei com irritação na garganta nos primeiros dias, mas depois foi melhorando. O chato é falar com aquela placa no céu da boca.
    Entendeu tudo direitinho? Fique com Deus e melhoras.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  48. ola rosãngela .voce emgordou foi quilos com sua dieta pois o peratoria naum entendi oque vc mim esplicou ,tou muito nervoso com tudo isso xorei hoje minha boca ta muita inflamada por dentro , agente com um tempo se acustuma com essa placa ou naum ,oque eu devo faser pra manter calma ? voce comesou a comer sem aplaca ter li encomodado com quantos dias , com quantos dias vc comesou asaiii de casa pra rua ,eu vou mim acustumar com tudo isso com um tem sim ou naum muito obrigado tou muito aflito e só tenho você agora minha mae liga pro medico e so cai na caixa de mensagem mim ajude ai e mim fala como foi pra voce se acustumar com tudo isso , meu rosto vai ficar inxado por quantos dias vai comesar desinxar e os labios tambem,e depois de um ano você foi melhorar mim explica mais direitos os primeiros dias ate um Meis como foi ? mim ajude muito obrigado boa noite fique com Deus e tou com muita diareia mim ajude muito obrigada ...

    ResponderExcluir
  49. Flavio vc precisa relaxar. Tem de ficar calmo porque a ansiedade só piora as coisas. Cada dia é uma melhora.
    Olha comece a ler meu blog pelas postagens mais antigas. Leia a partir de 2009 e verá que faço uma descrição dia após dia do que passei. Isso vai te ajudar,
    O que você precisa é tomar cuidado com a higiene. Tem de ser delicado até tirar os pontos.
    A placa não é agradável, mas vc vai se acostumar com ela.
    Só tome liquido. E sempre mantenha a boca limpa.Antes de escovar lave com agua mineral e vá jogando fora até a água sair sem resíduos. Depois escove com escova macia de preferência a de pós operatório ou infantil. Vc deverá passar delicadamente pelas bochechas, pelo céu da boca, em toda a região interna e nos dentes. E vai enxaguando. Depois passe o limpador de língua e por último o enxugatório bucal. Usava noplak. Mas pode ser outro sem álcool. Eu tenho fotos aí nas postagens iniciais (2009).Isso deve ser repetido sempre que você comer.
    Precisa repousar bastante. Procurar dormir.Esse desconforto intestinal pode ser pelo que você anda comendo ou mesmo pelo seu estado de nervos. Tome muito suco de frutas e sopas reforçadas. Tudo batido no liquidificador e coado em coador de pano.
    Cada pessoa é uma pessoa Flavio e eu não posso dizer como seu organismo vai reagir. Mas vc precisa fazer drenagem com fisioterapeuta.Tem alguma na sua cidade?
    Com a fisioterapia poderia ajudar a tornar mais célere o processo de redução do inchaço. Mas isso vai acontecer devagar, ainda mais sem fisioterapia.
    Enfim fique calmo por favor ok? tudo vai dar certo. Durma bem e em paz.
    Até amanhã.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  50. Tem não o medico Vai mIm avaliar depois do carnaval ta bom tou mantendo aminha calma ,eu descobri o que mim deixa desconfortavel ,e uma fiviança do lado esquerdo da farse naum acomteseu com voce naum ?de vez eM quando fica inritando o meu medico flw que minha cirugia foi um suseso,vlw muito o brigado rosângela brigado,tou notando que ta melhorando com quantos dias voce comesou a saii de casa ?muito o brigada boa tarde fique com Deus .

    ResponderExcluir
  51. ola meu nome e adriana ,vi suas fotos estou com muito medo da cirurgia vou fazer em julho do ano que vem, com quanto dias vou conseguir falar e mastigar os alimentos?como arroz feijao etc?pois tenho um prolapso no coraçao pois fico com medo tem alguma coisa haver?

    ResponderExcluir
  52. Flavio boa tarde
    Ainda bem que você está melhor. Cuidado com o que vc come, não esqueça que ainda está com pontos. Ainda tem de ser liquido e coado.
    Pode ser sopa com feijão, quiabo, couve, carne magra, ou galinha ou mesmo figado se vc gostar. Tudo cozid e batido no liquidificador depois coado na peneira fina e no coador de pano. Nunca use canudo. Apos cada alimento ingerido tem de lavar a boca higienizando bem.
    Não sentia fisgadas na face, apenas no queixo, mas passou logo. Continue hidratando os lábios para que não crie feridas.
    eu só comecei a sair normalmente depois de 30 dias mais ou menos.
    Mande noticias se esta tudo bem.

    Tchau
    Rosângela

    ResponderExcluir
  53. Olá Adriana
    Eu comcecei a falar mais ou menos com 10 dias, mas falava pouco nos intervalos que estava sem borracha e a diccão ainda muito ruim. Mastigar demora. Veja nas postagens antigas. Tem uma foto com data da minha primeia refeição . Eu também tenho prolapso da valvula mitral, mas isso não causa problemas. Consulte seu cardiologista antes da cirurgia.
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  54. quanto tempo demorou para praticar esportes tipo correr, dançar, nadar .sera que vou conseguir fica tanto tempo sem praticar esporte.e quando vc se sentiu bem de verdade sem dores sem nada fazendo de tudo que fazia antes.

    ResponderExcluir
  55. vc tomou agum antibiotico antes da cirurgia pare a o coraçao e para respirar foi dificil nos primeiros dias o que vc fez para melhorar.pois tenho sinusite e rinite.obrigado

    ResponderExcluir
  56. Olá Adriana
    Em primeiro lugar você precisa se conscientizar que terá de ter muita paciência. Sem isso não vai ter um pós muito fácil. Tudo tem seu tempo e lugar. Você vai ter de esperar até seu organismo estar pronto para retomar as atividades normais e isso seu médico irá lhe dizer. A cirurgia ortognática é muito grande e mexe demais com o corpo. É algo muito sério e você precisa aguardar seu organismo se recuperar.
    Eu só fui liberada para retomar algumas atividade depois de 4 meses, 120 dias.Mesmo assim exercícios aeróbicos não eram permitidos ainda. Então veja isso com seu médico e ele irá te orientar.
    Quantos aos remédios isso também será orientado por seu médico. Você deve dizer a ele o que tem e consultar um cardiologista.
    Quanto a respiração se você verificar as postagens antigas verá que esse foi meu grande problema durante 15 dias.Dê uma lida nas postagens de 2009 e vc verá tudo que relatei sobre isso e as medidas tomadas para solucunar ok?
    Beijos e fique com Deus.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  57. o passiente come essa comida por quantos tempo mais o menos vai comesar apegar uma coisinha melhor? muito obrigado por que e que toda vez temto li responder e naum da certo fico temtando temtando e só da erro na pagina ....

    ResponderExcluir
  58. Oi Flávio

    Olha eu comecei a mudar o cardápio após dez dias de operada. Comecei a comer purês, carne moída e passada no liquidificador, arroz amassado no garfo, etc.
    Quanto ao erro na pagina pode ser um problema na sua maquina ou na conexão da internet. Ninguém tem relatado problemas semelhantes. Mas vc conseguiu agora isso que importa.
    E você está melhor? Dorme melhor agora?
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  59. oi rosangela sou nova aqui , tudo bem com voce eu vou fazer minha cirurgia dia 29/03/2011 estou muito anciosa ,nao durmo direito tenho medo de nao conseguir respirar depois da cirurgia ,tenho medo tambem porque tomo antidepressivos a 10 anos sera´que isso nao prejudica ? o pior de tudo moro de medo da anestesia geral affff. meu deus me ajuda ,mas foi muito legal ver voce assim operada e linda parabens ....voce pode me dar umas dicas se puder me responder..meu email.josilainescamargo@hotmail.com beijos flor fica com deus

    ResponderExcluir
  60. oi Rosagela ,ta tudo indo melhor agora mais criou ums carosinho bem de baixo dos meu labios tipo ums carosinho o que pode ser isso alergia vc axa, brigado ta indo melhor só tou pensado na comida almosar e jantar caldo o meis todo ,o medico liberou voce pra falar com quantos dias + ou - tenho vomtade de falar e na parte de tras onde mim sento ta muito dolorido e com caroso com vc naum aconteseu o mesmo brigado boa noite ate amanhan ...

    ResponderExcluir
  61. Olá Flávio

    Ainda bem que está melhor. Tenha paciência que tudo irá melhorar. Eu comecei a falar com uns oito dias mais ou menos.
    Não tive nenhum carocinho na boca não. Tive fibrose da cicatriz, mas foi reduzidos com as sessões de fisioterapia. Você está cuidando bem da sua higiene? Tem de limpar sempre a boca após se alimentar.
    Veja se não é por isso.
    Abs
    Rosângela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosangela, tudo bem?
      Eu não fiz essa cirugia. Fiz apenas uma correao em um implante dentário. Todavia estou com uma fibrose na bochecha direita. Não sei quem posso procurar para me ajudar com essa fibrose. Me ajude por favor. Está me incomodamento muito. Obrigada

      Excluir
    2. Olá Amanda.
      Bom dia. Tudo em paz comigo. Obrigada pela visita.
      Quanto a sua pergunta, o profissional certo para lhe ajudar é um fisioterapeuta especializado em cirurgia ortognática. A minha fez um trabalho maravilhoso. Precisa fazer massagens na parte interna da boca que melhora bastante. Quanto antes fizer melhor a chance de sucesso.

      Espero ter ajudado.
      Abs e boa sorte.

      Excluir
  62. Olá Josilane. Seja bem vinda. No próximo post assine sua mensagem para se identificar ok?
    Olha o que você precisa fazer é controlar sua ansiedade. Ficar muito tranquila e ter muita paciência. Se prepare porque é uma cirurgia enorme e diferente de tudo que você possa imaginar. Mas tudo passa. As primeiras semanas serão difícieis, não adianta te dar dicas. Tudo que eu poderia dizer está aqui. Leia as postagens do inicio desde 2009 e você verá todas as dicas que dou para o dia a dia segundo minha experiência ok?
    Volte para nos contar como se sente. Boa sorte.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  63. sim tou cuidando muito bem da minha higiene ,escovo minha boca 3 vezes au dia e coloco bochexo que o medico mandou meu rosto ta bem desinchado muito mesmo ,mais agora queria saber por que minha boca naum abre muito so um pouco com o tempo ela vai se abri ? meu medico naum mi falou nada e nem mandou eu ii na fiseteraupeta ele ,mandou eu reposar mais tou axando que de vagazim ela ta se abrindo mais com o decorrer do tempo a escova da um trabalho doido pra entra dentro da boca pra escovar alingua com vc naum foi mesmo mim exlica se com o tempo ela foi se abrindo ou foi logo depois da cirugia que ela se abriu!a mim diga uma coisa depois que os pontos sararem eu posso comer cumida quente mais quente um pouco com quantos dias mais o menos ,voce tem quantas placas no seu rosto ?

    ResponderExcluir
  64. Oi de novo Flávio

    Olha a boca reduz muito a abertura. Precisa fazer fisioterapia para ir abrindo novamente. Eu fiz muita fisioterapia, e começei assim que sai do hospital.Mesmo assim a abertura não ficou igual ao que era antes da cirurgia, mas está boa. Comecei a comer comida mais quente com 10 dias aproximadamente. Eu tenho 48 placas.
    Até mais

    Rosângela

    ResponderExcluir
  65. oi rosãngela ,quanto foi o preso de sua cirugia? rosangela ,aminha só precisou de 6 placas ,pois nossas cirugia naum e igual naum axo que e diferente meus pontos naum presisa tirar o medico mim falou que e cilicone e sai na boca o que voce axa que é ,com quantos dias sua firida da boca sarou ,minha cirugia foi maxilar ,e mandibula , mim responde outra coisa , meu medico passou uma dieta pra de 1 meis comida pastosa,liquida,solida por 30 dias voce axa que e 30 dias mesmo ou ele ta mim enganando pra naum mim falar o brigado vou aquardar resposta 48 placas tu e doido aminha só pegou 6 só foi maxilar e mandibula que eu mim operei e voce foi o que ? fique com Deus boa tarde xau

    ResponderExcluir
  66. Olá Flávio
    Não sei se sua cirurgia foi igual a minha. eu operei mandíbula e maxila, além da gengiva. Aqui no blog tem minha radiografia panoramica antes e depois da cirurgia. Pode contar as placas lá. Não sei nada sobre pontos de silicone. Os meus foram tirados pela minha médica. Apenas os pontos do nariz ficaram para serem absorvidos eu acho. Quanto a sua limentação, isso parece te preocupar bastante. Acredito que dependendo da sua recuperação em 30 dias você poderá estar comendo quase tudo sim.
    Abraços e até mais.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  67. oi Rosangela novamente ,boa noite ,hojé passei por um transtorno minha boca comesou asaii sangue do nada oque e isso meu medico falou que e normau e eu coloquei gaze gelada por 20 minutos ,com voce aconteseu tambem ?ele falou que e todos os paciente acontese isso e normau aconteseu com vc ?tou saido de casa e dando uma vouta por perto isso naum e esforço fisico né ,qual esforço fisico eu naum posso faser eu naum posso mexer, muito e com acabeça né ta sendo muito ruim naum pode nem namorar afiii ,por que naum encontrei esse blog mais cedo axo que naum tinha feito esse tratamento pois e muito sofrimento , e meu medico mandou eu reposar o bastante vlw brigado vou aguardar as resposta e vc e casada ?com quantos dias vc deu seu primeiro beijo depois da cirugia ? kkkkk brigado vc e gente muita boa e ta mim ajudando muito ,e tou com muito medo desse sangramento que aconteseu na minha boca !eu posso falar mais o menos hojé ta com 14 dias de operado ?com quantos dias o medico mandou voce falar ?brigado boa noite e fique com Deus e com Os Anjos ......

    ResponderExcluir
  68. Flavio
    Eu também tive sangramento. Mas vc deve repousar e evitar sair muito de casa nos primeiros 15 a 20 dias pelo menos. Quando começar a sair procure ir a locais com poucas pessoas, evitando aglomerações.
    Você deve evitar esforços físicos em geral. Não pode abaixar a cabeça. Não pode correr, levantar bruscamente da cama e lembre de deitar sempre com inclinação de 30 graus. Coloque dois travesseiros sob a cabeça. Eu não lembro a época exata, mas acho que com 15 dias já comecei falar bastante para exercitar.
    Você precisa ser mais paciente.Tudo tem seu tempo. Namorar, beijar, etc, tudo terá sua vez de chegar, mas agora se concentre em melhorar.
    Eu não sou casada, mas também isso não importa aqui. Assim que vc for liberado por seu médico poderá beijar a vontade, mas por ora pense em ficar bom e se recuperar logo. Tenha calma que o sangramento vai passar. Você pode ter tido um seroma e agora pode estar vazando e isso é bom.
    Fique com Deus

    Rosângela

    ResponderExcluir
  69. Ola Rosângela e Só Voce mesma que mim ajuda , Sangrou Hoje de novo e muito minha boca, fica xeia de sangue sera por que tou nervoso e muito sangue oseu veio muito sangue tambem ,sera que e normau da pra encher uma xicara de sangue ,sera que e normau ,aprimeira vez foi quando eu tava no banheiro e agora de novo ,se sangra de novo meu medico vai mim mandar pra sobral novamente tou muito nervoso ja ta com 15 dias naum era pra ta acomtesendo ele mim falou mim ajude muito o brigado ,quando sangra mordo gaze molhada ai vai melhorando ,e vem parese do seu da boca ,o seu era muito tambem foi frenquentemente mais que uma vez muito obrigado boa noite só voce que mim ajuda nessas horas fico mais aliviado .

    ResponderExcluir
  70. Olá Flávio.
    Estou preocupada com você. Eu tive um grande sangramento mais ainda estava no hospital e tudo foi resolvido. Mas quando cheguei em casa isso só aconteceu uma vez e foi devido a um seroma que tive. Mas foi muito pouco sangue. Na realidade foi mais um liquido roseo. Acredito que o melhor seria você retornar ao hospital para que seu médico pudesse te acompanhar de perto. Você já perdeu muito sangue durante a cirurgia e está com alimentação liquida e não sei se está se nutrindo como deveria (quiabo, feijão, couve, etc). Então este sangramento pod e te enfraquecer. Apenas por seurança acredito que você deveria ir para o hospital. Veja com seu médico, não fique em casa tentando conter esse sangramento que está grande. Fique calmo que tudo vai dar certo ok? Me diga se vai pro hospital mesmo ok?
    Fique com Deus.
    Bjs.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  71. sim ,mais parou quando mordo gaze molhada para ,entende mais ta parado o sangramento meu medico vai daqui 10 dias pra sobral ele mora lomge tem 2 clinica uma em fortaleza e en sobral ,mais ta parado se sangra de novo eu vou pra sobral axo que foi por que fiz esforço baixei minha cabeça quando tava no banheiro mais se Deus quiser naum vai aconteser ,mais naum muito o brigado o sangramento ja foi contido ai ele aparese do nada muito obrigada bo tarde .

    ResponderExcluir
  72. Boa tarde Flávio.
    Espero que esteja tudo bem mesmo. Mas fique atento, sangramento exagerado não é bom ok?
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  73. Oi rosãngela oque foi mais difisil no seu tratamento quando e que vou poder biliscar uma coisinha melho sem ser liquida ,sua cirugia foi mais maior do que aminha eu axo por que pegou 48 placas e preço dela foi quanto mau pergunte ?oque eu como pra naum sentir fomé tou toucomendo tudo minha mãe faz tudo do bom mais sempre tem umas dicas melhor mim der ai umas dicas melhor pra mim brigado bom dia fique com Deus .

    ResponderExcluir
  74. Oi Flavio
    A minha cirurgia foi grande mesmo. A alimentação é importante. Deve se alimentar bem. O segredo para não sentir fome é comer bem e em intervalos menores. Tome um bom café (uma vitamina reforçada). As 10 horas vc toma suco de frutas, almoça uma sopa bem reforçada (com feijão, verduras, etc).Pode tomar um milk shake de sombremesa (sorvete batido com leite) Por volta das 15 hora tome um suco de frutas. Pode misturar frutas diversas. Manga com maracujá, por exemplo. E a noite jantar sopa ou mingau ou os dois se conseguir. Mas a quantidade não pode ser pouca porque senão a fome vem. Eu tomava quase um litro. Com 10 dias eu comecei a comer purê (de bata, abóbora) comia carne moída e passada no liquidificador, arroz amassado, feijão amassado, etc. Foi assim que engordei tanto. Mas já perdi tudo estou magrinha de novo.
    Abs
    Rosângela

    ResponderExcluir
  75. Oi Rosãngela tudo bem naum li respondi mais por que meu pc tava no prego vlw por tudo ta indo melhor minha boca ta abrindo mais , o medico mandou eu abrir minha boca faser fiselterapia eu fasso sosinho mesmo ,em casa no espelho vlw bom dia fique com Deus .

    ResponderExcluir
  76. Olá Flavio
    Fico feliz que esteja melhorando.
    Fique com Deus

    Rosângela

    ResponderExcluir
  77. Ola Rosângela como fasso pra posta uma foto pra voce mim ver ?Vlw fique com Deus ...

    ResponderExcluir
  78. Oi Flavio

    Olha eu não sei como você coloca fotos aqui.Vou te mandar um e-mail e vc responde com as fotos ok?
    Você parece estar melhor. Que bom.
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  79. Ola Rosãngela Bom Dia ,Rosãngela como era que voce fasia sua fiseterapia na boca como e era os exercicio quantas vezes au dia ,eu tou tipo com um cataro nois peito minha mãe falou que e por que fico muito tempo deitado , vou comesar a saii pra rua quando completar 1 Meis anoite Voce axa que ta bom , voce comsou sai com quantos tempos de casa sua atividades axo que um meis ja posso da uma volta tou bem melhor só tou com esse cataro nois peitos que axo que e gripe naum sei brigado bom dia fique com Deus ate mais por que voce naum mim add no orkut ...

    ResponderExcluir
  80. Olá Dede? Vc é o Flávio?
    Olha querido fica muito dificil ensinar fisioterapia só com palavras. São exercícios e repetição. Vc vê e repete.
    Vc não precisa ficar deitado. Pode circular pela casa, ficar sentado. Mas ir para rua tem de ter autorização do médico. Eu não lembro direito quando fui liberada, mas eu falei aqui no blog. Deve estar numa das postagens de 2009. Dê uma pesquisada que vc encontra.
    Eu comecei a trabalhar com pouco mais de 60 dias.Mas um pouco antes já dirigia.
    Não te adicionei no orkut porque não uso orkut. Aqui é o local mais fácil e rápido de ter contato comigo acredite.
    Abs e melhoras

    Rosângela

    ResponderExcluir
  81. SOU OPERADA A 80 DIAS E NAO CONSIGO COMERALGUNS GRAOS E MUITAS COISAS MAIS ESTOU NDO BEM MEU ROSTO AINDA ENCHADO E ABERTURA NAO MELHOROU NADA AINDA.MAIS ESTOU FELIZ COM A CIRURGIA APESAR DAS DIFICULDADE ESTOU FAZENDO MASSAGEN EM CASA E A FISIOTERAPIA QUE O CIRURGIAO RECOMENDOU MAIS RESULTADO E LENTO DE MAIS MAIS COM PACIENCIA A GENTE CHEGA LA

    ResponderExcluir
  82. Kkkkkkkk Oi Rosãngela esse orkut e do meu irmão era por que ele tava aberto ai naum dava pra enviar do meu orkut,tendei mais naum deu certo e do dele deu brigado voce E 10,dava pra voce ser era uma medica voce ia ter muita dedicação com seu paciente ,boa tarde fique com Deus e muito obrigado ...

    ResponderExcluir
  83. Olá Anônima com 80 dias de operada. Como você se chama?

    Rosângela

    ResponderExcluir
  84. Obrigada viu Flávio. E espero que vc esteja bem.
    Fique com Deus também.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  85. Oi Rosãngela Tudo Bom ?Eu foi no Meu Medico dia 23 ele colocou umas Ligas xatas vlw brigado Boa sorte e sucesso em tudo que voce for faser bom dia ...

    ResponderExcluir
  86. Olá Flávio
    As borrachinhas são chatas mesmo. Vai ter de aprender a colocar e tirar.
    Boa sorte

    Abs

    Rosângela

    25 de março

    ResponderExcluir
  87. Oi Rosângela Mais Uma duvida Por que e nessesario Usar O aparelho ainda depois da cirugia ?

    ResponderExcluir
  88. Olá Flavio
    A cirurgia corrige o posicionamento ósseo, mas os dentes precisam ser acomodados principalmente depois da correção feita. Por isso o cirurgião quando te liberar vai fazer você retornar para o ortodentista para terminar o trabalho. ok?
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  89. Ola Rosãngela Tudo Bom Bom Dia ,Eu Tou sentindo agora meu ovido tipo intupido e ums etralo na boca quando acordo do lado esquerdo ,sobre os elasticos que ele colocou quebrou com 2 dias e normau quebra ?muito Obrigado Fique com Deus ...

    ResponderExcluir
  90. Olá Flavio
    Por ora seu incômodo no ouvido é normal. Observe como isso vai se comportar daqui pra frente. As borrachas partem sim. Mas seu médico não te deu sobressalentes? Para trocar? Sempre recebia borrachas sobressalente, mesmo porque é preciso trocar porque ficam sujas por causa da alimentação. Se não me engano a troca é a cada dois dias.
    Fique com Deus e boa recuperação.
    Rosângela

    ResponderExcluir
  91. oi Rosãngela ,como vai ? de passagem pra deser que ta tudo indo muito bem, muito obrigado por tudo e uma feliz semana santa fique com Deus ....

    ResponderExcluir
  92. Olá Flávio
    Que bom que passou por aqui para dar notícias.
    Quando vai me mandar fotos?
    Fico muito feliz em saber que está indo tudo bem.
    Boa páscoa para vc ok?
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  93. Rosângela, boa noite!
    Preciso fazer a cirurgia, tenho retrognatismo...porém, tenho muiiito medo do resultado não ser bom, da cirurgia em si, e do pós-operatorio...No pós voce tomava algum tipo de remedio? Voce falou q era de Salvador, é isso? Se puder, me manda o contato de sua médica por favor...meu email é: suzanna.peixoto@gmail.com
    Obrigada,
    Suzana

    ResponderExcluir
  94. Boa noite Suzana. Obrigada pela visita e seja bem vinda.
    No pós o que você mais faz é tomar remédios. Muitos mesmo. Sou de Salvador sim e vou te mandar o telefone da clínica de Dra. Vanessa Castro.
    Abraços e boa sorte na sua caminhada.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  95. Olá Rosangela.. Queria tirar uma duvida.. Vou fzr a minha cirurgia na sexta.. E estou muito ansiosa, vou fzr pra expandir a maxila superior pq tenho mordida cruzada e passei da idade de ser resolvida com aparelho... Eu li seu blog.. A minha e mt seria por ser na mandíbula superior?? Será q vou ficar mt mt enchada? Vou fzr em Salvador e meu namorado qr me acompanhar no pôs.. O q vc axa??

    ResponderExcluir
  96. Boa tarde. Com que eu estou falando? Vc esqueceu de se identificar.
    A cirurgia ortognática é sempre muito séria. Mas opiniar quanto ao seu caso especificamente eunão posso, porque não conheço detalhes. Mas eu sei de uma pessoa que fez uma cirurgia parecida com esta que você esta descrevendo e ficou super bem e não inchou muito, mas isso não quer d dizer que você não irá inchar. Cada organismo é diferente do outro.
    Seu namorado pode te acompanhar desde que ele saiba o que vai enfrentar e esteja disposto a ajudar.

    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  97. Ola Rosângela,Como Vai ?Ajudando Muita Gente Não e ! So de Passagem Mesmo Pra dizer que ta tudo bem com Migo Graças A Deus, Brigada Por tudo Vc Mim Ajudou muito Bjos ...eu Tou ali em sima A companhando seu blog e sou o de Brusa Vermelha ....

    ResponderExcluir
  98. Oiiii Flavio!!

    Fico feliz que esteja bem. Sua recuperação muito me afligiu. Agora é só alegria né? De vez em quando passe por aqui para dizer como está.

    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  99. Olá Rosângela,tudo bem com vc?fiquei muito contente com a sua recuperaçao,gostei do seu blog,pois eu fiz a cirurgia ortognatica classe 3,recuo da mandibula,avanço do maxilar e avanço da ponta do queixo(mento),estou no meu 25 dia de recuperaçao,gostaria de saber no seu caso,quanto tempo demorou pra vc conseguir recuperar os movimentos dos musculos e a elasticidade da gengiva aonde foi feito os pontos,pois voltei a mastigar agora e é estranho o modo como mastigo e o jeito de falar tbm!E o desinchaço,quanto tempo demorou para seu rosto voltar a forma normal?bjos,q Deus te abençoe e muito obrigado pela ajuda!!
    ass:Junior

    ResponderExcluir
  100. Boa noite Junior. Seja bem vindo.
    A recuperação não é tão rápida. Mas isso varia muito de pessoa para pessoa. Eu não lembro bem quanto tempo comer passou a ser normal. Mas é muito estranho mesmo no incio. Precisamos aprender de novo. Dê uma olhada nas postagens do inicio que lá eu digo quando comecei a mastigar.Para falar normal de novo demorou mais de 90 dias.E isso porque eu fiz fono. Para você sentir seu rosto normal de novo leva tempo. Depois de um ano você pode dizer que tem uma aparência mais definitiva. Espero ter ajudado.
    Bjs e boa recuperação
    Rosângela

    ResponderExcluir
  101. Olá rosangela, bom dia!
    Estou na fase final do tratamento ortodontico.Se tudo der certo, irei fazer agora em novembro...Tenho sorriso gengival e face longa e ano passado criei coragem pra me preparar e fazer a cirurgia..Depois de muita busca encontrei poucos casos na net, a maioria das pessoas q vejo fotos fez maxila ou mento...Eu tenho medo de duas coisinhas sabe: de ficar muuuuito diferente e de mudar muito meu nariz.vi que em alguns casos de pessoas q fizeram cirur. de sorriso gengival ficaram com o nariz "achatado"..POr isso queria saber se você pode me dizer o que vc fez além de diminuir o sorriso gengival...fez avanção de maxila?vc fez rotação de mandibula?Fez mento?E o seu nariz ele mexeu?Meu cirurgiao apesar de muito bom, ate agora nao me falou nada do que vai fazer!O seu lhe explicou direitinho o q iria fazer antes da cirugia?acho q por isso q to tão agoniada...Aguardo notícias!Ah!Prabéns pelo blog !xeru grande!

    Carla
    Pernambuco_PE

    ResponderExcluir
  102. Olá Carla

    Seja bem vinda.
    Confesso que é a primeira pessoa nestes mais de dois anos de blog que tem uma dúvida como esta do nariz. Eu sinceramente não acho que meu nariz mudou muito. Acho que não mudou nada. No inicio ele ficou até menor, mais bonitinho, depois ficou normal. A cirurgiã mexeu no nariz por dentro porque acabou retirando os cornetos, mas a aparência dele não teve alteração na minha opinião.Pelas fotos que postei do antes e depois você vai notar uma pequena diferença porque estava muito recente ainda. Mas veja a montagem que fiz na comemoração de um anos e verá que está tudo igual a antes(falo do nariz é claro)
    No que diz a respeito a mudar, ah isso você vai mudar sim e a mudança nestes casos é muito grande. Precisa se preparar para lidar com a nova fisionomia.
    Eu não sei os termos técnicos da minha cirurgia. Eu era muito dentuça então para colocar a arcada no lugar foi preciso segmentar e recuar. Em baixo eu cheguei um pouco para frente e aumentei o queixo.Virei outra mulher e a mudança foi para melhor no meu caso. Contudo eu demorei para me reconhecer no espelho. Precisa trabalhar a mente, se preparar psicologicamente para isso viu menina?
    Minha cirurgiã explicou tudo que iria fazer. Ela faz uma simulação no computador discute com você o caso e o que é necessário ser feito. Eu estive em ótimas mãos.
    Estou aqui para o que precisar ok?

    Bjs e boa sorte

    Rosângela

    ResponderExcluir
  103. vc ainda está com aboca dormente? esse é emu unico medo pra decidor se faço ou não uma cirurgia desse pote?

    ResponderExcluir
  104. Sim anônimo, eu ainda estou com a boca dormente e isso é a coisa mais chata. Na realidade é a parte inferior do lábio que esta como um sensibilidade exacerbada e dá uma sensação de ardor, como se tivesse comido pimenta. Formiga um pouco e ainda hoje as vezes sinto como se acordasse com a bocha inchada. Não sei se isso tem mais jeito,mas são sequelas possíveis de acontecer, mas que nem com todo mundo acontece.
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  105. Olá, Rosângela. Tudo bem? Sou de Fortaleza, Ceará, e estava procurando links relacionados à cirurgia ortognática. Tenho um desvio para a esquerda e infelizmente não tenho recursos para pagar esta cirurgia. Na realidade, gostaria de saber por quais caminhos você percorreu, pois aqui é muito difícil? Se a sua cirurgia foi particular? Se há possibilidade de cirurgia pelo SUS? Enfim, saber tudo o que você puder me puder facilitar de informação para talvez eu começar a tentar mais uma vez. Chamo-me Eládio Batista e estarei aguardando o seu contato. Meu e-mail é: karynne_eladio@hotmail.com.br. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  106. Olá Karynne
    Minha cirurgia foi feita pelo plano. Mas o SUS faz também. Leia o comentário de Sandro na postagem de 120 dias. Ele faz parte de uma equipe que opera pelo SUS. Deixou e-mail para contato:sandro_fo@hotmail.com
    Boa sorte.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  107. oi rosangela meu nome e fernanda e vou ter que fazer a cirurgia ortognatica o seu era claseII ou III eu nao tenho medo das dores ou o pos operatorio o que me apavora e a nestesia geral quantas horas levou sua cirurgia invejo a coragem de todos pois pesquisei e a mudança e muito parabens

    ResponderExcluir
  108. Olá Fernanda
    Olha a anaestesia é o que menos preocupa. São profissionais sérios.
    Mas a cirurgia é demorada. A minha durou 9 horas aproximadamente. Fui para o centro cirurgico antes da 7 da manhã e acordei ainda lá as 21:00h!!!
    É isso. Uma árdua batalha a vencer.
    Boa sorte!!

    Rosângela

    ResponderExcluir
  109. oi rosângela fiz a cirurgia ortognática fiz mento mandimbula maxilo e gengiva porem o ossinho do meu nariz esta mas pro lado esquerdo sera que depois que desenchar vai pro lugar?outra coisa ainda estou na casa da minha mãe porque não posso ter contato com meus cachorros
    quanto tempo devo ficar afastada deles? bjs vc esta linda!!!

    ResponderExcluir
  110. Olá Anônimo(a)
    No que diz respeito ao seu nariz eu não sei, mas acredito que após os edemas diminuirem ele vai se acomodar. Vc deve ficar sem contato com seus cachorros até retirar os pontos pelo menos. Meu sobrinho também tinha um cachorro, mas ele nem chegou a ser retirado de casa, só não entrava no quarto dele. Mas consulte seu médico, ele deve lhe dizer quando voltar a ver seus animais ok?

    Boa recuperação.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  111. Olá Rosangela,
    Hoje estou com 4 dias de operado, avancei a maxila, mandíbula e mento. Neste momento o q mais me encomoda e o desconforto no estômago, q deve ser em função da alimentação precarea. Você sentiu isso também? Meu medico receitou OMEPRAZOL 20mg. Vc tem alguma sugestão mais eficiente ou sabe de algum caso semelhante?
    Obrigado,
    Marcos.

    ResponderExcluir
  112. Olá Marcos
    Desculpe a demora.
    Eu não senti incomodos no estômogo.Tomei muita medicação, como você também deve estar tomando. Para proteger o estômago tomei um medicamento diferente do que você está tomando. O ideal é que você informe seu médico para que ele mude a medicação se essa não estiver funcionando ok?
    Abraços e boa recuperação.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  113. Oi Rosangela, bom dia!
    Obrigado pelo retorno.
    Gostaria de saber se no seu caso, sua voz mudou? Vc percebeu alguma alteração, mesmo q tenha sido pequena? E em quanto tempo você voltou a falar normalmente? Por ultimo, quantas sessões de fonoaudiologia vc fez?
    Obrigado e parabéns pela ajuda q vc presta a todos nos. Infelizmente não conhecia seu blog antes da cirurgia, assim teria me preparado melhor, tirado mais duvidas, talvez ate desistido da cirurgia (o q fui arrumar... meu Deus!).

    ResponderExcluir
  114. Olá Marcos
    Minha voz mudou sim bastante, e somente depois de 60 dias comecei a voltar a falar normalmente. Vai voltar ao normal sim, tenha paciência.
    eu fiz mais de 30 sessões de fisioterapia. Depois fiz mais 14 em uma clinica, com acupuntura e laser.
    A fono foram umas 20 sessões aproximadamente.
    Obrigada pela visita e volte sempre que precisar.
    Boa recuperação.
    Rosângela

    ResponderExcluir
  115. Oi Rosângela, nem sei se vc ainda responde as perguntas desse blog mas vou arriscar.
    Eu estou em tratamento dentário e almejando poder fazer essa cirurgia também, não é bem pela estética mas é que eu sou classe 3 e ainda tenho mordida cruzada. Já perdi dois dentes e acho que tem influência com isso.
    Moro em Itabuna e gostaria de saber quem foram os especialistas que cuidaram do teu caso e se a cirurgia foi particular ou pelo convênio.
    Obrigada pela atenção.
    Marselli

    ResponderExcluir
  116. Olá Rosângela!
    Eu moro em Itabuna e também estou precisando fazer essa cirurgia ortognática mas gostaria de alguns esclarecimentos, agradeço se você puder responder.
    Quais profissionais te acompanharam nessa cirurgia? Você fez pelo convênio ou foi particular? Vc ficou plenamente satisfeita?
    Obrigada pela sua atenção
    Grande abraço, Marselli

    ResponderExcluir
  117. Olá Marseli

    Eu fiz a cirurgia com Dra. Vanessa Castro e equipe. Meu ortodentista foi Dr. Kleber Meireles. Todo o tratamento foi particular, mas a cirurgia foi pelo convênio (precisei de liminar mas acabou dando tudo certo no final) O problema na realidade é apenas os honorários da equipe médica.
    Fiquei satisfeita sim. De modo geral alcancei meu objetivo.
    Boa sorte na sua caminhada.

    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  118. Obrigada pela atenção Rosângela.
    Já fui acompanhada por um ortodontista em Salvador, dr Antonio Cunha a 20 anos, eu tinha 15 anos, atendia no IBOE na Barra, nem sei se ainda existe. Ele me disse que meu caso era cirúrgico mas na época era algo mjuito novo e muito caro. Hoje eu ouvi dizer que alguns planos de saúde cobrem essa cirurgia, vc sabe me dizer quais? Soube de um filho de uma amiga que está lutando para conseguir através do planserv mas até agora não conseguiu liberação. Estou viajando e pesquisando para quando voltar pra casa buscar me preparar tmb para isso. Vc ficou em qual hospital?
    Vc realmente ficou linda, amei a mudança!
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  119. Olá Marseli
    A cirurgia ortognática é prevista pela ANS como procedimento de sáude, portanto todos os planos têm de cobrir. Na realidade o que acontece é a recusa por motivos variados mas que não tem de fato nada há ver com a cirurgia, mas com o custo dela. Então muitos acabam tendo de recorrer a liminares para obrigar os planos a fazerem sua obrigação. Como a cirurgia é eletiva, você deve se planejar pra cobrir as carências exigidas pelo plano.
    Eu fiquei num grande hospital de Salvador, porque Dra. Vanessa prefere operar lá, mas isso você deve ver com o médico que for te operar.Eu, particularmente, não gostei do hospital.
    Boa sorte.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  120. olá Rosâgela estou prestes a me submeter a cirurgia ortognática e estou um pouco insegura será que vale realmente a pena fazê-la.

    ResponderExcluir
  121. Essa é um pergunta de dificil resposta e que muita gente me faz. Mas a resposta de fato está com cada um que de fato está apra se submeter a cirurgia.
    A cirurgia ortognática não é uma coisa fácil de se enfrentar. Há possibilidade de sequelas permanentes. Então o que você precisa perguntar para sim mesma(o) é o que de fato está de levando a isso? Uma necesssidade estética? uma necessidade funcional? dores? o que? Ai vc vai pesar se a sua razão justifica enfrentar toda essa barra.
    Desculpe não ser mais direta, mas jamais digo a ninguém que deve ou não fazer a cirurgia. então se vale a pena só cada um saberá de acordo com o que aqui estou te esclarecendo.
    Ok?
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  122. ola rosângela vc sabe me dizer se eu preciso de cirugia ortognatica,pois eu tenho 17 anos e tenho a classe 3 mas só da pra ver quando eu dó risadas,pouca coisa.Coloquei o aparelho esse mês e estou em dúvida !! se ñ soube,procura saber pra mim por favor !! obrigado pela atençâo !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não posso responder essa pergunta. Só o médico pode te dar a indicação para cirurgia.
      Mas se não te incomoda porque operar então?
      Pense nisso.
      Ábs

      Rosângela

      Excluir
  123. oi já tenho três messes de pós mas apesar de todos falarem que todo o inchaço ja sumiu, ainda sinto que nao estou com aspecto natural. A pergunta é: o rosto que você tem hoje é o mesmo que você tinha com três meses de pós-operatório

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Decididamente a resposta é não. Três meses é muito pouco tempo. Somente após um ano você poderá saber de fato com que "cara" ficará. Pode observar minhs postagens mensais e ver que as fotos vão mudando a cada mês. Eu sempre atualizava as postagens com fotos novas, justamente para acompanhar a evolução.

      Tchau e boa recuperação.

      Rosângela

      Excluir
  124. Oi
    Decididamente a resposta é não. Você mesmo pode conferir as mudanças ao longo do tempo com as fotos que publiquei. Justamente por isso eu sempre postava com uma foto atualizada a cada mês. A realidade é que somente após um ano você pode ver com que "cara" você vai ficar. Três meses ainda é cedo e o esforço exagerado em determinadas situações pode levar a um inchaço.
    Então cuide-se.
    Tchau!
    Rosângela

    ResponderExcluir
  125. Olá sou Isabel do Rs fiz minha cirurgia dia 03/08/12 e estou me recuperando super bem ...fiz até algumas proesas mas agora estou me comportando pois quero me recuperar logo...adorei seu blog,só queria postar aqui que fiz minha cirurgia pelo SUS e com ótimos especialistas tive tratamento Vip...temos direito e foi atrás dele que fui, não tinha con diçoes de pagar e meu plano não cobria não foi fácil mas "Eu Consegui" fica a dica para quem precisa e não tem a informação.

    Meu face é isabel Crsitina rodrigues Sapucaia do sul e meu email é isacr@ibrst.com.br se alguém quizer alguma informação sobre a cirrugia pelo SUS..Parabésn Rosangela és uma vitoriosa!!!sucesso a todos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabel.

      Menina que ótimas informações você está dando. Espero que seja visto por muitos aqui.
      Mas se cuide direitinhoo e nada de proezas porque tudo tem consequências ok?

      Bjs e boa sorte

      Rosângela

      Excluir
  126. Rosangela boa tarde!
    Hj estou completando 52 dias de cirurgia, minha cirurgia durou 7h, onde foram feitos todos os procedimentos em uma só cirigia. Não tive muito inchaço, não senti muita dor, só muito incomodo, por ter q passar 1mes com uma placa de resina na arcada superior, o que me atrapalhava ainda mais a comunicação. A 1a semana foi a de maior sofrimento, as seguinters não tanto. Minhas queixas são 2 placas que como o cirurgião informou, provavelmente meu organismo possa ter rejeitado, e eu vá precisar retirar após a recupeção da cirurgia, a falta de sensibilidade dos lábios. fisgadas terriveis q sinto como se fosse nos parafusos, e um encomodo devido a um procedimento q foi feito sem meu consentimento que foi o fechamento de um espaço de um dente pre molar q havia sido retirado p a melhor finalização do resultado da cirurgia. Onde o cirurgião foi infrmado da minha insegurança, comunicado sobre a opnião de outros cirurgiões a respeito dos riscos desse procedimento, e foi orientado pela própria esposa que é ortodontista a não realizar o procedimento, pois o mesmo poderia não ter o resultado esperado, podendo haver uma comunicação entre o nariz e a boca. (Não sei me expressar c termos tecnicos, portanto, estou falando como acho q vc vai conseguir me entender), e sinto desde o final do 1o mÊs q isso é o q vai acontecer. Foi dado um ponto em cada lado da narina, que ficou de pequena, porem visualizado, e onde me encomoda até hj, o que pensei q seria rapido devido ao tamanho. Sinto fisgadas fortes proximo aos olhos, e maxila inferior. Estou preocupada pois me sinto muito estranha ao falar. Como não sinto os lábios a sensação é muito estranha. A aparencia está muito boa. Mas os sintomas internos muito estranhos.
    Tenho 36 anos. Uma alimentação o mais proxima da saudável. Coisa q creio q favoreceu muito o meu desinxaço rapido.
    Gostaria q me falasse o que acha sobre tudo o que te contei. Estou muito preocupada.. Será que vai ser preciso fazer outra cirurgia, e no caso de sim, vc me indica procurar outro cirurgião?
    Fico no aguardo.... Grata, Kátia


    Estou sem sensibilidade no maxilar inferior, minha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Katia
      Querida é muita responsabilidade dizer.
      Muito das coisas que relata eu nunca senti. Outras ainda compartilho.
      Mas eu acho que o tempo de cirurgia ainda é pouco. Veja por mais um mês como seu corpo reage. Mas faça fisioterapia. Isso ajuda bastante.
      Mas se a insegurança está tão forte em você, talvez fosse interessante ouvir outra opinião.
      Espero ter ajudado.
      Bjs

      Rosângela.

      Excluir
  127. Rosângela fiz minha ortoguinatica a 25 dias, e tenho a impressão que meu queixo esta um pouco torto, vi que vc falou disso tbem no seu pós, qual procedimento vc tomou em relação a isto? ainda estou inchada ainda não consigo sorri direito e to triste em pensar que algo deu errado..

    ResponderExcluir
  128. Boa tarde.
    Se você verificar em uma dessas fotos pequenas que fiz um mosaico de fases, que tem uma foto que estou com uma atadura amarrada na cabeça ao queixo. É onde aparece meu rosto mais torto. A solução para isso é fisioterapia. fiz muita. Segunda a sexta durante quase um mês.
    O tempo que está é muito pouco. é assim mesmo. Pode acompanhar meu diário do inicio , quando ainda postava diariamente, a evolução a cada dia , depois por mês. Dessa forma terá a ideia da minha evolução.
    Espero que tudo corra bem.
    Boa sorte

    Rosângela

    ResponderExcluir
  129. Boa tarde,
    fiz a ortognática faz 30 dias e sinto que o inchaço está diminuindo, porém, o nariz continua bastante inchado. Eu seu nariz demorou muito tempo para desinchar? tenho medo que o formato dele tenha mudado.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia
      Meu nariz mudou pouco. Foi diminuindo o inchaço de forma proporcional com o rosto.
      Mas depende do quanto foi manipulado.
      Faça as drenagens com a Fisioterapeuta que melhora.
      Abs e boa sorte
      Rosângela

      Excluir