quarta-feira, 8 de setembro de 2010

CIRURGIA ORTOGNÁTICA - 360 DIAS APÓS - 10/09/2010


10/09/2010. Olá de novo amigos! Um ano se passou...finalmente!! Hoje é meu aniversário de cirurgia, dia em que renasci sob vários aspectos, e quem me acompanha e já leu tudo o que aqui foi postado me entende. Decorrido todo esse tempo me vem a certeza de que há ainda muito que caminhar. A paraestesia não me deixa. É muito chato e a sensação é péssima. Mas eu não penso muito nisso por ora. Gostaria apenas de saber se alguns de vocês que me acompanham neste blog podem relatar alguma coisa do que sentem sobre isso ok? Estou concluindo alguns tratamentos dentários para poder fazer os exames de controle solicitados pela cirurgiã. Aí vamos ver como andam as coisas por dentro. Me sinto bem no geral, principalmente se olho para trás. Tem uma coisa engraçada. Ainda sinto uma estranha sensação ao passar a língua no palato. Não gosto de fazer isso. Está tudo cicatrizado, mas a formação óssea ainda demora a se recompor. Os dentes também ainda não consigo comer uma maça com casca e tudo. Não porque de fato não possa, mas porque não sinto coragem de fazer, mordendo com os dentes da frente. Quanto aos lábios, que pessoalmente acho que ficaram muito bonitos, estão também muito sensíveis. A parte inferior principalmente. Quando toco com as pontas das unhas eu sinto uma sensação de choque e no queixo também. Preciso continuar estimulando. Mas estou muito feliz minha gente. Feliz com o resultado alcançado; feliz com os amigos que tenho feito; feliz em ver que meu objetivo neste blog foi alcançado e que tenho ajudado tanta gente e tantos lugares diferentes no Brasil e fora dele. E vocês me ajudam de volta também. A troca de energia é verdadeira e quase palpável. Obrigada a todos. Como hoje é um dia especial, primeiros momentos do dia 10 de setembro, resolvi fazer uma retrospectiva, principalmente para Carol, Dynha e os recém-operados que ficam preocupados se vai ficar bom o resultado. Eu vou colocar aqui hoje algumas fotos retratando a minha retrospectiva desde a cirurgia. Fiquei pensando muito se faria ou não porque tem umas fotos onde eu estou simplesmente horrorosa e são inéditas aqui. Mas cheguei a conclusão que isso não é importante, já que vocês tem me visto e todas as fases e sabem que agora estou bem e o pior já passou. Além disso queria que vocês pudessem ver como eu fiquei inchada, feia, com o queixo torto, etc e depois me transformei e tudo ficou no lugar, assim como acontecerá com vocês. Obrigada pela companhia de todos e continuem me visitando. Continuarei a fazer as postagens mensais até que eu possa dizer a vocês que estou 100% recuperada e que nada mais me aflige ou incomoda e acho que isso vai demorar um pouco. Assim, até o mês que vem!!!

15 comentários:

  1. Nossa, muitooo legal ver um blog como o seu, Rosângela!

    Dá uma pena ver as fotos mais antigas! Imaginei todo o pós-operatório, quanto trabalho!

    Fico feliz pela sua recuperação e desejo felicidades, parabéns!

    :)
    Lázaro

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Rosangela! Muito bom ver você feliz, e contente com o resultado! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. estou muito feliz por vc, parabens. eu estivi sumidinha mas é porque estava sem o meu computador, cada vez que leio seus depoimento tenho a certeza que farei a minha pois vc passa mais comfiança, e todo o sofrimento da pos passa só tem um ano não é, e vc tem a vida toda para rir e ser feliz ate breve beijãooooooo

    ResponderExcluir
  4. minha querida amiga, não li nada, só vi as fotos, mas por elas vejo que REALMENTE VC É UMA MULHER RETADA. Não tinha idéia do que vc tinha passado. Meus parabéns. fique mais orgulhosa ainda. Vou navegar com carinho no seu blog. Bjão . Lempek

    ResponderExcluir
  5. Olá florzinha!! Querida sinceramente eu fico muito feliz, pela sua coragem de fazer um blog sabe, quantos de nós não temos essa iniciativa, ora por medo de não ficar bom, ora por uma certa preguiça enfim...Que bom que você teve essa iniciativa pois realmente tem me ajudado muuuuito..A todos nós melhoras, e não fica muito sem postar não, cada palavrinha sua faz nosso pós ser mais fácil de ser superado, grande beijo!!! Carol

    ResponderExcluir
  6. Ro,
    Primeiramente só tenho que te agradecer por compartilhar tudo isso com a gente. Por nos dar esperança e nos entender. Apesar dos médicos serem carinhosos e dizer que ficará tudo bem, parece que eles não entendem a fundo nossas ansiedades e angústias. Apenas quem já passou por isso é que sabe. E quando comecei a ler o seu blog estava realmente infeliz com o resultado da minha cirurgia. Queria voltar ao tempo e não mexer no meu rosto. Mas a verdade é que eu estava assustada com todo aquele inchaço indo e vindo. Um dia bom, outro péssimo. Mas enfim, ler o seu blog me ajudou e ainda ajuda muito, porque sempre que começo a ter neuras, vejo sua história e me acalmo, porque sei que a recuperação é lenta, mas no final, o presente será recompensador.
    Você está linda!!! Com certeza é um super caso de sucesso! E estou muito feliz por voce!!
    Um super beijo e mais uma vez obrigada!
    Dynha

    ResponderExcluir
  7. Olá de novo Dynha
    Muito obrigada pelas palavras carinhosas. E seja sempre bem vinda com neuras ou sem. A propósito a neura faz parte. Todo mundo tem. Você vai ficar bem pode crer.
    Bjs e boa recuperação!

    Rosângela

    ResponderExcluir
  8. Ola Rosangela,fico muito feliz com seu bom resultado, eu me chamo Taís e fiz esta mesma cirurgia + a ATM a 13 dias atras, tive muitos problemas para respirar, ate fui parar no pronto socorro, mas estou melhorando. Sinto a maxila e maças do rosto, incluindo parte do nariz dormentes, sera que voltarao ao normal ?Minha medica ainda nao passou fisioterapia mas comentou sobre fisioterapia a lazer que segundo ela e o que tem de mais avançado no mercado, voce ja ouviu falar? Estou com pinos na maxila e mandibula para estabilizar minha mordida, visto que nao posso mais usar aparelho, serao tirados na proxima semana, quero muito me recuperar logo, mas tenho medo, terei de entrar na caixa e isso me tem deixado apreensiva, quanto tempo sera que levarei para ser o que eu era?

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  9. Olá Tais. Obrigada pela visita.
    Sua cirurgia é muito recente. Você ainda tem um caminho a percorrer. O tempo de recuperação é muito particular, porque depende do organismo de cada um. A dormência é típica e natural, porque nervos são cortados nessa região. Mas o retorno da sensibilidade vai ser gradativo, sendo que na região do queixo sempre é uma incógnita. Eu até hoje com mais de 12 meses de operada ainda não sinto completamente essa região, mas grande parte da sensibilidade já retornou. Mas o fato é que ainda sinto os efeitos da parestesia. Faça estímulos na região(deslize uma pedra de gelo levemente pelo local dormente de vez em quando, faça leves pressões com objetos pontiagudos como palitos por exemplo, faça massagens com a pontas dos dedos, etc. Isso ajuda a estimular). A minha fisioterapia começou com a drenagem linfática e foi imediata. Isso ajuda a reduzir o edema. Alguns meses depois eu fiz com laser e associei a acupuntura também. Os resultados virão mas é um processo lento e precisa ter paciência. Afinal Tais a cirurgia é muito grande e agressiva então é necessário dar tempo ao organismo para se recuperar não é verdade? Não adianta essa ansiedade porque vai dificultar as coisas. O melhor no meu entender é não ficar fixando prazos. Cada dia é uma melhora é o que sempre digo.Mas você ficará bem, pode acreditar. Tudo vai passar, mas tenha paciência e tranquilidade.Um grande abraço e melhoras.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!! Será que ainda visualiza esse blog? Fiz a cirurgia a 11 dias, queria trocar figurinhas com quem tem uma experiencia ampla no caso, queria saber por todas as etapas que passou... bjo e mto obrigado!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá Hericky. Obrigada pela visita.
    Acesso o blog ainda e sempre. Hoje faço dois anos de operada e acabei de fazer uma postagem comemorativa.
    Pode perguntar o que quiser e responderei ok?
    Bjs e boa recuperação.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  12. Oiii Rô parabéns pelo seu blog .gostei muito das informações vc me esclareceu algumas coisas que não sabia, Rô meu nome e Jaqueline hoje faz trinta dias de operada.nossa ta sendo muito difícil a recuperação ainda não consigo comer , só sopa e mais sopa batida a abertura da boca tbm não consigo abrir mais que um espaço de um dedo, os edemas ainda persiste estou bem inchada ainda.mas tem algo que está me encomodando demais de uns tres dias tenho percebido que meu labio inferior esta um pouco assimétrico meio torto quero saber se pode ser alguma complicação na cirurgia. Ou se vou ficar assim pra sempre? ? Será que esse quadro pode ser reversível muito grata aguardo sua resposta bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Jaqueline
      Olha eu fiquei com o queixo e a boca torta também. Mas fiz fisioterapia e isso foi revertido. Você está fazendo? Se não comece logo.
      Vai dar tudo certo.
      Boa sorte
      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  13. Oiiii RÔ muito obrigada pela resposta .estou fazendo fisioterapia mas não sinto muita melhora a fisioterapeuta mandou eu ver com o médico .já falei com meu cirurgião ele fala que estou bem , mais Não estou RO e tenho dificuldade para fechar os lábios não fecha naturalmente e eu enrugo os lábios para poder fecha -los e quase não tenho edemas na região dos lábios e queixo, isso ta me deixando preocupada ja estava quase conformada porque pensei que fosse pelo edemas mas agora percebo que mesmo diminuído os inchaços o quadro não muda, oh RO que bom que vc teve sucesso na sua cirurgia .
    Bjsss muito obrigada por ajudar tanta gente com seu blog !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite anônima.
      Olha isso que você está sentindo pode ser resolvido com sessões de fonoaudiologia, associada a fisioterapia. Eu colocava água na boca fechava com as bochechas inchadas com se estivesse cheia de ar e apertava as bochechas.(consegue visualizar?) Pois bem. A água não segurava nos lábios, porque não tinha força para segurar. Com exercícios para lábios língua etc., eu consegui retomar a firmeza dos lábios.
      Então é isso. Procure o fonoaudiólogo e continue a fisioterapia que vai melhorar.
      Fique em paz e boa recuperação.
      Rosângela

      Excluir