quinta-feira, 28 de abril de 2011

CIRURGIA ORTOGNÁTICA -28/04/2011 - 585 DIAS APÓS


Olá pessoal. Aqui estou eu de novo. As coisas continuam iguais. ainda me encontro com a parestesia me lembrando que sou uma "operada ortognática". Sempre acordando com a sensão de boca inchada e presa. As vezes arde e formiga sempre. Mas ou vai passar ou vou me acostumar. Para ser sincera com vocês não ligo muito. Ultimamente não tenho feito nada para tentar melhorar também. Cansei porque eu já fiz tanta coisa. Na realidade dei um tempo. Agora estou cuidando de outras coisas: estudar; passear; dançar; viajar, etc. Enfim quero viver a vida normalmente sem problemas, sem estresse e me divertir. Estou conseguindo.
Outro dia recebi um post aqui de uma moça (me perdoe não lembrar o nome agora) que informou estar recém-operada e sem nenhuma seqüela. Nada de parestesia. Segundo ela o método usado pelo seu cirurgião corta bem longe do nervo por isso não dá o que chamo de "efeito colateral". Fiquei feliz por ela. Minha cirurgiã está indo para mais um dos congressos nos EUA que ela sempre participa. Vou perguntar a ela sobre isso. Uma novidade a mais que pode ajudar os futuros operados. Mas enfim para nós que já passamos por isso e temos de aguentar nossa" seqüela", vamos ter de arrumar um jeito de conviver com isso. Por isso eu sempre digo que a cirurgia ortognática, pela extensão e invasão que é no organismos tem de ser muito justificada. Se vocês olham para mim agora e comparam com minhas fotos antes verão que fiquei bem melhor. Isso é um fato. Mas o que de fato ocorre comigo é que sou infinitamente grata por ter me livrado daquela dor crônica que sentia nos dentes. Dá até vontade de chorar. Por isso a beleza eu considero apenas um bônus, porque de fato nunca foi estético o meu problema e todas essas coisinhas que relato a vocês não chegam nem perto do que eu sentia. Então valeu a pena.
É isso. Estou bem, estou feliz. Desejo a todos que estão passando por situação semelhante que possam superar e tentar não deixar isso atrapalhar a vida de vocês. E aproveitem para beijar muito, porque é um bom exercício. :-)
Até a próxima!
Rosângela

46 comentários:

  1. Olá ro... tudo bem? como tá tudo indo, a novidade é que ainda não estou pronta ao ver do cirurgião falta umas coisinhas como doi dentes ser inclinados para fora, ontem fui ao ortodontista e estou sofrendo demais da conta dor intensa diante do que ele fez pra inclinar os dentes e já estou em treino de comer só liquido e ficar de boca presa pq é assim que estou e vou ficar 30 dias ate a proxima manutenção que DEUS me ajude não dormi nada essa noite anterior com muita dor e não consigo comer nada, estou com uma borracha que não pode tirar nem pra comer e troca a cada dois dias gente que coisa ruim a ATM só pioror ouvido doi todos os dentes doi até meu pescoço doi a cabeça tudo. A novidade é essa um xero pra ti.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosangela. Td bem?
    Espero q esteja bem.. To me preparando ja alguns meses com Dr Lucas Esteves, conheçe ?
    ele faz parte da equipe da Dra Vanessa...
    Vc ta muito bem, parabens pelo resultado.
    A minha irá ser uma ciru muito complexa, será geral, mento, maxila, mandibula e ATM, terei q colocar uma Protese no condilo.. To indo em SSa uma vez por mes, ja q moro no inteior.
    Peço a Deus que me proteja e der forças pra ter uma boa recuperação. Agente fica muito ancioso..
    bj. até +
    Claudio.

    ResponderExcluir
  3. Olá Claudio
    Boa noite e seja bem vindo ao meu blog.
    Eu conheço sim Dr Lucas. è um amor de pessoa. Foi ele que me socorreu primeiro quando tive a hemorragia no hospital (veja posts anteriores).
    Quando estiver com ele diga que eu mandei lembranças.
    Sem dúvida será bastante complexa sua cirurgia. A minha também foi, mas eu não mexi na ATM. Fiquei com uma placa no céu da boca quase 60 dias.
    A recuperação não é nada fácil, mas você deve ficar tranquilo e confiar na sua equipe médica. Eles sabem o que fazem.
    É claro que ninguém além de você estará passando sua agonia, mas tenha em mente que cada dia é uma melhora e que a paciência e a calma são virtudes necessárias. Viva um dia de cada vez. Lembre sempre das minhas palavras aqui, porque agora pode parecer até bobagem, mas você saberá que não é no momento certo.
    Tenha fé em Deus e seja forte.
    Até mais e volte sempre que quiser.
    Bjs
    Rosângela

    ResponderExcluir
  4. Olá Roseclea

    Menina vá treinando mesmo. Mas eu não senti dor alguma no pós, apenas incômodos demais.
    Espero que tudo dê certo. Não tenha pressa, porque tudo vai acontecer no momento certo.
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosangela.
    Obrigado pela atenção.. Verdade ele é muito atencioso e passa uma confiança imensa. Na cirurgia.. ele sempre esta com dra Vanessa ?
    Sim pode deixar q falo com ele de mandou lembranças..
    obrigado.
    claudio

    ResponderExcluir
  6. Oi Claudio

    Dra. Vanessa opera com uma equipe médica e Dr Lucas faz parte sim.

    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  7. Olá meu nome é Larissa e eu preciso fazer a mesma cirurgia que vc amei o seu blog e estou cheia de duvidas. viu fui no dentista essa semana e ele disse que vou precisar usar aparelho antes + ou- por 1 ano vc tbm teve que usar?? quanto tempo?? como tava a sua auto estima antes da cicurgia vc acha que seu rosto mudo bem?? tenho muitas duvidas desculpas srsr mais é que realmente gostei muito do blog. vc recomenta a cirurgia?? e que eu confeso que to com um pouco de medo mais aou mesmo tempo anciosa querendo d+ pq estou com a auto estima baixa .. parabens pelo blog boa semana ...

    ResponderExcluir
  8. Olá Larissa.

    Seja bem vinda e obrigada pela visita.
    É natural que esteja com tantas dúvidas. Tentarei ajudar no que eu puder ok? Vamos lá.
    Primeiro a questão do aparelho. Geralmente é e necessário o uso anterior do aparelho neste tipo de cirurgia. Eu usei sim e foi por um período aproximado de dois, Para ser sincera agora eu não me lembro, mas se tiver tempo e paciência dê uma lida nas antigas postagens.Devo ter relatado isso em algum momento. A minha auto estima estava bem, porque sinceramente a minha aparência jamais me incomodou de ato a ponto de me levar a fazer essa cirurgia. Mas eu reconheço que melhorei bastante. Se eu recomendo a cirurgia? Sempre me fazem essa pergunta por aqui e sou muito honesta na resposta. A decisão de fazer ou não depende muito de cada um. Você mesma vai ter de decidir. Eu só aconselho que você seja muito honesta com você mesma,para saber o que de fato está te levando para isso. Se é algum motivo que te incomoda bastante, te faz sentir dores, incômodos, etc, então pode valer muito a pena. O fato é que quando nos preocupamos apenas com a estética podemos até alcançar o objetivo e ficar mais bonitas, contudo há conseqüências. Eu por exemplo tenho problemas com a parestesia, que é constante. Estou lidando bem com isso mas algumas pessoas não suportam. Tenho uma leitora querida aqui do blog que sofre muito com isso e se arrepende muito de ter operado. Portanto eu não aconselho nem deixo de aconselhar a cirurgia. Acho que isso cada um deve decidir e se for a sua decisão operar eu estarei aqui para te ajudar no que eu puder.
    Volte sempre que quiser.Poderemos trocar muitas idéias ainda.
    Bjs e boa semana.
    Rosângela

    ResponderExcluir
  9. Olá larissa tudo bem? sou rosiclea e tb futura paciente dessa cirurgia, se desejar podemos trocar ideias o que acha? me add rosicleafcarvalho@hotmail.com Um xero

    ResponderExcluir
  10. Olá Rosângela ... muito obrigada pelas respostas . é então na verdade acho que a minha vontade de fazer é mais estética mesmo pq graças a desu não tenho dor mais pé claro tenho alguns estralos forte e acho que a cirurgia vai me ajudar na area respiratoria também. Todas as pessoas que fazem sentem e a parestesia? outra coisa vi que vc precisou de sangue depois da cirurgia isso é normal? e essa parestesia não passa nunca mais? já estou eu aqui fazendo varias perguntas de novo srsr... muito obrigada viu e mais uma vez parabens pelo blog..
    Rosiclea logo eu te add viu t+

    ResponderExcluir
  11. ops esqueci de assinar o comentario acima é meu
    Larissa

    ResponderExcluir
  12. Oi Rosangela tudo bem?
    Meu nome é Wanderley Bakaneski, fiz uma cirurgia de buco maxilo dia 29/04/11, foi em cima e em baixo do queixo, já faz alguns dias que operei, a única coisa que dói muito, é começar a abrir a boca.
    Você teve preoblema em relação depois da cirurgia, em fazer exercício para abrir a boca toda?
    Se você fez sentiu muita dor.
    Por favor me conte como foi a sua recuperação.
    Esses exercícios doem muito.

    Bjoss

    ResponderExcluir
  13. Olá Wanderley. Seja bem vindo.
    Olha abrir a boca é complicado no inicio. Você só poderá se preocupar com exercícios de abertura após tirar os pontos. Não senti muita dor, mas sim muita dificuldade em conseguir a abertura ideal.Fiz todo tipo de exercícios.A minha recuperação está toda descrita aqui no blog. Se você tiver paciência verá que expliquei tudo direitinho. Mas posso te responder o que quiser saber sempre que minhas postagens não forem suficientes ok? Portanto pergunte!!

    Bjs e boa recuperação.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  14. Olá wanderley, eu chamo clea se vc estiver em condições de ir ao PC me adiciona pra trocarmos ideia estou preste a operar tb, e além desse blog eu gosto de fazer amizades com pessoas que estão passando por isso, ok meu msn rosicleafcarvalho@hotmail.com. boa recuperção

    ResponderExcluir
  15. Oi rosangêla, tudo bem? Queria te perguntar uma coisa q está me aflingindo muito =//. Fiz a ortognatica e ATM fará 4 meses amanhã e eu ainda não consigo fazer os movimento de protrusão (jogar a maníbula para frente) e laterização direito. Vc q já tem anos de ortognatica, já consegue fazer esses movimentos? lembra com qto tempo conseguiu? Tô meio desesperadinha aki, me sentindo travada, até pq ning conversa só abrindo e fechando a boca, a gente joga a maníbula pra frente um pouco, né? Mas eu não consigo fazer =/ Tô péssima psicologicamente! Se puder responder ficarei será de grande ajuda! um beeeijo!

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Rafaela.

    Seja bem vinda.
    Em primeiro lugar ainda não tenho "anos" de operada. estou apenas com um ano e oito meses.
    Os movimentos são dificeis sim. Eu não me lembro quanto tempo foi, mas eu fazia muita fisioterapia e os exercicios de protusão e laterização faziam parte da rotina. Lembro que meu quadro evoluiu bem neste aspecto.
    A minha ATM felizmente não foi mexida.
    Então faça exercícios pratique e tenha paciência. Tudo vai darcerto no final.
    bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  17. Olá Rosângela, meu nome é Reverton Cristaldo e sou de Cuiabá -MT. Primeiramente parabéns por expor seu drama, cirurgia e recupeação. Gostaria de perguntar a você pois seu caso é parecido com o meu, mas muito mais "grave". Você sentia zumbidos, dores na face e articulação têmporo-mandibular? Se sim, esses sintomas cessaram após a cirurgia ? Felicidades

    ResponderExcluir
  18. olá Reverton, tudo bem meu nome é Rosicléa também sou uma paciente ortognatica e gosto sempre de me comunicar com algumas pessoas que visita o site, se vc puder me adicionar.. rosicleafcarvalho@hotmail.com. ate mais

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Reverton, e obrigada pela visita.

    Eu não sentia nada na ATM, não tinha zumbidos nem dores na face. Só sentia dor nos dentes sempre do lado direito. A única coisa que ficou diferente com relação a isso é que passei a sentir dor no ouvido quando deito de mal jeito (só no lado direito também). Mas nunca mais senti nada. De qualquer forma eu estou com a requisição apra fazer outra ressonância de ATM para ver como estou pós cirurgia, mas não acredito que vá ter nada porque não sentia antes da cirurgia e continuo sem sentir nada depois. Felizmente nada mais me incomoda a não ser a malfadada parestesia. Espero que ela não te incomode, mas esteja preparado para ela.

    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  20. Jesus... recebi a notícia hoje de que preciso dessa cirurgia e vim pesquisar e achei teu blog... to assustado com o tempo de "cura" e o pós-operatorio... putz, deve doer demais :-( Tô pensativo... E agora?

    ResponderExcluir
  21. Como vc se chama? Por favor identifique-se para que possamos nos relacionar melhor ok?
    Olha eu não senti nenhuma dor no pós, mas tem pessoas que sente.
    O caso é para se pensar mesmo. A coisa é séria viu? Pense bem e depois resolva o que é melhor para você. E precisa de tempo para se recuperar. Tempo imedato para que possa fazer as atividades normais da vida e tempo mediato para se recuperar de coisinhas como a parestesia.
    Abs

    RosÂngela

    ResponderExcluir
  22. Olá Rosangela Cheguei ao seu blog pesquisando por cirurgia ortognatica, acho que vou ter que fazer, mas ainda tenho medo. Quanto tempo demorou até vc ter coragem para se submeter à cirurgia?

    ResponderExcluir
  23. Olá Rosangela , você poderia mim mandar um email mim informando seus gastos com a cirurgia? tipo, alimentação, medicação.
    raih_gomes@hotmail.com

    obrigado

    Railson

    ResponderExcluir
  24. Oi Rosangela
    não sei se vc lembra de mim??? há um ano atras falei sobre o procedimento na qual vc passou e, vc me esclareceu algumans coisas. Já faz um ano e meio que estou com a "preparação" para a tal cirurgia, mas meu medico não me disse mais nada ate hoje, nada msm.To preocupado, no começo seus medicos pediram tipo exame, sei lá.. não sei o faço to pensando que foi tempo perdido... pelo amor de Deus me ajude...julio (alhendepora@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde. Estou em falta com vocês. Vou responde um de cada vez.
    Primeiro você CidaNobre. Desculpe a demora. Ando a mil. Olha eu demorei muito até me decidir. Foram dois anos aproximadamente até tomar coragem de procurara a cirurgiã. Mas tem de ser com calma Pense e decida. Eu fiz assim.
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  26. Railson. Boa tarde.
    Olha fica difícil te mandar um valor de custos hoje porque tem muita coisa que nem lembro mais.Mas não foi pouco. São muitos remédios, enfermeira, fisioterapia, fonodiologa, etc. Hoje o custo deverá ser um pouco maior porque os remédios aumentaram de preço em quase dois anos, assim como os itens da alimentação. Muita fruta, verduras, legumes, etc. Você vai comer o que gosta, só que tudo liquido e depois pastoso. Tem de comer bastante. além das refeições o lanche. Como é tudo líquido precisa comer bastante porque sente fome mais rapidamente.Mas é difícil falar de custos hoje.Mas não é pouca coisa não.

    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  27. Olá Julio
    É assim mesmo. Depois da minha primeira consulta com a cirurgiã, só voltei a vê-la quase dois anos ou três depois (não lembro agora) porque primeiro você tem de fazer a preparação com o ortodentista e é ele quem vai te dizer se está pronto ou não para operar. Quando ele disser você retorna para o cirugião e ele vai pedir os exames necessários.
    Boa sorte!

    Rosângela

    ResponderExcluir
  28. Olá Rosângela! Eu também cheguei ao seu blog pesquisando pela cirurgia ortognática. Fui ao meu ortodontista hoje e não parei de pensar nisso. Meu caso é o queixo torto, um dos lados desenvolveu mais que o outro, percebi em fotos quando tinha 11 anos, a partir dae começou meu complexo: evito tirar fotos, não fico na frente do espelho com outras pessoas, e por ae vai. Cheguei a colocar aparelho ortodôntico aos 15 anos, mas tirei porque a cirurgia ia ser muito cara. Queria muito fazer, mas às vezes fico com medo. Então eu li todo o seu blog e fiquei mais confiante. Acho que esse tipo de cirugia vai além do estético, muda tudo. Gostaria de te dar os parabéns, não deve ter sido fácil, você foi muito forte! Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  29. Olá, Rosangela, aqui é a Erica de SP novamente. Quero muito sua opinião: tenho 35 dias de P.O. e estou sentindo dores na atm e nos ouvidos. Meu cirurgiao pediu uma ressonancia, porem liguei no laboratório e me informaram que não posso fazer ressonancia com tão pouco tempo de operada. Você fez alguma depois de operada? Com quanto tempo? Nossa, estou assustadíssima, como ele pôde me pedir um exame que não posso fazer... De resto estou me rescuperando bem.
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  30. Oi erica, sou clea vc tem msn? se tiver pode me adicionar pra trocarmos ideias!!! rosicleafcarvalho@hotmail.com. Uma boa recuperação pra ti.

    ResponderExcluir
  31. Fernanda obrigada pela visita. De fato esta cirurgia traz profundas modificações na nossa vida. Espero que vc esteja preparada.

    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  32. Olá Erica. Seja bem vinda de novo.

    Olha não tem como você fazer um exame deste com tão pouco tempo. Eu senti dores no ouvido e até hj sinto de vez em quando. Estou programada agora para fazer outra ressonância, mas veja que já tenho um ano e meio de cirurgia.
    A dor no ouvido vai passar. Lembre que vc foi muito mexida e toda essa área (ouvido, atm, etc) fica mais sensível. Aguarde com calma a recuperação. Ainda tem muito pouco tempo.Cada dia é uma melhora, lembre-se sempre disso.
    Paciência é tranqüilidade ok?

    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  33. Olá Rosângela, Sou Carina de São luiz Gonzaga RS gostaria muito da sua ajuda em esclarecimentos, estou rumo a cirurgia de avanço de mandibula esse mês terminei o tratamento ortodontico antes da cirurgia agora é so fazer os exames pré-cirurgico e aguardar pela data da cirurgia, e estou com muito medo tenho 24 anos dava aula de treinamentos e informatica direto e fui praticamente arrancada dos laboratórios pelas dores cronicas que sentia na cabeça na região da ATM e quanto mais eu falava e ria me doia até que a boca simplesmente travava e ainda me doi muito, sabe acreditar que você tenque piorar uma situação que já não era facil pra depois melhorar é muito complicado, hontem mesmo estava eu aos prantos gritando de dor na cabeça ao abrir e fechar a boca alimentação macia já a 2 anos e limite de abertura bucal isso ta muito dificil passo só chorando e com muita dor no pé do ouvido nem um beijo decente não consigo mais dar, desculpe estar assim desabafando mas na minha cidade não convivo com pessoas que já tiveram o mesmo problema por isso estou desabafando com vc. Só não estou sozinha nessa porque tenho meu esposo que me ajuda muito mas meu pais são separados e nunca perguntam como estou e não tem noção como sofro minha irma tambem são tudo muito desligados e sofro muito com isso me criei sem eles sozinha pelo mundo não tive carinho, mas agora que convivo com eles eles poderiam me apoiar mais. você sentia muita dor e cansaço ao falar ao rir pra comer, ao fazer movimentos como dançar correr caminhar rápido, estou sempre com dor no pé do ouvido região da ATM? se me atender e poder continuar falando com vc e dividindo com vc meu sofrimento ficarei grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor não fica assim, quero saber se vc ja melhorou pois minha cunhada fez essa mesma cirurgia ha 4 meses e sente fortes dores na face inteira, ela acha que não vai suportar viver sentindo tanta dor.Obrigada.

      Excluir
  34. Olá CArina
    Seja bem vinda.
    O pior da sua situação é a falta de apoio familiar. Isso é muito importante em todos os sentidos. Mas felizmente você ainda tem seu esposo que poderá estar ao seu lado.
    Eu não sentia tantas dores na ATM ou ouvido. Os meus dentes é que doíam (apenas o lado direito).Tudo isso passou.
    Mas eu cheguei a pensar que tinha algum problema de ATM e pesquisei um pouco sobre isso. Há questões deliciadas na cirurgia com ATM, mas desde que esteja bem acompanhada com bons profissionais tudo dará certo. Você precisará ser forte e ter resignação e paciência. Sem dúvidas momentos dificieis virão e você já deve ter visto pelo que eu passei. Mas cada pessoa é uma pessoa e reage de forma diferenciada de acordo com seu organismo. Mas tenha fé. Você verá que depois tudo ficará melhor. Mas a cirurgia será apenas um passo. Não pode deixar de fazer a fisioterapia ok?
    Carina pode contar comigo sempre que quiser.Estarei aqui ok?
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  35. Olá Carina, li teu comentario e confesso que fiquei comovida, o seu problema é o mesmo que o meu avanço de mandibula, e tb tenho todos os sintomas que vc senti, tb não tenho apoio de familia mais isso eu tiro de letra penso sempre em mim estou em primeiro lugar(abaixo de DEUS) o resto não é problema meu. Procuro fazer o que é certo e tudo ficará bem, não é facil sei pq já sofri muito mais a vida vai nos ajudando a ser mais forte hoje conto exclusivamente com DEUS e te digo ele sempre tem me ajudado, tenho irmãos sim mais muito distante apesar de estar perto, mais sabe o que conquistei amigos que me saem muito melhor do que certos familiares, conto com eles pra tudo e sempre tenho respostas possitivas. A um tempo me sinto casada por já usar aparelho a mais de 5 anos e dois faço o tratamento pra cirurgia, estou bem perto em agosto me opero já uma vitoria, e estou preparada pra o que tem vir. Se vc quizer conversar pode me adicionar rosicleafcarvalho@hotmail.com. Fica bem e força. xero

    ResponderExcluir
  36. Oi Rosângela, meu nome é Carolina e fiz a ortognática no último dia 06. Fiz com André Freitas e Luciano Cincurá no hospital Aliança. Graças a Deus minha recuperação está ótima! Não tive sangramentos, problemas para respirar nem para dormir. Fiz um blog também: cirurgiaortognaticacarol.blogspot.com
    Vamos manter contato!

    ResponderExcluir
  37. oi querida Rosãngela!!!!
    sou Sandro Farias, é um prazer lhe conhecer!
    Antes de tudo parabéns..... pelo força de vontade, dedicação, coragem,família, amigos enfim tudo que levou para fazer essa cirurgia.
    estou no começo do tratamento para fazer essa cirurgia.
    Já fui apresentado pela equipe médica, para me avaliar´, queria muito saber várias coisas, dúvidas e outras, mas, demorou quandos anos, usando aparelho para esta pronta....para cirurgia?
    pq tenho 36 anos e penso que estou velho para fazer essa cirurgia.
    Meu problema é mais estético mesmo, não sinto dor nenhuma, minha mandibula inferior é maior que a superior, se eu abri a boca demais ela só faz estrala....tenho também mordida cruzada.
    me perdoi pelo incômodo.
    são muitas dúvidas!!!!!
    grande abraço.

    ResponderExcluir
  38. Olá Sandro.

    Não se desculpe. Vcoê é sempre bem vindo.
    Não acho que esteja velho como diz, mas sem dúvida a recuperação nas pessoas mais jovens tende a ser melhor. Mas vcoê pode dar show de bola, quem é que vai saber?
    Mas tome cuidado com a ATM. Já viu como ela está? ATM necessita de atenção especial.
    Quanto a aparelho usei aproximadamente 03 anos antes da cirurgia e 08 meses após.
    Não tenho nada contra quem resolver submeter-se a ciruriga por estética, desde que você tenha em conta o que realmente significará tudo o que vai passar. Assim não se arrependerá no meio do caminho.
    No mais boa sorte para você e apareça sempre que quiser.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  39. Boa noite CArol. Seja bem vinda e apreça quando quiser. Espero que esteja indo bem.
    Boa sorte

    Rosângela

    ResponderExcluir
  40. Brigadinha Rosângela. Graças a Deus minha recuperação está indo bem!

    ResponderExcluir
  41. Olá Ro...., tudo bem contigo? espero que sim... eu queria saber se vc conhece algum hospital ai em Salvador que faça pelo SUS a ortognatica? se vc souber por favor me fala, não é pra mim é uma pessoa que mora ai e precsa fazer. Xero Rosiclea

    ResponderExcluir
  42. Paulo Roberto

    Olá Rosangela, tudo bem??? EStava lendo o blog e vi que em alguns momentos é falado sobre dores na ATM, estou com 21 dias de PO e sinto algumas "fisgadas" na ATM que me jogam longe e muitas vezes acaba doendo o ouvido, voce sabe dizer até que ponto é normal isso e por quanto tempo tenho que conviver com essas fisgadas???

    ResponderExcluir
  43. Olá Paulo. Obrigada pela visita;
    Olha eu tinha essas fisgadas com forte dor no ouvido direito. Fiquei algum tempo com isso. Mas agora, já faz tempo que não sinto mais nada. Não sei se é normal, porque na minha última ressonância de ATM, pós cirúrgica, deu um deslocamento de disco que não acusou na primeira que tinha feito antes da cirurgia. Ainda vou falar sobre isso com minha médica e ver o que ela me diz sobre o assunto.Contudo o fato é que já não sinto mais nada na ATM.

    Boa recuperação para você.

    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  44. Olá Rosangela, td bem? Eu sou o Lucivaldo Faz cinco dias q fiz essa cirurgia ortognatica. Eu tive q diminur a mandibula e avançar a maxila uma cirurgia d forte impacto, mas tranquila gçs a Deus. A recuperação ta sendo um pouco difícil por causa da alimentação líquida, me sinto fraco e também não consegui dormir ainda depois da cirurgia. Mas foi q nem vc postou tem ter muita paciência e cada dia é uma vitória. Obrigado e Deus a abençoe..abçs

    ResponderExcluir
  45. Oi Lucilvado

    Obrigada por visitar meu blog.
    Como a alimentação é liquida nesta fase o jeito é você se alimentar reforçado. Caprichar nas sopas,com verduras, carnes, figado, etc. Se for vegetariano como a quantidade um pouco a mais que a normal. Merende, com sucos, milkeshakes, etc. Precisa compensar com a quantidade ok? Fique firme. Boa recuperação.
    Bjs e melhoras!!!!

    Rosângela

    ResponderExcluir