quinta-feira, 29 de julho de 2010

CIRURGIA ORTOGNÁTICA - 332 DIAS APÓS - 11/08/2010


Olá pessoal. Fiquei devendo o post de julho. Na verdade eu "esqueci"; foi um mês atribulado. Mas estive sempre por aqui respondendo as postagens recebidas. Isso nunca esqueço. Na verdade já está se aproximando meu aniversário de um ano de cirurgia...passa rápido né? Ainda hoje me perguntaram num post "se era verdade que a recuperação só depois de um ano". Aproveito para responder agora. É verdade sim, no meu caso acho que vou precisar de mais de um ano. Aparentemente estou bem. Perdi todo excesso de peso que ganhei (06 quilos!!!). Continuo com a estranha sensação no lábio inferior, de formigamento e sensação de inchaço. Pela manhã quando acordo é pior. Mas acho que tem a ver também com o apertamento dos dentes, além de uma musculatura da face muito tensa. Já fiz muita fisioterapia, que por sinal foi muito bom e ajudou bastante inclusive com a abertura da boca. Fiz com laser associado a acupuntura. Agora quero fazer só acupuntura assim que der. Mas estou levando. Eu me vi recentemente numa filmagem e percebi que ainda não estou falando com a desenvoltura necessária. Sinto que a minha parte inferior da boca está presa. Ainda continuo a fazer os exercícios da fono (não com a freqüência que deveria), mas faço. De qualquer forma Dra. Vanessa (que não vejo há alguns meses) já me disse que 18 meses seria o tempo ideal para uma completa recuperação, sem sentir nada. Mas isso no meu caso. Meu sobrinho, por exemplo, não sente absolutamente nada. Está ótimo, mas fez com 18 anos e quanto mais jovem melhor a recuperação. Mas isso também não é uma máxima, porque sei de um paciente de Dra. Vanessa que operou com 60 anos e está muito bem e teve uma ótima recuperação. Então temos de encarar que não será a mesma coisa para todos. Mas eu não me queixo de nada. Estou ótima, em forma e seguindo com a minha a vida. Mas como os dentistas não me largam, isso não vai ser possível completamente. Acabei de fazer clareamento, concluir o implante que comecei na cirurgia e agora vou partir para as restaurações, canal, etc. Então é isso por ora....No mês que vem estarei aqui comemorando com vocês um ano de cirurgia e com boas novidades. Até lá!!


17 comentários:

  1. oi rosangela obrigada pelas informações que voce me enviou por email...parabéns pelo blog... =)

    ResponderExcluir
  2. Isso aí! Parabéns por cada vitória Rosangela!
    Estava ansioso por uma nova postagem!
    Não deixe de mostrar esse sorriso bonito pra gente!
    Bjocas. Victor

    ResponderExcluir
  3. Olá Cynthia. Espero ter podido ajudar ok?
    E você Victor como vai? Tá se recuperando bem?
    Tô querendo vê esse seu soriso também...
    Bjos e boa recuperação!

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosangela! Tudo bem?
    Nossa! Muito bom o seu blog. Já dei uma lida em alguns post e me identifiquei bastante com eles. Queria te fazer uma pergunta. Estou completando 4 meses e meio de cirurgia e infelizmente não estou tão satisfeita com o resultado. Tenho a impressão de que meu rosto ficou muito redondo e que minha boca diminuiu de tamanho. Em algum momento você teve essas sensações de que seu rosto piorou ou coisa do tipo?
    Bjos, Dynha

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Dynha

    Seja bem vinda ao clube!!!
    Olha eu não tive muitas preocupações nesse sentido. Na realidade eu fui melhorando com o tempo. cheguei em casa com o queixo torto, toda roxa e inchada. Depois fui melhorando. Só agora quase um ano depois estou tomando uma forma definitiva. Se observar bem em cada mês coloco uma foto no post e vc pode ver que há mudanças de uma para outra. Acredito que agora estou mais ou menos com a aparência definitiva. Mas tudo que mudou em mim acho que foi pra melhor. Por isso acho que ainda está cedo para você. Quatro meses ainda é pouco. Se observar bem eu ainda estava com edemas com 04 meses. Então tenha paciência, ainda está muito "nova".
    Bjos e volte sempre

    ResponderExcluir
  6. Olá, fiquei sabendo do seu blog pela comunidade da Cirurgia Ortognatica no orkut.

    Vou contar um pouco da minha história por que preciso da opinião de alguém como você que ja fez a cirurgia e pode me ajudar.

    Bom, eu comecei a tratar meus dentes aos 4 anos, comecei usando aparelho nos dentes de baixo e depois fui para os dentes de cima. Minha dentista sempre disse que meu problema era no osso, e que com o aparelho poderia melhorar, porém hoje, aos 18 anos, eu passei em outra dentista, por que para mim nunca houve uma mudança, eu nunca consegui fechar a minha boca direito por que o osso dos dentes de cima é maior do que o dos dentes de baixo. Essa outra dentista disse que essa cirurgia seria uma solução pra mim, mas o preço (25 mil) é simplesmente impossivel nas minhas condições financeiras.
    Então minha pergunta é, você fez sua cirurgia em hospital público, você pagou ou seu convenio cobriu? A fisioterapia e todos os acompanhamentos que você teve (e ainda tem) que fazer estão sendo por sua conta?

    Estou muito preocupada pois tenho a possibilidade de perder meus dentes.

    Obrigada desde já, só o seu blog ja tem sido de grande ajuda. Tudo de bom em seus tratamentos!

    Beijos, Débora.

    ResponderExcluir
  7. Olá Débora. Seja bem vinda.
    As suas dúvidas são as de muitos. Tenho respondido muitos e-mails com essas informações.
    Vou responde por partes. Primeiro não fiz a cirurgia em hospital público. Meu convênio cobriu toda a parte hospitalar e anestesista, sendo que tive de entrar com ação judicial e obter uma liminar, mas mesmo assim mas não pagou integralmente os honorários da equipe médica. Felizmente ganhei a ação judicial. A fisioterapia e a fono foram pagos por mim, mas uma parte foi reembolsada pelo convênio. Tive de arcar com uma boa parcela dos custos. Todo o processo é caro de fato. Fora a parte da cirurgia propriamente dita, tem os remédios, a alimentação, auxiliar de enfermagem, etc.
    No seu caso poderia tentar fazer por hospital público. Aqui em Salvador soube que o hospital das clínicas está fazendo essa cirurgia. Já soube também que em outros estados o SUS também cobre. Mas confesso que não posso dizer do resultado, pois não conheço ninguém que fez por hospital público.
    Espero ter ajudado você. Estou sempre as ordens.
    Bjos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rosangêla! Obrigada pelo retorno!
    Eu acredito que estou muito ansiosa com a recuperação e por isso acaba ficando mais "sofrida". Tem dias que meu rosto está bom, desinchado e até gosto. Mas tem dias que fica torto, estranho... enfim... como você disse, ainda está cedo e cada pessoa tem o seu tempo de recuperação.
    O jeito é esperar, né?! Beijos, Dynha

    ResponderExcluir
  9. é isso mesmo Dynha. Sabe que quando comecei a dormir normal, sem a inclinação de 30 graus enfiava a cara no travesseiro e um dia inchava mais uma lado que outro e depois voltava ao normal. Fiz fisioterapia muito tempo o que ajudava a desinchar mais rapidamente. Isso é normal mesmo, o edema demora de ir embora.

    ResponderExcluir
  10. É exatamente isso que acontece...rs Mas olha, vi todas suas fotos desde o inicio e vc está muuuuito bem!! Seu rosto está super fininho! Ai... não vejo a hora do meu ficar assim também!
    Um super beijo...Dynha

    ResponderExcluir
  11. obrigada por responder, vou ver como funciona aqui em São Paulo.
    beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Rosangela,
    parabens pelo blog. Operei também com dra. Vanessa e fiquei muito satisfeito com o resultado.

    Só uma dúvida: tenho dois meses de operado e meu cabelo está caindo muito. Pesquisei um pouco e algumas pessoas tiveram essa problema também, associado ao trauma da cirurgia e a quantidade de remédio.

    Ouviu relatos parecidos?

    Bj.
    Vitor Nunes

    ResponderExcluir
  13. Olá Vitor. Bem vindo ao meu blog.

    Quanto a sua dúvida não fique preocupado. Meu cabelo caiu bastante durante os seis primeiros meses. Mas tudo normalizou depois. Isso é natural. Acredito que deva ser pelos remédios ou pela anestesia. Portanto não se preocupe que não ficará careca...
    Abs e boa recuperação.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  14. Oi Rosangela!!
    Estamos ansiosos por novos pots e fotinhos!
    Eu ainda sigo com meu rosto redoooondo. Me sinto péssima nas fotos. Mas enfim, ainda resta uma esperança, pois tenho uns 7 meses até completar 1 ano.
    Bjos :o)

    ResponderExcluir
  15. Olá Dynha
    Estou preparando um post especial para amanhã. Aguarde as novidades. Afinal faço um ano de operada.
    Bjs.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  16. Eu fiz fazem 18 dias, a cirurgia é pauleira mesmo, mas estou bem, até meu cirurgião falou que minha recuperação foi muito boa, inclusive voltei a trabalhar depois de 15 dias com o minimo de inchaço. O pior é mesmo não sentir o queixo e o lábio inferior e sentir umas sensações de choque.

    ResponderExcluir
  17. Oi Claudio.
    Fico feliz que esteja se recuperando bem.
    Estas sensações que você está sentindo são normais, mas é preciso ter paciência ok?
    Quanto a sentir o lábio e o queixo isso depende muito de pessoa para pessoa, mas o lábio costuma voltar, o queixo nem sempre. Na realidade a nossa sensibilidade muda depois da cirurgia.Para ajudar faça exercícios e estimule com gelo, dê umas pinicadas com palito ou algo pontiagudo, mas de leve ok?
    Boa recuperação e obriagada pela visita ao blog.

    Rosângela

    ResponderExcluir