sexta-feira, 14 de maio de 2010

ORTOGNATICA - OPERADOS

14/05/2010-244 dias. Parece até um encontro de operados...rs Bem todos estes foram operados por Dra. Vanessa e sua equipe, e cuidados por Sinara nos primeiros dias do pós-operatório. Estavamos comemorando o aniversário dela (a de blusa listrada). Não estavam todos lá. São muitos...Dra. Vanessa opera bastante e é uma loucura para dar conta de tantos pacientes. São 03 profissionais na equipe. Estas pessoas tiveram a sorte de ter Sinara por perto. Eu especificamente fiquei com ela mais de 20 dias. Uma excelente profissional e um amor de pessoa.

37 comentários:

  1. Oi Rosângela,meu nome é Cleyde,bem fui ao dentista agora pela manhã e ele me deu a notícia de que terei de fazer a cirurgia ortognatica até então tudo bem,só que cheguei em casa e achei seu blog,vi suas fotos li tudo e agora estou apavorada ele fez parecer uma coisa simples e agora vi que não é.
    Vc ficou qtos dias afastada do trabalho?
    Estou morrendo de medo!!!!
    Abraços Cleyde.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cleyde.

    Obrigada pela visita e volte sempre!
    Fiquei triste porque você ficou apavorada com o blog. Não é essa a intenção. Mas não é justo que as pessoas como você, fiquem sem saber o que podem passar não é? Não é nada simples (no geral). Não sei qual o seu caso, mas uma cirurgia ortognática raramente é simples. Contudo não significa que você terá de passar o que eu passei. Cada pessoa é uma pessoa. O fato é que, se não há outra opção e tem de enfrentar a cirurgia, tenha coragem e vá em frente. E não esqueça a paciência. Não há dor, pelo menos isso.
    Eu fiquei bastante tempo longe do trabalho. Sai de licença dia 01/09/2009 e retornei dia 12/11/2009. Aproveitei para tirar férias atrasadas também e deu tudo certo. Retornei ainda inchada e com a fala arrastada. Tem uma foto minha aqui do primeiro dia de retorno ao trabalho.
    Fique calma. Foque no resultado. Procure um bom médico e boa sorte. Estou aqui para o que precisar.

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosângela, infelizmente só descobri seu blog hoje (depois de 5 dias de operado), nele você colocou informações importantíssimassss pra quem vai operar. Li tudooooooo de cabo a rabo e cada dia me convenço mais de que fazer a ortognática foi a melhor "decisão" da minha vida. Ainda estou bem edemaciado, afinal operei segunda-feira (24/05/2010). Estou um pouco ansioso por não poder abrir a boca pra nada, meus eláticos não podem ser retirados por enquanto, e o nariz também fica entupido. Vou tentar as dicas q você postou para ver de respiro melhor...
    Ahhh e eu esqueci de dizer o principal: você ficou LINDAAAAA, você e todos os operados pela Dra. Vanessa realmente ficaram com um lindo rosto e sorriso.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá Felipe.
    Que bom receber sua visita. Obrigada pelos elogios.
    Sempre fico muito feliz quando recebo uma visita no meu blog que encontra nele respostas para suas dúvidas ou alivio para seus anseios. Me faz ver que valeu a pena estar dividindo minha experiência com todos vocês.
    Mas você está muito precoce...já está no computador?
    Mas tudo vai ficar bem. Tenha paciência. Quando puder me mande uma foto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Se eu te disser que fui ao cinema, hauhauahuahahauah. Minha mãe quase me matou, e as pesoas no shopping me olhando atravessado (eu com cara de acidentado!!!) Amanha pretendo ir a uma festa junina, sei que sem comer e nem dançar forro, vou mesmo só pra ter o gostinho, mesmo que rápido de uma festa. Ahh o computador consegui usar hj, fico muitooooooo impaciente como eu te disse, tenho q fazer algo.

    ResponderExcluir
  6. Mas não pode menino. Você é doido Felipe! Seu médico te liberou foi? Precisa se preservar tenha paciência. Neste período vc não pode se arriscar. Não vá a esta festa. Ainda é cedo.

    ResponderExcluir
  7. Ola Rosangela, meu nome Daniela, sou estudante de Direito e gostaria muito que vc me aicionasse no msn, pq eu gostaria de saber de detalhes sobre a cirurgia, como os custos, por exemplo. dani_garrido_16@hotmail.com

    Obriga,
    Daniela

    ResponderExcluir
  8. Olá Daniela.
    Já adicionei vc no msn. Sempre que quiser contato por lá, mande uma mensagem pelo blog e eu te encontro. Será um prazer tirara suas dúvidas (se estiver ao meu alcance.

    Abs

    Rosângela
    Abs


    Rosângela

    ResponderExcluir
  9. Olá! Rosângela, tenho uma comunidade q trata de informar sobre a cirurgia ortognatica, tenho prognatismo e estou em duvidas se devo fazer ou não.
    Vc poderia me add no msn? over_red1@hotmail.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Claro que sim. Vou te adicionar e conversamos. Mas gostaria que você se identificasse aqui ok?
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  11. Olá Rosângela!!!!Me chamo Monalisa
    Realmente a pessoa muda muito, a minha odonto me falou....Mas não me falou dessa recuperação.Sabe, depois que li o seu blog, desisti de fazer essa cirurgia, achei o processo de recuperação muito longo.Mas realmente estás outra pessoa(qdo te vejo hoje dar a vontade de fazer, mas quando penso na sua recuperação desisto.rsrsrsrsr)
    Beijão pra você, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  12. Monalisa obrigada pela visita.
    Preciso te dizer uma coisa: não desista. Se você realmente precisa vá em frente. Mas só se precisar. Se você leu todas as postagens, verá que eu menciono ser diferente a realidade de cada um. Cada paciente é um paciente. Agora mesmo conheço uma pessoa, de meia idade, que fez cirurgia ortognática e já está trabalhando com 45 dias e já sente sua sensibilidade retornando. Ele fez em duas etapas, ao contrário do meu caso. Ele primeiro fez o palato há dois anos atrás (aproximadamente) e agora a mandíbula e queixo. Eu fiz tudo junto. Meu sobrinho também teve uma recuperação boa. Cada caso é um caso. E depois tudo passa pode crer.
    Tenha coragem menina!
    Bjs e fica com Deus também.

    ResponderExcluir
  13. Olá Rosângela, td bem?

    Meu nome é Nil, se correr td bem minha cirurgia está marcada p/ o final do mês, gostaria de saber como são nos primeiros dias de pós operatório, se depois de qtos dias poderei fazer serviço de casa, como cozinhar etc...e se dá p/ estudar, se concentrar ou sangra muito...
    A sua cirurgia vc optou pela boca amarrada?
    Ah,a drenagem linfática e a fono são precisas depois de qtos dias?
    Meus Parabéns, pelo seu blog pois têm me ajudado a tirar minhas dúvidas!
    A cada dia vc têm ficado cada vez mais linda!
    Bjos e Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  14. Olá Nil. Seja bem vinda e obrigada pela visita!
    Responderei a todas as perguntas. Vamos por partes: 1) Os primeiros dias são muitos difíceis. Dê uma olhada no meu diário para que possa ter uma idéia. Nem todo mundo passa pela mesma coisa é claro, por isso só posso falar da minha experiência. Eu tive hemorragia, tive de tomar bolsas de sangue, fui para UTI, depois tive hemorragia já no quarto e acabei ficando no hospital um dia a mais do que o previsto. Tive problemas com a respiração. Demorou até que o ar ciruclasse livremente nas narinas. Sempre me diziam que a primeira semana é a pior. De fato é, mas para mim foi um pouco mais, na realidade fiquei aproximadamente 15 dias sem dormir direito. Mas depois tudo correu bem. 2)O tempo que você levará para retomar suas atividades depende de muitas coisas: primeiro do tipo de cirurgia que fará, o quanto agressiva e invasiva será; se será mandíbula e maxila, mento, etc. Quanto maior a cirurgia maior o repouso. Eu som retornei ao trabalho com 60 dias. E ainda estava inchada.Eu sempre seguia as orientações da minha médica, que ia liberando as coisas aos poucos. Estudar pode. Deve ler deitada sempre a 30 graus (no inicio), mas o difícil é conseguir concentração.Não dá para forçar muito. Eu demorei para ler porque uso óculos não cabiam no meu rosto, por causa dos edemas, estava inchada. 3)Sangramento eu tive no hospital. Depois quando cheguei em casa tive um seroma que depois vazou e sangrou um pouco mas foi coisa pouca mesmo nada de assustar.4)A opção de boca amarrada não é nossa infelizmente, mas do médico. eu já sai do hospital com as borrachinhas nos ganchos do aparelho. Imagine que sufuco. Eu tinha de respirar entre os dentes porque o nariz estava entupido. Só tirava as borrachinhas para comer. Depois foi melhorando. Ficava sem borrachas a manhã toda e colocava depois do almoço. Até que fui me livrando delas.5)A drenegem já começei desde o hospital. É muito importante fazer logo. A minha fisio ia em casa de segunda a sexta por duas semanas; depois três vezes na semana, duas e finalmente uma vez por semana. Fiz quase 30 sessões.A fono começei depois de 60 dias aproximadamente. Você precisa ter abertura de boca suficiente para fazer os exercícios. então geralmente só vai para fono quando acaba com a fiso.Espero ter respondido satisfatoriamente. Tem mais uma coisa que sempre digo aqui: para fazer essa cirurgia é preciso não só coragem, mas muita paciência e tranqüilidade, porque tudo passa e cada dia é uma melhora. Bjs Nil e boa sorte.
    Rosângela

    ResponderExcluir
  15. Tenho que fazer operação de prognatismo e Ostestomia tipo lefort 1,meu plano é de empresa éo policlin,faz dois mese que meu pedido de operação ta no plano e eles não autorizan,o quie devo fazer?msn é recavaliere36@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Ola´Renata.
    Se até agora eles não autorizaram é porque não vão liberar provavelmente. Eles chegaram a dar alguma resposta? Pedir algum exame, etc?
    Bem se não fizeram nada o jeito é você entrar com ação judicial e pedir uma liminar. Não espere mais ok?
    Bjs Rosângela

    ResponderExcluir
  17. querida Dr. Vanessa é de Salvador???
    vc se operou aqui em salvador,qual foi o hospital???

    ResponderExcluir
  18. Olá Monaliza
    Dra. Vanessa é daqui de Salvador mesmo. Me operei num grande hospital de Salvador, mas foi tão ruim que nunca falo o nome dele aqui. Posso te passar por e-mail depois se quiser.
    Bjs.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  19. me passa sim querida porfavor..
    meu emaill é monalizaregia@hotmail.com
    o nome do meu médico é doutor Pedro Berenguer.
    bJOKAS. aguardo seu contato

    ResponderExcluir
  20. Rosângela
    Parabéns pelo seu blog. Fiz minha cirurgia dia 30/11/2010 e seu blog está sendo muito útil para minha recuperção. Se puder me add no msn: molisson@hotmail.com. Um abraço e ratificando os posts anteriores: vc ficou ótima!!!
    Att
    Marcos

    ResponderExcluir
  21. Oiii Marcos
    Seja bem vindo!
    Quando mesmo se operou? Você se equivocou aí na data. Espero que tudo esteja correndo bem. Fico feliz de te ajudar. Quando precisar estou aqui. Te adicionei no msn.
    Bjs e boa recuperação!

    Rosângela

    ResponderExcluir
  22. Olá boa noite !
    gostaria de saber qual foi o procedimento que vc fez para entrar de licença no trabalho ?

    ResponderExcluir
  23. Olá.
    Boa tarde "Anônimo". Como vc se chama?
    Eu fiquei um tempo de atestado depois tirei férias vencidas que reservei para esse período. Portanto não foi uma licença por todo o período de recuperação.
    Na próxima identifique-se ok?
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  24. O Anônomo se chama André rsrsrs
    Olá boa noite.
    te fiz está pergunta porque eu estou com minha cirurgia já prevista irei marca-la ainda para este mês e tenho muita dúvida que ainda não terei com o médico e também men avisei na empresa que estou para sair de "licença" e estou bastante interessado em saber como é ficar com fome sem poder mastigar e como é o processo de recuperação?
    Abs

    ResponderExcluir
  25. Oi André. Bem vindo agora devidamente apresentado. Olha não passei muita fome porque minha auxiliar me entupia com sucos, sopas etc. No inicio emagreci um pouco, mas depois engordei 06 quilos. Perdi o excesso felizmente. Complicado mesmo é voltar a mastigar, reaprender a comer. Sinara me ensinava até como comer a comida pastosa. As vezes dava vontade de só ficar no líquido. Dê uma olhada nas fotos que vc vai entender mais ou menos. No inicio precisava do espelho para não errar a boca, já que vc não sente nada porque está com a parestesia.É complicado, mas não é a pior coisa, acho que até é essa a parte boa. Fiz um relato minucioso do meu dia a dia. Pode verificar nas postagens mais antigas que vc vai ter uma vaga idéia de como foi minha recuperação. Bjs e boa sorte. Volte sempre que quiser.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  26. Oi Rosângela, me chamo Paula, sou daqui de Salvador mesmo (moro na pituba) e fiz a cirurgia no dia 02/12, ou seja, faz 05 dias que operei. Já tive momentos de arrependimento, choro às vezes, porque é complicado, viu!!!!
    Estou naquele processo de comer só de canudinho, que saco!!! Mas minha maior ansiedade é ver este inchaço sumir!!! Fico o dia todo na internet, vendo qual a melhor maneira de fazer, se coloco gelo, se coloco compressa de água morna, qual são as massagens ideais a serem feitas, etc. Isso é que tem me deixado angustiada. Como faço para falar com essa fisioterapeuta???

    ResponderExcluir
  27. Oi Paula, seja bem vinda.
    Você nem precisa me dizer como é complicado rsrs.
    Olha tenho uma coisa a te dizer: canudinho é expressamente proibido!!!! Pode causar sangramento. Use uma sonda anexada numa seringa de 20. Depois tente começar a beber no copo. O gelo é somente até 72h após a cirurgia. Depois compressas de água morna.
    A minha fisioterapeuta faz parte da equipe médica de Dra. Vanessa, mas vou pedir a ela uma indicação para você. Me passe seu e-mail se quiser que eu informo o telefone.Sem fisioterapia o edema demora muito mais e pode até haver sequelas. Por isso corra atrás.
    Aguardo contato.

    Bjs e melhoras.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  28. Oi Ró, meu e-mail é paulabahia2003@yahoo.com.br
    Por e-mail te passo meu tel, tá?
    Estou aguardando...
    Beijos, e.... já começei as compressas kkkkk

    ResponderExcluir
  29. Já mandei os dados por e-mail Paula.
    Por curiosidade, com quem você fez a cirurgia?

    Bjs.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  30. Olá Rosângela
    Parabéns pelo seu blog, muito útil a nós pós e pré ortognáticos. Olha, gostaria que vc me add no msn=> molisson@hotmail.com. Tenho quase 60 dias de operado e gostaria de dividir alagumas bservações com vc. um abraço, Marcos Antonio!

    ResponderExcluir
  31. Olá Marcos Antônio. Seja bem vindo.
    Você já estava adicionado no meu msn.
    Espero que você esteja bem. Boa recuperação.
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  32. Olá Rosângela,sou MIlENA (CAMAÇARI-BA) li seu blog antes e continuo lendo .Estou com 18 dias de operada, nossa nunca pensei que fosse fazer as pessoas chorarem , pois é mudei mutio minha vovó ao me ver derramou lágrimas e minha prima , o visinho falei com ele nem respondeu rsrsrs veio correndo me pedir desculpas depois que soube quem era .AINDA estou com edemas ,nossa usando as borrachas ,perdendo uns quilinhos rsrrss.MAIS GRAÇAS A DEUS ESTÁ TUDO BEM .me add no msn:milenafranco19@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Parabéns MILENA. SUCESSO PARA VOCÊ!
    Rosângela

    ResponderExcluir
  34. Rosângela,estamos ansiosos por novas postagens... afinal seu blog foi, e continua sendo, muito útil pra mim e todos os ortognáticos...rssss. um abração pra vc e todos os leitores desse blog.
    att
    marcos antonio

    ResponderExcluir
  35. Olá Marcos

    Estou indo bem, Mas agora farei apenas postagens anuais no aniversário da minha cirurgia ok?
    Mas continuo aqui diariamente respondendo as dúvidas de todos que procuram meu blog.

    Bjs e obrigada pela lembrança :-))

    Rosângela

    ResponderExcluir
  36. olá Rosangela,

    minha historia é um pouco longa...
    preciso fazer a cirurgia, estou no inicio do processo, na parte de alinhamento dentario pré cirúrgica. Sobre os exames, vc utilizou algum plano que cobrisse tanto eles quanto o tratamento ortodontico? Ah, e suuuuuper parabéns, pela coragem e pelo sucesso viu...
    bjjjjjjjjjjjjjj

    ResponderExcluir
  37. Olá Anônimo(a).
    Seja bem vindo(a).
    Não impota quanto longa seja sua história. Poderemos "ouvir" você ok?
    Não utilizei nenhum plano para o tratamento pré operatório, nem para os exames. Para não dizer que não tinha nenhum, eu tinha um convênio de co-participação onde eu pagava mais baratos pelos exames e radiografias. Mas o tratamento ortodontico foi particular.
    Boa sorte na caminhada.
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir