segunda-feira, 13 de setembro de 2010

CIRURGIA ORTOGNÁTICA - 363 DIAS APÓS - 13/09/2010

Olá pessoal. Embora outubro não tenha chegado, resolvi fazer mais um post em homenagem a Carol e a todas as pessoas que como ela se sentem inseguras ou angustiadas. Isso já vai passar Carol. Foi pensando nisso que fiz a retrospectiva de fotos que postei dia 10. Queria que todos pudessem ver as transformações que foram paulatinamente ocorrendo. As fotos estão em ordem cronológica. Assim, não fiquem anisosos. A palavra de ordem para um operado ortognático é PACIÊNCIA. "Cada dia uma melhora", era o que Saulo (meu sobrinho) me dizia. Deixem rolar. Eu me lembro, por exemplo, que achava meu sorriso esqusito, não gostava de sorrir nas fotos, podem obervar isso nas postagens antigas. Mas isso também faz parte. "Sorriso de boneca", estático. Músculos retesados que precisam de fisioterapia e exercícios. Eu ainda era assimétrica para piorar a situação. Então fiquei toda torta e foi preciso muita fisioterapia e exercícios para que o músculo pudesse reconher a nova realidade óssea. A final mexe muito conosco essa cirurgia. Somos quebrados, desmontados e depois tudo recolocado no lugar da forma correta, com muitos parafusos e placas, então é de se esperar a lentidão do processo de recuperação. Mas precisamos entender o que se passa para podermos aceitar com paciência e tranquilidade. Estou aqui para passar à vocês minha experiência e ouvir a de vocês também. Vamos aqui trocando nossas figurinhas não é? Um beijo a todos e continuem me visitando. Também sinto falta das mensagens de vocês. Tchau!!!

69 comentários:

  1. Olá Ro...
    Bom dia querida, hoje ja se passam 20 dias de pós e confesso que esperava estar melhor, posso te fazer outra perguntinha rs? Quando vc se sentiu bem de novo? Tipo se olhou no espelho e pensou a estou mais bonitinha? Todos falam que estou melhorando mas não acho, sei que estou mas me entende? Beijo Carol

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol
    Eu demorei muito até me achar mais bonita. Durante muito tempo só me vinha a mente minha imagem antes da cirurgia e por isso toda vez que eu me olhava no espelho achava estranho, como se não fosse eu e durante um tempo me achava melhor antes da cirurgia. Para dizer a verdade a você somente depois de 03 meses comecei a me achar mais bonita e agora depois de um ano acho que meu rosto está finalmente definido. Por isso tirei e tiro muitas fotos e vou comparando. Pode ir fazendo isso. Tire uma foto por mês e aí vc verá que está mudando. Mas com 20 dias é pouco. Ainda há muito edema, mesmo que não pareça, mas há. Os músculos da face ainda estão sem a elasticidade natural. a língua fica perdida na boa, como se tivesse vontade própria. Enfim você ainda tem muito tempo pela frente. Acredito que somente após um ano você saberá de fato como vai ficar, mas em uns três ou quatro meses já terá uma idéia mais definida. Está fazendo fisioterapia? É importante para ajudar no processo. E em breve a fono também tem de entrar no circuito.
    Satisfeita? Se não tiver pergunte de novo ok? Responde sempre.

    Bjs. Rosângela

    ResponderExcluir
  3. Bom dia
    Obrigado Rô mais uma vez vc me esclareceu,ainda não estou fazendo fisio, mas faço alguns exercícios que meu médico me passou e a fono logo mais irei fazer!!! Hoje tiro meus pontos, to mais animadinha!!! Beijos Carol

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol. Que bom você está mais animada. Olha eu fiz fisioterapia desde o hospital. Eu fazia todos os dias de segunda a sexta. É muito importante, ajuda a desinchar mais rapidamente além de dar um conforto. Sei que é um custo a mais, porém vale a pena.Depois me conte como foi no médico.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ro boa noite...
    Tirei os pontos, ai que dorrr, mas que alívio ufa.Oque eu faço todos os dias é drenagem no rosto são exercícios que meu médico passou e tb faço todos os dias, mas vou comentar com ele sobre a fisio. Bem um dia de cada vez, tem dias que me sinto melhor, dias que nem tanto, mas estou caminhando,mas acredito que melhora mesmo, mesmo só daqui uns dois meses. Mas acredito que ficara bom...gostaria de te mandar umas fotos minhas como faço Ro? Beijos Carol

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol

    Que bom. Tá vendo? Cada dia uma melhora!Mas se quer um conselho: não estipule metas, nem prazos. Viva um dia de cada vez. é tudo muito demorado e se ficar ansiosa vai ser ruim. Eu já estou com um ano de operada e ainda sinto uma coisinha aqui outra ali...e sempr penso que a melhora total virá, mas eu não me preocupo quando.
    Gostaria de ver suas fotos. Mande pro meu e-mail: suebahia@bol.com.br.
    Bjs.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  7. Olá Ro...
    Bom ainda vou iniciar o tratamento para fazer a cirurgia, eu só gostaria de saber por que é tão importante a fono e fisio...a gente não fala mais direito??? pq eu trabalho com a minha voz (sou telemarketing)podes me responder?
    Obrigado...

    ResponderExcluir
  8. Olá Gisele. Tudo bem?
    Claro que posso te responder.No que diz respeito a fisio acho imprescindível. Com certeza o edema diminui muito mais rapidamente e a depender da condição que vc fique ela vai acertando seu rosto com as massagens e exercícios. Falo isso porque eu fiquei com o queixo torto (veja as fotos) já que era assimétrica e com a cirurgia isso foi corrigido, mas a musculatura não acompanhou de imediato. A fisioterapia que fez isso. Auxilia também na abertura da boca. Depois que vc opera a sua boca no inicio abre pouco e a fisio trabalha isso. Depois vem o trabalho da fono. Após a cirurgia tudo muda. Durante um período é lógico, você ficará sem poder falar. Quando começar a falar sua voz estará diferente. No inicio é esquisito. Tem pessoas que não faz nada e espera o tempo passar. As vezes dá certo. Mas eu conheço uma moça que se operou antes de mim e que não fez a fono e se arrependeu porque ficou com a dicção um pouco prejudicada. A fono ajuda sua língua a encontrar espaço devido na sua boca. ajuda a melhorar sua voz mais rapidamente. Comigo tudo isso foi impressionante e ajudou bastante. Todos os pacientes de Dra. Vanessa fazem a fisio, mas a fono acaba sendo uma opção. Cada caso é um caso. eu acho importante. Mas acredito que isso vá depender da extensão da cirurgia. Tudo isso foi minha experiência. Você deve perguntar ao seu médico o que ele acha ok?

    Bjs e boa sorte.

    ResponderExcluir
  9. Oi ro, nossa seu blog foi um alívio... um placebo antes da cirugia.. minha cirurgia ( Chamo de minha odisséia..), está marcada para dia 18 desse Mês.. (nao sei se digo finalmente, ou ai,ai.. rs), fiz um blog tb, para relatar meus dias.., e estou te seguindo. Sei que responde muuitas perguntas e provavelmente as minhas serão iguais as de todos.., rs tenho 23 anos. ( OBS_ Li TOOODAS as suas postagens.. guerreia!)

    perguntinha(s):

    - Em 1 ano de cirurgia, vc está TOTALMENTE recuperada?
    Ou seja, vou ser bem sincera com você., espero que não se incomode...

    tenho um noivo ( que me dá muito apoio, graças á deus).., queria saber o seguinte:
    -Para beijar na boca, abrir a boca, mexer, sentir, tuudo normal.., depois de 1 ano?


    Ro, mil beijões, e boa noite.

    ResponderExcluir
  10. Olá Cinthia
    Seja bem vinda ao clube!!!!!
    Olha suas dúvidas são pertinentes. Acho que seu noivo deve ficar pensando a mesma coisa....Olha beijo de verdade somente depois de 70 dias aproximadamente. Espero que você seja mais precoce.:-)))). A abertura da boca fica muito restrita. Eu não consegui retornar aos meus 38mm até hj. Mas já dá pra beijar rsrsrs.
    Quanto a mim, passado um ano não estou "plenamente" recuperada porque meu lábio inferior está constantemente formigando e é muito sensível. Sinto arder como se tivesse passado pimenta nele. Isso é a única coisa que de fato me incomoda. Minha médica me passou um remédio que estou com medo de tomar. Mas vou decidir isso depois.
    Satisfeita? Boa sorte e juízo!!!

    Rosângela

    ResponderExcluir
  11. Oioi Rooo ( Mesmo nome da minha sogra: Rosângela rs..), obrigada por responder! Pode deixar tenho juízo rsrsrs

    Mil Beijões, melhoras no formigamento da sua boca!

    Beijão.

    ResponderExcluir
  12. Oi Rô, tudo bem?

    Bom eu fiz a cirurgia ortognatica a 28 dias, e estou com muito medo de não gostar do resultado, pois ainda não estou conseguindo ver meu rosto direito, está edemaciado, e o meu nariz também está inchado. Gostaria de saber se vc ficou muito tempo com o rosto inchado, e em quanto tempo vc realmente começou a se achar bonita. Beijos e obrigada pela atenção!!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá. Qual seu nome? Vc não disse.
    Bem eu só começei a me achar "mais simpática" uns três meses depois. Mas passei por várias fases até ficar com a aparência que tenho hoje. Por isso a cada post eu coloco uma foto, para que vocês possam observar as transformações. Eu percebo mudanças mas olhando as fotos que me vendo no espelho. Tire muitas fotos . No inicio tire todo dia porque o edema inicial é mais rapido. Depois que o edema inicial se acomoda ainda demora para todo o edema sumir. Somente depois de quase um ano posso t dizer que não estou mais com edemas. contudo de vez em quando meu rosto incha (quando vou ao dentista).Mas é coisa pouca quase imperceptível. Só eu mesma que sei. Bem é isso. Espero ter ajudado. e não esqueça seu nome da próxima vez.
    Boa recuperação!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Rô, desculpe, não coloquei meu nome. Eu me chamo Beatriz. Bom Rô a fisioterapeuta me disse que eu ainda vou ficar uns seis meses com edema, mas que não é tão grande quanto no início, bom, hoje estou com 31 dias da cirurgia, e notei que o meu nariz ainda não voltou ao normal, está um pouco inchado. Isso aconteceu com vc?

    Obrigada pela primeira resposta e desculpa não ter colocado o nome. O seu blog é muito importante para pessoas como eu que fizeram a cirurgia e têm muitas dúvidas a respeito do pós-operatório.


    Abraços!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá Beatriz. Tudo bem agora estão apresentadas rsrsrs Seja sempre bem vinda!!!
    Sua fisio etá correta. O edema agora vai ser desfeito lentamente.Mas ele vai embora não se preocupe. Meu nariz também ficou inchado bastante tempo. Isso foi a grande causa da minha dificuldade em respirar. Foi a parte pior pra mim, confesso. Mas ele também se curvou ao tempo. Eu me preocupava se ia voltar ao normal. Também fiquei preocupada. Mas eu confiava no que a minha médica falava e ela se mostrou correta porque tudo voltou ao normal. É assim mesmo. Tenha paciência.Um grande abraço e melhoras para você. Venha quando quiser e te responderei sempre que tiver dúvidas.

    ResponderExcluir
  16. Olá, Rosângela, como vai? Estive lendo em diversos momentos seu blog para tirar dúvidas antes e depois de minha cirurgia e quero parabenizá-la por isso. Não só pela iniciativa, mas pela preocupação de responder a todos os comentários, o que acho super legal, além de parabenizar pelo seu resultado, ficou maravilhoso. Também fiz a cirurgia há pouco mais de um mês e tirei muitas dúvidas mais por aqui do que com o meu cirurgião e também estou, como a Beatriz, tentando imaginar como vai ficar, pois os edemas nos seios nasais estão grandes. O jeito é ir batalhando na recuperação e não ter ansiedade de ver o estético, não? Abraços e mais uma vez, muito legal sua iniciativa, uma vez que todos que temos esse problema em geral carregamos uma grande ansiedade em torno desse procedimento, pelo que percebi. Ah, o meu é Classe III, Avanço de maxila, recuo e giro de mandíbula! Elenice

    ResponderExcluir
  17. Olá Elenice. Obrigada pela visita e pelos comentários gentis. Você tem razão quando reconhece que deve não ser ansiosa. Mas sabemos que as vezes isso é difícil para alguns. Portanto vamos tentando conter ao máximo isso para superando cada dia não é mesmo?Quanto a classe eu não sei bem, mas acho que eu era classe II. Bjs Elenice e boa recuperação.

    ResponderExcluir
  18. Olá, meu nome é Michele,a uma semana apos chega a minha documentação meu dentista me avisou que no meu caso só a cirurgia resolveria 100%, eu sou bicuda gente rsrs dentusinha mesmo! e sempre fui assim mas de uns tempos para ca foi piorando eu comecei a ter dificuldades para respirar acordando muitas vezes durante a noite, sentindo uns incômodos nas articulações, então por isso tomei a desição de procurar um dentista para por um aparelho porq não é questão de estica e sim de nescessidade mesmo! mas foi um susto porq eu nunca tinha ouvido falar neste tipo de cirurgia pensei que apenas o aparelho resolveria. achei este blog e gostaria de parabenizar- la Rosangela pela iniciativa do Blog, eu estou cheia de duvidas meu caso é Classe II, eu ainda vou fazer a avaliação mas precisa para ver os procedimentos necessários,meu dentista me encaminhou para a UFBA em Salvador estarei indo la na próxima semana e estou bastante nervosa porq por tudo que ja li e vi a respeito vejo que a recuperação é lenta e eu sou uma pessoa bastante melindrosa ai me pergunto! será que vale mesmo apena tanto sofrimento? em quanto tempo eu poderei sair de casa, ir ao trabalho, eu trabalho diretamente com o publico essa é a minha maior preoculpação, sou casada e os meus afazeres domesticos? eu sou tipo mulher LEAO, trabalho no trabalho e em casa não paro, e estou sempre tendo que fazer alguna coisa. Aff são tantas coisas que passam pela minha cabeça que ja nem sei!
    Estou muito nervoza.
    Alguem ai se arependeu?
    Bjos e obrigada por criar este espaço para pessoas como eu.

    ResponderExcluir
  19. Olá Michele. Seja bem vinda!
    Você está muito ansiosa tô vendo. rsrs. Natural. Eu também fiquei assim quando soube a primeira vez que teria de fazer a cirurgia e a minha primeira reação foi dizer não e demorei 06 anos para resolver fazer de fato. Me arrependo de não ter feito antes, porém a fruta só dá no tempo, como diz minha mãe.
    Por isso compreeendo você e todos que se comportam assim.
    Será que vale a pena você pergunta, eu respondo: CLARO QUE SIM!. Só não aconselho se submeter a um procedimento destes apenas por estética porque é muito sofrimento mesmo. Mas passa viu? Agora é preciso desacelerar para fazer a cirurgia. Também sou uma pessoa super ativa e fiquei dentro de casa por 60 dias. Segui a risca as determinações da médica. Até vc tirar os pontos não pode ter contato com muita gente. O mínimo de pessoas possível. Só a família. Depois que tirar os pontos no inicio pode ir ao shopping ou ao cinema pela manhã. Depois é liberada para dirigir, e aos poucos a vida vai retomando seu ritmo.Mas nem pensar em cozinhar, trabalhar por pelo menos 45 dias.Acho que eu também sou classe II, ou melhor, era. Quando resolver fazer e colocar o pé no hospital, no dia da cirurgia, deixe a ansiedade no lado de fora e se invista de toda tranqüilidade e paciência possível.Cada pessoa é uma pessoa, cada um tem seu organismo diferenciado. Não posso dizer pelo que você vai passar. Pode ser tudo tranqüilo, pode não ser, mas o que precisa saber é do que é possível acontecer para não se assustar e saber que são coisas dentro da previsibilidade. Por isso mãos à obra! Boa sorte e estou aqui para o que precisar.

    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  20. Ah, Michele, quanto ao arrependimento quase todo mundo passa pela fase do arrependimento. Mas depois que supera isso fariam tudo de novo para ter a vida renovada como de fato acontece com a maioria. Mas tem pessoas que não fica satisfeita com o resultado, ou que precisa operar de novo se dá azar de cair na mão de um profissional inadequado, etc. Eu, assim como outras pessoas que conheço, nunca passei pela fase do arrependimento. Nunca pensei nisso nem nos piores momentos.Minha vida mudou. Não sei mais o que é dor. Estou feliz. Mas se alguém estiver arrependido diga aí para Michele ok?
    Bjs a todos.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  21. Rosangela, Obrigada por responder! me ajudou muito!
    Eu tenho lido bastante sobre isso, buscando me informa ao Maximo, vi relatos de pessoas que estão sofrendo com parestesia em alguma parte do rosto, que já não mastigam e nem falam mas corretamente e já tem 6 meses que fizeram vc em algum momento sentiu isso? sabe dizer se a parestesia é passageira ou permanente? nossa! são tantos os meus questionamentos que chega me assusto! Rsrs
    Tenho muito medo de operar e me arrepender, algo que meche com o rosto da gente! Sabe no meu caso é uma necessidade mesmo! Acordo muito a noite! Tenho dificuldades na respiração sinto que algo esta diferente e já algum tempo que comecei a sente minha face mudar. E sinto incômodos na parte superior da boca é uma sensação desagradável, mas já me acostumei com ela, eu vi suas fotos de antes e depois, muda muito mesmo vc hoje respirar melhor?
    Bjos

    Grata
    Michele

    ResponderExcluir
  22. Olá de novo Michele

    Olha a parestesia é algo complicado. Eu ainda sofro com ela e já tenho mais de uma ano de operada. Mas minha médica me falou disso desde o começo. O problema é no queixo e lábio inferior apenas. O resto do rosto está normal. Alguma pessoas retornam logo a sensibilidade, outras demoram mais algumas podem não retornar mais. Realmente isso é a única coisa que me incomoda até hoje. Estou com um medicamento que minha médica passou mas como tem tantos efeitos colaterais ainda não tive coragem de tomar. Mas estou convivendo com isso sem grandes traumas. Mas que é chato é chato sim.
    Respiro bem, considerando que isso realmente só foi um tormento para após a cirurgia. Relatei aqui no blog meu tormento. fiquei 15 dias sem dormir porque a região fica muito edemaciada. Nunca me queixei de muito de problemas respiratórios. Mas eu tenho desvio de septo, portanto a respiração não fica 100%. Depois da cirurgia meu nariz ficou mais sensível e ficava muito entupida assim do nada e até acordava a noite para colocar algum remédio. Agora eu tenho ficado bem e não tenho mais recorrido a remédios para respirar melhor. Durmo bem, a noite inteira. Mas ainda não me considero inteiramente de alta. Preciso fazer uma consulta ao otorrino para ver como ficaram as coisas. eu até já fui logo nos primeiros meses de pós-operatório. Mas vou retornar assim que tiver sido liberada dos dentistas. Não tenho muito tempo pra nada. As vezes tenho dentistas duas vezes na mesma semana (canal, fechamento de espaços deixados na cirurgia, etc). Bem é isso. Espero ter respondido bem o que queria saber.

    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  23. Olá, meu nome é Elane. Fiz minha cirurgia no dia 27 de agosto de 2010, ou seja, tem 3 meses e 18 dias.
    Michele, eu também acordava muitas vezes de noite com falta de ar (tinha apnéia do sono). Com a cirurgia minha mandíbula foi jogada para a frente e o médico também abriu mais a minha garganta(fez uvolopalatoplastia). Hoje respiro bem melhor, não acordo mais com falta de ar. Estou com parestesia apenas no queixo, do lábio inferior praticamente já passou. O que mais me incomoda é que não consigo abrir bem a boca como antes; até para escovar os últimos dentes por dentro e cima está um pouco difícil. Vocês conseguem escová-los bem? Fico preocupada qdo tiver que fazer algum tratamento dentário nos dentes de trás. Mastigar também não está a mesma coisa; sinto como se os músculos estivessem duros para mastigar.
    Comecei a fazer fono, mas fisioterapia nem me falaram nada para fazer. Estou pensando em perguntar para o meu médico sobre a fisio, pois sinto os músculos muito retesados.
    Rosângela, qdo vc conseguiu mastigar direito?

    Abraços a todos

    Elane.

    ResponderExcluir
  24. Olá Elane, bem vinda ao clube :-))
    Olha eu não entendo como estas coisas acontecem. A fiosterapia é algo que minha médica colocou como prioridade, inclusive a fisio faz parte da equipe médica dela. É com a fisio que você faz os exercícios que vão auxiliar a retomada da abertura da boca.
    Eu fiz tudo ao pé da letra e ainda assim não retomei a abertura que tinha antes de operar, Mas a diferença não ficou tão grande assim. embora meu endondontista tenha encontrado alguma dificuldade para trabalhar. Para conseguir mastigar direito demorou um pouco, mas com três meses já podia comer tudo. Aconselho você a procurar uma boa fisio que tenha experiência com pós-operatório, principalmente de ortognáticos.A sua abertura tem de ficar de um jeito que você consiga ter mobilidade. A minha fisio dizia que eu tinha que conseguir colocar os quatro dedos da da mão na boca (verticalmente). Só consigo 03.Não sei se isso mudará com o tempo, mas é o que consigo no momento. O que mais tenho feito em sentar em cadeira de dentista, e tenho conseguido fazer tudo que é necessário com a abertura que fiquei, felizmente. A escovação não é problema. Escovo, uso fio dental em todos os dentes e faço a higienização sem problemas, graças a Deus.
    Espero ter ajudado Elane. volte sempre que quiser e precisar.
    Bjs

    Rosângela
    Bem

    ResponderExcluir
  25. olá Rô, tudo bem?
    adorei o seu blog, ajuda a entender os ''problemas'' do pós operatório e a esclarecer dúvidas.

    Estou no começo do tratamento, o meu caso é diferente do seu (classe III), não sei quando vou fazer a cirurgia, talvez julho desse ano e estou bastante ansiosa para que esse dia chegue logo, por que o tratamento também é chato (se já estou pensando isso do tratamento ortodontico imagina do pós operatorio ;P)...
    Notei que minha voz mudou um pouco e minha dicção piorou, me disseram até que estou um pouco fanha :0, isso aconteceu com vc?

    Depois da cirurgia quanto tempo demora para tirar o aparelho?

    Sou da Bahia e vou fazer a cirurgia com Dra. Vanessa também.
    Em 2006 pensei em fazer a cirurgia mas quando soube de tudo (tratamento e pós operatório) desisti.
    Agora, tenho certeza do que quero e estou muito segura e confiante.

    bjok Lila

    ResponderExcluir
  26. Olá Lila

    Bem vinda.
    Vc estará em boas mãos. Dra. Vanessa é ótima. E se possível escolha Sinara para ficar com vc. ela é maravilhosa.
    Olha só tive problemas na voz após a cirurgia.Praticamente todo mundo tem. Por isso precisa da fono.
    Uma coisa que Dra. Vanessa me explicou é que o uso do aparelho acentua a sua deformidade (isso é natural), mas tudo será corrigido após a cirurgia. Mas se tiver dúvidas, vc pode fazer uma consulta com uma fono para ver isso, ou perguntar a própria Dra. Vanessa.

    Seja feliz e muito boa sorte.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  27. Ah, Lila, esqueci de falar do aparelho.
    Olha eu tirei relativamente rápido. Meu sobrinho demorou mais que eu. Então cada caso é um caso. Vai depender de sua cirurgia.
    No meu caso como meus dentes forma remontados de novo de uma forma tão radical acho que ficou pouca coisa para o ortodentista fazer.

    Bjs e até mais
    Rosângela

    ResponderExcluir
  28. OLÁ RO MINHA FILHA FES A CIRURGIA CHASSE 3 DIA 25-01-2011 E HOJE TIVEMOS A PRIMEIRA VISITA AO DENTISTA E ELA NÃO CONSEGUE ABRIR A BOCA NEN PRA COMER ELA CHORO MUITO E EU FIQUEI MUITO TRISTE E PERGUNTO A VC ELA VAI ABRIR A BOCA QUANDO? ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  29. Olá. Gostaria de pedir que sempre se identifiquem ao fazer as postagens porque fica mais fácil de responder, principalmente quando há varias perguntas num mesmo post.
    Para vc anônima que perguntou sobre sua filha, a abertura da boca precisa ser trabalhada pela fisioterapeuta logo. Ele irá trabalhar na face e depois que tira os pontos com a autorização do cirurgião ela começa a trabalhar internamente. Isso é muito importante para que não haja atrofia. É preciso estimular. Minha abertura não voltou ao que era antes da cirurgia, mas chegou perto. Tinha 38mm, hj tenho 36. Mas foram muitos exercícios, muitos mesmos.
    Espero ter ajudado.

    Boa sorte.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  30. Oi ro desculpe por não me identificar mais eu me chamo Neusa moro em londrina no paraná sobre minha filha ela como eu te disse choro muito e está muito agitada dissendo que fico com cequelas quanto tempo durou pra vc abrir a boca vc disse que foi muita fisioterapia ela não cosiguiu abrir nem pra entrar com alimento a minha pergunta é quando vai abir a boca um mes dois? me ajude abraços.

    ResponderExcluir
  31. Oi Neusa. Seja bem vinda.
    Como te disse o problema se resolve com fisioterapia, exercícios. Todo mundo tem problema com a boca, mas eu não fiquei travada completamente. Desde o hospital eu abria um pouco a boca e conseguia me alimentar com uma sonda. E no segundo dia eu já me alimentava no copo. Mas demorei bastante até conseguir abrir a boca de verdade.Fiquei um tempo sem conseguir fazer radiografia odontológica. Sua filha já esta acompanhada de uma fisioterapeuta? Eu comecei imediatamente a fazer fisioterapia, como já te disse. E o médico diz o que? Me conte mais fatos para que possa dizer o que passei ok?
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  32. Neusa eu te aconselho a procurar um profissional especializado, ou seja, um(a) fisioterapeuta que trabalhe com pós operatório ok?
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  33. Olá ro ontem nós tivemos a primeira consulta com o buco dela depois da cirurgia ela so abre a boca um pouquinho e fido muito desesperada eu liguei para o doutor e ele me disse que tem que fazer a fisio apos 40 dias da cirurgia mais ela está muito diferente do que ela era aparentemente vai ficar muito bom o procedimento obrigada ro pelas informaçoes estão ajudando bastante aqui. abraços.

    ResponderExcluir
  34. Olá de novo Neusa

    Você deve seguir as orientações do médico de sua filha então. Cada médico tem sua metodologia. Comigo foi diferente. Minha médica me acompanha até hj e eu a via uma vez por semana. Comecei a fazer a fisioterapia assim que sai do hospital.E as informações que tenho são as que obtive da minha própria experiência.
    Desejo que tudo corra bem com sua filha. boa sorte.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  35. Oi Rosângela...

    Vi seu blog a poucos dias e achei muito
    interessante...
    Queria te fazer uma pergunta:
    Com quem você fez sua cirurgia e se
    possível, você tem como me informar o preço.?

    grata

    Laís

    ResponderExcluir
  36. Ola Lais

    Obrigada pela visita.
    Eu fiz minha cirurgia com Dra. Vanessa Castro. ela está aí em um post antigo. Quanto ao preço isso depende de muitas variáveis: tipo de cirurgia, o que o plano cobre, etc. Mas o custo é alto. Acredito que hoje uma cirurgia destas não sai por menos de 20.000,00. Eu paguei menos que isso, mas não acredito que pagaria isso se fosse hoje.

    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  37. Ola Rosangela, postei mas acho que apagou. Gostaria da saber se vc sentiu seu queixo ficar repuxando ao ponto de ser quase uma dor. E se sentiu quanto tempo durou?
    Brigada pela atenção,
    Ester
    Ah, eu ñão sei postar sem ser anônimo.

    ResponderExcluir
  38. Olá Ester.Pode postar como anônimo mesmo, basta assinar para que possa me dirigir a você pelo seu nome.
    Olha eu sentia uma dor mesmo. Era um forte pontada que dava no queixo. Não lembro quanto tempo, mas não era uma dor insuportável e não era o tempo todo. Mas hoje tudo não passa de uma lembrança. Sinceramente não lembro quanto tempo durou, mas eu registrei aqui no blog isso. Dê uma lida nas postagens de 2009.
    Bjs e fique com Deus.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  39. Olá Rosangela, meu nome é Francine e hoje faz 31 dias que fiz a cirurgia, meu caso foi classe lll eu acho. Sei q foi Prognatismo, ou seja, retrocesso da mandibula e mentoplastia, pois também tinha o mento grande e muito reto, ele fez um queixinho mais bonitinho rs. Então, antes da cirurgia, andei lendo seus posts e hoje voltei a ler. Concerteza é muito interessante e importante você compartilhar e nos ajudar, já que também passou pela mesma experiencia, que é essa cirurgia tão delicada. Bom, no inicio sentia muita dor, na segunda semana eu chorava todos os dias pois não sentia vontade de me alimentar, tava fraca, e me sentia horrivel! rsrs cheguei ate me arrepender, pois li e me nformei sobre tudo o maximo q consegui, mas depois que a gente sente na pele q vai ver que imaginação é uma coisa, e vivenciar é outra.tirei foto durante todos os dias, até pra eu mesma ve se me animava vendo a recuperação. Bom, com 1 mês, não fico tão triste. já estou me animando e vendo que o resultado tá ficando legal, o problema, na verdade são 2 que estão me deixando meio deprimida e desanimada: estou tendo dificuldade para falar, e semana q vem volto a trabahar, e trabalho com vendas, estou com medo de não conseguir; e o outro é essa durmencia insuportavel q eu sinto no meu labio inferior e no queixo todo. Achei engraçado, q eu pensava q dps de 1 mes mais ou menos essa durmencia passaria, e fui pesquisar na internet, ja q o medico tinha me dito q essa durmencia seria por tempo indeterminado. E quem procura acha, eu achei! DEscobri q pode demorar mais de ano pra passar, e eu entrei em pânico. To dando pra ficar chorando escondida. Queria que vc me falasse como foi sua recuperação em relação a essas coisas, no sentido de conseguir falar direito. As pessoas ficam achando graça q quando eu falo, fico fazendo bico rsrs.
    Obrigada. e desculpa pelo Teeeexto!!

    ResponderExcluir
  40. Olá Francine. Seja bem vinda.
    Olha fique muito calma e tranquila. É assim mesmo.
    A sensibilidade é de fato um problema. Muita gente de fato não retoma. Uma coisa é certa. mesmo para as que retomam a sensibilidade jamais será a mesma que antes da cirurgia. Até hoje enfrento essa dificuldade. Estou aprendendo a conviver com isso. Não me tira o sono.
    Quanto a fala eu também tinha essa dificuldade. Quando retomei o trabalho tinha muita dificuldade em me expressar. Eu falava parecendo "estrangeira". Isso só melhora com o tempo e com o auxilio de um fonodiologo. Tive duas fono. É preciso muito exercicio.
    A sensibilidade do labio inferior e do queixo é assim mesmo. Mas você pode fazer algumas coisas para estimular: passar gelo; pinicar o local com coisas pontiguadas como um palito; e fazer os exercicios de manipulação.
    Contudo se você acompanha meu blog vai ver que esse hoje é meu grande problema: a parestesia. Mas sinceramente eu não me importo mais com isso, porque estou aprendendo a conviver, a suportar.
    De resto agora é só paciência porque "cada dia é uma melhora".
    Não se desculpe pelo texto. Fique a vontade. Será sempre bem vinda.
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  41. oie tbm com vc?
    me chamo janaina
    dostaria de saber com vc a respeito da abertura da boca, no meu caso só consigo abrir a boca do tamanho de um dedo apenas, abro muito pouco...
    que tipo de exercicos devo fazer, é normal isso.
    hj estou com 30 dias de operada, se possivel passa seu msn pra gente poder con verssar.
    abraços fica com Deus

    ResponderExcluir
  42. Olá Janaína
    Obrigada pela visita.
    A abertura da boca é um dos grandes problemas. Eu demorei para ter uma abertura aceitável. Hoje só consigo ter a mesma abertura de antes da cirurgia forçando muito a boca. Mas eu fiz exercícios diversos. Tem um exercício que massageia a articulação por dentro da boca com os dedos indicadores. Tem um que estica a língua para fora da boca com força. São muito exercícios e é difícil explicar aqui. O ideal é que consulte um profissional que irá te ajudar a inciar ao menos.A abertura considerada normal deve permitir quatros dedos na vertical dentro da boca. Meu sobrinho recuperou tudo, mas eu não consigo isso plenamente até hoje e fiz bastante exercícios. Porém como sempre digo são várias coisas que influenciam na recuperação e cada pessoa é uma pessoa.Quanto msn não vai adiantar muito. Prefiro te responder por aqui porque o blog atende a muitas pessoas e ao te ajudar estarei também ajudando outros leitores. Portanto pode perguntar a vontade.
    Bjs e até a próxima!!

    Rosângela

    ResponderExcluir
  43. Rosângela, vc passou por dificuldades respiratórias após a cirurgia, pelo que entendi.
    Já faz 45 dias que fui operada não consigo respirar bem. É como se o nariz estivesse obstruído constantemente. Já fui a vários médico (otorrino, cardiologista e neurologista)e fiz vários exames (tomo, rx, etc). Todavia ninguém consegue diagnosticar o problema. Os médicos suspeitam que os nervos nasais periféricos tenham sido atingidos. Vc poderia precisar como solucionou o seu problema de respiração?

    ResponderExcluir
  44. Olá anônimo com dificuldades respiratórias.
    Olha eu passei um grande sufoco também. Nada dava certo.Eu cheguei a colocar gazes embebidas no remedio descongestionante nas narinas. Deixava um pouco depois tirava e isso me dava algumas horas de sossego. Contudo começou a ferir o nariz e eu não suportava mais o método. Eu só comecei a melhorar com a nebulização. Não sei porque antes a nebulização não fazia efeito, depois resolvi tentar de novo, já no desespero, aí deu certo. Não sei porque. Assim, com a nebulização conseguia fazer a secreção no nariz se desprender e ficava fácil retirá-la desobstruindo tudo. Foi assim que consegui voltar a dormir depois de 15 dias de operada. Seus cornetos foram retirados? Provavelmente você está com o edemas no local e precisar fazer drenagem na face para ajudar a descongestionar. Veja isso com sua fisioterapeuta.
    Bjs e boa sorte


    Rosângela

    ResponderExcluir
  45. Oi Rô?Usei aparelho durante mais de 6 anos.Fiz a cirurgia de avanço de maxila há 3 semanas e sinto meu rosto um pouco inchado.E sem falar q tem dias q acordo deprê e me sentindo horrivelMinha médica diz pra eu ter paciencia.Qto tempo seu rosto ficou inchado?Ela ainda tbém não me recomendou fisio e ne fono.Vc mudou bastante!parabéns JOSELIA LIRA

    ResponderExcluir
  46. MEU DEUS EU VOU FAZER A CIRURGIA ORTOGNATICA E EU TO MUITO ANSIOSA,E COM MEDO NÃO DE FAZER A CIRURGIA MAS DO PÓS OPERATORIO .MAS O SEU CASO É DIFERENTE DO MEU EU ACHO .UMA PERGUNTA O SEUS DENTES COBRIAM OS DE CIMA ANTES E O QUEIXO ERA PRA FRENTE? ME RESPONDE POR FAVOR!!

    ResponderExcluir
  47. aaaa entendi a sua era da parte de cima né? por isso que vc ficou com problemas de respiração;!

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde Carol. Estamos quase "on line".
    Seja bem vinda por aqui.
    Eu era dentuça e meu queixo não existia. Era quase um nada.
    Eu mexi tanto em cima como em baixo. E a questão da respiração não por isso. Durante a cirurgia meus cornetos foram retirados e a cirurgia dentro do nariz teve seus percalços.Edemas no local, secreção, etc. Então tive dificuldades na respiração. Foram 15 dias difíceis. Mas tudo se supera.

    Bjs e boa sorte

    Rosângela

    ResponderExcluir
  49. Vou operar na sexta feira agora, estou animada mas pretendo voltar logo pras aulas da faculdade - queria voltar na segunda feira mas pelo visto não vai dar =P

    demorei tanto tempo pra operar que não sei nada de classe ou essas definições

    depois volto aqui pra registrar como foi e os nomes técnicos do procedimento que vou fazer.

    ResponderExcluir
  50. Oi Ro!
    Deixa te fala eu fiz a cirurgia ortognatica dia 21/11/2011 bom eu nao falava fanhoso mas agora eu to falando fanhoso demais e tbm nao consigo fazer a abertura de boca totalmente abro só um dedo,gostaria de saber se a fono e a fisioterapeuta ira resolver omeu problema principalmente da voz Meu nome é Sullyvan e-mail galgane2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  51. Oie!!
    fiz minha cirurgia em fevereiro de 2013...mandibula,maxila e mento...ainda tenho a sensaçao de peso no queixo...tenho choque no queixo e labio inferior...meu rosto ainda Ta torto e o grande desafio é meu nariz ficou pessimo... baixo e torto...parece do shrek!!! vou ter que fazer desvio e plastica no nariz...e tudo normal????

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde Danielle
    Olha a sensação de peso,choques, etc, são circunstâncias normais sim.
    A questão do queixo torto, se deve ao fato de vc ter sido assimétrica. A cirurgia organiza isso e a musculatura demora até seis meses para se adaptar, mas tem de fazer fisioterapia.
    Eu também tive esse problema. Tenho fotos aqui que mostram como ficou meu queixo,completamente torto e a evolução ao longo dos meses.
    A questão do nariz já é outro departamento. Provavelmente seu nariz sempre foi assim e acompanhava a sua assimetria. Agora ficou mais evidente porque o rosto se tornou mais harmonioso após a cirurgia. Desta forma os defeitos mínimos se tornam grande e evidentes.
    Se te incomodar demais a solução é mexer mesmo. É igual reforma...você sabe como começa, nunca como termina....rs
    Bjs e boa sorte.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  53. Acho que meu comentário não foi :/.
    Oi Ro. Tudo bem? To num certo momento de desespero e talvez você possa me acalmar. Fiz a cirurgia há dois anos e faço fisio uns 3 meses menos q isso. Até hj abro a boca torto e tenho muito pouca sensibilidade no lábio inferior. Queria saber se vc ficou abrindo a boca torto ainda durante muito tempo. Bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana
      Só está fazendo fisio agora? Como já tem muito tempo de cirurgia vai ter de ter paciência porque será mais demorado. Mas persista ns fisioterapia.
      Com a cirurgia temos mudanças óssea e a musculatura demora pelo menos 06 meses para se adaptar à nova realidade. A fisioterapia é fundamental neste processo.
      A sensibilidade no meu caso mudou. Não retornei ao que era. A sensibilidade nos lábios ficou exacerbada. É como se os lábios ficassem finos sensíveis ao calor e frio. Por outro lado não sinto se beber algo e ficar com a boca molhada. Se não me falarem a boca fica suja. O mesmo com o queixo.
      É isso. Isso é o que se chama de parestesia.
      Acredito que é o seu caso também, pelo tempo que tem de operada.
      Fiquei com a boca torta pouco tempo. Mas fiz fisio desde o hospital, o que acelerou meu processo de recuperação.
      Espero ter ajudado.
      Boa recuperação.
      Abs
      Rosangela

      Excluir
  54. Boa tarde Rosangela!!
    Vc ficou muito bem, parabéns pela coragem e paciência!!
    Fiz a mesma cirurgia q vc há 2 meses e estou me achando completamente diferente, ate assustada... rs, mas tentando me acostumar com a nova "eu". Gostaria de saber se vc ficou "torta" por muito tempo e qtas x por semana vc fazia fisio e fono ? Pois estou com minha boca e meu nariz desalinhados e não sei se estou fazendo poucas sessões x semana. Li seu blog e vi que as mesmas perguntas que fizeram a vc fazem a mim, vc ainda esta inchada neh ? Qto tempo após a cirurgia vc acha que vc já se parece com vc atualmente?
    Seu blog ajuda muitas pessoas, parabéns pela iniciativa!! Abraços,
    Marcia - SP - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Desculpe a demora. Estava viajando. Não lembro o tempo que estive "torta". Deve ter essa informação na época em post anteriores.
      Fazia fisio de segunda a sexta por quase um mês. Acredito que somente após um ano fiquei com meu aspecto atual. Demora um pouco. Paciência.
      Abraços e boa sorte.
      Rosângela

      Excluir
    2. Bom dia. Desculpe a demora. Estava viajando. Não lembro o tempo que estive "torta". Deve ter essa informação na época em post anteriores.
      Fazia fisio de segunda a sexta por quase um mês. Acredito que somente após um ano fiquei com meu aspecto atual. Demora um pouco. Paciência.
      Abraços e boa sorte.
      Rosângela

      Excluir
  55. Oi Rosangela! Eu era classe 3 prognatas e fiz minha cirurgia de expansão do maxilar e a mandíbula foi reposicionar e o mento tbm foi mexido, estou com quase um mês de pós e estou achando que a minha boca está torta...Meu cirurgião disse que o problema é muscular e eu vi que você falou sobre algo parecido...Sr puder me contar um pouco sobre o assunto pois estou muito assustada pois não vi muitas pessoas falarem sobre isso...abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite
      Se você observar nas fotos que coloquei no inicio verá que estava com o rosto completamente torto. Isso porque eu era assimétrica. Então precisei de fisioterapia para corrigir isso.
      O problema é muscular. Por isso precisa fazer a fisioterapia para acelerar o processo de adaptação à nova face.
      Espero ter ajudado.

      Abs

      Rosângela

      Excluir
  56. Oi, vou fazer a cirurgia e estou muito preocupada, não estava, mas minha mãe me botou medo e comecei a ler sobre o assunto. Nossa! Estou com muito medo, muito arrependida de ter iniciado o tratamento ortodontico. Os riscos, a dor e sofrimento no pós operatório me deixaram apavorada. Tenho uma filha de um ano pra criar. Nossa! Minha mãe é classe 3 perdeu os dentes com 30 anos e colocou chapa para corrigir. A gente quase nem percebe. Minha prima é classe 3 e alinhou os dentes pra dentro para viver bem e ela é bem feliz, não faz a cirurgia de jeito nenhum. Eu estou quase desistindo. Não consigo mais dormir de preocupação. Só pensando nisso. Alguém com esse pensamento? Por favor, não aterrorizada com tudo que leio sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Dalila
      Obrigada pela visita.

      Talvez não tenha lido todo o blog. Tem muita informação, difícil de assimilar tudo. Mas se fizer isso com calma, vai verificar que sempre achei que a cirurgia ortognática somente deveria ser feita em caso de real necessidade. Isso porque foi muito difícil para mim.
      Mas tem pessoas que fazem e ficam "de boa" :-))

      Necessário, contudo, saber que a minha cirurgia já dista quase 08 (oito) anos. Muita coisa mudou; novas tecnologias foram incorporadas.

      De qualquer forma eu não me arrependo.

      Portanto a única coisa a fazer é se informar bem sobre o assunto; saber de todas as possibilidades, inclusive quanto as sequelas. Depois decide se vale correr todos os riscos.

      Precisa também,conhecer e confiar no seu médico. Ele é que vai dar a você a segurança que precisa.

      Espero ter ajudado de alguma forma.

      Boa sorte.

      Excluir
  57. Oi fiz a cirurgia ortognática a 4 meses e seis dias estou com o nariz e boca tortas será que vai ficar assim?

    ResponderExcluir
  58. Bom dia Bruna.
    Não se preocupe. Se você observar minhas fotos vai perceber que também fiquei assim. O rosto vai tomando forma aos poucos. Mas precisa fazer a fisioterapia para auxiliar o ajuste da musculatura.

    Boa recuperação.
    Abs

    ResponderExcluir
  59. Bom Dia!
    Fiz minha cirurgia a 7 meses e meu rosto do lado direito ainda está um pouco inchado. Quanto tempo leva para desinchar total. Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Estive ausente um pouco do blog. Muitas coisas acontecendo...
      Mas a essa altura com certeza você já deve ter percebido que sua face já se ajustou. Espero que tudo esteja correndo bem. Bjss

      Excluir
  60. Bom dia!
    Percebi que após a cirurgia ortográfica meu nariz ficou arrebitado mais TB mais largo,ela voltará ao normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Estive ausente um pouco do blog. Muitas coisas acontecendo...
      Mas a essa altura com certeza você já deve ter percebido que sua face já se ajustou. Espero que tudo esteja correndo bem. Bjss

      Excluir