quarta-feira, 14 de março de 2012

CIRURGIA ORTOGNÁTICA - 906 DIAS APÓS




Olá pessoal. Estou de volta para informar que estou "viva"!!!
Muita gente quer saber se o blog ainda esta funcionando, e a resposta é sim!
Contudo apenas farei postagens um vez por ano no aniversário de minha cirurgia, que ocorre em setembro. Estou tentando fazer algo especial para meus leitores. Aguardem.
Mas, independente de qualquer coisa, estarei sempre aqui diariamente respondendo a todas as perguntas como sempre fiz até hoje.
Obrigada pelo carinho e pelas visitas!!!
Bjs
Rosângela

108 comentários:

  1. Olá Rosangela, eu tenho uma amiga que precisa fazer uma cirurgia ortognática, gostaria de saber se vc pode dar algumas informações.. Tipo.. Os médicos que te operaram, Clinicas onde posso encontrar esse tratamento de forma gratiuita e etc..
    Grata !
    Tem como deixar um contato, email ou alguma forma que eu possa me comunicar com vc ?

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, primeiro parabéns, ainda estou lendo sua tragetória, guerreira, maravilhosa!
    Estou me preparando para fazer a minha cirurgia tambénm essa semana levo a documentação e converso com a dentista!
    Se vc tiver twitter ou face ou orkut, gostaria de fazer mais umas perguntinhas, OK!
    Senão, ai vai uma:
    Depois de quanto tempo posso voltar a trabalhar (não conversar e tal), mas assinar papeis, ler emails, estas coisas!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Rosário. Seja bem vinda!
    Aqui mesmo eu respondo todas as suas perguntas ok? Funciona melhor que qualquer rede social e conseguimos atingir mais pessoas com dúvidas semelhantes.
    A volta ao trabalho deve ser gradativa e sempre depende muito da reação de cada pessoa. O problema é o edema que nos impede de baixar a cabeça. Eu mesma tive problemas de seroma porque abaixei a cabeça antes da hora. Eu acho que não poderá retornar antes de 45 dias no mínimo. Eu retornei com 60 dias e ainda tinha edemas, mas já coneguia enfrentar o computador.
    Mas antes disso eu já tinha liberação para acessar computador apenas para ler e-mails, porque o uso em excesso também é prejudicial.
    Mas enfim tudo depende muito do seu organismo, como ele irá reagir e de que tipo de intervenção você fará.
    Boa sorte!

    Rosângela

    ResponderExcluir
  4. Bom dia anônima(o)
    Eu fui operada por Dra. Vanessa Castro e sua equipe. Meu ortodontista é Dr. Kleber Meireles.
    Eu sei que aqui em Salvador o hospital das clínicas e o hospital de irmã Dulce fazem a cirurgia, mas não sei informar detalhes.
    A comunicação comigo é sempre por aqui. Eu respondo SEMPRE!

    Conte comigo no que eu puder ajudar.

    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, parabéns pela coragem. Se Deus quiser daqui a um and estates realize do a minha. Gostaria de saber qual o Plano que vc utilizou e semprecisou tomar sangue

      Excluir
    2. Oi Rosangela, tbm preciso fazer essa cirurgia. Tenho a mandíbula pra frente e sinto muitas dores de cabeça. Confesso que estou com medo do preço da cirurgia, de nao dar conta de pagar, por isso queria saber uma media do valor que pode ficar, quanto vc pagou..?!

      Excluir
    3. Bom dia Daniele. Realmente a cirurgia tem um alto custo, mesmo em relação ao pós-operatório. Não lembro quanto me custou porque já se passaram 07 anos da minha cirurgia. Mas o que precisa fazer para mensurar é escolher o médico, ver quanto ele cobra e se ele tem equipe pós cirúrgica, como técnico de enfermagem, fono, fisio, etc. Caso não possua buscar profissionais que faça o trabalho voltado ao operado ortognático. Muitos planos hoje possuem fisioterapeutas e fono. Mas os técnicos de enfermagem geralmente não tem cobertura.
      Com essas precauções poderá fazer um orçamento e se preparar.
      Boa sorte.
      Abs

      Rosângela

      Excluir
  5. Olá Rosângela, estou aqui há algumas horas lendo todos os seus posts. Meu nome é Cindi, moro em Salvador.
    Estou pensando em fazer essa cirurgia.
    Tenho a arcada dentária superior baixa, quase como a sua antes da cirurgia, semelhante à da minha mãe. Há dois anos, mais ou menos, fui há alguns ortodontistas porque alguns dentes entortaram com o nascimento dos sisos e o que a maioria me disse é que eu precisaria da cirurgia para alinhar a minha arcada, pois minha mastigação não é correta e a atm estala ao abrir e fechar a boca, além disso, minhas fortes dores de cabeça podem ser decorrente disso. Fiquei com medo e não voltei mais.
    Agora voltei a procurar informações sobre o assunto e te encontrei aqui.
    Vi que vc fez a sua com Dr Vanessa castro, gostaria que vc me passasse mais informações de onde encontrá-la, onde vc fez a cirurgia, se só faz particular, se ela atende algum plano... Vi que vc ficou linda e satisfeita, isso me encoraja um pouco. Aguardo sua resposta.
    Grande abraço,

    Cindi

    ResponderExcluir
  6. Boa noite.
    Ao anônimo ou anônima que me perguntou sobre sanguue, eu precisei sim de receber sangue. Foram três bolsas.
    Quanto ao plano de saude qualquer um tem de cobrir, porque é um procedimento previsto na ANS. O meu plano me obrigou a pedir liminar e a travar uma pequena batalha jurídica, mas acabou dando tudo certo no final.
    Boa sorte e obrigada pela visita.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Cindi
    Obrigada pela visita.
    Dra. Vanessa não atende praticamente nenhum plano. Acho que só petrobras. Por isso, a depender do seu plano de saúde, você precise custear os honorários médicos ou parte dele. Isso porque quando o médico não é credenciado o plano só paga por reembolso e de acordo com a tabela. Mas para isso o plano tem de ter profissional credencado que faça a cirurgia. Caso não tenha deve arcar com os honorários integrais. Portanto tem de ver direito qual é o seu caso.
    Mas marque uma consulta com ela que ela mesma explica tudo direitinho. Telefone da clínica no Itaigara: 3354-2688/3354-0227.
    Boa sorte

    Rosângela

    ResponderExcluir
  8. Oi Rosângela! Há 1 ano e 5 meses eu fiz a mesma cirurgia que você, em minas gerais. Estou com 19 anos e vendo seu blog me lembrei dos momentos de recuperação, que graças a Deus passaram. Não senti nenhuma dor, e algumas coisas da nossa recuperação foram diferentes, como voltar a comer por exemplo, demorei 45 dias. Acho muito importante ter um blog como o seu porque é dificil encontrar na internet alguém que saiba falar tao bem da cirurgia como alguém que passou por ela. Parabéns pela sua, pela nossa coragem. E recomendo pra todos! Apesar das restriçoões e probleminhas na recuperação, não tem sensação melhor do que se ver desinchada e transformada! Beijos e coragem a todos =)

    ResponderExcluir
  9. Obrigada anônima.
    É bom quando tudo dá certo!
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  10. Ah, sobre meu caso ainda, de minas gerais. Não precisei fazer fisioterapia, nem usar aparelho pra ajudar na respiração..apesar de demorar MUITO pra desinchar(por volta de 6 meses pra voltar ao normal), eu voltei pra escola 2 semanas e meia depois da cirurgia. Todo mundo me olhava por causa das bochechas, hahaha, mas acontece né? Chorei muito, mas o segredo foi a paciência. A única coisa que me incomodou de verdade foi o inchaço e não poder comer, lembro que quando consegui comer purê de batata a primeira vez fiquei super feliz! Nao sei no seu caso, mas durante e depois da cirurgia fiquei com um fio de aço prendendo os dentes de cima aos de baixo, então nem se eu quisesse conseguia abrir a boca(também não conseguia). Tinha acabado de começar a namorar e demorei um tempinho pra conseguir beijar meu namorado,rs. Minha boca abria por volta de dois dedos no máximo durante os dois primeiros meses. Mas dor, nenhuma, só fiquei um pouco nervosa na hora de tirar os pontos! Mas você sabe, e as pessoas que vão fazer tem que entender que não adianta ficar nervosa, porque não tem milagre que te faça desinchar ou que faça o tempo passar rápido. Não perdi nenhuma sensibilidade, meu nariz ficou um pouco mais em pé (tive um pouco de desvio de septo, nada que incomode), mas recomendo. Nada disso se compara a um sorriso sincero e sem vergonha. Espero ter ajudado quem precise de apoio! Uma dica: não quis saber muito do pós operatório antes de operar para não desanimar, e funcionou =)Se alguém quiser o contato do meu dentista (excelente por sinal), só falar.

    ResponderExcluir
  11. Ok Obrigada pelas informações.
    Bjs e boa sorte

    Rosângela

    ResponderExcluir
  12. Olá Rosângela, meu nome é Fernando, legal seu blog, parabéns pela iniciativa. Fiz a cirurgia há 9 meses, me recuperei até que bem, porem ainda tenho dormência no lábio inferior e no queijo, parece que esta morto...rs. Gostei do resultado mas esperava mais de verdade, acho que meu rosto mudou, mas nada gritante, eu tinha retrognatismo. Como podemos fazer para acabar com a porcaria desta parestesia? Tem dicas

    ResponderExcluir
  13. Olá Fernando
    Seja bem vindo.
    Olha essa parestesia é um grande problema para mim até hoje. Já tentei de tudo. Agora vou tentar acunpuntura de novo. Na realidade eu fiz poucas sessões, mas agora quero fazer um tratamento completo para ver se melhora.
    Já estou convencida que essa sequela em mim é permanente. Mas talvez consiga melhorar, minimizar o problema.Vamos ver.
    Quanto as dicas posso até te dizer algumas coisas que tentei, porque talvez dê certo com você: pedra de gelo deslizando no local; um palito ou algo pontiagudo para estimular (ficar dando pinicadas de leve); fisioterapia e laser.
    Boa sorte viu?
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  14. Rosângela, você ficou muito bonita!!
    Me enconrajou ainda mais à fazer, tenho o mesmo problema que você tinha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Obrigada anônimo(a).
    Boa sorte na sua caminhada.

    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Rosângela :D
    Sou uma menina portuguesa, porque infelizmente não há muitos blogs portugueses sobre este delicado assunto.

    Ouvi o nome de cirurgia ortognática à cerca de um mês atrás, quando a minha dentista me falou que o uso do aparelho apenas iria alinhar os dentes.. todo o problema do maxilar superior estar demasiado para a frente só seria resolvido através dessa cirurgia. Fiquei em pânico.. não pelo método (se bem que é um pouco assustador) mas pq em portugal são necessários à volta de 20 mil euros para fazer a ortognática no privado e através do público não é para qualquer pessoa, sendo que as listas de espera estão lotadas.

    Neste momento ainda me estou a habituar à ideia. Mas agradeço que hajam pessoas como você.. que partilhem estas experiências para com aqueles que ainda nem a decisão tomaram.

    Obrigada! E muitas felicidades querida *

    ResponderExcluir
  17. Olá Mônica
    Seja bem vinda!
    Tenho uma irmã com seu nome.
    É a segunda vez que recebo visitante de Portugal.Conheço pouco da relaidade de seu país, mas no que eu puder te ajudar por aqui estou as ordens. Minha médica já operou alguns europeus.
    Boa sorte para você!
    Bjs e obrigada mais uma vez.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  18. Oi ro.... sou eu Rosicléa tudo bem querida, a novidade é rrsrsr já estou comendo bem melhor graças a DEUS, mais o que ainda não tenho é o resultado final, ex. amanheço inchada meu nariz ainda não tá na forma original, mais acho que ainda é cedo né!!! espero estou com 50 dias e entrei no INSS é pq perdi 8kg e já era magrinha então isso foi agressivo, e também fiquei 30 dias certinho com a boca amarrada, agora ponho os elastigos só a noite, mais ta tudo andando é isso quando eu tiver mais novidades apareço. xero

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Rosecleia.
    É assim mesmo. Agora já pode começar a comer melhor e veja se come sem medo. O pior é começar a comer pastoso porque fica esquisito no inicio, mas não desista.
    Boa sorte.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  20. Rosangela vc ficou muito linda, toda vez que preciso tomar coragem eu entro aqui no seu blog. Devo fazer a cirurgia o ano que vem, e as duvidas e preocupações sempre aparecem.

    ResponderExcluir
  21. Maria

    Bem vinda.
    Olha as dúvidas são naturais. Essa não é uma decisão fácil de se tomar.Pense bem e decida. Depois que decidir vá em frente seja qual for sua decisão.
    Apenas, se a sua ecolha for fazer, procure se cercar de bons profissionais.
    Bjs e boa sorte

    Rosângela

    ResponderExcluir
  22. OLá Rosãngela!
    Sou a Jocilene,Faço tratamento ortondôntico pré-operatório para a cirurgia de prognatismo.E sempre pesquiso muito sobre o assunto e pessoas que já passaram pela cirurgia ortognática,e sei qu é um tratamento complexo e doloroso,mais com resultados positivos.E achei interessante o relato de sua experiência,e sempre choro quando penso no meu caso,e de ver que não é só eu que tem o mesmo problema.
    Desde a adolesecencia sempre me senti indiferente das pessoas,nunca me senti bem como sou de rosto fisicamente,ouvi muitos comentários caladas,mais cheguei ao 30 anose foi quando tive recursos próprios para iniciar meu tratamento.
    Meu caso é bem mais grave que o seu,tenho problemas deinclusão dos dentes,já fui submetida a uma cirurgia de selação e hoje ,o ortodontista esta fazendo o tracionamento do meu dente.A má formação que tenho nos dentes além de provocar o prognatismo,também afetou um problema de nariz,que é hipertrofia de cornetos e desvio de septos ,e isso dificulta minha respiração,agora vou me submeter a essa cirurgia.
    Mais perto da cirurgia ortognática,isso é pequeno na minha concepção.E a cada relato que pesquiso e leio como o seu é um estímulo para mim,não desistir e seguir em frente,porque sei que não é por estética e sim buscar uma qualidade de vida saudável,e sonho em respirar bem,ter uma boa noite de sono na vida,porque não sei o que é isso,Sorri para as pessoas sem vergonha e ter minha auto-estima.
    Termino escrevendo chorando,porque as vezes me pergunto e Deus Porque comigo?Será que em outra vida fui uma pessoa tão má para passar por um sofrimento e uma experiencia sacrificante?Mais desistir jamais.
    Espero um dia poder compartilhar o relato de minha experiencia pós-cirurgica.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jucilene
      Seu caso me parece bem mais grave mesmo. Mas se Deus quiser você vai conseguir.
      Há coisas na vida que não temos explicação. Mas pra que responder todos os mistérios da vida? O importante mesmo é viver.
      Seja feliz e boa sorte na sua caminhada!!!!

      Rosângela

      Excluir
  23. Rosângela, eu queria conversar com vc privadamente, msn?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Gabrielle
      Gabrielle uso tão pouco msn que o meu antigo até foi desativado. Não tem maneira melhor de falar comigo que não seja pelo blog. Mas rápido e eficaz.
      Te aguardo.

      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  24. É pq eu queria fazer umas perguntas meio chatas....mas tudo bem...vc pode me dizer qual foi o seu plano de saúde que tem a dra. vanessa...eu pretendo procurá-la mas queria me adiantar sobre as questões financeiras =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabrielle
      Dra. Vanessa não é credenciada de nenhum plano. Pelo tempo que tenho de operada as minhas referências de preço nem estão atualizadas.
      Faça uma consulta com ela e depois você decide.

      Excluir
  25. E onde vc encontrou a dra? foi no consultório particular?

    ResponderExcluir
  26. Onde fica o consultório?

    ResponderExcluir
  27. Entendi! O seu plano não tinha um cirurgião credenciado e vc entrou com liminar e solicitou dra vanessa pra cirurgia =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi isso não Gabrielle
      Mas o meu caso não é uma referência. Alguma peculiaridades marcaram meu caso, mas isso não vem ao caso agora.
      Dra. Vanessa foi escolha minha porque ia operar meu sobrinho resolvi fazer com ela também.
      É uma excelente profissional.
      Boa sorte
      Rosângela

      Excluir
  28. Oi Ro..... é Rosicléa tudo bem contigo??? estou bem andando bem é claro graças a DEUS, já estou tentando comer pastoso e como vc falou é muito estranho, medo acho que é inevitavel mais vamos em frente, já percebo melhoras em muita coisa principalmente na parestesia, vc acredita que já sinto estimulo de dor no queixo e faz um tempinho isso agora já consigo conduzir meu labio de um,a forma que antes não, mexer a mandibula gente é inacreditavel como estou reagindo, sem contar claro com o trabalho do meu cirurgião. Bem é isso estou bem. Um bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Roseclea
      Tudo está indo bem para você, e isso é muito bom.
      Se cuida

      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  29. O consultório fica no Itaigara.
    Av. ACM, 585, salas 605 a 607, Complexo Odonto-Médico Itaigara,
    Ed. Pierre Fauchard, Itaigara. CEP 41825-000 • Salvador - BA
    Tels.: (71) 3354-0227 • 3354-2668 • Boa sorte

    Rosângela

    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  30. tenho que fazer essa cirugia mas não tenho condições me fala quais procedimentos vc tomou para fazer essa cirugia .
    e foi completamente gratuita ?

    e vc sabe aqui em brasilia se algum lugar faz?

    ResponderExcluir
  31. Boa noite

    Não foi completamente gratuita, ao contrário tudo foi pago.
    Dra. Vanessa é de Brasilia por sinal. Mas agora ela opera aqui em Salvador. Fixou residência entre nós.
    Posso perguntar se ele indicaria alguém por aí.
    Os procedimentos são fazer o tratamento ortodôntico até ficar pronta para cirurgia.
    Um processo longo e trabalhoso.
    Boa sorte pra você

    Rosângela

    ResponderExcluir
  32. Rosangela vou fazer a cirurgia ano que vem ,mas estou preocupada com o meu nariz pois o cirurgião disse que ele deve abrir um pouco e o meu já e meio aberto. Como ficou o seu? vc achou que mudou muito? será que vou ter que fazer cirurgia para corrigir o nariz depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria
      Boa noite
      Olha você mesma pode responder a isso, olhando as fotos que postei aqui. No começo o nariz até diminuiu , mas depois acho que ficou igual ao que era antes. Não tive problemas esteticamente com isso.
      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  33. Meu plano não tem cirurgião...dra vanessa é mto conhecida aqui, deve cobrar carissimo, vc n tem alguma outra indicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho nenhuma indicação. Mas se seu plano não tem cirurgião você vai ter de escolher algum e eles terão de arcar com o custo. Assim tem entendido os tribunais.
      O plano tem de oferecer o profissional para fazer o procedimento já que ele é coberto. ok?

      Abs

      Rosângela

      Excluir
  34. Rosangela...ajuda a gente, uma hora vc disse que foi tudo gratuito, outra que foi tudo pago =S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite

      Eu acho que vc está confuso (a). Nunca disse qeu fiz cirurgia gratuitamente. fiz a cirurgia pelo plano de saúde.Mas tive de recorrer a justiça para obter o pagamento dos honorários médicos. Está tudo no blog. Se tiver tempo e paciência leia tudo que vc verá.
      Abs

      Rosângela

      Excluir
  35. Oi Rosângela, eu lí em um comentário seu... vc fez essa cirurgia pelo plano?
    Segundo vc essa cirurgia é um procedimento previsto na ANS e vc precisou entrar na justiça para conseguir? Foi isso mesmo q eu entendi?
    Me explica como q foi isso, qto tempo de plano vc tem q ter... e como faço pra realizar essa cirurgia pelo meu plano... já estou perto e ainda n tenho essas informações...
    Tenho o plano Camed, em Outubro faz 2 anos de plano... como q eu faço pra conseguir?
    Helaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Helaine

      Eu fiz pelo plano sim, mas tive de entrar com processo judicial.
      Tenho muitos anos de plano. Você precisa ter coberto as carências para que possa operar.
      A primeira coisa a fazer é dar entrada no relatório médico e solicitação de internamento que o seu médico vai lhe dar. Depois você aguarda a resposta.
      Tudo vai depender da resposta. Pode autorizar tudo, ou uma parte. Os honorários médicos geralmente são problema também.
      A liminar é um recurso extremos se o plano não autorizar a cirurgia ou autorizar pela metade.
      Quanto aos honorários médicos, a posição da justiça tem sido no sentido de que se o médico escolhido é credenciado pelo plano ou o plano não tem médico da especialidade, o pagamento tem de ser integral. Contudo se não for credenciado e o plano tem médico credenciado, você tem de pagar o médico escolhido e solicitar o reembolso pela tabela e de acordo com o percentual contratado no seu plano.
      Basicamente é isso.
      Verifique no seu contrato qual o período de carência para este tipo de cirurgia (eletiva).

      Abs

      Rosângela

      Excluir
  36. Obrigada Rosângela... ajudou mto... eu n tinha essa informação... irei me informar com plano sobre a carência...
    Abs...
    Fica c/Deus!!!
    Helaine

    ResponderExcluir
  37. Rosângela, boa tarde!Meu nome é André e tenho 26 anos.Já tive a oportunidade de fazer essa cirurgia desde meus 14a, mas como fui sempre um pouco desleixado, fui deixando para depois e depois, até que hoje eu com mais juizo,tenho a vontade e uma boa mentalidade e quero realiza-la.Eu passo por um dentista que me indicou outro em Sp no qual irei amanhã!Lá eu verei como funciona tudo e ouvi dizer que parte poderá ser bancada pelo convenio.Este é especialista na area, então estou confiante.Gostaria do seu contato, se posssivel o msn para tirar algumas dúvidas com vc, que pelo que vi já auxiliou a tantos e parabenizo a você por suas conquistas e pelo seu auxilio a todos!Felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite André

      Meu contato é por aqui mesmo ok? Deixei de usar o msn. Nem lembro mais a senha.
      Qualquer dúvida pode perguntar ok?

      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  38. Oi Rosangela! Sua cirurgia ficou ótima. Farei a minha dia 29/5 (nesta 3ª feira). Estou muito nervosa. Fiquei curiosa sobre o pagamento da sua cirurgia, meu médico é credenciado pelo meu plano, mas ele me disse que a parte estética é cobrado à parte. Ele está me cobrando R$10.000,00 reais. Será que está justo?
    Outra dúvida, nos primeiros dias o que vc comia? A sensibilidade do seu rosto voltou?
    Desde já, agradeço a atenção. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Carla

      Obrigada pela visita.
      O que acontece é que alguns procedimentos efetuados na cirurgia ortognática sõa considerados estéticos pelos planos de saúde e por issso não são cobertos.
      A alimentação nos primeiros dias é apenas liquida. Dê uma olhada nas postagens de 2009 que você verá a descrição desse meu período do pós-operatório.

      Um abarço e boa sorte.

      Rosângela

      Excluir
  39. Oi Rosangela, estava a busca de informações sobre cirurgia ortognatica e encontrei seu blog que é bem legal. Parabéns! Esou pensando em fazer um tbm para registrar minha cirurgia. Estou em processo que solicitra a a utorização do plano de saude. O hospital escolhido pelo meu cirurgião enviou dois orçamentos, 1 com material nacional e o outro material importado. A diferença de preço é enorme. Você fez a sua cirurgia com qual material, importado ou nacional?
    Obrigada,

    Cecilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cecilia

      Eu utilizei material importado. Mas, na época, as opções foram dadas pela minha médica, não pelo hospital.

      Boa sorte para você

      Abs

      Rosângela

      Excluir
  40. Oi Rosangêla,
    Tenho 18 anos, e fazem 19 dias que fiz a cirurgia, pra te falar a verdade pensei que o pós operatorio, fosse muuuuuuito pior, antes da cirugia, pesquisei muito, vi varios videos, e estava quase desistindo, mais fiz, e estou adorando o resultado, até eu estou começando a me achar diferente mesmo... Alguns amigos tive que me apresentar de novo, pois nao me reconheciam, foi super engraçado...
    A unica coisa que realmente esta me encomodando, é uma dorzinha de ouvido, voce também teve isso? começou a 4 dias quando tirei os pontos...
    Mais de resto, é claro que eu to comendo coisas pastosas, eu babo, mais isso é normal em uma situação dessas, já chorei bastante, as vezes a paciencia se acaba, mais isso nao adianta, não é mesmo?! hahaha o jeito é rir da situação, pois dps vai rir muito mais de tudo isso...
    Afinal parabéns pelo blog, muito bom para tirar varias duvidas, foi uma otima ideia!
    Um beijo, e fica com Deus!
    Débora

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde Debora

    Obrigada pela visita.
    Fico feliz que esteja passando por tudo tão bem. Sem dúvida a idade te favorece muito. Mas a paciência deve ser a sua maior companheira.

    Bjs e boa recuperação

    Rosângela

    ResponderExcluir
  42. Ola Rosangela. Sou vanessa de guarulhos/sp. Farei minha cirurgia dia 27/06, nao sou o tipo de pessoa que se apavora, não meu caso nao é tao ruim, e ate minha ortodontista achou que sou meio louca de fazer, pois esteticamente, ninguem percebe minha falta de queixo! Mas isso me incomodava muito, pois aos meus 18 anos usei aparelho e somente alinhou meus dentes e o prognatismo nada resolveu. Operarei mandibula e maxilo. Minha preocupação é o pos pois tenho renite e nariz entupido é meu problema constante, então ja vou deixar preparado o nebulizador. Amei seu blog tudo muito explicado e parabens para todos os corajosos! Ja passei no psicologo (recomendação medica), ja comuniquei minha fono para o pos. A minha duvida é o que se usa para e como se faz a limpeza nos primeiros dias. Para diminuir o edema vc acha que compressa de gelo ajuda? Ah hoje estou com 32 anos e a 2 uso aparelho. Bjaum e parabens vc esta linda mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Vanessa. Obrigada pela visita!
      Bem se você já tem problemas com respiração se prepare porque a barra vai ser dura.
      A limpeza nos primeiro dias foi feita pela auxiliar de enfermagem que ficou comigo. Ela cuidava de toda a assepsia. Desde o hospital inclusive.
      Precisa de escova de dentes especifica para pós operatório. Você vai encontrar isso em casas especializadas. Um bom limpador de lingua também é necessário. Enxugatório bucal apropriado.Nos primeiros dias você precisará de auxilio para isso. Depois vai aprendendo como fazer. Lembre-se que até tirar os pontos todo cuidado é pouco e a limpeza é primordial.
      Quanto ao gelo é absolutamente necessário nas primeira 72 horas. De preferência sem interrupção. Sempre trocando as bolsas. Veja minha foto para ter uma idéa de como colocar.
      Minha enfermeira ainda fazia gelo com luvas para colocar no nariz. Após as 72 horas tem de alternar com bolsas aquecidas, água morna, não mais de gelo.
      Resolvi suas dúvidas? Espero que sim.
      Bjs e boa sorte!!

      Rosângela

      Excluir
  43. rosangela..

    me tire uma duvida, fiz os mesmos procedimentos que vc fez (sei q cada um reage de uma forma) mas queria saber quantas sessoes de fisio vc fez?

    ResponderExcluir
  44. Boa noite Cynthia

    Eu fiz aproximandamente 30 sessões de fisio logo no pós. Depois fiz mais 14 numa clínica.

    Bjs e boa recuperação.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  45. Oi Rosângela,bom dia!Vc esta linda.
    Tenho vontade de fazer essa cirurgia mas por uma questao de estetica como e dificil viver quando nao se esta satisfeita com aparencia esse e o meu caso.Alem do mais as pessoas mim confudem com travestir ja tive ate vontade de morrer por conta disso saber que existe essa cirurgia e que posso melhorar minha aparencia.Infelizmente as pessoas julgam demais a aparencia.Nao aguento mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Catiuscia

      Se isso te incomoda tanto e te faz tão infeliz, procure ajuda e começe a mudar sua vida.
      Você já sabe que não é uma jornada fácil, mas se está se sentindo assim vá a luta.
      Espero que você encontre a felicidade.

      Abs

      Rosângela

      Excluir
  46. Rosângela, moro em Salvador e minha filha operou ontem com Drª Vanessa. Ela tem 16 anos e está bem, e já vai sair amanhã. Estava olhando suas fotos logo após a cirurgia e vcs estão iguaiszinhas. Muito show. Estou muito feliz, pois além da parte funcional a parte estética vai fazer muita diferença nela. Parabéns!!! Se vc tiver facebook me adicione: https://www.facebook.com/lilia.sampaio?ref=tn_tnmn beijos

    ResponderExcluir
  47. Ola Rosangela, vou fazer a ortognatica no proximo dia 27 e confesso que estou com medo viu! Mas tenho duas perguntas: Apos a cirurgia que pomada devo usar para que ressecar (bepantol?) e na limpeza o que é usado? Alguma escova especifica? enxaguatorio? POde usar crene dental? Vc esta cada dia mais linda viu parabens! Bjaum Vanessa (guarulhos/sp)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Vanessa
      Após a cirurgia vc deverá manter os lábios hidratados. Pode ser manteiga de cacau, ou outro protetor labial. Seu médico deverá indicar algum. GEralmente não faço indicações de nenhum medicamento no blog.
      A escova de dentes deverá ser apropriada para pós-operatório. Você encontrará nas casas especializadas. O enxugatório bucal no incicio também foi indicado por Dra. Vanessa. Pode usar creme dental sim.
      Todo material que eu necessitei usar foi minha médica que indicou, por isso veja o que teu médico vai sugerir ok?
      Desejo muito boa sorte a você . Obrigada pela visita e volte sempre que precisar.

      Rosângela

      Excluir
  48. Oi Rosângela, meu nome é Mariana, tenho 26 anos e moro em Bauru-SP. Vou fazer a cirurgia, provavelmente, no ano que vem. Já uso o aparelho fazem 5 anos e meu dentista é professor da USP, gostaria de fazer com ele, mas ele não é credenciado pelo meu plano de saúde (Unimed). Sei que a Unimed realiza a cirurgia em minha cidade mas será que eles permitem que quem opere seja meu dentista? Será que precisarei entrar com liminar para que aceitem a minha cirurgia? Desculpa incomodar, mas é tão difícil achar alguém que saiba desse assunto. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Mariana
      A questão de operar com dentistas não credenciados não é pacífica, mas a tendência dos tribunais e não obrigar os planos a pagar os honorários médicos destes profsssionais. Você teria de pagar e solicitar o reembolso de acordo com a tabela.Quanto a liminar ela será necessária se o plano não autorizar ou dificultar a cirurgia por qualquer razão. Na época você ira solicitar a autorização e ver o que eles dizem. Ok?
      Boa sorte e pergunte quando precisar.

      Abs

      Rosângela

      Excluir
    2. Oi Mariana quem é teu medico?o Dr Roberto Macouto? Ele foiu meu medico no Centrinho ai em Bauru,tbm conheci varios prof da Usp de Bauru afinal 32 anos de Cobaia da Usp... rsrsr bjs Katia -Santos Sp

      Excluir
  49. oi rosangela tudo bem ?sem duvida vc ficou linda,eu presciso fazer essa cirurgia (avanço da maxilo) ,mais estou com muito medo que de errado ,pelo q vi no seu bloge a cirurgia é muito complicada !estou com muito medo . bjws.

    ResponderExcluir
  50. Olá Rosangela,
    Já fazem quase 5 meses que fiz minha cirurgia ortognatica e ainda sinto os sintomas da parestesia no mento e lábio inferior. Gostaria de saber qual o formula homeopatica que voce tomou e qual a dosagem, e ainda, por quanto tempo. Nao sei mais o que fazer para minimizar estes sintomas que me incomodam muito.
    Obrigado, Marcos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcos
      Olha eu não estou mais usando a fórmula. Ela de fato dá um relativo conforto, mas não resolve o problema.
      Já estou com mais de dois anos de operada e já acho que a minha situação é quase definitiva. Contudo, como a esperança é a última que morre, estou fazendo acupuntura agora. Comecei recentemente e espero ter boas noticias ao longo do tratamento.
      Mas não se desespere. Isso não é assim tão grave se olharmos os beneficios que tivemos não é mesmo?
      Bjs e até breve!

      Rosângela

      Excluir
    2. Você tem razão, é que sempre queremos acelerar a ordem natural das coisas, é do ser humano. Contudo, estou tentado a experimentar a formula homeopatica para saber o quão ela pode ajudar no tratamento. Se você ainda tiver a formula, poderia disponibiliza-la para que eu pudesse experimentar? Ficaria grato, Marcos.

      Excluir
    3. Boa tarde Marcos
      Embora seja uma formula homeopática, ainda é um medicamento e não gostaria de divulgar no blog. Me passe seu e-mail que te informo. Mas não esqueça de perguntar a seu médico.

      Abs

      Rosângela

      Excluir
    4. Obrigado.

      Segue e-mail: marcos.meireles76@uol.com.br

      Abraços,

      Marcos

      Excluir
  51. Boa tarde Rosangela meu nome e Katia sou de Santos Sp,acho q meu caso e unico aki. Nasci c/ fissura labio Palatina,(labio e palato abertos) ja fiz 16 cirurgias desde que nasci a primeira foi c/ 3 meses hj estou c/33 anos,ate o ano passado estava fazendo tratamento em Bauru no Hospital do Centrinho que é pelo Sus, mais devido ao meus filhos marido e emprego. Comecei meu tratamento aki em Santos. No Hospital Guilherme Alvaro, em Bauru eu ja estava na fila p/+rtognatica ha 11 anos aqui em Santos ja vou operar ano q vem,ja estou recolocando os aparelhos p preparar tudo para o Grand Day, confesso q estou muito apreensiva c/ esta cirurgia ,mais esperançosa, embora ja "acostumada" c/cirurgias cada cirurgia é uma nova cirurgia.a minha ortognatica sera feita em Sao Paulo no Hospital do Tatuape os meus medicos buco_maxilo de Sampa sao Dr Elcio e Dr Yuri e equipe, a minha ortodentista aki em Santos é a Dr Paula Parinello, espero que minha recuperacao seja tao boa quanto a sua, ja virei sua fã aguardo contatos abraços Katia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Katia
      Obrigada pela visita. Você é uma mulher de fibra mesmo. 16 cirurgias!! Mas é isso. A necessidade obriga não é? De fato seu caso é único por aqui. Estou desde já torcendo por você.
      Volte para contar tudo depois. Boa sorte na caminhada.

      Bjs

      Rosângela

      Excluir
    2. Ola Rosangela aki eh a Katia, finalmente chegou meu dia!irei fazer a abençoada ortognatica sabado dia 24/08/2013 estou mega anciosa,desde a ultima vez que nos falamos ja fiz outras 3 cirurgias antes da ortognatica,mais graças a Deus irei fazer a minha tão sonhada cirurgia!

      Excluir
  52. Olá Rosângela...
    Meu nome Fabio, moro em Recife e vou fazer está cirurgia ortgnática em breve. Quero primeiramente te parabenizar pelo sucesso de sua cirurgia e dizer que o seu blog foi bastante esclarecedor para as minhas duvidas. Já fiz minha primeira cirurgia buco-maxilo de disjunção palativa,a minha recuperação está sendo ótima e estou muito confiante para o próximo passo que acredito está perto.No mais eu estou bem.
    PS:Hum ... vc tem face?
    Pode me adicionar?
    Ai vai o meu email:fabio17vc@hotmail.com
    bjos e até logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fabio

      Obrigada pela visita!!!

      Fico feliz ter te ajudado de alguma forma. Bom saber que sua recuperação está tão boa.
      Acredito que pela sua confiança e energia a próxima fase será bem sucedida.
      Boa sorte viu?

      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  53. Olá Rosângela,
    você ficou mais linda! Parabéns pela coragem! Eu fico a todo tempo procurando informações sobre os pacientes que já fizeram cirurgia ortognástica e daí achei seu blog que me deu mais coragem. Preciso fazer cirurgia de expansão do palato, bem mais simples que a sua, porém ainda tenho medo. Vendo o seu exemplo, me deixou mais confiante. Grande beijo e tudo de bom! Mary.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Mary
      Obrigada pela visita viu?
      Eu não sou médica, mas me parece que a sua cirurgia é menos complexa, mas não deixa de ser uma ortognática não é mesmo?
      Espero que tenha boa sorte na sua caminhada.
      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  54. Olá Rosângela, meu sonho é fazer a cirurgia moro em Roraima e já bati cabeça varias vezes em como fazer-la em outro estado, a minha pergunta é um pouco inconveniente, quanto custou a sua cirurgia e mais ou menos quanto tempo teve de ficar internada, preciso de uma margem pra me programar e realizar esse meu sonho possivél!Bju grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jhéssica.
      Obrigada por prestigiar o blog.
      Olha preço eu não costumo falar por aqui ok?P Mas de qualquer forma eu já operei há quase três anos, e as coisas mudam, embora continue sendo uma cirurgia cara, de modo geral.
      Acredito que quando queremos conseguimos. Lute pelos seus sonhos se é isso mesmo que quer e precisa.

      Bjs

      Rosângela.

      Excluir
  55. Olá Rosangela,

    Parabéns pelo seu blog, tirei muitas dúvidas. Gostei mesmo.
    Também encontrei um blog que é um cirurgião quem responde as perguntas, bem interessante: www.acirurgiaortognatica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  56. Olá Rosângela!
    Meu Nome é João Paulo, fiz a cirurgia com Vanessa castro também!( Estou caminhando para 4 meses de pós) assim que vi seu blog, achei que ia bombardear de perguntas, porem quando comecei a ler as minhas perguntas foram sendo respondidas...
    Minha indicação cirúrgica foi devido a apnéia e retrognatismo (que hoje faz parte do passado). O fantasma que ronda agora atende pelo nome de parestesia...os seus relatos e os dos demais fizeram "cair a ficha" que não estou sozinho, inclusive tenho dois colegas que fizeram esta intervenção que estão com recuperação de sensibilidades diferentes. Um deles vai me recomendar um fisioterapeuta que utiliza uns eletrodos no tratamento.Sigo todas as recomendações da fisioterapia e fono,
    quero tentar também a acumputura.
    Se você souber de algum tratamento melhor ou novo ficarei grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João. Bom dia. A parestesia é algo que, no meu caso, não tem mais jeito. Cheguei a essa conclusão. Fiz acupuntura por um mês, mas a melhora não foi significativa. Resolvi deixar isso quieto. Já resolvi me acostumar. Já fiz todo tipo de tratamento e nada deu resultado efetivo. Então estou tranquila agora. O que não tem remédio.... Mas não deixe que isso atrapalhe a sua vida. O que importa é o ganho obtido.
      Bjs
      Rosângela

      Excluir
  57. bom dia gostaria de saber se eu consigo esta cirurgia ortognatica pelo SUS, eu tbm tenho o plano de saude só q la falaram q ñ faz, pois estou precisando da cirurgia com urgencia, pois já estou em tratamento com o ortodontista.
    desde já agradeço
    daiane palles
    daianepalles@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiane

      Boa noite.
      O SUS faz sim a cirurgia. Vou te passar os dados de uma leitora que passou por aqui e fez a cirurgia pelo SUS. Deixou contato para quem quiser maiores informações: face é isabel Crsitina rodrigues Sapucaia do sul e email isacr@ibrst.com.br.

      Escreva para ela.

      Abs

      Rosângela

      Excluir
  58. boa noite querida,
    estou querendo fazer essa cirurgia, so que meu acaso e diferente, tenho aquele bigode chines bem acentuado, pareço mais velha do que sou. o medico me recomendou a fazer essa cirurgia... so q fico pensando fazer ou nao fazer ??? o que vc me aconselha?? sou muito aciosa pra ver o resultado....sera que consigo espera esse tempo todo?? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite anônima
      Olha eu sempre respondo essa pergunta da mesma maneira: jamais digo para que faça ou não faça a cirurgia. Essa é uma decisão muito pessoal. Ainda hije estava vendo uma fotos minhas de quando eu estava com aproximadamente 03 ou 04 meses de operada e hoje vejo como mudei desde então. A mudança é gradual e não se percebe logo. Eu de fato não sei se o bigode chinês é indicativo para cirurgia ortognática. Seu médico é quem pode dizer isso. Mas acho apenas que deve pesquisar bem e pedir inclusive outras opniões médicas.
      Boa sorte!

      Abs

      Rosângela

      Excluir
  59. Rosangela, bom dia. Meu nome é Kelen e escrevo de Cascavel/PR. Eu tinha o céu da boca fechado e profundo, pois chupei o dedo por muitos anos, além da mandíbula um pouco menor (uns 5mm). Já fiz uma expansão maxilar em 2008 (que foi muito tranqüila) mas se trata de um procedimento muito mais simples que a ortognatica. Estou usando aparelho desde então e agora chegou o momento da bendita ortognatica., porém, me parece que será diferente da sua pois preciso fazer apenas mandíbula, nem sequer no queixo preciso mexer. Estou me questionando muito se vale a pena passar por todo esse sofrimento...
    Embora sua experiência tenha sido diferente, seus relatos me apavoraram... Penso em retornar ao trabalho em 15 dias, embora o cirurgião sugira 3 a 4 semanas... Meu irmão já fez esse mesmo procedimento, e ele nem se lembra direito...
    Será que fazendo apenas a mandíbula a recuperação no pós operatório é mesmo mais tranqüila?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Kelen
      Seja bem vinda!
      A cirurgia ortognática abrange várias espécies de procedimentos e patologias. Por isso não é igual em todos os casos. Tem pessoas que nem precisam fazer fisoterapia, ou fono.Além disso tem o organismo de cada um. Assim cada caso é um caso. O meu caso é o que relatei aqui, mas tem outros casos diversos aqui relatados por diversos leitores, onde se constata que as reações do pós são diferentes para uns iguais para outros. De qualquer forma seu caso é diferente do meu. Não tenho como responder a sua pergunta de outra forma, porque de fato não sei mesmo. O melhor indicio que você tem é seu próprio irmão. Se ele nem se lembra é porque não deve ter tido problemas, porque se tivesse não iria esquecer. Ouça seu médico,tenha fé, pensamento positivo e tranquilidade. Mire apenas o objetivo que tudo se resolve.
      Bjs e boa sorte!

      Rosângela

      Excluir
  60. Boa tarde Rosângela,
    Fiz minha cirurgia ortognática dois meses atrás gostei muito só que estou com muita dificuldade de reembolsar o valor de R$ 13.000,00 só me reembolsaram R$ 4.000,00 é mole!!! Vc tem alguma resolução da ANS para me fornecer. Desde já agradeço.
    Danúbia.
    danubiacsouza@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Danúbia

      A questão do reembolso é complexa.A posição majoritária na jurisprudência hoje é no sentido de que seja reembolsado pela tabela do plano na hipótese de existir profissional credenciado e sua opção for por profissional fora do convênio. O reembolso só é integral se for o caso do plano não ter o médico credenciado.
      Não é questão que envolva a ANS. A questão é ver de forma o juiz do seu caso vai se posicionar e se a decisão dele será mantida em segunda instância.
      Bjs e boa sorte.

      Rosângela

      Excluir
  61. Oi, Rosangela, joia? Desde o inicio do meu tratamento leio o blog. Tenho 19 anos e ja estou preparada para a cirurgia. Gastei tudo que tinha viajando para Sao Paulo, onde o meu ortodontista me indicou o melhor dos medicos. Mas o plano indeferiu a cirurgia. Desde então tenho procurado fazer pelo SUS mas a lista de espera além de ser muito grande não me sinto muito segura. O meu plano é o SIS saúde, no contrato consta que eles só farão a cirurgia se for em caso de acidente, e por este motivo mesmo indeferiram a minha cirurgia. Você acha que ainda sim vale a pena tentar de novo, e de forma judicial? Quais as providências que tenho que tomar? Vou ter gastos com o honorário do advogado, e gira em torno de quanto? Quanto tempo leva para que eles respondam e me deem essa autorização judicial? Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ana

      Olha a liminar vae a pena ser tentada. A cirurgia buco-maxilo já é considerada como procedimento médico, conforme resolução da ANS. Você deve pleitear a nulidade desta cláusula restritiva de seu plano de saúde.Não existe isso de só poder realizar a ciruriga em caso de acidente. Você vai precisar de um relatório médico que descreve seu quadro e demonstre a necessidade cirurigica.A liminar tem por caractaerística a rapidez, no geral. Mas isso tudo vai depender do juízo para onde for distribuído.
      O custo com advogado seria o mais recomendado, mas não posso discutir isso porque é algo particular demais e possui muitas variáveis. Existe a opção de promover a ação nos juizados especiais que não exigem o patrocinio por advogados nas causas abaixo de 20 salários mínimos. Então a primeira providência é procurar seu médico, fazer nova solicitação da cirurgia e de posse da negativa procurar o judiciário para resolver o problema.
      Espero ter ajudado.

      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  62. Oi Rosângela td bem?
    Olha só estou correndo atrás de uma LIMINAR para que eu possa fazer a minha cirurgia ORTOGNÁTICA com a Drª Vanessa, só que o meu advogado pediu pra eu conseguir um relatório com meu otorrino ou com a minha cirurgião no caso Drª Vanessa, sei que vc conseguiu fazer a sua cirurgia através da liminar. Vc precisou de algum relatório para a Liminar?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Celia

      O relatório médico é fundamental e Dra. Vanessa é quem tem de dar. Ela saberá lhe orientar neste aspecto.
      Boa sorte!

      Rosângela

      Excluir
  63. Bom dia, Rosângela.
    Preciso fazer expansão de maxila. Tenho um bom plano de saúde, mas meu buco não pertence a ele. Gostaria de saber se os planos são obrigados a reembolsar os custos com a equipe cirúrgica( no meu caso 8.800,00), ou só os custos de internação e material.
    Parabéns, você está ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia
      Se o médico não é credenciado não há obrigatoriedade do plano em pagar os honoráios médicos. Neste caso você só tem direito, ao reembolso do que pagou e de acordo com a tabela do plano.
      Obrigada e abraços
      Rosângela

      Excluir
  64. Oii minha linda.
    Prazer o meu nome é Tamiris e tenho 16 anos,precisarei fazer essa cirurgia,já estou usando o aparelho e daqui alguns meses terei que ta realizando a cirurgia.
    Porém não participo de nenhum plano,gostaria de saber se qualquer plano vai cobri essa cirurgia,como os pinos,anestesista e as outras coisas?
    Porque conversei com o meu cirurgião e ele me disse que os honorários dele eu terei que está arcando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Tamiris
      Os planos tem de cobrir sim porque o procedimento está no rol de cobertura da ANS.
      Os honorários médicos vai depender se o médico está ou não credenciado ao plano que você escolher. Se não estiver e o plano possuir profissional da área, você terá de arcar com os custos e ao plano caberá apenas reembolsar o valor gasto por você de acordo com a tabela médica.
      Espero ter ajudado.

      Boa sorte!

      Rosângela

      Excluir
  65. Olá Rosangela, tudo bem?? Tenho uma filha de 15 anos que precisa fazer está a cirurgia também. Moramos em Salvador. Qual caminho você seguiu para conseguir pelo sus?

    ResponderExcluir
  66. Boa tarde Ana.
    Eu não me operei pelo SUS, por isso não sei que caminhos seguir. Mas já relataram aqui no blog que o Hospital das Clinicas faz essa cirurgia. Seria um ponto de partida ir até lá obter informações.
    Boa sorte.

    Rosângela

    ResponderExcluir