sábado, 5 de fevereiro de 2011

CIRURGIA ORTOGNÁTICA - 05/02/2011 - 513 DIAS APÓS

Olá pessoal!
Estou em falta porque não fiz postagem em janeiro. Algumas atribulações, sem maiores conseqüências, mas que me impediram de estar aqui com vocês. Mas não deixei de responder os leitores e visitantes. Isso é prioritário sempre!
Está tudo indo bem. Prometi contar a vocês minha decisão quanto a medicação que minha médica passou. Ela vai ficar brava comigo, mas resolvi não tomar. Vou deixar o tempo resolver isso. Eu estava até me sentindo melhor. Porém recentemente eu senti uma regressão no meu estado, e atribuo isso a um tratamento de canal que fiz recentemente (não posso afirmar que foi isso só imagino que foi). Tive um dente fraturado (acho que por causa do aparelho) e tive de fazer um canal nele antes de colocar a coroa. Fui obrigada a tomar anestesia no palato porque não conseguia aguentar a dor com a anestesia normal. O canal foi no molar, e o local é de difícil acesso, muito tempo com a boca aberta, etc. Apesar de estar com um excelente endodontista, depois disso senti a boca mais pesada e o formigamento aumentou. Hoje eu amanheci com o lábio inferior um pouco inchado. Mas meu protético me ensinou alguns exercícios novos que espero ajude a relaxar a musculatura. Vou retomar a acupuntura para auxiliar no relaxamento muscular. Acho que vou melhorar com o tempo e acho que será muito tempo já que tenho mais de uma ano de operada. Mas, segundo minha cirurgiã, eu "ainda" só tenho um ano. Acredito que posso sobreviver com isso. Não quero correr o risco de para melhorar uma coisa piorar outra. De qualquer forma coloquei ela a par da minha situação hoje por e-mail e depois conto pra vocês o que ela me disse. Mas é assim mesmo. Um dia de cada vez. Um operado ortognático tem de ser paciente sempre.! Bjs e até a próxima.

38 comentários:

  1. Ola Rosangela!!!hj fazem 11 dias do meu pós operatório gostaria muito de trocar idéias a respeito das mudanças...bjs andreia

    ResponderExcluir
  2. Tá cada vez mais linda, menina!!!! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá Andréia.
    Seja bem vinda. Podemos trocar idéias quanto quiser. Estou aqui as ordens. Que deseja saber?
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  4. Oiiii Dynha!

    Obrigada viu? Mas sei que vc está linda também.
    Como vai você menina?E as novidades?
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosângela,
    preciso fazer essa cirurgia e procurando no Google como faria pro meu plano arcar com a cirurgia, encontrei seu blog.

    Poderia me adicionar no msn? Gostaria de trocar algumas palavras contigo, caso não fosse inconveniente.

    Atenciosamente,
    Danny

    msn: fredanny@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Tudo bem Danny.
    Te adicionarei, mas não acesso muito msn. Precisa deixar recado aqui dizend quando gostaria de conversar que eu acesso ok?

    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  7. Rosângela, nossaaaa.
    Você tem sido minha mentora em todos varios aspectos "recuperação, perseverançã, paciência"...Toda vez que fico impaciente entro no seu blog...rsssss
    Hoje se passaram 33 dias da minha cirurgia e tive vários progressos:
    Abrir a boca já com 2 cmts
    Mastigação "biscoito, batata,pera coisas macias".
    Babar..nunca mais só foram os 20 primeiros dias rssss.
    Dores ...posso dizer que quase não sofri..passei uma fase ..mas muito insigficante para postar aqui...kk
    A única coisa que me tormenta é um inchaço...faço drenagem todos os dias mais persisti não ir embora....Vc tem alguma recomendação?
    Parabéns por tudo...e se vc permitir depois eu posto minha foto aqui.
    Bjus mil

    ResponderExcluir
  8. Oi Claudete.

    Que bom posso te ajudar de alguma forma.
    Você está indo bem. "Sinto" um alto astral em você. Continue assim. Paciência que tudo vai melhorar. Demora mesmo o inchaço para desaparecer. Somente depois de três meses comecei a diminuir o rosto e mesmo assim lentamente. Basta ver as minhas fotos. Estão todas com data. Tomei medicação também que minha fisioterapeuta indicou (um remédio fitoterápico utilizado em pós-operatório, geralmente em plásticas para diminuir o edema).
    Pode colocar fotos sim. Gostaria de te conhecer.
    Bjs
    Rosângela

    ResponderExcluir
  9. Olá Rosangela, é a Camila novamente! Gostaria de te adicionar no msn para tirar algumas duvidas!!! cmakiy@hotmail.com
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Camila
    Eu não faço objeções a adicionar ninguém no msn. Mas acontece que não estou sempre logada por lá e aqui é sempre melhor para tirar as dúvidas porque ajuda a outras pessoas que possam ter dúvidas idênticas. De qualquer forma eu te adicionarei ok? Mas para me encontrar no msn não é fácil. Só marcando um dia aqui mesmo no blog. Eu leio a mensagem e tentarei estar lá ok?
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  11. Oi Rosângela! Nossa, que blog maravilhoso! Vc não tem ideia do quanto ajuda quem está com dúvidas e se sente só nesse processo de recuperação. Hoje estou completando uma semana da minha cirurgia e começam a surgir pensamentos de arrependimento, medo de não voltar a sentir direito a face, cansaço por não dormir, não comer ou ir ao banheiro direito. É bom que digas que temos que ser sempre pacientes... Eu achei que depois de 2 meses já estaria show de bola, mas pelo seu caso vejo que é algo constante. Dá medo de ficar feia ainda depois de tudo. Não é o seu caso, mas achei que meu rosto ficou muito masculino, apesar de ser cedo e eu ainda estar inchada...
    Enfim, obrigada, continue mandando notícias de sua recuperação

    Beijo,
    Natália

    ResponderExcluir
  12. Olá Natália. Seja bem vinda ao clube :-))

    Olha a paciência é fundamental. Não fique ansiosa querendo já saber como vai ficar. Demora até termos a definição do nosso rosto. Você ainda está muito "nova" de operada. Tem muito chão pela frente. Esqueça do edema. Evite se olhar muito no espelho. O que você precisa fazer é se concentrar no exercícios da fisioterapia, na drenagem, em se alimentar bem, etc. Mas vc pode tirar fotos periodicamente para acompanhar sua evolução. É impressionante isso. Cada vez que faço um post aqui procuro sempre colocar uma foto atual daquele mês.
    Uma coisa engraçada que aconteceu comigo é que eu demorei muito para me identificar com a minha "nova imagem". Sei que ficou melhor, todos acham pelo menos, mas eu não me reconhecia. então procurava não me olhar demais no espelho e quando olhava quando estava escovando os dentes, mas sempre focando onde era necessário: na boca. Eu sabia que ia demorar para desinchar completamente então não queria ficar adivinhando como seria, então fui dando tempo ao tempo. E faço isso até hoje.
    Beijos e boa recuperação para você.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  13. Que sorriso lindo!!! Parabéns Rosângela!!!
    Me chamo Aline e já faz um tempo que acompanho o seu blog. Aqui pude ir adquirindo coragem para fazer a cirurgia, que será em julho.

    ResponderExcluir
  14. Olá Aline. Obrigada! Seja sempre bem vinda.
    Fico feliz cada vez que vejo um comentário assim. Eu desejo justamente compartilhar minha experiência objetivando ajudar e é bom saber que consigo de alguma maneira.
    Depois volte e me conte como andam as coisas.
    Boa sorte!!!
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  15. Olá Rosangela, você sente formigamento onde, nos lábios? Sua gengiva tambem ficou adormecida? Eu fiz a cirurgia ortognática a 05 meses ainda estou com um pouco de insensibilidade dos dentes superiores, a ardencia nas maças do rosto e nariz, fico preocupada, pois me encomoda demais, estou fazendo fisio, o inchaço cedeu, mas as sensaçoes, as vezes acho que regridem, voce sentia sua boca endurecer ao comer? Já melhorou, mas ainda acontece, me irrita muito, minha medica diz que isso passa, mas sera que isso realmente passa? Ou sera que temos que aprender a conviver com isso?

    ResponderExcluir
  16. oi minha linda dei uma sumidinha pois estava de férias, estou no tratamento de descompensar os dentes acho que daqui um ano faço a minha cirurgia, pense estou morendo de medo do pós, e tambem uma das coisas que me deixa triste é sobre o plano de saúde pois tenho o planserve e acho que não ira cobrir, gostaria de saber que plano vc fez a cirurgia pois estou pensando em pagar um para ter mais segurança. beijão e até a proxima.

    ResponderExcluir
  17. Oi Tais
    Eu sinto formigamento no lábio inferior. Sinto a pele do lábio sensível e uma sensação de que estou com a boca presa. Todo mundo diz que é uma questão de tempo, mas estou começando a achar que não é. Acho que teremos de nos acostumar com isso. Confesso que estou calma e trabalho minha mente para a possibilidade de viver com isso. Bjs querida e fique bem!


    Rosângela

    ResponderExcluir
  18. Obrigada Rosangela, fique tranquila esse formigamento ira acabar com certeza, seja sempre essa pessoa otimista e guerreira, logo estaremos contanto como vencemos essa parestesia, se Deus quiser, e tenho certeza que ele quer. Fique com Deus. Beijos. Tais

    ResponderExcluir
  19. Oi de novo Tais

    Eu sou otimista e te confesso que não me preocupo de fato mais com isso. Estou bem e feliz. Tenho muita fé que tudo dará certo de uma forma ou de outra. Fico contente em ver sua fé. Ela é fundamental.
    Bjs
    Rosângela

    ResponderExcluir
  20. Rosângela, gostaria de elogiar o seu blog, de extrema utilidade pra quem está no pré ou no pós operatário de uma ortognática, por ser completo. Estou com um mês de operado, aqui em São Paulo, e posso dizer q a fase pior já passou (as dores, as pontadas lancinantes no queixo, no ouvido e até mesmo uma ardência nos olhos, por conta da compressão, do ajuste das novas arcadas e do novo queixo). Mas o incômodo persiste - a sensação de estar 24 horas, 7 dias da semana com uma mordaça à la Hannibal Lecter embutida na boca hehehe (rir pra n chorar). A minha abertura de boca já está voltando ao normal e a alimentação tornou a ser liberada; os inchaços vão diminuindo progressivamente. Só n posso ainda fazer movimentos de `rasgar` ao comer os alimentos, eles n são recomendados. Os sanduiches de rosbifes ficam pra depois. Por sorte, o meu organismo foi bloqueando o meu apetite pra td o q eu n consigo comer. Veja q sábia é a Mãe Natureza! Na próx. semana, vou dar início a sessões seguidas de acupuntura, pra acelerar o processo de retomada da sensibilidade. Meu queixo e meu lábio inferior ainda estão mt parestesiados - a gengiva tb. Quem sabe em 3 meses já n dou uma bela melhorada? O terrível é esperar um ano e n notar diferença substancial... As sessões de fisioterapia/drenagem q fiz n ajudaram mt n, viu? Ah, sinto ainda o meu lábio superior meio preso, travado. Às vezes, faço esforço pra umidecê-lo e falar naturalmente. Fico pensando q mais vale cair direto numa fono se for o caso, viu?
    Gostaria de tocar numa ferida: os convênios cobrem os custos hospitalares, a internação - no meu caso, o Albert Einstein, mas n cobrem a fisioterapia. Ou seja, dá uma sensação meio de morrer na praia, né? Um absurdo a gente ter q arcar do nosso próprio bolso com a fisio, que é uma extensão, uma continuidade do tratamento. Vc, como boa advogada q é, pode lançar uma luz sobre essa questão. Com uma liminar, os convênios perdem a razão, n perdem n?

    Bem, um bj, companheira de (dura) jornada Artur.
    PS: mts biquinhos, sorrisos rasgados e cara de chorão pra vc - os melhores exercícios pra recuperar a musculatura da boca.

    ResponderExcluir
  21. Oi Artur, bem vindo!!!!
    Adorei seu post. Muito bem humorado! :-)
    São muitas coisas para comentar. Espero não me perder.
    O progresso na recuperação é muito particular de pessoa a pessoa. Cada organismo reage de uma forma não é mesmo? A fisioterapia fez muito bem para mim, mas demorei para desinchar completamente. Fiz quase 30 sessões. Geralmente são 20. E ainda tomei um remédio fitoterápico próprio para redução de edemas. Mas foi lento o processo. O negócio é ser paciente e dar tempo ao tempo.Você está "novinho" ainda.
    Fiz todos os "biquinhos e sorrisos", além da acupuntura. Estou pensando em voltar a fazer por sinal. A musculatura está legal. A abertura ficou 99%. Eu tinha 38mmm e estou com 36mm.
    Quanto aos convênios na própria ação que vc pede a liminar já tem de pedir o resto. Mas eu nem precisei disso porque a fisioterapia e a fono foram reembolsados quase totalmente pelo plano. Eles só exigiram um relatório médico justificando. De qualquer forma a fisio e a fono são especialidades cobertas geralmente por todos os convênios, e vc pode fazer com profissionais conveniados ou pedir reembolso como eu fiz.
    Espero ter respondido a contento :-))
    Bjs e até a próxima

    Rosângela

    ResponderExcluir
  22. Artur

    Esqueci de falr sobre a fono. Você mencionou que talvez fosse melhor cair direto na fono. Mas isso não é possível. A fono precisa de uma abertura de boca minimamente razoável para trabalhar e isso você só consegue depois da fisioterapia.Eu tentei começar antes de acabar as sessões de fisioterapia, porque estava com aquela fala arrastada, parecendo "estrangeira", mas a fono vetou e pediu que voltasse depois das 20 sessões iniciais da fisioterapia. Ok?

    bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  23. Rosângela, obrigado por expor tão bem as suas opiniões. Elas sempre me ajudam a driblar a ansiedade, me sinto compreendido. Olha, tenho saudades dos seus posts mais frequentes, além das respostas aos leitores. Por q parou? Parou por quê? :) Vc é iluminada! Seu blog virou de utilidade pública! Percebo q vc é de uma atenção ímpar com cada um q entra aqui.
    Confesso q já fui preparadíssimo pras piores reações possíveis ao me submeter a essa cirurgia, mas a ortognática _sempre_ nos pega desprevenidos, n tem jeito! É um baque q só nós sabemos mensurar, por sentirmos na pele! Fico feliz de ver, como resultado, o seu sorriso tão "white" e harmonioso. Aproveite essa fase longa de sorriso Colgate! Afinal, o sorriso é a nossa porta de entrada para o mundo, o nosso maior cartão de visitas. Outro conselho q dou pros `parestesiados` (rs) é q falem, q falem MUITO! Conselho do meu cirurgião.
    Boa domingueira!

    ResponderExcluir
  24. Oi querido Artur
    Eu sempre respondo a TODOS os leitores. Nunca deixo sem resposta. Mas as minhas postagens diárias nem sempre é possível, então faço uma grande postagem por mês contando as novidades. Só não fiz a de janeiro, porque acabei me atribulando com outras coisas. Mas agora em março talvez faça duas postagens. Tenho perguntas a serem respondidas pela minha cirurgiã e compartilharei tudo com vocês ok?
    Bjs e bom domingo.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  25. Olá Rosângela tudo bem contigo? espero que sim, sou récem chegada no blog, vou fazer minha cirurgia e queria tirar uma duvida contigo? é sobre a cobertura do plano meu medico não é convêniado ao meu plano porém ele disse que o plano cobre a cirurgia mais não o trabalho dele e da equipe a pergunta é: como faço pra ter do plano que pague a equipe do meu médico? pois o valor que ele me cobrou é R$8.000. Séra se consigo? estarei liberada daqui uns 3 meses. Se vc poder me responder te agradeço. Um forte abraço

    ResponderExcluir
  26. Olá Clea. Seja bem vinda sempre.

    Esta questão dos honorários médicos é bastante complexa. Existem entendimentos de que se o seu médico não é conveniado, mas o plano tem um médico da especialidade então a cobertura só mediante reembolso e pelo valor de tabela. Porém se o plano não tem o especialista e o procedimento tem cobertura então arcaria com o valor total cobrado.Outros julgadores entendem que o plano deve arcar com o total dos honorários.Como vocês pode perceber são muitas questões e o resultado será sempre uma incógnita até que vc vá buscar uma solução no judiciário. Administrativamente é praticamente impossível.
    Bjs e boa sorte.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  27. Muito obrigada Rosângela, dessa forma acho melhor fazer com ele pelo sus pois ele opera em um Hospital que eu conheço, o meu medo é que lá é um Hospital escola porém ele não fará sozinho, mais ele é meu amigo e o ortodontista e ele são amigos, acho que assim posso ficar um pouco despreoculpada não acha! bem não é nada facil vc sabe disso além da cirurgia temos que ficar brigando com plano. Mais dára tudo certo tenho certeza, muito obrigada pelas informações e quando eu fizer a cirurgia entro em contato contigo passo pra falar o que estou vivendo. um forte abraço ate mais.

    ResponderExcluir
  28. Rosângela, querida, td bem com vc?
    Acabei de chegar da médica ortopedista, também especialista em face, e ela me recomendou primeiramente 10 sessões de acupuntura, já com pontos pré-definidos. Ela ainda quer me aliviar a ansiedade, tensões - principalmente na região do pescoço, mt afetada - e até depressão (sim, ortognática causa depressão, à medida q nós n vemos o resultado a curto prazo e q mudamos de aparência). Hj, ela me disse q a face é o ponto mais sensível na representação do cérebro; este tipo de cirurgia é mt mais dolor q uma cirurgia nas costas, por ex., e me mostrou gráficos e imagens q comprovam isso. Colocando uma língua então na parada, já viu td, né? Fiquei animado. Vamos aguardar. O meu convênio cobre td. Bem, além disso e concomitante a isso, vou estimular a face com drenagem, contrastes quenteXfrio, argila e `pinicadas` com uma boa fisioterapeuta. Vale td nessa guerra à parestesia! Eu queria q vc me passasse, se possível, o nome do remédio fitoterápico pros edemas q a sua médica receitou... Anote meu e-mail: by.artur@gmail.com Mal n vai me fazer, mt pelo contrário. Tô precisando. Um bj e nos falamos.

    ResponderExcluir
  29. Oi Artur

    Achei ótimas suas dicas. Não consultei ortopedista da face, pode ser uma boa.Te mandei por e-mail o nome do remédio.
    Bjs.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  30. OlA Rosangela, li todo o seu blog. Estou com 20 dias de operada. Tive um PO ótimo, pq não inchei muito e o resto vc sabe melhor do que eu como é . O que está me enlouquecendo é esta parestesia. Sinto o tempo todo choques no queixo, que segundo o meu cirurgião é a sensibilidade querendo voltar. Só que me incomoda porque a pressão no queixo é muito forte e não tenho vontade de fazer nada. Você sentiu isso? Melhorou? Por favor, me ajude a ter esperanças, pois fico deprimida com essa situação. bjs

    ResponderExcluir
  31. Como vc se chama? Por favor sempre se identifique porque fica mais fácil do que falar com anônimo.
    Mas seja bem vinda.
    Olha se você leu tudo que já escrevi verá que eu tinha dores no queixo. Eram como choques mesmo, umas pontadas. Mas passou. A parestesia contudo até hoje está comigo, não sei até quando.Mas não precisa ficar deprimida querida. Isso acaba passando e você vai seguir sua vida. Pode acreditar.
    Bjs e fique com Deus.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  32. Me chamo Aparecida Ribeiro, estou em São Paulo e depois de muita resistencia, estou preparando meu espirtio para realizar esta cirurgia. O caso é que não tenho não profissional prá realizar. O que mais me chamou atenção em seu Blog é que vc tinha a arcada dentaria igualzinha a minha. Já usei aparelho por 05 anos, mas, minha dentista apenas recomendou a visita ao periodontista. Nunca recomendou cir. ortondontista, diz esta descoberta por meu anjo da guarda tem me orientado. Não tenho orkut, mas, espero poder falar com vc e ouvir mais dos seus relatos. Obrigada a Deus por vc... BJS - APARECIDA RIBEIRO

    ResponderExcluir
  33. Olá Aparecida. Obrigada pela visita e seja sempre bem vinda!
    Se seu ortodentista nunca lhe indicou essa cirurgia, procure o cirurgião buco-maxilo. É o profissional adequado para lhe avaliar. O uso do aparelho se não for direcionado para cirurgia pode ter de ser repensado. Na época que coloquei o aparelho o meu ortodentista (que é maravilhoso por sinal) me perguntou isso. Se de fato eu iria fazer a cirurgia ou não. Porque para a cirurgia o direcionamento do tratamento é diferenciado e geralmente sua deformidade ficará mais exposta quanto mais perto estiver de fazer a cirurgia. E isso aconteceu de fato comigo. Consulte um bom cirurgião e verifique como estão as coisas. Se quer mesmo fazer a cirurgia começe já a fazer sua preparação e o melhor meio de começar é ir ao buco-maxilo. escolha um bom profissional. Pergunte, pesquise bem e vá a luta!
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  34. Olá Rosângela
    Adorei seu blog. Consegui tirar várias dúvidas e agora estou muito mais tranquila.
    Faz 6 dias que fui operada, meus dentes estão "trancados" e estou me alimentando através de uma seringa. De acordo com a sua experiência quanto tempo você acha que levarei para me alimentar sem o auxilio da seringa???

    Aguardarei sua resposta
    Obrigado

    Parabéns pela cirurgia e pelo blog
    Bjooooos

    ResponderExcluir
  35. Olá Gabriel. Seja bem vinda.
    Olha eu me alimentei com sonda anexada a uma seringa de 20 ml apenas no hospital. Lá mesmo já consegui beber no copo direto e quando cheguei em casa continuei a beber no copo. Então tudo vai depender de você mesma. Eu tirava as borrachas no almoço e jantar e bebia com o copo direto. Nos intervalos para o lanche eu bebia no copo mesmo com as borrachas. Então não tive muitas dificuldades na alimentação. Com 10 dias aproximadamente já comecei a comer pastosos. Dê uma olhada nas postagens mais antigas de 2009, e verá o período exato que isso aconteceu ok?
    Bjs e boa sorte.
    Volte sempre que quiser.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  36. Rosangela,
    Estou para realizar a ORTOGNATICA,contudo, não tenho plano de saude e tb não tenho indicações de profissionais e tambem o preço desta intervensão Intervenção cirúrgica.
    sinceramente te agradeceria se vc conseguir me passar o maximo de informações para meu e-mail
    w.rei@hotmail.com.
    Que DEUS, possa te iluminar sempre pois vc esta sendo minha luz nesse momento.
    Abraço.
    jardel Junior.

    ResponderExcluir
  37. Olá Jardel
    Boa tarde. Obrigada pela visita. Seja sempre bem vindo.
    Olha a cirurgia ortognática é um procedimento muito caro. Sem plano de saúde você somente poderá recorrer ao SUS. Aqui em Salvador o Hospital de Irmã Dulce e o Hospital da UFBA fazem o procedimento, mas não sei informar como é o processo. Não conheço ninguém que utilizou estes serviços, mas sei que tem. Uma das visitantes do meu blog inclusive informou ter feito pelo SUS e se dizia satisfeita. Hojeo custo de uma cirurgia como esta vai depender muito do tipo de intervenção que será feita. Acredito que deva ultrapassar R$40.000,00 incluindo hospital, anestesia e honorários médicos. Por isso se não tem um plano de saúde vai ficar dificil.Além dos custo da cirurgia propriamentediata, ainda temremédios, fisioterapia, fonoadiologia, etc.
    Então é isso. Ficou mais alguma dúvida? Me escreva que eu te informo.

    Abs

    RosÂngela

    ResponderExcluir