domingo, 30 de setembro de 2012

CIRURGIA ORTOGNÁTICA-1115 DIAS APÓS

                                    
Olá pessoal!
Estou aqui mais uma vez, decorrido mais de três anos da minha cirurgia. Estou bem. A condição da minha "famosa" parestesia não se modificou. Recentemente me dei alta de um tratamento de acupuntura. Fiz sessões por um mês, e o resultado foi muito pouco signitifcativo no quadro geral. Talvez pudesse ter tido mais um pouco de paciência e continuado. Mas cansei. Tentei tudo que fosse possível, para não ficar  depois me culpando por não ter tentado isso ou aquilo. Agora não vou mais me preocupar com isso e aconselho que vocês também não se preocupem. Isso não atrapalha a minha vida. Posso comer, beber, sentir o gosto das coisas e estou mais feliz que antes porque a cirurgia me deu outra qualidade de vida. Saulo está bem. Não sente nada de parestesia.  Seguirei por aqui respondendo aqueles que ainda tenha alguma dúvida. Aconselho que leiam todo o blog, porque a maioria das questões que geralmente trazem dúvidas ao operado ou candidato a operação, estão respondidas aqui nas diversas postagens.
Bjs a todos
 
Rosângela
 

94 comentários:

  1. Olá, procurando informações em relação a essa cirurgia, cheguei até aqui e pude perceber que realmente essa cirurgia é maravilhosamente perfeita, contando com o resultado é claro. Kerida vc pode me informar o local onde vc realizou a mesma aqui em salvador? caso não queira informar aqui, poderia me enviar um e-mail para que eu possa obter maiores informações? julianasantos274@hotmail.com. muito obrigadaa e fico no aguardo. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana

      Eu fiz a cirurgia com Dra. Vanessa Castro.Telefones da clínica:(071)3354-2668 - 88804247
      Espero que ajude.
      Abs

      Rosângela

      Excluir
  2. Muito obrigada, ajudou e muitooo. Estou pensando seriamente em fazer essa cirurgia, pesquisei bastante e fiquei feliz em saber que tem jeito para meu caso..rsrs...entrarei em contato para uma avaliação. Onde fica essa clinica? ahh e ameei o seu blog. tow seguindoo! bjs kerida.

    ResponderExcluir
  3. Rosangela tdo bem eu gostaria de fala com vc tira umas duvidas vc tem msn ou face ficaria mto grato..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Mercia
      Não tenho msn. Mas estou a disposição. Pode perguntar aqui mesmo ok?

      Abs

      Rosângela

      Excluir
  4. ola meu nome e renan, gostaria se possivel de conversar sobre a cobertura do convenio da cirurgia ortognatica, poderia me passar seu email ou msn.

    obrigado

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Renan.
    Aqui tem muitos posts que tratam deste assunto, mas eu não me importo de responder a você. Pode perguntr que eu respondo. Mas não tenho msn e prefiro responder sempre no blog ok?
    Aguardo vc
    Rosângela

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Eu queria saber se alguns anos após a cirurgia, você consegue mastigar tudo normalmente, inclusive coisas duras, e se a parestesia surgiu depois da cirurgia, é que o meu problema não é muito grande, e eu gostaria de saber se no meu caso vale a pena, pra isto estou pesquisando sobre os pouquíssimos pontos negativos que podem surgir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Larissa :)

      Excluir
    2. Boa noite Larissa

      Eu consigo mastigar tudo sim. Qualquer coisa. Não tenho problemas por isso.
      A parestesia foi uma sequela da cirurgia sim.
      VocÊ faz bem em pesquisar. Espero que tudo aqui relatado te ajude a decidir.
      Boa sorte.
      Abs

      Rosângela

      Excluir
    3. Obrigada pela atenção :)

      Excluir
  7. Olá Rosangela, precisarei fazer essa cirurgia mas não tenho plano de saúde. Você poderia me informar quais foram seus custos reais com essa cirurgia, e todo o pós operatório. Qual foi o seu plano e se ele cobriu tudo.
    Meu e-mail: cleiakeu_2@hotmail.com
    Muito obrigada. E parabéns pelo blog, muito bom proveito das suas informações.
    Cléia

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Cleia

    Obrigada pela visita.
    Os custos da cirurgia nãosão pequenos, mas meu plano cobriu quase tudo. Já azem três anos que me operei assim tem muita coisa que não lembro mesmo.
    O que posso te adiantar é que sem plano de saúde este custo dobra ou talverz triplique. O material é praticamente too importado (não sei se já temos similar nacional), o custo hospitlar, também é elevado (ainda mais considerando a possbilidade de ter de ir para uti), além dos honorários médicos. Assim, tudo isso pode ultrapassar a casa dos R$40.000,00.
    Espero ter ajudado.

    Abraços

    Rosângela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grata pela atenção Rosângela, ajudou sim.

      Abraço!

      Excluir
  9. Oi Rosangela, vim acompanhando seu blog ultimamente. Não páro de babar, isso me incomoda muito!! Tem alguma dica pra isso melhorar?

    ResponderExcluir
  10. Olá Rosangela, seu blog foi muito importante nesse momento, minha cirurgia acontecerá dia 11\12.
    Obrigada por cada post!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Welynádia

    Obrigada. Sempre que precisar faça uma visita.
    Boa sorte na sua cirurgia e boa recuperação.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  12. BOA TARDE ILANA

    Desculpe a demora, mas estou viajando. Aproveitei um intervalo aqui para responder a mensagens atrasadas.
    Olha eu nunca babei na realidade, mas sei que isso melhora com o tempo e com os exercícios da fisioterapia.
    Espero que melhore logo.
    Boa sorte!

    Rosângela

    ResponderExcluir
  13. Olá amiga Rosangela.

    Fiz essa cirurgia a 1 semana. Muito legal seu blog.

    Minha pergunta é sobre a parestesia: Voce não sente todo o lábio? Nos primeiros dias da cirurgia, voce sentia essa queimação/formigamento que você diz? Eles aparecem constantemente?


    Obrigado

    ResponderExcluir
  14. Olá Clayton, boa tarde.

    Olha a parestesia é natural no inicio. Acontece que algumas pessoas vai retomando aos poucos a sensibilidade normal (como meu sobrinho por exemplo), outras, como eu, não.
    Agora a minha realidade é a seguinte: o lábio superior é praticamente normal, mas o inferior está sempre com a sensação de inchaço e quando toco é como se tivesse tomado uma pancada e tenha ficado dormente. É uma sensação constante, mas eu até me esqueço. Já estou me acostumando.

    Espero que você se recupere bem.

    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  15. Ola Rosangela, fiz essa cirurgia a uns 4 anos com 16, e agora tenho 20. Fiquei muito satisfeita com ela, minha auto estima foi la pra cima. Meu medico fez o exame de punho pra ver se eu ia crescer e ele disse que não mais. Ficou tudo bem, mas logo depois que eu tirei todo o aparelho fixo, eu precisei usar um aparelho movel, so que eu mau usei, e meus dentes agora não estao mais encaixando. Ano passado tive crises de medos, chorei horrores, por achar que meu queixo tava grande de novo, mas meu cirurgiao pediu exames de raio X, a placa de titanio que foi enserida continua aqui, ou seja, nao se deslocou. O que realemente aconteceu é que minha arcada dentaria de cima, não cobre a parte de baixo mais, coisa que logo depois da cirurgia era diferente. Eles estao se encontrando, meu dente canino toca no dente de baixo e isso me encomoda. Isso fez com que meu queixo mudasse novamente. Te pergunto, esta tudo normal em voce? Voce usou esse aparelho movel para terminar o tratamento? Ando indo para minha dentista, para revolver o problema.. Beijos Alina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Alina
      Esta tudo bem comigo sim.
      Eu usei e ainda uso o aparelho móvel na parte superior. No inicio era o dia todo, mas agora é só para dormir.
      Pode ter acontecido de voce ter crescido um pouco. Mas não é só crescimento que faz o molde não se ajustar. Qualquer pequena alteração, como uma restauração pode te obrigar a fazer novo molde. Aconteceu isso comigo. Talvez fosse o caso de fazer exames atuais para que seu cirurgião faça um estudo comparativo. Mas fique calma que tudo vai dar certo.
      Bjos

      Rosângela

      Excluir
  16. Olá, Rosângela. Primeiramente digo que é muito reconfortante poder ver e ler sobre o seu resultado a respeito dessa cirurgia. Eu a farei em breve, também. Sou insegura e tenho infinitas dúvidas... Creio eu que me acostumarei a visitar o seu blog sempre, e espero que não se importe de respondê-las. Nesse primeiro momento, gostaria de saber primeiramente de quando você precisou tomar sangue... Quantas pessoas doaram para você?Encontrou algum problema em relação a bancos/aeroportos com a placa de titânio? O que foi mais frustante para você, resumindo toda a sua preparação antes da cirurgia e depois dela? Aguardo resposta... Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia anônima(?)
      Não tem problemas com respostas. Responderei a todas que puder. Mas se possível identifique-se da próxima vez ok? Gosto de saber ao menos o nome dos meus leitores, só isso.
      Mas respondendo as suas perguntas, eu fui orientada da necessidade do sangue e precisei de três doadores para suprir o banco de sangue. Na realidade aqui funciona assim: o doador faz a doação específica para você, mas o sangue que vc receber não é aquele, mas um que já se encontra preparado para a doação. Então seus doadores vão apenas suprir o banco de sangue, porque a depender do período que seja feita a doação, não há tempo hábil para fazer a preparação daquele sangue para servir na transfusão. Pelo menos foi assim no hospital que operei. Mas em uma outra ocasião meu pai operou num hospital diferente e recebeu a doação do sangue que foi doado para ele especificamente. Acredito que o intervalo de tempo foi suficiente para que houvesse a preparação adequada. Eu tomei três bolsas de sangue após a cirurgia.
      Nunca tive problemas algum em aeroportos ou portas de banco. Sem problemas.
      Quanto a frustração, não tive nenhuma de fato até agora. Nunca criei expectativas demais, só queria me livrar da dor e isso para mim foi TUDO DE BOM!. O resto foi só lucro.
      Até a próxima ok?
      abs

      Rosângela

      Excluir
  17. Olá Rosângela, meu irmão Robson passou por essa cirurgia na quinta-feira. Estamos em pânico, pq ele não consegue respirar. O nariz tá cheio de sangue e a boca travada. Andei pesquisando e ví que algumas pessoas obtêem um passador de ar pelo nariz, que não é o caso dele. Ele conseguiu a cirurgia gratuitamente na USP. E os cuidados mais precisos, como acessórios pós cirurgicos não são acessíveis. Tivemos que levá-lo no convênio para obter o mínimo que é a respiração. A cirurgia foi um sucesso, só o pós que estamos em pânico. Lendo seu blog nos clareou mais a perspectiva. Muito obrigada pelo seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joelma
      Obrigada por visitar meu blog.
      Fico feliz que possa ter ajudado de alguma forma.
      Tive muitos problemas com o nariz....um sufoco.
      Mas dê a seu irmão todo apoio e diga a ele que precisa de muita paciência agora.
      Pode vir sempre que precisar.

      Bjs e boa sorte.

      Rosângela

      Excluir
  18. Olá, Rosangela. Fiz minha cirurgia há 55 dias e parece que meus dentes não estão encaixando perfeitamente: os dentes de tras, do lado direito, não se tocam quando fecho a boca. Vc passou por algo parecido? Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Peter.
      Olha eu não senti nada assim. Mas o que posso dizer que é normal e ter os dentes levemente desalinhados após a cirurgia. Por isso usamos as borrachinhas e permanecemos com o aparelho um pouco mais de tempo após a cirurgia. E ainda precisa fazer um ajuste oclusal no dentista depois que tira o aparelho. Então talvez não seja nada de mais. Na dúvida consulte o seu ortodentista ok?

      Abs

      Rosângela

      Excluir
  19. Bom dia rosangela tudo bem ? Meu nome é mayaquerah moro em curitiba e irei realizar a msm cirurgia que seu sobrinho fez .. Gostaria de saber qual foi o tempo q ele levou para se recuperar por completo, e se ele ficou com alguma cicatriz visivel em seu rosto . Estou com um pouco de medo de fazer a cirurgia rs ...
    Obg..
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Mayaquerah

      Meu sobrinho teve uma ótima recuperação. Não lembro bem,mas foi mas rápida que a minha.Com menos de 60 dias já estava na faculdade. Claro que na época foi liberado apenas como ouvinte, não podia abaixar a cabeça nem fazer esforços bruscos. Mas estava lá.
      Quanto a cicatriz este tipo de cirurgia não deixa nenhuma cicatriz externa. Todas as marcas são por dentro da boca ok?
      Bjs e boa sorte!

      Rosângela

      Excluir
  20. Ola! tb fiz a ortognatica e queria perguntar e fazer algumas considerações

    em posts anteriores vc mencionou q tinha deslocamento de disco. Eu tb estou assim, estou desconfiada que foi a cirurgia q me deixou desse jeito, pois nao tinha essa problema antes e a maior causa para deslocamento do disco é por trauma.
    Estou inconformada com isso, sinto uma tensao muscular muito grande devido a essa DTM e conversando com um especialista, há o risco de eu voltar a ser assimetrica, o que eh um apavorante!

    vc fez algum tratamento?
    jah li bastante sobre o assunto, e afirmam q tende a se normalizar, mas tb há tratamento.

    vc ainda sente dor no ouvido, eu sinto ele tapado de vez em qdo, isso eh por causa do deslocamento, limitação da abertura da boca tb.

    eu nao tenho essa limitação, mas morro de medo de nao abrir a boca um dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Duda

      Eu também não tinha nada antes da cirurgia. Cheguei a fazer atm e deu tudo normal, antes da cirurgia e depois deu esse disco deslocado. mas a alteração foi pequena e já não incomoda tanto. Nunca mais senti nada na realidade. O problema era quando fazia uma pressão no lugar(deitar de mal jeito ou um abraço forte demais). Minha cirurgiã disse que não tem grandes problemas e que é algo tão discreto que não demanda nenuhma providência. O fato é que já nem me lembro muito disso e a abertura da boca vai bem.
      Então é isso. Acho que alguma sequelas sempre ficam. O procedimento é invasivo e o médico por melhor que seja não é Deus e mexer tanto pra deixar coladinho de novo do jeito que era é impossível! Então vamos vivendo sem pensamentos negativos. Tudo vai ficar bem.
      Bjs e boa sorte.

      Rosângela

      Excluir
  21. Oi Rosângela, meu nome é Helaine. Irei fazer minha cirurgia daqui a uns 10 dias, estamos esperando somente a autorização do plano. Vc disse q precisou receber 3 bolsas de sangue, pq motivo? Meu cirurgião me falou q n é necessário e fiquei sem entender. Estou mto anciosa, nem dormindo direito eu estou. Espero q na hora H, eu n desista. Parabéns pelo blog, tbm pretendo fazer um, pois ajuda bastante, apesar de q cada caso é um caso, mas é mto bom e importante vc conversar com pessoas q passaram por isso. Aguardo uma resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Helaine
      Desculpe a demora.Ando um pouco corrida.
      Olha minha cirurgiã avisou que eu poderia precisar. nem todos precisam, mas era melhor prevenir e reservar o sangue. Dessa forma procedi como ela orientou e foi bom, porque precisei mesmo. Perdi muito sangue na cirurgia então foi preciso recuperar. Talvez seu caso seja difetente, menos invasivo. sinceramente não sei, mas seu médico é quem sabe. Se ele disse que não precisa, melhor ainda.
      Boa sorte!!!

      Bjs
      Rosângela

      Excluir
  22. Olá Rosangela!

    Sempre acompanhei esse seu blog, antes mesmo de eu fazer minha ortognática. Me preparou em uma parte, mas cá para nós, nada é igual quando se passa pela situação, na pele mesmo.

    Estou no meu 16° de recuperação, meu edema maior passou, ainda nao sinto expressao e do nariz para baixo ainda anestesiado, alguns pontos pequenos voltei a sentir, mas nao ainda 100%.

    A minha maior duvida com vc é que, dps da segunda semana, do lado direito, eu tenho a impressao quando sinto os estralos, as vzs é um estralo significativamente grande, as vzs estralinhos, mais ou menos na posição embaixo dos pré molares e molares... Vc sentiu isso? Meu cirurgiao disse que é normal, mas parece que é como se tivesse algo "solto" sabe? Fico morrendo de medo.

    Sua resposta será de grande ajuda, pq, para nos ajudar mesmo mais, sao outras pessoas q tbm passaram por isso!

    Ficarei no aguardo, e sua cirurgia a deixou linda!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite @liah!
      Me perdoe a demora. Minha vida anda agitada.
      Olhe eu não senti nada disso que vc reporta. Mas cada caso é uma caso mesmo. Se seu cirurgião disse qeu é normal,deve ser.
      Meu problema,além do respiratório, foi o ouvido.Sempre que havia uma pressão imotivada no local (deitar de mal jeito, até memso um abraço forte). Mas isso hoje é muito raro.
      Espero ter ajudado de alguma forma.

      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  23. ola,querida me indica qual o melhor convênio que cobre essa cirurgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite anônimo.
      Olha eu não sei qual o melhor convênio para fazer a cirurgia. Mas é bom escolher um dos grandes, para que possa ter maior agilidade no processo.
      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  24. ola querida,meu nome e miriane,gostaria de saber como eu faço para conseguir minha cirurgia ortognática,tenho 40anos antigamente eu nao me encomodava com o meu problema,mas agora depois da formatura da minha filha me dei conta que eu ando me escondendo e isso anda me deixando com uma pessima baixa estima,imagina a situação pedi pelo amor de Deus que eles não tirem foto de mim no meu face tenho uma figura tudo isso porque eu não tive coragem de ir atrás da cirurgia,más então agora eu acho q chegou a hora,eu trabalho,mas nao tenho condições de pagar 40mil reais por isso gostaria que vc me ajudasse sobre um convênio que cobrisse está cirurgia,ainda não tenho um más,vou esperar a sua orientaçao pois estou ficando com depressão,com vergonha de sair,eu vivo da casa pro serviço do serviço pra casa,imagina no casamento da minha filha eu tb não vou querer tirar foto?desde já agradeço,ah eu moro eu sao paulo e fui ver pelo sus,e muita burocracia eles marcam várias consultas vários exames durante o periodo do dia sem falar em várias papeladas que tenho q juntar é muita burocracia e inviável pra mim,desde já agradeço beijos miiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah outra coisa, em SP, é possível fazer essa cirurgia gratuitamente pelo S.U.S, no Hospital Vila Penteado, proximo ao bairro da Lapa, zona Oeste.
      Bjos

      Excluir
    2. Boa noite Mariane!
      Menina somente agora recebi o aviso de sua postagem.
      A cirurgia pode ser feita por qualquer plano de saúde,desde que você respeite as carências. Procure saber se tem profissional credenciado que faça a cirurgia. Assim não dará dor de cabeça quanto aos honorários médicos. Os planos maiores geralmente tem maior rede credenciada.
      Espero ter ajudado.
      Boa sorte na sua jornada.

      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  25. muito obrigada,querida beijos mi!

    ResponderExcluir
  26. Olá Rosângela! Me chamo Júnior.
    O plano negou a cirurgia porque disse que é um plano estadual e que não é regulamentado pela ANS e sim pelo governo do estado...liguei p ANS e informei o cnpj do plano e a atendente disse que não tinha nenhum plano com esse cnpj...
    Iria entrar com a liminar, embasado no que você já disse no blog, mas agora uma grande questão..
    todo plano, até mesmo os estaduais são regidos pela ANS?Todos os planos são regidos, sem exceção? Como vou usar o art.15 da resolução 167 da ANS, se meu plano não for regulamentado pela ANS? Se ele não for, qual a solução p/ que eu ganhe esse caso na justiça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Junior

      Seu problema é dificl, mas acredito que tenha solução.
      Na realidade a ANS é uma agência reguladora do setor de saúde, e ela regula todo o setor, sob diversas condições. O espaço é pequeno para falar todas. Não importa se seu plano é estadual, porque ele não está acima da lei. Se você tiver contratado após a vigência da lei que regula os planos de saúde, em geral, está sim sujeito as regras gerais dos planos de saúde. Os planos antigos não adaptados, tem uma diferencça porque, em principio estariam fora da abrangência da ANS, mas graça a um TErmo de Compromisso firmado entre algumas operdoras de plano e a ANS, estes também, tem se submetido a ANS. O complicador aí é que não pode se valer dos juizados especias. Vai ter de ser na Fazenda Pública, por causa da competência. Mas seu direito como consumidor há de ser preservado.Lute e não desista.

      Bjs

      Rosângela

      Excluir
    2. O contrato foi feito antes desta lei, e ao que tudo indica, tenho quase certeza que meu plano de saúde não firmou este termo de compromisso com a ANS...consegui um laudo médico atestando a necessidade da realização da cirurgia( dores de cabeça, dificuldade de fonação, etc) e um laudo psicológico ( bullying)...estou com toda a documentação só falta saber o que irei utilizar na liminar p/ conseguir a cirurgia, pois minha advogada não é muito da área de CDC...
      Se meu plano não tiver firmado este termo de compromisso, em que posso me embasar? Queria que vc me falasse em alguma lei ou artigo, sei lá...
      Já estou pronto para a cirurgia desde fevereiro, mas n fiz a cirurgia porque o plano disse que não é regido pela ANS,e só dá direito a caso de urgência ou emergência, e não em caráter eletivo( meu caso), diz tbm que é um procedimento odontológico, e o plano só cobre procedimentos médicos!

      Excluir
    3. Boa noite Junior.
      Toda essa conversa do seu plano não tem razão de ser.
      Me passe seu e-mail. Te mandarei maiores detalhes para sua tese jurídica ok?

      Abs

      Rosângela

      Excluir
  27. OI TUDO BEM?SOU PACIENTE CLASSE 2,MEU QUEIXO É RETRAÍDO,PRETENDO FAZER A CIRURGIA SÓ Q O PESSOAL DA UNIMED Q É O MEU PLANO ME INFORMARAM Q NÃO COBREM ESSE TIPO D CIRURGIA,O Q VC ME INDICARIA PRA RESOLVER ESSE PROBLEMA?,OBRIGADO.JM.

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde JM
    O procedimento está previsto no rol de procedimentos médicos da ANS. Não sei porque seu plano diz que não cobre, mas acredito que você possa resolver isso judicialmente. Procure um advogado ou um juizado especial na sua cidade.
    Boa sorte.
    Rosângela

    ResponderExcluir
  29. Rosângela, terminei de reunir a documentação p/ entrar na justiça agora...queria te perguntar uma coisa...em que posso me basear para que meu plano tbm pague os honorários médicos?( lembro que vc falou que parece que é a jurisprudência que vem admitindo que o plano pague o valor total ou o valor de tabela do plano)...e se não for a jurisprudência...tem algum artigo a respeito no CDC ou no CC? Abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Junior

      Como eu tenho dito aqui, a questão dos honorárioos médicos tem sido decididade forma jurispridencial.A maioria tem determinado sempre que os honorários médicos sejam pagos integralmente apenas se o médico for da rede credenciada. Caso contrário deve você mesmopagar e solicitar o reembolso que será de acordo com o contrato de seu plano de saúde. Os contratos geralmente estipulam reembolso de acordo com a tabela médica, o que é perfeitamente legal.
      Boa sorte.

      Rosângela

      Excluir
  30. Rosângela, eu tambem estou na reta final para cirurgia. Mas eu tenho que falar que voce está lindissima e transpirando autoestima!Amigos ortognaticos mesmo que de longe passam uma força muito grande!
    Abraços e melhoras com a parestesia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Bianca
      Obrigada e seja bem vinda.
      A parestesia e eu somos já amigas íntimas.
      Boa sorte na sua caminhada ok?
      bjs

      Rosângela

      Excluir
  31. Oi Rosângela, eu fiz a ortognática recentemente e estou mto preocupada com a abertura da minha boca... estou com 2 meses e 8 dias e mal consigo colocar 3 dedos na boca. Quando acordo, está tdo mto tenso e só consigo colocar 2 dedos, no decorrer do dia, com os exercícios é q coloco 3... Qto tempo vc ficou fazendo os exercícios para abrir a boca? Depois q parou sentiu q a boca regrediu ou continuo abrindo sem fazer nenhum exercício, mesmo q lentamente? Estou mto preocupada com isso, com medo que não volte ao normal.
    Aguardo uma resposta!
    Helaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Helaine
      A abertura da boca é muito complicado mesmo. Demorei para ter abertura plena da boca, e ainda hoje para conseguir a mesma abertura que tinha antes da cirurgia tenho de fazer muito esforço.Mas fiz muuuitos exercícios. Só parei quando alcancei abertura ideal. Não houve regressão. Mas não se preocupe. Faça os exercícos e tenha paciência.
      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  32. OI Rosangela, tudo bem? Muito obrigada por criar esse blog, ele é muito interessante e tem me ajudado bastante. Estou pensando em fazer a cirurgia, gostaria que você me enviasse um email pois gostaria de saber sobre planos, o valor da cirurgia etc... Desde já agradeço a atenção, bom dia!! Meu email é evellyamorimsaude@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Evelly
      Terei imenso prazer em lhe responder, aqui no blog, as dúvidas que tiver. Não costumo responder por e-mail, porque foge ao objetivo do blog.
      De antemão lhe digo que sobre preço da cirurgia é difícil de traçar parâmetros comigo, porque já fazem 4 anos que me operei. As coisas mudam e os preços também.
      De resto estou lhe aguardando.
      Abs
      Rosângela

      Excluir
  33. Oi Rosangela, tudo bem ?
    Meu nome é Luciana, sou de SP, e hoje completo 5 dias (pos cirurgico), como tinha alguns problemas na maxila, fui recomendada a fazer apenas o maxilar, e foram feitos 3 cortes ( meu caso foi cheio de excessoes). Meu queixo esta bastante inchado, dormente, e não consigo fechar corretamente a boca, é como se nao houvesse oclusão,como se os dentes não fossem "compatíveis", meu medico disse que isso é normal e que o aparelho ortodontico vai auxiliar, mas estou morrendo de medo pois é como de meu maxilar estivesse desencaixado, cada parte com uma altura. Você já ouviu algo semelhante??? Vc conseguia encaixar a oclusão, mesmo de leve????
    Quero te parabenizar pois vc é muito linda!!! Obrigada por escrever esse blog tão rico de informações.
    Ah outra coisa, em SP, é possível fazer essa cirurgia gratuitamente pelo S.U.S, no Hospital Vila Penteado, proximo ao bairro da Lapa, zona Oeste.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Luciana
      Em primeiro lugar obrigada pela visita e pelas informações. Muitas pessoas procuram informações sobre a cirurgia pelo SUS.
      Quanto a sua cirurgia, os fatos que você reporta não me são familiar. No meu caso, especificamente, eu já sai da cirurgia praticamente "pronta". Os dentes alinhados, com desvio mínimos.Só precisei ficar mais 06 meses, aproximadamente, com o aparelho. Algumas pessoas ficam com os dentes com um desvio maior, outras menor. Mas nunca ouvi falar de ninguém com problemas de desníveis na maxila. Mas de qualquer forma, cada caso é um caso. Vs deve estar sendo acompanhada por um ortodontista também não é? Veja com ele o que acha.
      Qualquer coisa pode contar comigo.Vou procurar me informar melhor sobre seu caso e qualquer novidade que eu saiba posto aqui.
      Bjs e boa sorte!

      Rosângela

      Excluir
    2. Boa noite Luciana.
      Repassei sua pergunta para minha médica e ela, como sempre, prontamente me respondeu.
      Vou transcrever aqui o texto dela, para te tranquilizar.
      Bjs

      Rosângela

      "A respeito da pergunta da paciente, ela possivelmente fez uma maxila segmentada para corrigir desnivelamento de curvas e discrepancias de dentes, e as vezes, não temos o encaixe devido ou esperado entre os segmentos dentários - mas ela tem apenas 5 dias de cirurgia, fale apenas para se acalmar, que isso pode ser previsto mesmo e que deve ter paciencia, alem de confiar no cirurgião que a operou, pois o metabolismo ósseo aumenta e tudo ainda pode ser alterado a depender do planejamento que foi feito!!"

      Excluir
  34. Boa noite Rosângela... estava lendo seu blog e encontrei informações sobre a ação de reembolso a se impetrar após a cirurgia ortognática.
    Sou advogado também,e irei me operar em dezembro, porém o médico já me avisou que os honorários dele não são cobertos pelo plano.
    Qual foi o procedimento que vc adotou? Vc tem facebook? Agradeço desde já sua atenção. Murilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Murilo
      Obrigada pela visita!
      Olha eu na realidade não propus ação de reembolso, e sim entrei com um processo para que fosse autorizada a cirurgia. No processo fiz requerimento para que fosse, liminarmente, autorizado e custeado o procedimento médico-hospitalar e foi deferido.
      Não sei se essa é sua área, mas hoje os tribunais tem se posicionado no sentido de somente deferir honorários médicos no caso do plano não possuir o profissional credenciado. Caso contrário somente terá direito ao reembolso. Você pode até questionar o valor do reembolso, de acordo com os critério de pagamento, mas a discussão costuma se limitar a isso. Ok?
      Abs e boa sorte!

      Rosângela

      Excluir
  35. RosÂngela, bom dia. Recentemente descobri que tenho oclusão Classe 2 e talvez tenha que operar. Você já tem três anos de operada e está tudo bem correto?No meu caso é para acabar com as dores que eu sinto, tonturas, dor de cabeça, dor de ouvido. Você ficou com alguma sequela depois? Melhorou muita coisa para você?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano

      Olha estou caminhando para completar 4 anos de operada. Está tudo bem sim.
      Quanto as sequelas no meu caso foi a parestesia que ficou permanente. Mas nada que preocupe ou me incomode muito.
      No mais melhorou tudo...Estou ótima e muito melhor que antes: SEM DORES!

      Abs

      Rosângela

      Excluir
  36. Boa tarde Rosângela
    Meu nome é amorim, sou de teresina piauí. Hoje completo 7 dias da minha cirurgia. Tive poucos problemas no pós-operatório, mas um icomoda bastante: a parestesia. Não tenho controle completo da língu e lábios. Estou babando um pouquinho e, confesso, que um pouco preocupado. Sei que a parestesia tande a passar, mas caso se prolongue, eu vou parar de babar e quando beber água no copo vou parar de derramar?
    Obrigado
    Amorim

    ResponderExcluir
  37. Olá Amorim
    Fique tranquilo. Em breve você vai parar de babar.
    Quanto a parestesia...depende.
    Espero que você tenha melhor sorte que eu neste aspecto.Mas de qualquer forma não é nada de preocupar.
    O tempo não há como precisar porque não existe uma regra geral para todos. Cada organismo reage de uma forma diferente.
    Tenha tranquilidade que você está só no comecinho da recuperação.
    Abs e boa recuperação.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  38. Obrigado Rosangela
    Hoje já estou com 12 dias. Tentei mastigar um pedaço de miolo de pão com leite. Eu não consigo sentir nada dentro da boca. Não sei se o pão está dento ou fora da boca. Isso é assim mesmo? Passa logo?
    Um abraço
    Amorim
    Teresina-PI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Amorim
      É assim mesmo, fique tranquilo. Se observar bem aqui no blog, vai ver a foto de minha primeira refeição Pastosa..Era tãooooo difícil comer..Dava vontade de desistir, mas eu persistia porque não gosto de perder nenhuma batalha, além do que era necessário. Tinha de comer olhando para o espelho para não errar a boca.
      Mas eu nunca deixei de sentir o sabor das coisas.
      Portanto, calma, porque agora cada dia é uma melhora.

      Abs

      Rosângela

      Excluir
    2. Rosângela, tudo bem? Você pode me passar o número do seu processo contra o plano de saúde? Pois gostaria de saber como foi

      Excluir
    3. Bom dia.
      Sinto muito, mas isso não é possível.
      O objetivo do blog não é dar assessoria jurídica, mas auxiliar os operados como eu.
      Qualquer dúvida neste aspecto o melhor seria consultar um advogado na sua cidade ok?
      Abs

      Rosângela

      Excluir
  39. Bom dia Rosangela, sou a Katia ja estive aki algumas vezes,relatando o meu problema pois nasci c/fissura labio palatal e por isso tive problemas com a mandibula e maxila,quando falei c/vc ainda estava na espera de fazer a cirurgia,isso ano passado,pois hj estou c/7 dias de operada,fiz mandibula,maxila,mento e enxerto osseo pois ainda tinha uma fistula na parte superior,eu fikei monstra de tão inchada,meus labios estouraram de tanto que esticou(minha boca era muito pekena devido a fissura)ainda estou c/ a boca muito inchada e totalmente feriida,queria te fazer algumas perguntas,vc ficou c/os ouvidos tapados? Parecendo q tem agua?vc sentia uns chokes fortes? Olha que de todas as cirurgias q ja fiz e não foram poukas esta esta sendo a pior,Esteticamente mudei muito amei o resultado,mais as dores e os desconfortos estao acabando comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Katia
      Olha eu senti dores nos ouvidos. Mas não senti nenhum dos outros sintomas que você relata. Mas sei de pessoas que relataram estes "choques".
      Mas vc está apenas com 07 dias de operada, garota!!!! Muito recente.
      Cuide dos lábios. Tem ótimos produtos hidratantes que devem ser usados para evitar ferimentos ou recuperar quando já feridos. Também feri os lábios no hospital. Mas recuperei rápido, assim que cheguei em casa.
      Fique com Deus e tenha paciência. Vai ficar tudo ótimo!!!
      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  40. Bom dia Rosângela
    Eu fiz uma cirurgia há 2 anos atrás para retirar um cisto do osso do maxilar, devido a esse cisto estar em constante crescimento, houve algumas alterações no meu maxilar. Eu vou fazer outra cirurgia esse ano, se tudo der certo em novembro para mover a parte inferior do maxilar para trás e um pouco para o lado direito.
    Estou com certo receio de fazer essa cirurgia pois vi que vc teve problemas respiratórios quando vc fez a sua. Sei que o nosso problema não é o mesmo, pois vcc modificou a parte superior também, coisa que espero que não seja necessário no meu caso que ainda está em avaliação.
    Mais vi que quando deu 35 dias de pós operatório seu rosto estava bem desinchado, mais quando fiz a restirada do cisto do meu maxilar fiquei com um lado do meu rosto inchado por cerca de quase 60 dias, e só houve desinchação total em mais de 2 meses, que foi onde meu rosto voltou a ficar "fino" novamente.
    Eu li todo seu blog e não vi que vc falou quanto tempo seu rosto desinchou exatamente. Vc poderia me falar quanto tempo seu rosto voltou ao "normal" depois da cirurgia? E se eu deveria tomar algum cuidado em especial para a minha nova cirurgia que será daqui a uns meses?

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Obrigada pela visita.
      Olha na realidade na cirurgia ortognática o pico do inchaçãoocorre 72 horas após a cirurgia. Depois você tem uma redução drástica em relação a este pico, mas permanece com edemas. Se você observar bem, quando retornei ao trabalho, após 60 dias de operada, ainda estava inchada. A partir desta redução, em 15 dias aproximadamente após a cirurgia, passa a ser mais lenta a diminuição dos edemas. Somente depois de uma ano mais ou menos, tive uma definição no rosto. Por isso postei fotos com intervalos bem curtos, depois a cada mês, para demonstrar a evolução.

      Quanto aos cuidados, somente seu médico mesmo para te orientar. Não fiz nenhum preparo especial, que me lembre agora. Sei que tomei alguns remédios fitoterápicos para ajudar na cicatrização. Não me pergunte o nome que não lembro mais. Fora isso não teve nada de especial. Somente muita concentração e mentalização que tudo ia dar certo. Ok?
      Bjs e boa sorte!!

      Rosângela

      Excluir
  41. Rosângela, como vai? Há anos acompanho seu blog. Sou classe II. Sem incômodos estéticos, dores, estalos, trepidações. Como se a mordida fosse normal. Apesar disso, sou usuário de aparelho ortodôntico há anos. Iniciei por causa de um diastema e então me disseram que tinha o problema esquelético. 7 anos depois, mexe de lá, mexe daqui, minha boca tem piorado muito. Perda óssea nos dentes debaixo, retrações de gengiva em cima. Nem sei mais o que é minha mordida. Classe II e cruzada, talvez. E a insistência dos ortodontistas para que eu faça a ortognática, que não quero fazer por mil medos. Da operação, do pós operatório, da parestesia, que é algo fora do controle dos médicos, de uma recidiva, que também não é tão incomum assim. De cara, digo, não quero fazer. Mas penso no futuro e no estrago feito até agora na minha boca. Tudo o que quero é nunca mais ver aparelho ortodôntico nem elástico, nada de tortura, mas, sinceramente, fico apreensiva. Sei que ninguém morre de classe II, mas o que mais? O que vc diria para alguém como eu? Deixa de ser mole e encara de uma vez ou espera o problema de fato aparecer com sintomas? Não sou jovem (tenho mais de 40), mas sou muuuito medrosa e tenho medo de tudo piorar. Obrigada e tudo de bom para vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Genia.
      Olha entendo bem o que você está passando. Levei 06 anos até me decidir pela cirurgia. Me arrependi de não ter feito antes.
      Pelo que você está dizendo, tem problemas que só vem se agravando ao longo dos anos. Não sei se por causa de sua deficiência ou se houve condução incorreta do tratamento. Não é minha área isso, mas o fato é que agora, pelo que relata, tem um problema que precisa ser resolvido. E as coisas só pioram com o passar do tempo.
      O conselho que te dou é o seguinte: se tem de fato um problema funcional, é melhor tratar logo. Adiar o problema não tornam as coisas mais fáceis. Esperar o problema aparecer não me parece ser a melhor ideia. A idade não é um obstáculo, mas é um complicador. Assim, se o medo for maior e optar por não operar, procure um tratamento alternativo eficiente que pelo menos lhe estabilize.Não fique apenas esperando o tempo passar. Tome as rédeas do seu destino.
      Boa sorte!!!
      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  42. Rosângela, acabei de escrever sobre meus medos e anseios sobre a operação. Não me identifiquei porque o Google está me dando trabalho pedindo que eu preencha um cadastro completo e eu não tenho tempo agora. Meu nome é Genia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Genia
      Já dei a resposta.
      Espero que tenha ajudado.
      Abs

      Rosângela

      Excluir
  43. Oi, Rosângela, obrigada pelo retorno. Esqueci de dizer que sua iniciativa de fazer um blog para contar sua história é muito importante para quem tem que se decidir ou já se decidiu, mas precisa de mais informação. Parabéns pela iniciativa!
    Bem, dos dias passados, quando estava desolada, para hoje, pensando e conversando com amigos, acho que estou tomando a decisão, ou mantendo a decisão, de não fazer. Porque se não me dissessem "vc é classe II e isso é problemático", eu não saberia nem da classe II nem que é problemático. De fato, além dos resultados ruins dos tratamentos ortodônticos, em que ficam tentando mexer com minha mordida, quando eu só quero alinhamento melhor, não tenho reclamação de nada.
    E vou, sim, procurar um tratamento alternativo que se antecipe a qualquer problema que possa vir a ter no futuro.
    Mas muito, muito obrigada pela atenção, querida, e tudo, tudo de bom para vc. Bj grande e fique com Deus.

    Genia

    ResponderExcluir
  44. Olá Rosangela, meu nome é Rita. Fiz a cirurgia em 24?09/2013, e seis meses depois ainda não tenho boa mastigação. Gostaria de saber se isso é normal, se aconteceu com vc. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita bos noite.
      Olha eu não tive este problema. Mas fiz muita fisioterapia e depois fonoaudiologia.
      A técnica de enfermagem que estava comigo me ensinava a comer. Foi muito complicado quando comecei a comer alimentação pastosa.Mas com seis meses já estava comendo tudo.
      Procure um(a) fonoaudiologo(a). Pode te ajudar.
      Boa sorte

      Rosângela

      Excluir
  45. Boa tarde Rosangela!

    Fiz minha cirurgia no dia 5 de março, fiz expansão, avanço de mandíbula e sorriso gengival. Eu queria saber se é normal as dores no ouvido? e se vc teve depressão , pois eu estou muito deprimida, é normal a sensação de arrependimento? me sinto triste e arrependida, não que minha cirurgia tenha dado algo de errado, mas a recuperação esta sendo muito difícil. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite anônima
      Com certeza é normal tudo isso. A dor de ouvido eu tive sim. A sensação de arrependimento eu não tive, fiquei bem neste aspecto, mas sei de muita gente que teve, principalmente assim no inicio da recuperação.
      Mas tudo isso vai passar. Tenha paciência e determinação.
      Abs e boa recuperação.

      Rosângela

      Excluir
  46. Oiiii Rosangela boa noite tudo bem? ??
    Parabéns pelo seu blog me ajudou muito no início da minha cirurgia, graças a Deus a pior parte ja passou, o inicio da recuperação foi bem complicado, tive vários momentos de arrependimento, mas já me sinto melhor, como vc mesma diz cada dia uma melhora né?? Bom Rosangela estou completando 46 dias de pós os edemas e os inchaços já diminuíram bastante, a respiração ainda está bem complicada, Ainda não estou com a abertura legal não consigo abri nem dois dedos, mas ja consigo comer não mastigo direito e uma sensação estranha mastigar e como se o dentes não encosta um no outro , e bem difícil mas me esforço logo logo tudo volta pra seus devidos lugares.
    Mais tem algo que ta me incomodando demais não sei se vc ficou assim ou e só comigo , mas não não consigo fechar os lábios naturalmente eu tenho que enruga-los para poder fechar a boca fica aberta o tempo todo e ainda contínuo respirando pela boca , eu fiz giro de maxila e recuo de mandila , ja conversei com meu médico ela fala que estou otima, mas não estou sinto que algo ta estranho e ainda percebo uma leve assimetria na mandíbula , fica meio que puxando pra esquerda , será que vai passar ou a cirurgia que não foi bem sucedida ???
    Rô te agradeço antecipadamente pela resposta e parabéns vc ficou muito linda
    Bjs Jaqueline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jaqueline
      Menina que é isso?!! Você está com poucos dias de operada. ainda é cedo para tanta preocupação.
      Você está fazendo fisioterapia? Isso que vai te ajudar. Também será necessário fonoaudiólogo. Eu não conseguia fechar os lábios direito também, Apesar da fisioterapia ter me ajudado bastante, depois que comecei fazer sessões de fonoaudiologia isso melhorou.
      Então providencie fazer essas coisas que sua recuperação será mais rápida.
      Fique em paz e boa recuperação.
      Abs

      Rosângela

      Excluir
  47. Rô muito obrigada pela resposta , você me deixou bem mais tranquila e você ta certa acho que ainda e cedo para tanta preocupação, estou fazendo fisioterapia sim, não comecei a fono mas logo logo vou marcar uma consulta. Parabéns você e um exemplo de força , coragem, me espelho muito em você .continue assim essa mulher guerreira !!!!!
    Não tenho palavras para agradecer sua ajuda
    Muito obrigada! Bjs! Jaqueline.

    ResponderExcluir
  48. Oiiii Rô e jaqueline de novo , desculpe tanto incômodo me tire só uma dúvida eu fiz giro de maxila e recuo de mandíbula , vc fez isse também? ???tô. Achando minha maxila alta e quase a mesma coisa que era antes , to me achando horrível !!
    Só mais uma dúvida com quanto tempo de pós vc voltou dormir de lado? O médico ja me liberou mais sinto medo porque acordo mais inchada .
    Obg bjs bom final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jaqueline
      Eu fiz recuo da maxila e avanço na mandíbula. Também coloquei "queixo" e eliminei sorriso gengival.
      Demorei para poder me refestelar na cama! Mas não lembro quanto tempo.Mas mesmo quando fui liberada sabia que iria amanhecer inchada, porque demora para desaparecer o edema. Mas depois diminuía durante o dia. Lembro que ainda estava inchada com 60 dias de pós. Até você ficar com o rosto "definitivo" pode demorar até um ano.
      Fique tranquila e tenha paciência, porque é o melhor remédio!
      Bjsss
      Rosângela

      Excluir
  49. Olá,meu nome é Dayana,fiz também a mesma cirurgia que vc,era classe 2,queria saber se vc ficou com o nariz mais alargado,o meu esta mais como so tenho 2 meses de cirurgia tenho esperança de q volte ao normal,e outra pergunta se o inchaço abaixo do nariz demorou muito pra desinchar,pq fica tão estranho né?bjus

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde Dayana
    Olha meu nariz ficou menor até. Minha cirurgiã fez uns pontinhos nele e fiquei um tempo segurando com um esparadrapo. Você deve ver isso em algumas das fotos que postei aqui.
    O edema demora um pouco de desaparecer.Na realidade somete após um ano você estará com seu "rosto" defintivo!
    Ficamos estranhos sim, até que isso normalize. Mas é só ter paciência.
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  51. Boa Tarde Rosângela.

    Acha que seja possível a parestesia não ter melhoras devido a uma das placas de titânio estar a fazer pressão sobre o nervo?
    Hoje o meu médico falou-me disso, e referiu que podemos tirar as placas para ver se melhora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo.
      Eu não sei dizer sobre isso, mas faz sentido o que seu médico lhe disse.
      Espero que esteja melhor.
      Feliz Ano Novo!
      Bjs

      Rosângela

      Excluir