quarta-feira, 25 de junho de 2014

CIRURGIA ORTOGNÁTICA-1748 DIAS APÓS. 25/06/2014

Olá pessoal! Espero que estejam bem. Estou retornando após quase dois anos da última postagem, para atualizar minhas informações para vocês. Minha parestesia se mostrou irreversível. Mas não me atrapalha em nada. Minha vida está normalíssima. Sensibilidade perfeita. Então é necessário que estejam cientes que este tipo de sequela é possível existir na cirurgia. Mas, como tenho procurado insistir nas respostas aos diversos questionamentos que me fazem aqui, cada caso é um caso. Meu sobrinho não apresentou qualquer sequela, graças a Deus. Acredito que o fator idade influencie bastante.
Também gostaria de chamar a atenção para os já operados, que observem a incidência de sinusites recorrentes após a cirurgia. Eventualmente pode ocorrer das bactérias se instalarem nas placas ou parafusos. Nestes casos pode ser necessário retirá-los. Sempre de acordo com a orientação médica. Mas o procedimento e simples e feito no próprio consultório do seu médico. Enfim, tudo está bem. Se após lerem o blog e persistirem dúvidas, não hesitem em perguntar. Estou por aqui sempre atenta.
Abraços a todos e boa sorte na jornada.




119 comentários:

  1. Boa noite. Comecei a acompanhar seu blog hoje e amei o resultado. Ficou muito legal mesmo. Tenho 17 anos.Pretendo fazer essa cirurgia. Mas no meu caso é apenas estético. Porque quando sorrio aparece muito a gengiva e parece que meus dentes são minúsculos. Minha dentista me recomendou fazer,mas estou com muito medo de não dar certo e ficar com o rosto feio. Porque essa cirurgia dá um mudada na fisionomia do rosto. Qual sua opinião em relação á fazer isso apenas pela estética? Você acha que vale a pena? Obrigada. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Leticia
      Obrigada pela visita!
      A sua dúvida é de difícil resposta. Se você tiver paciência de ler todo o blog vai verificar que outros já me fizeram a mesma pergunta. Sempre achei que pelas implicações desta cirurgia, que é muito invasiva, a opção por ela tem de demandar uma grande necessidade. Ainda acho isso e vou explicar minha opinião. As vezes por uma procedimento estético você eventualmente pode herdar sequelas que não suporte conviver. A parestesia, por exemplo.Eu não me importo com ela. Contudo eu tive uma leitora aqui que vivia muito infeliz por isso. Mas o que eu também digo é que esta decisão não pode ser minha ou de qualquer outra pessoa. Você tem de olhar no espelho e ver se o que você vê te faz infeliz, se mexe com sua autoestima a ponto de valer a pena todos os riscos.
      Quanto a mudança com na maioria dos casos ele vem e sempre para melhor.
      Se valerá a pena, somente você poderá decidir. Sinto não te ajudar melhor, mas acredito que você mesma deve buscar esta resposta, no seu intimo.
      Para te ajudar a decidir converse mais com seu médico e veja que tipo de intervenção será necessária para você. Se apenas a gengiva será reduzida ou se toda a arcada sofrerá intervenção. Mandíbula e maxila sofrerão modificações? Quanto menor a intervenção melhor e sua recuperação poderá ser mais tranquila. Faça isso depois decida.
      Retorne aqui e me diga o que decidiu.
      Abraços

      Rosângela

      Excluir
    2. Eu também acho que a cirurgia deve ser feita apenas se realmente necessária! Meu dentista havia me dito que eu precisaria fazer, pois meu queixo e meu nariz são muito pra frente, mas quando procurei um ortodontista ele me disse que não havia necessidade alguma e que minha deficiencia não atrapalha minha mordida, seria apenas por estetica. Então decidi não fazer, não vale a pena sofrer todo esse tempo de recuperação apenas por estética. Removi meus 4 sisos que não haviam nascido(estavam totalmente dentro do osso) e já achei horrível a dor rsrs

      Excluir
    3. Sem dúvida esta tem de ser uma decisão muito pessoal. O importante é estar bem consigo mesmo sempre!
      Abs e obrigada pela visita.
      Rosângela

      Excluir
  2. faz quatro meses que eu operei mandibula, maxilar e mento e infelizmente tive a parestesia eu estou fazendo eletroacumputura e laserterapia para ajuda percebo que sinto me melhor quando eu bato no queixo sinto dor interessante neh nao sei se ;e minha sensibilidade que esta voltando. Eu gostaria de saber quais foram os metodos que o seu sobrinho usou o que ele fez ou tomou para retornar a sensibilidade e quanto tempo demorou ? preciso sa sua ajuda e obrigada ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michele a parestesia cessou?
      Eu sinto muito encomodo. Quando toco no queixo doi.

      Excluir
  3. LA FIZ A CIRURGIA A 4 MESES ESTOU COM PARESTESIA ESTOU FAZENDO ELETROACUMPUTURA E LASERTERAPIA ESTA MELHORANDO MAS , EU GOSTARIA DE SABER O QUE O SEU SOBRINHO FEZ PARA AMENIZAR A PARESTESIA QUAL O TRATAMENTO QUE ELE FEZ GRATA MICHELE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Michele
      Meu sobrinho não precisou fazer nada. Ele voltou ao normal de antes da cirurgia e não sente nada hoje.
      Apenas eu fiquei com parestesia. Fiz tudo até acupuntura, associada a estimulação com choques...mas nada resolveu.
      Mas isso não atrapalha nada. A vida segue normal, sem problemas.
      Não fique muito preocupada com isso. Quanto menos se preocupar melhor.
      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  4. Boa noite!
    Também vou precisar fazer essa cirurgia para corrigir mordida cruzada posterior, mordida aberta anterior e desvio na mandíbula. Já comecei o tratamento ortodôntico e tive a primeira consulta com Dr.ª Vanessa Castro, excelente, transmite confiança e segurança, mas ainda me sinto receosa com essa cirurgia. Gostaria de obter informações sobre a cirurgia e o pós-operatório por alguém que já passou por isso e trocar experiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cintia.
      Aqui tem muitos relatos além do meu próprio.
      Fique a vontade para interagir e fazer as perguntas que precisar.
      O blog já está no ar há muitos anos. Acredito que muitas perguntas que possa ter já esteja respondida aqui.Mas pode perguntar o que desejar.
      boa sorte na sua caminhada!
      Dê um forte abraço a Dra. Vanessa quando voltar a vê-la.

      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  5. Boa tarde Rosângela!

    Obrigada pela atenção. Vou dar uma lida no seu blog, com certeza, ainda tenho muitas dúvidas mas, principalmente, medo do pós-operatório, me dá um frio na barriga só de pensar, rsrsrsrs...
    Algumas pessoas me indicaram outros cirurgiões, mas vou continuar com Dr.ª Vanessa mesmo, acho que será a melhor escolha, ela me falou que os benefícios da cirurgia, que são para a vida toda, irão superar os poucos dias com os incômodos da recuperação no pós-operatório.
    Voltarei a ver Dr.ª Vanessa no início do próximo ano, a cirurgia poderá ser feita no final de 2015, possivelmente, mas vai depender da evolução do tratamento ortodôntico. Ainda tenho um tempo para me preparar psicologicamente para a cirurgia.
    Quando eu voltar na consulta com Dr.ª Vanessa darei o seu abraço.
    Ah, você está linda, seu sorriso está perfeito... Espero que o meu resultado seja satisfatório assim também.

    Um abraço!

    Cintia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cintia.
      Um abraço forte e boa sorte na sua caminhada!
      Rosângela

      Excluir
  6. Boa Tarde.
    Tenho acompanhado o seu blog já à algum tempo, é bom ter alguém que disponibilize tanta informação e relatos.
    Fui operado à 5 meses, fiz avanço da mandibula e recuo do queixo, o que me preocupa é que sinto várias vezes quando abro a boca uns estalinhos na ATM esquerda, será que com 5 meses a ATM ainda nao se adaptou ao novo formato do osso? voce tambem passou pelo mesmo? Antes da cirurgia nunca sofri disto. :(

    Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Olha eu nunca tive problemas como este relatado por você. Mas pode acontecer alguma sequela da cirurgia. O que seu médico diz?
      Pede um ressonância da ATM para tranquilizar.
      Bjs e boa sorte
      Rosangela

      Excluir
    2. Boa Noite.

      Fui hoje à consulta, e o cirurgião marcou-me a ressonancia para daqui a 1 mes.
      Ele disse que o problema pode ter sido originado pelos elásticos que o meu ortodontista mandou usar durante 5 meses a puchar a mandibula para a frente, de forma a evitar a recidiva retrognata.
      Como só tirei os elásticos à 1 semana, a ATM pode estar ainda a recuperar do esforço que passou.

      Voce usou elasticos quanto tempo? Pelo que percebi só se deve usar durante 1 mes. :S

      Cumprimentos de Portugal e Obrigado pela sua ajuda.

      Excluir
    3. Boa noite Gonçalo
      Que bom um visitante de tão longe!
      Conheço um pouquinho de sua terra
      Eu usei elástico pouco tempo.Na realidade quando me operei fiquei com o alinhamento quase perfeito.fiquei um pouco com elástico, apenas para estabilizar.
      Também tem outra questão: eu sempre tive um problema de bruxismo. Assim, a minha médica usou elásticos mais leves . Geralmente tinha apenas um mais pesado.
      Também fui liberando gradativamente.
      Depois de aproximadamente 15 dias usando o dia todo, só tirando para me alimentar, eu fui liberada para ficar só pela manhã. Assim eu só recebia visitas a tarde para poder falar um pouco (rsrs).
      Mas o que eu acho pode ter acontecido com você é algum pequeno desvio do disco que fica na ATM. Vamos ver o resultado de seu exame para ver o que de fato aconteceu.
      Tem coisas que resolve com um bom fisioterapeuta.
      Bjs e boa sorte.
      Abraços aqui do Brasil!
      Rosângela

      Excluir
    4. Boa Noite.

      Também já pensei que pode ser disso, mas o mais curioso é que não sinto dores, nem limitações, consigo abrir bem a boca (4 dedos à vontade) e fechar sem dificuldade, apenas oiço é estalos de vez em quando na mandibula esquerda. Pode ser que recupere até fazer o exame.

      Aqui em Portugal é muito raro fazer terapia após a cirurgia, conheço mais 3 casos que fizeram esta operação e nenhum fez fisioterapia, os médicos dizem que não vale apena gastar dinheiro nisso porque com o tempo e o viver da vida tudo volta ao lugar.

      Excluir
    5. Boa noite Gonçalo
      Melhor aguardarmos o exame e não ficar fazendo conjecturas, imaginando coisas.
      Quanto a fisioterapia não discutirei a opinião dos médicos por aí, mas gostei muito de ter feito. Acho muito importante a fisioterapeuta e a fonoaudióloga no processo de recuperação.
      Mas o que importa é se está se sentindo bem. Depois, se quiser, poste sua foto.
      Retorne para me dizer o resultado do exame. Estou curiosa.
      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  7. Olá Rosangela, parabens pela cirurgia ficou otima em você.

    Gostaria de saber de você sobre a parestesia que você sente, quais os sintomas e sensaçoes que ainda nao voltaram?

    Obrigada por esta oportunidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcela
      A parestesia que me acompanha me dá sensação que estou com o lábio inferior inchado. Sinto uma hipersensibilidade neles. Quando acordo a sensação é maior. Mas depois vou levando o dia e esqueço isso.
      O que não retornou a sensibilidade no queixo. Se cair algo enquanto bebo ou como alguma cisa não sinto. Alguém tem de avisar para que limpe. Por conta disso fiquei com uma mania de estar sempre limpando a boca quando estou comendo algo, porque sinto com se a boca estivesse suja, molhada.
      Espero que tenha compreendido um pouco ok?
      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  8. Sim voltarei a dar noticias quando tiver resultado dos exames, pode ser que o médico até recomende a fisioterapia para recuperar a ATM, espero é de não ter que reoperar.

    Outra situação disse-me que o seu sobrinho recuperou a parastesia por completo, sabe precisar quanto tempo demorou?

    No meu caso (6 meses) ainda sinto no canto direito do labio inferior e no canto do queixo, sinto tudo se tocar, mas tenho aquela sensação de formigueiro, apsar de ter esperança que voltei, já tenho noção que poderei ficar assim.
    No entanto um médico disse-me que ao sentir formigueiro é porque o nervo não foi totalmente destruido e vai voltar com o tempo, já outro médico diferente disse-me que até pode vir a piorar com o tempo (esta foi nova para mim, nunca pensei que poderia vir a piorar com o tempo, no máximo ficava igual).

    Eu vou pedir para retirar as placas de titânio quando completar 1 ano, porque uma delas está com saliência e consigo sentir ao tocar, o médico já me alertou que pode piorar a parastesia, coisa nova para mim, não sabia que so o facto de tirar as placas poderia provocar parastesia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Gonçalo
      Meu sobrinho não teve grandes problemas e muito rápido se recuperou. Não sei precisar o tempo.
      O formigamento persiste até hoje, já decorrido mais de 4 anos que operei.
      Mas não se preocupe com isso. Sua vida vai seguir normal.
      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  9. FAREI UMA ORTOGNATICA DAQUI UNS 2 MESES NO MAXIMO.....GOSTARIA DE CONVERSAR CONTIGO....TENHO 39 ANOS, ME CHAMO ELAINE

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Elaine
    Terei muito prazer em conversar com você. Pode tirar as dúvidas que quiser e perguntar o que desejar. Se eu souber lhe responderei .
    Por e-mail não costumo responder. O objetivo do blog é compartilhar com todos, todos os problemas e dúvidas. Ok?
    Fique a vontade. Te aguardo.
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Rosângela!

    Li todo o seu blog, parabéns pelas preciosas informações e orientações que você transmite nos seus textos, são de extrema importância para quem vai se submeter a uma cirurgia ortognática. Tenho consciência que o P.O. é difícil nos primeiros dias, mas ter lido seu blog me fez compreender que é possível superar todas as dificuldades e perceber que tudo passa, inclusive a fase do P.O. Fico feliz em saber que Dr.ª Vanessa fez sua cirurgia com excelente resultado e confio que, também, será assim comigo.
    Gostaria de saber se seu plano cobriu todos os custos da cirurgia ou se você precisou entrar com pedido de liminar; já estou ciente de que a ANS obriga os planos de saúde a cobrirem integralmente os custos da cirurgia, no âmbito hospitalar. Também, estou ciente do investimento (não vejo como custo, mas investimento em qualidade de vida) que precisarei fazer durante o percurso para a cirurgia com o tratamento ortodôntico, que estou fazendo particular, com as consultas e com a equipe do P.O. de Dr.ª Vanessa.
    Além do investimento com ortodentista, com as consultas e com a equipe do P.O., há mais algum custo relevante, nesse processo? Gostaria de saber para me poder organizar financeiramente, pois mesmo sabendo que meu plano cobre a cirurgia, sei que o investimento será alto, rsrsrs...
    Obrigada, mais uma vez, pela disponibilidade em ajudar pessoas que você nem conhece.
    Desejo tudo de bom e que você possa desfrutar do seu lindo sorriso por muitos e muitos anos...
    Um abraço!!!

    Cintia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Cintia.
      Obrigada pela visita;
      Quanto ao custo da cirurgia é alto mesmo. Eu tive de recorrer a liminar, para ter a integralidade dos custos cirúrgicos coberto. E somente após o trânsito em julgado do processo consegui os honorários médicos.
      Mas já transcorrido tantos anos muita coisa mudou. Tenho uma amiga que fez cirurgia este mês pelo mesmo plano que o meu e teve a cirurgia autorizada sem grandes problemas. O diferencial que o médico dela é credenciado ao plano, o que facilita muito.
      Mas, no caso de Dra. Vanessa, que não é credenciada, você deverá arcar com os honorários dela e somente o reembolso deve ser oportunizado a você, o que deve ser em valor bastante inferior ao que você irá pagar.
      Fora isso deve se preocupar com os custos de alimentação, e além da equipe do PO, que inclui técnica de enfermagem, fisioterapia, terá a fonoaudióloga. Mas tem profissionais credenciadas ao plano que trabalham com pacientes de Dra. Vanessa, o que pode ser muito bom para diminuir seus custos.
      As medicações que irá tomar também serão dispendiosas. Por ora não me ocorre nada mais.
      Boa sorte na sua caminhada!!
      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  12. Boa noite Rosângela!!!

    Obrigada, mais uma vez pela atenção e disponibilidade. Espero que meu plano de saúde cubra todos os custos da cirurgia, inclusive honorários médicos, rsrsrs... Talvez o meu plano não seja o mesmo que o seu; Dr.ª Vanessa realiza cirurgias pelo meu plano, foi um dos meus critérios para a escolha da mesma, além da competência e experiência na realização de cirurgia ortognática. Tive conhecimento de uma pessoa, com o mesmo plano de saúde que tenho, que conseguiu liminar para a cobertura integral dos custos da cirurgia realizada por Dr.ª Vanessa (material; hospital; medicamentos para uso no hospital; honorários da cirurgiã, anestesista e toda a equipe); talvez eu precise de uma liminar, mas só vou saber quando for feita a solicitação para o plano; como ainda falta um bom tempo para a minha cirurgia, vou me organizar financeiramente para não ter maiores problemas.
    Ler seu blog me deu coragem para a cirurgia, o me caso não corrige apenas com aparelho, então já resolvi encarar o problema de frente, consciente de tudo o que vou ter que passar no P.O. Você ficou deprimida ou arrependida de ter feito a cirurgia em algum momento do seu P.O.?

    Um abraço!

    Cintia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cintia.
      Arrependimentos? Nunca tive em nenhum momento.
      Já que está decidida, boa sorte na sua caminhada.Tenha fé!
      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  13. Olá Rosângela! Boa noite. Minha ortognatica é daqui a 10 dias. Estou super ansiosa e com medo, meus amigos falam q sou doida q não preciso q já sou bonita. Mas preciso sim, estou com medo de ficar feia e dormente, desculpe a sinceridade. Quero muito fazer, mas estou com medo de arrepender! Bjuuuuu Karine

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Karine
    Já que está decidida desejo boa sorte na caminhada!

    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  15. Olá boa noite, eu fiz a cirurgia a um ano e quatro meses até hoje tenho dormência na parte interna superior do lábios e bochechas, você acha que ainda vou ter a boca normal como antigamente ou isso ficará assim? Pois não fiz a drenagem linfática facial recomendada, mas ninguém percebe somente eu que me incomodo somente com a dormência parecendo que fiquei com sequelas, se puder me responderá por email eu agradeço meu email e flaviolferreir@icloud.com, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávio
      A parestesia é uma das sequelas que podem ocorrer neste tipo de cirurgia. Não posso afirmar se será reversível no seu caso. Talvez pelo tempo decorrido possa de fato significar que será permanente. Você pode tentar acupuntura para melhorar um pouco. Mas isso não tem muita importância.Dá pra conviver bem.
      Abs e boa sorte.
      Rosângela

      Excluir
  16. Olá Rosangela...que idade vc tinha quando fez a sua cirurgia? Tenho 39 anos, e penso que terei dificuldades por conta da minha idade. Mas agora nao tenho mais como fugir...meus dentes ja foram descompensados para a cirurgia, semana que vem irei a minha dentista para colocar o ganchinhos...sei la acho q é este o nome....e na outra semana...comecarei o planejamento com o cirurgiao dentista no qual fara minha cirurgia, dando encaminhamento ao plano de saude, para liberarem a cirurgia, fazer todos os exames, etc...Enfim, ate Dezembro se tudo der certo farei, resumindo...natal e ano novo de cama...rsrs...Mas apesar de ser muito medrosa...estou começando a me animar...ja que como minha dentista e o cirurgiao disseram: ficarei nos padroes de beleza....entao minha curiosidade e ansiedade é muito grande..mas ja estou me preparando para o pós sim, pois ja fiz uma cirurgia parecida com esta, mas um pouco menos agressiva, para cortar o osso...e foram uns diazinhos dificeis me lembro como se fosse bem pior que minha cesaria, qdo tive minha filha...Mas é isso aí...qualquer duvida vou postando pra tu me responder. A minha questao é quanto a idade..tenho 39 anos e dai?? estou com medo de problemas mais serios por causa da idade..
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      Não se preocupe muito com isso.A idade pode talvez lhe dar uma recuperação menos rápida, mas não significa necessariamente problemas.
      Agora que já está definido e tudo acertado, só pense na sua meta e tudo dará certo. e lembre que no pós, você só precisa de paciência, pois cada dia é uma melhora.
      Abs

      Rosângela

      Excluir
  17. Olá Rosangela é eu de novo...me chamo Elaine, a de 39 anos que escreveu logo acima para ti...Entao farei minha cirurgia dia 27 de Novembro, enfim está hiper perto. Estou criando um blog...pois achei interessante, até porque pelos outros blogs e ajudou muito a esclarecer muitas dúvidas....Faltam só 10 dias, confesso que estou um pouco anciosa...mas como vc mesma diz...paciência acima de tudo né...Sou classe 3, mas o meu cirurgiao disse que farei o avanço da maxila apenas, e que na mandibula nao precisara mexer, melhor entao né...menos parafusos...rsrsrs....ele disse tbem que ficarei com o nariz de pati...o seu nariz mudou muito???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elaine.
      Meu nariz mudou um pouco para melhor.
      E como foi você de cirurgia? Espero que tudo esteja correndo bem.
      Feliz Ano Novo!
      Rosângela

      Excluir
  18. Olá Rosângela!

    Tenho 42 dias de pós, fiz mandíbula, maxila, mento e atm. Era classe II e tenho várias dúvidas.
    1° Minha maxila foi recuada e achei que perdi volume no lábio superior e ficou mais fino, será que ainda pode sofrer alguma modificação no lábio? Aconteceu isso com você, pode voltar a ficar mais grosso?
    2° Li no blog que a sua parestesia se tornou irreversível.Tenho medo da parestesia, desde a segunda semana de operada sinto formigamento e pequenos choques no queixo e lábio inferior. Isso realmente é um bom indicio?
    3° Você tomou alguma medicação para a parestesia?
    4° Estou sentindo um incomodo no queixo sinto um peso uma sensação de que tem algo colado, ainda tenho edema,será que é a parestesia?

    Um abraço.

    Liliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Liliane.
      Me perdoe a demora na resposta.
      Os seus sintomas condizem com seu pouco tempo de operada. O lábio fica fino mesmo. Ainda é cedo para dizer se será permanente.
      Eu não tomei medicação por opção. Sou resistente. Procurei outras opções: acupuntura por exemplo. Mas nada resolveu no meu caso.
      Mas não tenha medo disso. Não traz maiores consequências. O importante é estar bem com seu resultado. As vezes ficam sequelas,mas o que precisa pesar e se valeu a pena. Espero que sim.
      Bjs e boa recuperação.
      Rosângela

      Excluir
  19. Obrigada Rosângela.

    Aproveitando gostaria de saber dessa sensação de endurecimento do rosto e sensação de dentes apertados, dura muito? Perdura por mais de um ano de pós?
    Você consegui recuperar a abertura de boca que você tinha antes?
    Come todos os alimentos duros?
    Com quanto tempo recuperamos a naturalidade dos movimentos da face?
    Para você a sua cirurgia valeu a pena?
    Bjs

    Liliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Liliane
      A sensação que você descreve dura um pouco, mas a fisioterapia acelera o processo de recuperação.
      A minha abertura ficou satisfatória mas não ficou igual a antes da cirurgia.
      Se valeu a pena? Muitoooo. E digo isso apenas porque nunca mais senti dor. E isso valeu todo o sacrifício.
      Feliz ano Novo!
      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  20. Oi estava procurando informacoes e encontrei vc achei muito interessante. Hoje faz 23 dias que operei e apareceu um caroço em baixo do meu queixo tive que voltar a tomar antibiotico e esta saindo um pouco de secrecao pelo pontos fiquei chateada ,estou inchada e essa parestesia ė muito ruim minha boca quase nao abre ,sera que ė normal . Ainda nao estou liberada para fazer fisioterapia estou ansiosa para isso. Enfim sera que ė normal esse inchaço no meu queixo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Karen
      Você tem muito pouco tempo de operada, então o edema ainda está muito intenso. Qualquer inchaço neste período é normal.
      Siga as orientações do seu médico e assim que puder faça a fisioterapia. Vai se sentir melhor.
      Boa sorte e boa recuperação.

      Abs

      Rosângela

      Excluir
  21. Ola Rosangela.

    Antes de mais quero desejar-lhe um bom ano.

    Você nunca teve, nem conheçe quem tenha tido poblemas na ATM após a cirurgia de avanço classe 2? Minha ATM cada vez estala mais, já passaram 10 meses, e o meu médico apenas diz para aguardar mais tempo :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gonçalo.
      Um bom ano pra você também.
      Não tive problemas de ATM, nem conheço ninguém que tenha tido. Mas já vi alguns relatos aqui mesmo no blog a este respeito.
      Espero que tenha melhoras.
      Abs

      Rosângela

      Excluir
  22. Oi, a todos fo blog q tenham dúvidas, já fiz a cirurgia ortognatica, fiz mento,cepto,maxila e mandibula, há mais de dois anos, tenho parestesia no mento ainda não voltou, estaria mentindo se dissese que não encomoda, encomoda sim, porém dá pra conviver, apesar de na hora de beijar na boca e comer não ter noção do que esta acontecendo, não ter o total controle, é ruim, mas como eu disse dá pra conviver com essa dificuldade, o que mais está me incomodando agora é que depois de tanto tempo após a cirurgia a pele do meu rosto está flácida, não pela idade, mas resultado da cirurgia, pois a pele parece descolada da face, noto isso principalmente quando abaixo a cabeca e olho no espelho, no início da cirurgia não se e percebe isso pois o inchaço demora mais de um ano pra desaparecer por completo, após seis meses você acha que o inchaço cedeu por completo , mais não, ainda permanece um inchaço que só olhando no espelho você não nota, só depois de anos mesmo, que você vai realmente ver o real resultado. Estou a procura de tratamento para flacidez que ficou mais não estou conseguindo encontrar. Se alguém estiver passando pelo mesmo problema e souber de um tratamento para fkavidez pós cirúrgica por favor me avisem...obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Olá, Rosângela. Me chamo Milena, sou de Salvador também e tenho 22 dias de operada. Me identifico com todos os incômodos, dúvidas, expectativas e fantasias relatados por você e outros seguidores do blog. Mas, eu vim aqui para agradecer pela sua disponibilidade e generosidade em compartilhar tantas informações sobre a cirurgia e o tão temido e difícil pós-operatório. Isso é de muito grande valia, você deve ter noção. Ter uma pessoa como você acolhendo e desmistificando os processos, faz muita diferença no enfrentamento de todos esses percalços. Fiz por medidas funcionais, e ainda vejo pouca mudança no meu rosto, com exceção do perfil que é completamente diferente (e está muito melhor, antes me incomodava!). Espero até que as mudanças sejam sutis mesmo...rs. Como você fala, só encarei por questões funcionais, pois esteticamente não valeria a pena o sacrifício (não que tenha um rosto simétrico, pois era um dos pontos que mudaria com a cirurgia, mas por medo de encarar tudo isso por dificuldade de aceitar quem sou). Mas, entendo também que existem casos em que a estética é profundamente afetada como nos casos de retrognatismo, por exemplo, e muito necessária e importante para a autoestima dos pacientes. Gostaria de saber se posso ter o seu email para você me informar os profissionais de fisioterapia e fonoaudiologia com quem teve contato ou deixá-los aqui mesmo a sua impressão e números deles. Eram profissionais com experiência em pacientes ortognáticos? Grata, Milena Franco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Milena.
      Obrigada pela sua visita e opinião. Procuro fazer o melhor, porque senti falta de informações sob o ponto de vista do paciente. Manifestações com a sua me deixa gratificada. Me faz crer que tem valido a pena.
      Obrigada mais uma vez.

      Minha fisioterapeuta foi Valma. Uma linda pessoa e ótima profissional. Mas ela faz parte da equipe de Dra. Vanessa.
      Fonoaudiólogas tive duas.Ambas muito boas.
      Todas são experientes com pacienes ortognáticos.Vou procurar o contato delas e passo para você. Se me permitirem, coloco o contato no blog.

      Abs e boa recuperação.

      Rosângela

      Excluir
  24. Olá, Rosângela!! Eu gostaria de saber como você se sente nos dias de frio?? Eu vou fazer a cirurgia e eu moro em um lugar que faz bastante frio, e dizem que nesses dias sente-se muita dor por causa do titânio, é verdade? Abraços, Lucas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Lucas
      Eu moro no Nordeste. Frio não é algo comum por aqui. Mas ocorre. Contudo não sinto diferença alguma. Nem lembro que tenho titânio na boca. Nunca senti nada.
      Acho que isso não procede.
      Boa sorte ok?
      Abs

      Rosângela

      Excluir
  25. Olá Rosângela! Me chamo Jéssica, tenho 16 anos e sou do estado do Paraná.Também precisarei fazer esta cirurgia,embora meu problema não seja tão grave,porque já usei aparelhos que ajudaram bastante mas, não resolveram o problema. Estou com muito medo de fazer a cirurgia principalmente pelo medo de perder a sensibilidade.Você perdeu totalmente a sensibilidade ou voltou pelo menos um pouco? Amei seu blog e você ficou linda. Sou de uma cidade do interior e esse problema classe III não é muito comum por aqui, eu me sentia triste por ver que somente eu sou diferente,mas fico feliz por poder compartilhar do problema de não poder mastigar nem respirar direito com outras pessoas que conseguem me entender perfeitamente. Desde já muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica
      Obrigada pelas palavras amáveis. Respondendo a sua dúvida eu não perdi toda a sensibilidade. Na realidade minha sensibilidade mudou. Sinto de forma diferente. Fiquei com hipersensibilidade nos lábios decorrente da parestesia. Infelizmente é uma sequela possível. Precisa aprender a conviver com isso.
      Boa sorte ns sua caminhada.
      Abs
      Rosângela

      Excluir
  26. Fiz a cirurgia a 6 anos atrás, por incompetência medica hoje tenho 4 placas e 16 parafusos no rosto, fiz impactacao e colcoaram o queixo para frente, 6 meses por cirurgia um dos lados do meu queixo voltou para tras...enfim não foi por procurar especialistas na área, o cirurgião foi muito bem recomendado, mas no meu caso ele resolveu fazer acho eu uma "experiência", enfim estou na justiça, com o rosto deformado, parestesia e dores fortes na ATM no inverno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      Sinto muito por você. São coisas que podem acontecer em qualquer procedimento médico: o erro!
      Eu tenho 48 placas e parafusos. Mas não fiquei com sequelas graves. Apenas a parestesia que era algo previsel.
      Espero que possa reverter isso de alguma forma.
      Boa sorte.
      Rosangela

      Excluir
    2. Bom dia.
      Sinto muito por você. São coisas que podem acontecer em qualquer procedimento médico: o erro!
      Eu tenho 48 placas e parafusos. Mas não fiquei com sequelas graves. Apenas a parestesia que era algo previsel.
      Espero que possa reverter isso de alguma forma.
      Boa sorte.
      Rosangela

      Excluir
    3. Bom dia.
      Sinto muito por você. São coisas que podem acontecer em qualquer procedimento médico: o erro!
      Eu tenho 48 placas e parafusos. Mas não fiquei com sequelas graves. Apenas a parestesia que era algo previsel.
      Espero que possa reverter isso de alguma forma.
      Boa sorte.
      Rosangela

      Excluir
  27. Oi! Rosângela, TB já fiz essa cirurgia, faz uns oito anos, percebi q o lado direito é mais inchado, e noto o parafuso bem saliente, fui para o cirurgião e vou fazer a retirada do parafuso, mas tou c medo, e VC tirou os seus????
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Desculpe a demora. Estava viajando.
      Eu permaneço com minhas placas e parafusos. Não me incomodam.
      Mas minha médica me informou que esse procedimento é rápido e feito no consultório mesmo.
      Não pretendo mexer com isso. Acredito que dará tudo certo.
      Boa sorte.
      Rosângela

      Excluir
  28. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  29. Oi Rosangela, td bem? Fiz a ortognatica a 46 dias e fiquei com paralisia facial periférica do lado direito, ou seja, não fecho o olho e nariz e boca estão tortos para a esquerda. Está voltando com muita fisioterapia e fonoterapia. Mais na verdade o que mais incomoda é a parestesia no lábio inferior e queixo onde sinto uma queimaçao /ardor. Vc tb sentia isso? Passou?
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia
      Também sentia e sinto ainda. Não passou não. Sequelas que podem ficar em algumas pessoas, como eu.Se for seu caso também o conselho que dou é que tente esquecer isso. foque em outras coisas e seja feliz. O importante é que todo o resto funcione e tenha o resultado que você buscou na cirurgia.
      Abs

      Rosângela

      Excluir
  30. Boa noite!
    Faz 5 dias que fiz cirurgia ortognatica
    O meu caso não foi por estética
    Confesso que se soubesse que ia sofre tanto
    Não teria feito.





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia
      Realmente não é fácil.
      Mas já fez agora é seguir com paciência e determinação.
      Boa sorte.
      Rosângela

      Excluir
    2. Bom dia
      Realmente não é fácil.
      Mas já fez agora é seguir com paciência e determinação.
      Boa sorte.
      Rosângela

      Excluir
  31. Bom Dia, Rosângela

    Estou na luta para fazer a cirurgia, tentando pelo plano de saúde, mas talvez o plano não cubra totalmente, já dei entrada no hospital estou aguardando a resposta do mesmo. Você fez por plano saúde ? Cobriu a cirurgia total? O meu é Sul América.
    E qual foi seu cirurgião? Você mim indicaria?

    Desde já agradeço!

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Vânia
      Minha cirurgia foi feita por Dra Vanessa. Mas ela não é credenciada. Hoje já existem muitos profissionais que operam pelo plano. Muitas coisas mudaram.
      Aguarde a resposta do plano.
      Boa sorte.
      Rosângela

      Excluir
    2. Bom dia Vânia
      Minha cirurgia foi feita por Dra Vanessa. Mas ela não é credenciada. Hoje já existem muitos profissionais que operam pelo plano. Muitas coisas mudaram.
      Aguarde a resposta do plano.
      Boa sorte.
      Rosângela

      Excluir
  32. Olá ,to desesperada extrai 3 sisos 2superiores 1inferior direito ,minha mandibila fraturou ,fiquei com parestesia no queixo e to com dor no ouvido ,isso tem 6 dias ssera que vou ficar boa sem preciar de sirurgia?

    ResponderExcluir
  33. Está parestesia que me deixa louco, o resto da pra levar . VC sente ainda nos labios inferiores e queixo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Alexsandro
      Bem vindo ao clube rsrsr
      Olha a parestesia me acompanha até hoje. Não me deixará. Mas estou acostumada.
      Alguns tratamentos podem te ajudar: acupuntura, por exemplo. Cada pessoa responde de um jeito.
      Contudo devo dizer que é bom trabalhar com a hipótese de conviver com isso. Você consegue.
      Feliz Natal
      Rosângela

      Excluir
  34. Sinto formigas o tempo inteiro,quando eu aperto o cantobdo lábio direito , sinto que está parte está voltando , agora do outro lado não sinto nada , só formigamento , estou com 15 dias de operado , classe ll , meu rosto já desinchou muito,não precisarem usar elástico , porque segundo o cirurgião os dentes ficou na posição correta , segundo ele minha recuperação está sendo bem rápida, o único desconforto e a parestesia no lábio inferir e queixo o resto tá de boa. No mais é isso . Parabéns, VC ficou linda. Feliz natal depois posto algo mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alex
      Feliz Natal pra você também e sua família.
      Boa recuperação.
      Rosângela

      Excluir
    2. Obrigada Alex
      Feliz Natal pra você também e sua família.
      Boa recuperação.
      Rosângela

      Excluir
  35. Boa noite! Com quanto tempo vc voltou a comer normal (mastigando)?já to com 34 dias ,to com aparelho de palato e 2 liga,não vejo a hora de comer uma macarronada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Erick
      Eu também sonhava em comer, mas quando iniciei foi uma dificuldade. Rsrsr.
      Comecei a comer pastoso após 20 dias aproximadamente. Tem registro aqui no blog. Tirei uma foto da minha primeira alimentação sólida. Dê uma pesquisada.
      Espero que esteja tudo bem. Boa recuperação.
      Feliz Ano Novo.
      Rosângela

      Excluir
  36. Bom dia Rosangela não sei se é impressão minha ou seu rosto ficou mais quadrado, eu fiz ortognática estou com 50 dias de P.O e não estou acostumando com meu novo rosto Sou morena igual a voc e meu rosto ficou um pouco quadrado e o nariz aumentou sinto saudade do meu rosto anterior só não sinto saudade do sorriso, algum momento voc passou por isso. será que é normal gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Eu levei um tempo para me acostumar.É dificil mesmo quando a mudança é tão grande como foi comigo.Mas eu gostei do resultado. Não sinto saudades do meu rosto, apesar de que eu gostava dele. Mas estou melhor agora. E você também vai se acostumar. É questão de tempo.
      Boa sorte.
      Abs

      Rosângela

      Excluir
  37. Oie rosangela
    Gostaria de saber qual foi seu plano de saude? Se ele cobriu tudo, vc nao teve que pagar nda por fora? Nem os medicos , eu tenho 23 anos e preciso fazer essa cerurgia, e a cerurgiaa de expansao de palato, estou totalmente perdida, desdde ja obg pela atencao...

    ResponderExcluir
  38. Rosangela fiz a cirurgia ortognatica há 9 dias e tenho dormência no lábio inferior, um pouco no nariz e um pouco de formigamento ainda no rosto... gostaria de uma indicação de fonoaudiólogo e fisioterapia, ou se ainda é cedo para fazer qualquer coisa. .
    exercício físico é recomendado a partir de quanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cynthia

      A fisio comecei já no hospital.
      Exercício físico só seu médico para te liberar de acordo com sua recuperação.
      As profissionais que me atenderam foram da própria equipe da cirurgiã.
      Tem de procurar indicação com seu médico.Tem de ser alguém com experiência.
      Bjs e boa sorte.

      Rosângela

      Excluir
  39. Oi rosangela, eu fiz a cirurgia ortognatica há um ano e meio e agora que finalmente tirei o aparelho, descobri que o tratamento ortodontico não ficou bom. Minha oclusão não está nada boa. Mas o que incomoda é que agora, tanto tempo depois, passei a sentir dores na maxila. Às vezes alterna uma ardencia forte, depois uma dor, uma pressão. .. vc já sentiu algo parecido? Quem foi o seu ortodontista? E a acupuntura vc fez aonde? Com quanto tempo de cirurgia vc tirou os parafusos? E porque tirou?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Não sinto dores desde que fiz a cirurgia. Fiz acupuntura, mas não senti resultado. Meu ortodontista foi Dr Kleber Meireles.
      Os parafusos e placas continuam no mesmo lugar. Nunca precisei tirar.
      Espero que você tenha melhorado.

      Boa sorte.
      Abs.

      Rosângela

      Excluir
  40. Olá Rosângela!!!
    Fiz a cirurgia no dia 10/11/2015 com Dra Vanessa, graças a Deus correu tudo bem, meu pós-operatório operatório foi e está sendo super tranquilo, parestesia mínima, sensibilidade quase 100%. Vou completar 5 meses de cirurgia no dia 10/04 e ainda estou em acompanhamento com Dra Vanessa, ela é, simplesmente, maravilhosa e incrível, cirurgião melhor não há! Também fiz tudo com a equipe dela (fisioterapia com Valma, que eu amo, fiquei com as técnicas de enfermagem também) e com os profissionais indicados por ela. A cirurgia foi a melhor coisa que fiz na vida, minha qualidade de vida melhorou tanto que não tenho como mensurar, eu já respirava bem pelo nariz na UTI. Obrigada por compartilhar sua história conosco, desejo tudo o que há de melhor para você!!!Bjo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cintia.
      Fico feliz que esteja tudo bem com você.
      Manda um beijo enorme para Dra. Vanessa.

      Abs

      Rosângela

      Excluir
  41. oi rosangela, enviei um post pra vc há uns 15 dias, mas nao sei se foi recebido. Gostaria muito muito de falar com vc... tb fiz cirurgia com dra vanessa e agora depois de ter tirado o aparelho um ano e meio após a cirurgia sinto dores horriveis na gengiva, osso, nos dentes incivos e caninos, ardencia. já estou tomando antidepressivos pois nao consigo fazer nenhuma atividade do meu dia a dia sem sentir dor. Na época da cirurgia li poucos posts seus e quando questionei a dra vanessa o que era parestesia, ela me disse apenas que era uma falta de sensibilidade em alguns pontos, mas isso que estou sentindo é muito desconfortavel.... gostaria de conversar com vc que já passou por situação semelhante, mas ppelo visto seu caso foi mais ameno que o meu.... gostaria de saber o tratamento que lhe foi sugerido, etc.... ela diz que isso tudo vai passar, mas eu nao tenho tanta certeza.... se puder me responder eu lhe agradeço muito!!!! meu e-mail é fabipg@hotmail.com meu telefone é (71) 992075654. Não sei se consigo viver com tanta dor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana.
      Acabei de responder seu post anterior.
      Na realidade a parestesia me acompanha até hoje, mas Dra. Vanessa sempre me alertou que isso poderia acontecer. Não quis tomar antidepressivos. Levo numa boa.
      Não sinto dores ou desconfortos.
      Fiz acupuntura, inclusive com estímulos elétricos, mas nada disso deu resultado efetivo.
      Resolvi deixar para lá e não me arrependo. O que eu sinto na realidade é uma hipersensibilidade nos lábios e pouca sensibilidade no queixo.
      Fora isso nenhuma dor ou outro incômodo qualquer.
      As vezes sinto dor no ouvido, mas é muito raro.
      Tenha calma e tranquilidade. As vezes pode ser uma sequela da cirurgia.Talvez seja necessário encarar essa realidade.Espero que Dra. Vanessa lhe ajude na busca da solução para que possa ser feliz.
      Boa sorte na sua caminhada.
      Abs
      Rosângela

      Excluir
  42. Oi Rosângela, gostei do seu blog. Me foi recomendada a cirurgia recentemente. Meu caso é esteticamente menos severo, nem faria se fosse por estética, mas minha boca está lotada de coroas e dentes quebrados devido ao fato de ter esta mordida forte e cruzada. Quanto tempo ficou com aparelho antes da cirurgia? Pode ser o aparelho de cerâmica? Quanto tempo depois vc ainda ficou de aparelho? Vc perdeu muito peso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia
      Usei aparelho por aproximadamente 03 anos antes e seis meses depois.
      Perdi peso, mas ganhei depois ainda com extras :-(!!!
      Mas estou bem. Era magra demais.
      Boa sorte!
      ABS.

      Excluir
    2. Bom dia
      Usei aparelho por aproximadamente 03 anos antes e seis meses depois.
      Perdi peso, mas ganhei depois ainda com extras :-(!!!
      Mas estou bem. Era magra demais.
      Boa sorte!
      ABS.

      Excluir
  43. Boa noite rosangela seu blog é muito bom tomei a decisão de fazer a cirurgia acho que ano que vem sera realizada, estou muito ansioso e ao mesmo tempo recioso mas tenho fé que dará tudo certo, obrigado por compartilha conosco sua jornada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sumi
      Acredito que o objetivo foi alcançado. Consegui transmitir minha experiência com muitos e ajudar no que for possível ăqueles que resolvem trilhar esse caminho.
      Boa sorte e que tudo corra bem.
      Ana
      Rosângela

      Excluir
  44. Bom dia Rosângela, fiz a cirurgia ortognática para corrigir o maxilar, quando já estava me recuperando começou aparecer pipoquinhas em meu rosto, bem no lugar onde eles tinham colocado os parafusos, fui ao dermatologista e estou me tratando mais até agora não saiu, ao contrário não para de sair, será que é das placas? Estou com medo pois não quero fazer outra cirurgia, mais também não quero ficar com isso no meu rosto. Obrigada Julia.

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde Julia
    Sinceramente não sei lhe responder essa pergunta. Não tenho conhecimento de ninguém que tenha tido essa reação. Melhor ir acompanhando com seu médico. Não acredito que seja das placas. Mas somente ele poderá dizer.
    Boa recuperação.
    Rosângela

    ResponderExcluir
  46. Ola Rosangela, fiz a ortognatica já 23 dias. Fiz avanço da Mandíbula, mento no queixo, diminuição da maxila pois tinha um sorriso muito gengival e meu cirurgião além de ser dentista cirurgião buco-maxilo e também médico cirurgião otorrino e ele aproveitou e fez o desvio do septo e adenoide.
    Estou muito angustiada, pois tenho uma mordida profunda e a cirurgia não arrumou ela, minha orto me falou que deveria ter arrumado e meu cirurgião me disse que após a cirurgia a mordida pode não acertar de início e que agora entra o tratamento ortodôntico com elástico (ninguém merece rs) pra arrumar minha mordida. O que vc acha?
    Outra coisa que me incomoda muito, além da paresestesia no queixo, meu lábio inferior tbem está dormente e pra ajudar está torto. Vou sorrir e metade de baixo não completa o sorriso, fico deprimida, fora as fotos que tirei do rosto de frente, parece que estou toda torta, nariz torto, ta muito esquisito. Tinha bastante lábio embaixo, agora ele sumiu e meu queixo ta duro q nem pedra.
    Minha respiração tá horrível. Meu cirurgião falou que estou com muito edema no nariz, por isso não consigo respirar ainda direito. Socorro Rosangela, to deprimida e toda torta. Sera que e normal tudo isso? Devo passar com outro buco pra ele avaliar? Meu cirurgião e muito bom e conceituado aqui em SP, minha irma fez também ortognatica com ele e ficou perfeito. Eu to me sentindo horrível!!! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila
      Você está muito ansiosa.Entendo isso. Mas precisa de paciência. Cada paciente é diferente do outro porque cada organismo tem sua particularidade.
      23 dias é muito pouco. Fique tranquila que tudo vai se acomodar.
      Quanto a mordida é comum usar os elásticos pós cirurgia para ajustar a mordida.
      Siga as orientações do seu médico. Faça fisioterapia e relaxe.
      Bjs e Boa sorte.

      Excluir
    2. Eu sei, preciso de paciência, mas não e fácil ouvir da sua dentista que terei q refazer a cirurgia pq não foi bem feita. Meu cirurgião e muito conceituado. Vou dar tempo ao tempo mas e tão difícil. Obrigada pela ajuda.
      Bjoz

      Excluir
    3. Oi Priscila
      Quando fiz a cirurgia fiquei 15 dias sem dormir. Nada resolvia.
      Meu queixo ficou torto e precisei fazer fisioterapia para colocar tudo no lugar.
      Mas tudo foi natural da minha recuperação.
      Não sei o que aconteceu com você e se de fato necessita de outra cirurgia. Só um bom buco-maxilo para fazer o correto diagnóstico.
      Sinceramente desejo melhoras para você.Bjs
      Rosângela

      Excluir
    4. Priscila vc melhorou? estou igual vc hj tem 25 dias que fiz estou com o sorriso torto como vc descreveu .

      Excluir
  47. Olá Rosângela, tudo bem? Espero que sim!
    Sou de Salvador e em busca de informações sobre ortognática me deparei com seu blog. Tenho plano de saúde mas sei que eles não cobrem totalmente. Você sabe me informar mais sobre a cirurgia pelo SUS? Locais que são feitas, como é a equipe e cirurgião, se fazem rinoplastia juntamente etc.?
    Estou pensando em fazer pelo SUS mas tenho dúvidas quanto ao resultado se realmente é bastante satisfatório pq já vi alguns casos de operados que não melhoraram tanto a parte estética e continuaram com o retrognatismo.
    Bom, se puder me ajudar lhe agradeço!

    Susana Machado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Susana.
      Inicialmente me perdoe a demora. Motivos alheios a minha vontade me fizeram retardar sua resposta.
      Quanto a sua indagação, eu pessoalmente não conheço ninguém que fez pelo SUS, mas já tive relatos aqui mesmo no blog de pessoas que fizeram e se deram bem. É o máximo que posso dizer.
      Soube também que o Hospital das Clínicas, da UFBa faz esta cirurgia. Talvez fosse o caso de procurar informações com eles.
      Espero ter ajudado.

      Boa sorte!
      Rosângela

      Excluir
  48. Oi Rosângela, bom dia!
    Você fala sobre o fator idade em relação à ortognática, gostaria de saber sua opinião sobre fazer a cirurgia aos cinquenta anos. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      A idade não é impeditivo à cirurgia. Minha cirurgiã já teve pacientes com 60 anos.
      Cada caso deve ser avaliado pelo médico.
      Boa sorte!
      Rosângela

      Excluir
  49. Oi Rosângela! Vou abusar um pouquinho e fazer mais umas perguntinhas. Tenho verdadeira fobia a ficar com o nariz tampado, já ouvi falar de lavar o nariz com soro e até de drenagem, O que mais funcionou com você? Outra pergunta, a quais outros serviços você precisou recorrer para ajudar na sua recuperação? Fono, fisioterapia, massagem linfática....?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      Fiz tudo isso que você falou. Cheguei até a colocar gaze umedecida com soro no nariz. Mas não consegui por muito tempo porque começou a sensibilizar o local.
      O que mais funcionou comigo foi a paciência. Isso é o primordial. Com o tempo tudo se resolve com a redução do edema.
      Quantos aos serviços foram muito: fitoterapia com drenagem. A minha fisio fazia as massagens e toda a parte de reeducação muscular. Precisei de fonoaudiologia. Fiz também acupuntura.
      Foi isso. Uma jornada longa. Mas com paciência se chega lá.
      Boa sorte!

      Excluir
  50. Oi..estou lendo o seu blog aos poucos...mt bom! Mt provavelmente eu faça a Ortognatica mas fico com medo de 3 coisas: 1. Fazer ressonâncias, 2. Com o passar do tempo as placas ficarem ruins e eu ter de trocá-las e a pior de todas: 3. Eu sentir dores na região qd faz frio ou calor! Meu pai colocou platina no tornozelo e sempre que fica chovendo e esfria um.pouco ele reclama de dor...e moramos em Fortaleza! Meus medos estão quase impedido de eu fazer a minha tão sonhada cirurgia :-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Seja bem vindo(a).
      As 03 coisas que listou uma é inevitável: Fazer ressonância. Necessário ao menos antes para ver a ATM como está.
      As placas são de titânio. Não vão ficar ruins. E também não vai sentir nenhum incômodo com elas. Nem vai lembrar que existem. Eu pelo menos não lembro. Existe possibilidade de precisar retirar as placas, mas é um procedimento simples feito em consultório. Mas isso só se for preciso. É uma situação muito rara. Nestes anos todos apenas uma pessoa aqui no blog relatou que precisou fazer essa retirada. Mas não conheço mais ninguém que precisasse fazer isso. Não acredito que seja uma preocupação. Então se for preciso mesmo fazer a cirurgia, precisa vencer apenas seu medo da ressonância.
      Boa sorte

      Excluir
  51. Oi, tudo bem?
    Meu nome eh Ilenia .
    Preciso fazer essa cirurgia mas tenho muitos receios ...
    Vc ainda tá com parestesia??

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde Ilhenia.
    Tudo bem comigo.
    Continuo com parestesia sim e não devo me livrar dela. Mas não me incomoda.
    Entende seu receio. Mas a cirurgia já evoluiu muito da época que fiz. Procure se informar adequadamente com seu médico ante de se decidir. Demorei muito até resolver.
    Se puder lhe ajudar em algo estarei às ordens.
    Boa sorte.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  53. Boa noite
    Pesquisem muito antes de fazer essa cirurgia, pois o pós operatório é muito complicado. Além disso existe uma grande possibilidade de parastesia na mandíbula e no mento. E por fim a possibilidade de arrependimento qto ao resultado estético esperado.

    ResponderExcluir
  54. Rosângela, operei também, meu nome é Guilherme !! Queria muitooo tirar uma dúvida com você !! Me passa algum email ou o seu nome no Facebook, celular, qualquer coisa !!! Te procurei no face e não consigo achar !! Por favor !! Obrigado !!!!!

    ResponderExcluir
  55. Rosângela como é seu e-mail ? Facebook ? Me passa por favor ? Queria muito tirar uma dúvida com você !! Muito obrigado! Guilherme

    ResponderExcluir
  56. Boa tarde Guilherme
    Pode me escrever para o rosaortognatica@gmail.com. Terei um enorme prazer em responder suas dúvidas.

    ResponderExcluir
  57. Olá Guilherme

    Pode escrever para rosaortognatica@gmail.com

    Abs

    ResponderExcluir
  58. Ola tudo bem? To 10 meses de cirurgia e ontem começou a dar uma dor bem onde tem uma das placas e hj ta doendo mais ainda, nao tem inchaço aparente. Vc teve esse tipo de dor tbm? Sera q é normal? To preocupada

    ResponderExcluir
  59. Bom dia Gisely.
    Mil perdões por demorar tanto na resposta.
    Eu nunca senti dor alguma no pós operatório.
    Espero que esteja melhor.
    Boa recuperação.

    ResponderExcluir
  60. Respostas
    1. Está aqui no blog. Tem várias...Dê uma procurada nas postagens antigas que encontrará...

      Excluir
  61. Linda e maravilhosa, black women, sou Dionatan, e vou no posto fazer consulta com dentista, pois tenho assimetria facial e devido a isso meu olho esquerdo deu uma caida, e minha mordida é bem desregular, minha mãe disse que fui tirado com ferro no parto, e talves pode ter sido esse motivo, você acha que é mais fácil, sou natural de Pelotas e vi num comentário de uma moça que fez lá, espero que de tudo certo, parabéns pelp seu blog, só não consegui ver uma foto sua de antes, gratidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Estive ausente um pouco do blog. Muitas coisas acontecendo...
      Me conte o que aconteceu com você. Conseguiu fazer sua cirurgia? Bjss

      Excluir