segunda-feira, 21 de março de 2011

CIRURGIA ORTOGNÁTICA - 21/03/2011 - 547 DIAS APÓS

Olá pessoal. Olha eu aqui de novo!
Hoje fui a minha médica, Dra. Vanessa Castro, para fazer consulta de revisão e controle. Ela me achou muito bem. Quanto as minhas queixas ela continua achando que devo tomar medicação para minimizar os efeitos da parestesia. porque o medicamento na dosagem indicada não representa grandes problemas nem me trará efeitos colaterais. A parestesia que se manifesta em mim me deixa com os lábios formigando e ardendo. Também sinto a boca pesada, como se estivesse inchada. É um incômodo? É sim. Mas eu posso suportar? Posso sim. Tenho resistido ao medicamento porque é um anti-depressivo e tenho mania de ler bula. aí já viu né? Mesmo sabendo que irá atuar apenas na minha parestesia já que felizmente não tenho depressão, me preocupa, porque não sei de fato como meu organismo irá reagir. Por isso argumentei com ela que talvez eu devesse insistir em outras coisas antes de partir para esse medicamento. Posso fazer acupuntura com mais algumas sessões de fisioterapia. Ela me deixou a vontade, e concordou que isso pode ser bom. Uma coisa que ela quer é que acabe logo com o tratamento dentário para parar a manipulação da minha boca. Em breve acabarei se Deus quiser. Sobre a queixa do ouvido eu vou fazer a ressonância da ATM. Ela me disse que não há problemas em esperar até junho. Vou aproveitar o recesso do curso para fazer. Essa será a primeira coisa a fazer antes de partir para outras investigações, mesmo porque eu já estive num otorrino algum tempo atrás e nada foi detectado. Após a ressonância posso voltar para fazer exames mais detalhado e acho que isso é o que vai acabar acontecendo porque não tenho sintomas de problemas na ATM e nunca tive, felizmente. Uma boa notícia é que minha abertura de boca está normal, isto é, está com a mesma medida que eu tinha antes de operar: 38mm. É lógico que tenho de forçar bem a abertura, mas antes nem forçando eu conseguia. Vejam bem, isso decorrido 547 dias de operada, quase um ano e meio. Meu sobrinho foi comigo também e com ele está tudo muito bem com ele. Não sente nada disso que sinto. Também é muito mais jovem e isso com certeza pesa na recuperação. Mas a sensibilidade dele não voltou 100%, com dois anos e dois meses de operado. Ele atribuiu um retorno de 90%. Mas como Dra. Vanessa diz: a nossa sensibilidade existe, só não é igual ao que era.
Dra. Vanessa tem uma coisa especial: ela também se submeteu a cirurgia. Foi uma pequena intervenção, mas ela de qualquer forma não vê a coisa apenas de fora. Já sentiu um pouco do que nós sentimos e compreende bem. Mas acredito que após a cirurgia, nossa sensibilidade não retornará a ser como antes, pelo menos não 100%. Mas isso não é nada e não irá nos impedir de ter uma vida boa e saudável não é mesmo?Continuo dizendo que é um preço módico a pagar!
Beijos a todos e até breve!

Rosângela

59 comentários:

  1. Olá Ro... fico muito feliz por ti, por estar tudo bem com sua recuperação, bem ainda estou em fase final do tratamento nem acredito, depois de tantos anos quase chegando lá, apesar de ser só a primeira etapa da caminhada já é ponto positivo. Sim vc me pediu pra ler as postagem antigas de 2009 eu li duas vezes e não sei se estou errada porém não encontrei sobre o tempo que vc ainda ficou com o aparelho, mais tudo bem já estou conformada que no minimo irei ficar entre 6 e 8 meses, mais queria saber Ro quantos pontos em media vc teve na boca? Te agradeço pelas informações e a te mais quando eu tiver novidade apareço ok. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosiclea

    Tudo bem com vc?
    Bem eu vi que na postagem de 11 de maio de 2010 falo que tirei o aparelho naquele dia. Só a parte superior. No mês seguinte eu já estava livre da parte inferior também. Assim como eu me operei em setembro de 2009, fiquei aproximadamente nove meses ainda com aparelho.
    Agora quantos pontos eu levei? Essa é difícil. eu não sei, mas acho que foram muitos. Para você ter uma idéia eu tenho 48 placas e parafusos na boca e isso sem falar que também meu palato foi cortado. Então foram muitos pontos. Eu lembro que para tirar foi mais de uma sessão.Tirei uma parte numa consulta e na outra tirei o restante. E ainda tiveram os pontos do nariz que eu não tirei, pq foram absorvidos (tirei cornetos também).Mas o melhor é que hoje ninguém diz que fiz tudo isso porque não há marcas na minha boca. Nenhuma cicatriz!!!
    Bjs e até mais.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  3. Que bom Rosângela, muito obrigada pelas informações e mais uma vez desculpa qualquer coisa. Um xero

    ResponderExcluir
  4. Olá Rosângela, sou nova por aqui.

    Preciso fazer a cirurgia ortognática por causa de mastigação cruzada mas me falta muita coragem.
    Não sinto dores, não tenho problema de ATM mas meus dentistas insistem com a cirurgia. Posso optar em resolver apenas a parte funcional, e a cirurgia seria apenas na parte superior, ou mudar a minha estética, operando também a parte inferior.
    Tenho muito medo da recuperação e de como vou ficar horrível. Tenho uma filha de 1 ano e sou professora infantil, imagina as crianças me olhando?
    Foi muito bom encontrar seu blog com depoimentos e passo a passo.
    Gostaria de saber o que foi mais difícil para vc e quanto tempo vc ficou inchada.
    Vc nunca mais vai voltar a ter sensibilidade 100%, né?
    E para beijar na boca, como é??
    você se arrepende de algo?

    Obrigada pela paciência e dedicação,

    Daniela

    ResponderExcluir
  5. Olá Daniela
    Seja bem vinda.
    Respondendo. O que foi mais difícil? Depende. Tive vários momentos diferentes na minha recuperação. A minha primeira dificuldade foi a respiração. Muito difícil. Depois que isso foi resolvido fiquei feliz e nada me incomodou muito de fato. Depois veio a dificuldade em abrir a boca. Demorou para ter minha abertura normal de novo. O inchaço também não vai embora logo. Foram aproximadamente três meses. Se você observar minhas fotos verá isso. Aquela foto do antes e depois (roupa preta e roupa rosa) por exemplo, eu estava com 50 dias de operada. Após quase três meses já estava com o rosto mais fino.
    Quanto a sensibilidade é difícil dizer que nunca mais terei 100%, como era antes, mas o que tenho agora é suficiente. Não sei o que vai acontecer, mas juro que não me preocupa.
    Beijar na boca? Não muda muito agora. No inicio demora a ter condições de dar "aquele beijo" porque a boca não abre direito, mas depois que isso se resolve tudo bem.
    A minha parestesia não me deixa insensível, apenas sinto formigamento e uma sensação de boca inchada. Mas o meu lábio inferior está até mais sensível ao toque.
    Não me arrependo de nada. Como já disse e repito o que me levou a fazer a cirurgia foi a necessidade. Eu tinha um problema a resolver e as conseqüências ou seqüelas são poucas em face do sucesso alcançado. Por isso não me arrependo, nem me incomodo. Fiquei mais bonita e me livrei das dores. Que mais poderia querer?
    Se você não tem segurança, ou não precisa de fato fazer, não faça. Se tiver tratamentos outros que lhe faça alcançar solução para seu problema vá em frente. Mas essa é uma decisão exlcusivamente sua.Converse muito com você mesma, diante de tudo que já sabe e resolva.
    Ok?
    Espero ter ajudado.
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  6. Oi Rosiclea

    Não há de que. Pode perguntar.
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rosângela, como vai?Sou de Campo Grande, MS, e fiz minha ortognática no ultimo dia 16 (depois de quase 5 anos de lutas). MAs bem antes de operar venho lendo seus relatos e me ajudaram bastante a compreender isso que passo agora. Gostaria de perguntar-lhe algo: sou professora e peguei 30 dias de licença, com trinta dias vc já estava falando fluentemente e se alimentando normalmente? Será que necessitarei de mais dias?
    Ainda nao fui atrás de fisio nem fono, com quanto tempo é bom iniciar essas terapias?
    Beijos, e obrigada!!!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Rosangela, o seu caso foi retrognatismo? O meu e um pouco parecido com o seu, voce acha que valeu a pena tudo isso mesmo ficando ainda com algumas dores ou incomodos que ainda sente, ou faria mesmo tudo de novo?

    ResponderExcluir
  9. Oi Drica
    Tudo bem? Seja bem vinda.
    Olha eu acho 30 dias pouco.Eu operei em setembro e só retornei a trabalhar em novembro e ainda não falava direito. Mas já comia "quase" tudo. A fisio é a primeira coisa. Eu comecei imediatamente, porque ajuda até na redução do edema. Depois da fisio já pode começar a fono, porque para isso deverá já ter um razoável abertura de boca.
    Bjs e boa recuperação.

    Rosangela

    ResponderExcluir
  10. Olá Cleide. Bem vinda.
    Meu caso era retrognatismo sim.
    Se valeu a pena? Claro que sim. E eu não sinto DOR ALGUMA!!!! GRAÇAS A DEUS. E por isso que o incômodo de hoje não significa nada em face do que eu tinha, por isso não me arrependo jamais.
    Estou feliz.
    Eu sempre digo aqui que estas sequelas são facilmente suportáveis em face do motivo que me levaram a fazer a cirurgia.
    Se a pessoa não sente nada ou não tem uma grande deformidade não precisa se submeter a isso porque dificilmente você ficara incólume. Mas se precisa vá a luta e se prepare.
    Contudo é sempre bom advertir que nem todos sentem a mesma coisa, porque cada pessoa é uma pessoa, cada organismo é diferente do outro e não necessariamente seu pós será igual a de qualquer outro ok?
    Boa sorte e seja feliz!!
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  11. Nao sinto dores tao graves talvez quanto as suas, sei que o meu caso e mais estetico pois minha parte de cima assim como a sua era e pra frente e sei que com a cirurgia meu rosto teria mais harmonia, mas temo pelas cequelas talvez. Vou colocar a minha foto no blog.

    ResponderExcluir
  12. Olá Cleide
    Esta de fato é uma decisão muito particular. Eu não posso dizer que faça ou não a cirurgia. O meu esforço aqui é para ajudar no que for possível aqueles que já tomaram sua decisão. Você precisa decidir. Pesquise, se informe. A estética é motivadora de muita gente, em diversas formas de cirurgia: lipo, plásticas diversas e ortognática inclusive. Decida com você mesma e vá em frente seja qual for a sua decisão.
    Boa sorte.

    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  13. Ro, tô com saudade de vc. Nunca mais te encontrei on-line no mundo virtual, menina!Ô moça ocupada! rs Olha a intimidade. Coisa de baiano, né? Nós nos entendemos. Precisava do seu ouvido amigo e cúmplice. Enfrentei outra cirurgia na boca com anestesia geral e a recuperação tá sendo tão aflitiva! Revi todas as contraturas da ortognática, os picos do edema, a tez esverdeada e dor... no nariz e em todas as adjacências. Aff!! Como é preciso exercitar a paciência nessa vida, amiga! Precisei de enxertos ósseos e de gengiva, ao contrário de vc. Além da inserção de uma substância q custa R$ 20.000,00(!) importada dos EUA q puxa células ósseas, gengiva e plaquetas. Enfim, o q há de mais moderno nas técnicas. Essa substância gera, como efeito colateral, um enorme inchaço. Graças a Deus, o pior já passou, fiquei desforme. Foi melhor ter enfrentado logo esse novo procedimento, pois nos primeiros 3 meses após a ortognática a produção de células ósseas é acelerada à máxima potência, depois diminui o ritmo, temos q aproveitar.
    A acupuntura tem me aliviado bastante, na redução dos edemas e na retomada da sensibilidade. Sinto q o meu lábio inferior tá quase lá. Agora, faltam a gengiva e o queixo. Um gde bj pra vc. Sigo mandando notícias. Artur

    ResponderExcluir
  14. Olá querido Artur
    Eu ando mesmo em ritmo acelerado....Estou exausta. Mas será um prazer te ver no "mundo virtual" quando você quiser ok? Fico até tarde no pc, mas na maioria das vezes longe de msn, facebooks, orkuts e similares, mas é só dá um toque que eu entro falo com vc. Mande e-mail ou recado no blog que eu recebo logo e acesso ok?
    Mas menino quanto sofrimento. Ainda bem que você me parece preparado para isso. E o seu bolso também. Quem pretende passar por isso tudo tem de estar preparado de todos as formas, embora saibamos que ninguém nunca esta preparado de fato para isso não é Artur? Nunca é como a gente imagina. É sempre pior. Mas a paciência é uma virtude necessária. Graças a Deus você parece bem assistido profissionalmente. Com certeza os benefícios farão tudo valer a pena. Em breve estará em plena forma e mais lindo que nunca.
    Bjs e não me deixe sem notícias.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  15. Rosângela, vc sempre acertando em cheio nas suas respostas. Obrigado pela atenção pontual!
    Realmente, a gente vai preparado pras piores sensações - digo por mim - qdo se trata de uma intervenção de médio e/ou grande porte nos dentes. Mas, qdo se trata de ortognática, parece q as dores e os incômodos são potencializados. Eu mesmo, achava q iria tirar de letra esses meus dois tipos de enxerto. A cada dia q passa, o `abalo` vai melhorando, é verdade. Nada como um dia após o outro. Mas eles geraram o aumento máximo das contraturas, até pq parte da região q estava em processo recente de cicatrização foi novamente remexida. Ainda bem q, desta vez, a minha arcada inferior ficou intacta! Mas, como a ortognática é uma caixinha de surpresas (os operados sabem disso), agora dei pra ter dores na mandíbula qdo bocejo ou abro demais a boca. E n tinha isso antes! Ah, e as dores no ouvido voltaram. Ótimo, não? rs. Se essas dores persistirem, vou ponderar e ver se n é uma boa buscar uma fonoaudiólga, mesmo porque o meu palato dessa vez foi alterado e a minha língua fica meio perdida na imensidão do céu da boca. hehehe. Vamos compartilhando experências. O depoimento de cada um só faz enriquecer o conhecimento sobre essa incógnita que é a cirurgia ortognática. Ah, e eu n sou hipocondríaco, hein? 8)
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  16. Oi Artur
    Você faz a análise correta. Eu mesma tive problemas recentes ao fazer um tratamento de canal num molar. Senti as contraturas aumentarem depois de disso.Cheguei a ter um certo travamento na fala de novo.Ainda tenho dor de ouvido (apenas no direito), mas não é constante, acontece eventualmente e não de forma espontânea. Geralmente na natação, ou quando deito de mau jeito, etc.
    Quanto ao fono acho que não deve deixar de fazer. A língua precisa ser reposicionada, precisa encontrar seu lugar.Mas não creio que isso vá interferir nas dores. Acho que para isso talvez fosse melhor uma fisio. Pondere sobre isso.
    Suas intervenções aqui são sempre bem vindas e espero que esteja ajudando a muitos outros.
    Bjs e fique com Deus.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  17. Olá Ro... tudo bem? estou cada vez mais ansiosa com a cirurgia que se aproxima, tenho lido muita coisa em outros blog, e o que tem me chamado muito atenção é relatos de pessoas que diz ter vomitado muito depois que acorda algumas horas após a cirurgia, vc falou que só vomitou pq sentiu algo te sufocando não foi? ai espeliu um coagulo se é isso mesmo... mais as outras pessoas fala que ate mesmo ficou a noite inteira vomitando, confesso que fiquei asustada, vc pode me ajuda na duvida se é isso mesmo? xero obg

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Roseclea
    Olha cada pessoa é uma pessoa e reage de acordo com seu próprio organismo. Nem eu nem meu sobrinho vomitamos no pós. Mas eu já tive esse problema em uma outra cirurgia que fiz e avisei na consulta pre-anestesica. Assim me foi prescrita medicação contra enjoô e tudo deu certo.
    Mas eu conheço uma paciente de Dra. Vanessa que vomitou 12 horas e só vomitava sangue.
    Então ninguém sabe se isso acontecerá com você ou não, mas é uma possibilidade.Mas isso não é de assustar. Se vc já fez alguma cirurgia antes e não teve ânsia de vômitos, talvez também não tenha. Converse com seu anestesista. Agora fique calma e tranquila. Nada de estresse.
    Bjso

    Rosângela

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Rosângela, é verdade pq as vezes fico asustada por ser tanta coisa nova acho que vc me entendi, mais sei que dara tudo certo é confiar de qualquer forma muito obrigada. Um xero

    ResponderExcluir
  20. ola rosangela td bm?sou a silvia me resido em aguai faz 42 dias q fiz a cirurgia mas to inchada qt tempo vai demorar seraa??
    vc ficou lindaaa

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Silvia
    Obrigada!
    Tenha paciência porque isso demora um pouco, pelo menos 60 dias. Vai diminuindo lentamente o inchaço,mas depois tudo dará certo.
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Rosângela bom dia...fui ontem ao ortodontista mais infelismente a atendente deixou quebrar a moldagem ai já viu atrasou e só semana que vem é que o cirurgião terá novidades, porem tenho uma novidade não muito boa pois ate o orto ficou asustado quando leu o raltorio do exame polyssonografia (exame do sono), fiquei 283segundos (4minutos e 43 segundos) sem respirar e com saturação 84% , por causa da apnéia. Confesso que fiquei um pouco preoculpada porem fiquei mais feliz pois me favorecerá no pedido da cirurgia ao plano, ele pediu pra eu fazer a tomo pra ver o estreitamento das arterias, ele me disse que eu tenho tudo pra conseguir vamos ver tomara.É isso um xero grande ate a proxima

    ResponderExcluir
  23. Fico feliz por você Rosi. Espero que dê tudo certo.

    Bjs
    Rosângela

    ResponderExcluir
  24. Olá, Rosangela, como vai? Sou aqui de SP e escrevi pra você já faz um tempo... Farei a cirurgia na sexta, dia 15, estou ansiosa e com medo do pós, mas confiante que terei forças, obrigada pelas palavras e vamos nos falando, acho que vou precisar de dicas, rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá Erica

    Boa sorte e que tudo corra bem. Aguardo notícias.

    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  26. Erika de SP, eu sou Aparecida de SP..tb, gostaria de saber mais sobre sua cirurgia - onde irá fazer + quem é o buco...meu email m.aparecidaribeiro@bol.com.br
    ***boa sorte, fique com Deus***

    ResponderExcluir
  27. Oi Bel... antes de fazer a cirurgia consultei muitas vezes o seu blog. Fiquei um pouco preocupada com os primeiros dias pós cirurgia...

    Eu era classe III, tinha a mandíbula maior que a maxila e ligeiramente maior do lado direito. Minha cirurgia foi combinada como a sua, mas só coloquei 4 placas em cima, com 16 parafusos, pois optei por uma técnica que corta o osso mais longe dos nervos e tem menor risco de parestesia. O único incomodo é que fiquei 21 dias com a boca literalmente amarrada, me alimentando só por canudinho. Nesse meio tempo emagreci só meio quilo, graças a minha super dedicada mãe.
    O primeiro dia no hospital foi muito ruim, não conseguia respirar, tiveram que aspirar meu nariz várias vezes. Mas passou...
    Agora faz 4 meses de p.o. não tenho nenhum sinal de parestesia, minha cirurgia foi um sucesso. Devo isso ao ótimo profissional, Dr Nazareno, aqui em Floripa e seus assistentes. Meu dentista, Dr. Pistorello, em Blumenau SC também foi maravilhoso, tanto que em um ano estava pronta pra cirurgia. No mês de julho devo tirar o aparelho, estou ansiosa.
    Meu rosto mudou bastante, mas pra melhor, todos estão elogiando. Alguns chegaram a nem me conhecer hehehe No início me estranhei bastante, mas agora estou amando o resultado.
    Àqueles que estão com medo ou em dúvida, eu super recomendo a cirurgia. A recuperação é tranquila, procure um bom profissional e tudo vai dar certo e o resultado vai ser maravilhoso.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia Rosangela, tudo bem querida? tenho mais uma novidade, estou pronta pra cirurgia agora é só marcar, meu ortodontista foi e é maravilhoso, foram apenas 8 meses com ele e já estou pronta graças a DEUS.Quando eu tiver resultado do plano de saude te falo ok. um xero

    ResponderExcluir
  29. Oi Ro, tudo bem?
    Faz tempo que não deixo um comentário aqui, mas estou sempre acompanhando os seus posts.
    Bom, nesse mês completei 1 ano de cirurgia e o que posso dizer a respeito? Bem, infelizmente não posso dizer que fiquei satisfeita com o resultado. Ainda hoje, não me sinto mais bonita (ou pior... nem me sinto bonita mais), além de todos os transtornos da parestesia e a impressão (embora não acho que seja apenas impressão) de que meu rosto está inchado até hoje. A parte funcionou melhorou, mas para falar já não é tão natural como antes por conta da "boca presa". Tem dias que esqueço e fico bem, mas até hoje não consegui gostar de nenhuma foto nova e nao posso ver as antigas que fico deprê. Procurei por pessoas que estivessem se sentindo da mesma forma que eu, mas não encontrei. Acho que as que não gostam do resultado não falam abertamente. Mas enfim, vamos levando né... um dia vou ter que me acostumar, mas ainda me sinto bastante frustrada e até mesmo me odiando por ter acredito que a cirurgia seria uma boa opção. Acho que ela deve ser considerada com muito cuidado, porém, todos fazem parecer tão simples né?!
    Bom querida... desculpe o desabafo. Mas estou sendo sincera e por um lado é bom falar também do que não deu certo para que as pessoas reflitam bastante antes de embarcarem nesse procedimento tão invasivo e com resultados imprevisíveis! Sempre existe a margem de erro...
    Bjos

    ResponderExcluir
  30. Olá Dynha
    Tenho sentido falta de você por aqui.
    Acho muito válido tudo o que você disse. É verdade que nem sempre tudo dá certo como dizem. Os médicos sempre fazem parecer mais fácil do que é realmente.
    Não posso dar muita informação a seu respeito poruqe nunca postou fotos aqui. Talvez voc}e esteja só impressionada ou talvez não. O fato é que com um ano já daria para estar com aparência mais bem definida e se sentindo melhor pelo menos fisicamente. Acredito que você está sendo sincera porque é assim que se sente de fato.
    A parestesia é um grande problema. ainda me sito assim com a tal "boca presa", e já decorreu mais de um ano de minha cirurgia. Já estou converncida de que é uma sequela mesmo, mas no meu caso foi um preço a pagar que se justificou porque fiquei melhor fisicamente e porque tinha um problema maior que se resolveu.
    Mas acho muito interessante seu depoimento porque de fato sempre achei que a decisão pro fazer uma cirurgia ortognática deve ser bem pensada e sopesada a fim de se medir o custo beneficio.Portanto não se desculpe e seja sempre bem vinda a dizer o que pensa e sente.
    Mas não se odeie. Você fez o que achava melhor. Já pensou em consultar outro profissional? Saber uma outra opinião? Quem sabe?
    Bjos e bom final de semana e volte sempre ok?

    Rosângela

    ResponderExcluir
  31. Olá Ro... seu final de semana foi bom? eu li o depoimento da companheiro e confesso que nesno sem nunca ter lido sempre tive muita duvida, e o meu cirurgião me preguntou ontem na consulta, o que te incomda mais eu disse apenas a parte fucionel pq esteticamente no meu caso eu não faria essa cirurgia, mais tenho medo de sair pior do que entrei acho muita responsabilidade por isso confesso que apesar de confiar no senhor sei que corro riscos, ele acalma logico. Como no meu caso o avanço é só da mandibula eu disse que acho que vou ficar queixuda e não quero ele disse que não que vou ter resultados satisfatorios em relação a estetica mais confesso que continuo com medo, não me entendo e depois que li o depoimento de Dynha fico com muita duvidas, séra normal? te digo que já pensei em desistir mais sofro tanto com dor, mordida errada, ATM, apnéia, não sei bem o que pensar. Um xero grande.

    ResponderExcluir
  32. Olá Dynha, você poderia me adicionar no seu msn? rosicleafcarvalho@hotmail.com. Um xero

    ResponderExcluir
  33. Olá Clea

    As dúvidas que você tem são perfeitamente plausiveis. Como sempre digo aqui esta é uma decisão muito particular. Você precisa decidir. É você quem vai ter de encarar um pós muito chato e incômodo. As seqüelas podem ser desagradáveis para alguns. Outros não sentem nada. Aqui mesmo outro dia recebi uma postagem de um recém-operada que estava ótima. Segundo ela o cirurgião que a operou utilizou um método que corta longe dos nervos e ela não teve nada de parestesia. Até vou repassar isso para minha cirurgiã. O fato é que o que realmente precisa fazer é isso que já está fazendo: procurar tirar suas dúvidas e se convencer de que é isso mesmo que quer. Inclusive você relata um quadro de dor, de problemas funcionais, etc. Então só mesmo você para decidir o quanto está disposta a arriscar. Espero que você tome a melhor decisão e que seja ela qual for que você tenha sucesso. Estou aqui para o que precisar.
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  34. Bom dia Ro... apesar de ser dificil ouvir que a decisão tem que nossa somente nossa, parece que a responsabilidade fica maior, mais vc tem razão toda por sinal, te agradeço de coração pelas palavras e vou sim pensar e analizar muito bem tudo, ponho sempre nas minhas orações é só assim que me sinto mais leve. Um xero grande e bom feriado pra vc e sua familia.

    ResponderExcluir
  35. Olá, Rosangela, aqui é a Erica de SP, fiz a cirurgia dia 15 e estou me recuperando bem. Foi muito bom ler seu relato antes, nossa, lá estava tranquila por saber que tudo que estava acontecendo comigo era normal.
    Bom, tenho uma pequena dúvida: vi que você teve o tal do seroma, estou com um lado do rosto mais inchado que o outro e neste local e passo a mão e tem como se fosse uma bolinha. Só vou no cirurgião semana que vem, então gostaria de perguntar se você também sentia esta mesma sensação, como se tivesse uma bolinha do lado do rosto.
    Um grande beijo e obrigada!

    ResponderExcluir
  36. Olá Erica. Tudo bem?
    Olha o seroma é uma coisa chata. eu fiquei com o lado mais incahado e muito duro. Não é apenas uma bolinha..Fica duro mesmo. Fui melhorando com a fisioterapia e com medicação fitoterapica.
    Bjs e boa páscoa.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  37. Boa noite Rosângela, coloquei a minha parte superior do aparelho e já tirei 2 cisos, falta 1 e estou confiante que dará tudo certo, o meu cirurgião disse que a minha maxila é nuito boa e talvez não precise mexer, somente na mandíbola, acho que isso é bom, não conheço bem estes termos técnicos que vocês falam, parestesia entre outros,o que significa? Tenho uma dúvida, não sei se é lógica, mas quando uma pessoa fratura um braço por exemplo e tem que colocar platina, há muitos relatos de que quando o tempo muda e tem trovão e relâmpagos ocorre uma sensibilidade quanto a isso, você já sentiu alguma coisa parecida? Ou será que não influência em nada? Gostaria de saber sua profissão. Uma ótima pascoa e Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  38. Bom dia Cleide
    Espero que tudo dê certo na sua caminhada.
    Parestesia é a sensibilidade ou falta dela. Na área operada fica tudo insensível durante um tempo e depois vai retornando aos poucos. Algumas pessoas não retornam 100%. Mas fica para alguns, como no meu caso, um sensação que pode ser incômoda de formigamento, um peso no lábio (INFERIOR NO MEU CASO) como se a boca estivesse inchada. Algumas pessoas também sentem repuxar, como se a boca estivesse presa (sinto um pouco disso também).
    No que diz respeito as placas não sinto nenhum incômodo. As placas e os parafusos são de titânio, não de platina, e podem até ser retirados depois que o osso solidifica, mas não conheço ninguém que fez cirurgia para retirar placas.Eu não sinto nada.Felizmente quanto a isso é tudo tranqüilo. Quanto a minha profissão sou advogada ok?
    Bjs e boa páscoa.
    Rosângela

    ResponderExcluir
  39. Olá cleide tudo bem, tenho o esmo problema que vc vou avançar a mandibula. Gostaria muito de trocar ideias contigo e vc desejar tb me add no msn rosicleafcarvalho@hotmail.com. um xero

    ResponderExcluir
  40. Bom dia Ro... o feriado foi bom? o meu foi normal descansei muito isso é positivo rsrrs. Bem tenho uma duvida para a advogada não a paciênte, como faço para preparar a liminar visando que meu plano não irá autorizar? quero já preparar quando eu receber a negativa eu entro logo, não tenho como pagar advogado posso resolver só? te agradeço pelas informações. um xero

    ResponderExcluir
  41. olá
    sou adriana, fiz a ortog. em fevereiro .estou muito bem, a mudança em meu rosto foi muito grande.tem pessoas que não me reconheceram. a mudança foi para bem melhor.sinto conforto agora. e para quem tiver medo de dor pode fazer sem medo, a gente não sente dor, apenas incomodos que passam logo, vale muito apena , faria de novo, se necessário.
    seu blog é maravilhoso, me ajudou bastante, muito obrigada e parabéns

    ResponderExcluir
  42. Olá Adriana

    Seja bem vinda. Você nem imagina como eu fico feliz quando alguém diz que meu blog ajudou de alguma forma e seu depoimento contribui com outras pessoas. Obrigada a você também.
    Bjs e boa recuperação.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  43. Olá Rosiclea.

    Tudo bem comigo. O feriado foi ótimo. Me perdoe a demora, mas ando num corre corre estes dias.
    Você pode sim agilizar seu processo sozinha se for num juizado especial. Você precisará de um relatório médico, da relação dos materiais a serem utilizados; dos documentos relativos ao plano (carteirinha, comprovante de quitação dos prêmios mensais, pelos menos os três últimos e o contrato se tiver).

    Bjs e boa sorte

    Rosângela

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde Rosiclea,

    Sou classe III, minha cirirugia está prevista para o dia 20/05, dei entrada ontem no hospital Espanhol, agurdo agora a liberação do Plano (Planserve) para autorizar o hospital e os matériais, gostaria de saber de vc se vc fez pelo Planserve e a questão do anestésico como foi, se voc~e solicitou reembolso.

    Abraço,

    Niel

    ResponderExcluir
  45. Sou classe III, minha cirurgia está prevista para o dia 20/05, dei entrada ontem no hospital Espanhol, aguardo agora a liberação do Plano (Planserve) para autorizar o hospital e os materiais, gostaria de saber se vc fez pelo Planserve e a questão do anestésico como foi e se você solicitou reembolso, se foi muito difícil?

    Muito grato

    Abraço,

    Niel

    ResponderExcluir
  46. Boa noite Niel
    Obrigada pela visita.
    Eu não fiz a cirurgia pelo planserv. Tive de obter uma liminar para conseguir a liberação do plano e da anestesia.Foi um pouco complicado, mas acabou dando tudo certo. Tive de pedir reembolso dos honorários médicos, porque mesmo com a liminar meu plano não pagou.
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  47. Olá Rosangela,
    Meu nome é Jossane, estou prestes a fazer a cirurgia tambem, estou anciosa e ao mesmo tempo com um friozinho na barriga. Mas acredito que as mudanças tanto na saúde quanto na qualidade de vida são positivas e mudam muito. Estou torcendo por você!!!!!!! Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  48. Oi Jossane
    Obrigada pela visita e pela torcida. Desejo que tudo corra bem para você.
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  49. Oi Rosângela,prazer,meu nome é Ivete sou de Salvador-Ba. Em primeiro lugar parabéns pelo seu blog, uma esforço muito valioso vc faz e ajuda milhares de pessoas,imagine que eu estou na fase de decidir se faço ou não a ortognática.Tenho 40 anos e tou com receio da minha recuperação ser complicada e dolorosa por demais. Hoje estive em meu buco maxilo o possivel cirurgião que irá fazer a minha cirurgia se assim eu decidir "Dr. Bruno Catarino" n sei se vc já ouviu falar dele, pelo menos aqui em Salvador ele é muito bem referenciado e ele me falou da parestesia que na verdade é uma parestisia induzida pra que os pacientes não sinta dor no´pós operatório e que essa sensação de durmencia dura em média de 3 a 4 meses, o que vc me fala a respeito disso? Desculpe eu perguntar mas quantos anos vc tem? e outra coisa vc precisou tomar transfusão de sangue? Perdeu muito peso? é outra coisa preocupante no meu caso, visto que sou muito magra, hoje peso 45 kilos, terei de passar por um acompanhamento nutricional para ganhar peso. Outra dúvida vc precisou de liminar para realizar a sua cirurgia ou o plano dcobriu tudo sem necessitar de liminar? Tenho receio de liminar porque minha filha fez uma cirurgia de coluna autorizada via liminar e depois da cirurgia a Medial Saúde canelou o plano junto a emrpesa que eu trabalho por conta disso. Hoje meu plano Bradesco saúde e é empresa também, fico com receio de mais uma vez cancelar e a empresa não gostar disso. Minha querida desculpe o aluguel, mas já vi que vc tem um biom coração e ajuda a todos. Me ajude por favor. Obrigada! beijos Ivete

    ResponderExcluir
  50. Boa noite Ivete
    Eu não conheço esse médico que você está mencionou. Também não conheço muitos. Sobre a parestesia você pode ler as postagens que verá a sensação que ela dá. Há casos em que a sensibilidade não retorna. Eu estava bem magra quando me operei, e emagreci um pouco mais, mas depois acabei engordando 06 quilos aproximadamente.Tomei transfusão de sangue sim e também precisei da liminar. Os planos empresarias geralmente acabam cancelando o plano porque o custo fica alto pro grupo. então isso é possível de acontecer. Mas os planos tem aceitado mais a cobertura da cirurgia.O ideal que faça uma solicitação de autorização prévia.
    Boa sorte ok?

    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  51. Só tenho uma pergunta a fazer.
    Você faria tudo de novo?

    ResponderExcluir
  52. Bom dia anônimo!
    A resposta a sua pergunta é SIM SIM e SIM.
    A minha qualidade de vida agora é infinitamente melhor e isso não tem PREÇO!


    Rosângela

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde, Rosângela! Terei que fazer uma cirurgia ortognática para corrigir um problema sério de mordida aberta.Além de afetar minha aparência dento-facial, está prejudicando o meu estômago, devido a distância entre a arcada superior e inferior. Engulo os alimento sem triturá-los, e também pronuncio mal as palavras e ando tendo falta de ar durante o sono. Procurei um cirurgião buco-maxilo, ele me disse que eu terei que fazer a chamada cirurgia combinada. Ele irá mexer na mandíbula e no maxilo, e o valor dessa operação pode gerar em torno duns R$ 5,000 a 40,000. Não sei o que fazer, não sei se o pago um advogado para entrar com pedido na justiça, exigindo que o plano de saúde arca com as despejas, ou então procuro alguma universidade ou até mesmo o sus. O que você me orienta a fazer? Tenho que ressaltar que meu cirurgião buco-maxilo faz parte do meu convenio médico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Tariosilva
      O fato de seu médico ser conveniado já resolve seu problema.
      O plano terá de arcar com os custos e honorários médicos.
      Se recusarem, procurem um advogado e entre com o pedido de liminar que certamente você será bem sucedido.
      Qual sua cidade?

      Abs

      Rosângela

      Excluir
  54. Obrigado por sua resposta. Vivo em Passos-Mg.

    ResponderExcluir
  55. Olá Rosangela!
    Parabéns pela sua coragem, mas eu entendo, sou insistente e não desisto fácil.. kkk
    Meu nome é Alessandra, moro em São Paulo quero relatar aqui algumas infomarções.
    Sou prognata classe III, no dia 26/09/2012, quarta-feira passada passei pela cirurgia de expansão maxilar, estou me recuperando bem, apesar de muito inchada e roxa... estou animadíssima com a cirurgia, e bem ansiosa para fazer a Cirurgia Ortognática.
    Meu médico Dr. Fernando Morando me deixa bem animada...
    Bom hoje tenho o convênio Unimed São Roque, e já quero verificar os procedimentos para a próxima cirurgia, já que a expansão fiz no Hospital Público, com meu médico de confiança.
    Será que tenho chance de conseguir fazer a cirurgia de ortognática pelo plano de saúde?
    Abraço.
    Alessandra de Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra

      Bem vinda por aqui.
      Claro que você tem chances de fazer pelo plano. Dê uma olhada no post 120 dias, nos comentários de Neiryvan. Esse assunto está bem detalhado lá, inclusive com boas dicas dele.
      Ok?

      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  56. Bom dia, Rosangela! Não sei se ainda usa o blog, mas gostaria de saber o que a levou a fazer a cirurgia na fase adulta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. A única motivação que tive foi me livrar da dor. Uma promessa que minha cirurgiã me fez e cumpriu. O resto foi bônus.
      Abs
      Rosângela

      Excluir