segunda-feira, 23 de novembro de 2009



11º. Dia. 20/09/2009
A família reunida em casa, muita conversa e eu a escrever para lá e para cá. Esqueci, abaixei a cabeça e resultado? Seroma! "O seroma é uma coleção de líquido, constituído normalmente de plasma e linfa, no tecido subcutâneo (abaixo da pele). Ele se deve pelo extravasamento da linfa e/ou do plasma após cirurgias, em especial naquelas que exigem um descolamento maior de tecido (...) Também pode ocorrer do seroma ser expelido espontaneamente através da incisão ainda não cicatrizada"



14º. Dia. 23/09/2009
Revisão com Dra. Vanessa. O Seroma foi imediatamente identificado por ela e é claro, não escapei da merecida “bronca”. Tentou espremer mas nada saiu. Estava muito duro.Me queixei do nariz e pedi outra solução. Já não suportava mais a gaze. Estava com o nariz muito machucado. Aí resolvemos tentar a nebulização. Não estava fazendo porque no hospital estava tendo efeito contrário. Resolvemos tentar de novo.
Neste mesmo dia, por volta das 20h, o seroma começou a ser expelido através de um ponto e Sinara espremeu mais um pouco durante a escovação dos dentes.



15º. Dia 24/09/2009-
Recomecei a nebulização e partir daí acabaram meus problemas de respiração. Nada mais me afligiu desde então. Poucos dias depois comecei a tomar uma medicação fitoterápica para auxiliar na diluição do seroma. Agora é só paciência. Cada dia uma melhora, como diz meu sobrinho Saulo, que enfrentou bravamente seu pós-operatório e me inspirou a ser calma e paciente no processo.

8 comentários:

  1. Olá Rosângela. Como vai? Tudo bem? Meu nome é Emily, tenho 19 anos, moro em Minas Gerais, e estou com 11 dias de operada hoje (o cirurgião recuou minha mandíbula). Estou na fase em que posso tirar os elásticos para me alimentar e escovar os dentes, e depois recolocar. Comecei a fazer isso ontem. Daí tirei os elásticos, me alimentei, escovei os dentes, e depois recoloquei. Só que depois que recoloquei comecei a sentir dores fortíssimas no ouvido direito e na mandíbula, no lado direito da face. Não estou mais aguentando. Senti essas dores o dia todo, e já não sei mais o que fazer. No período do seu pós-operatório, vc chegou a sentir alguma dor semelhante a essa? Caso a resposta seja positiva, saberia de algo que possa aliviar esse tremendo desconforto?
    Grata.
    Um grande abraço pra você!

    ResponderExcluir
  2. Olá Emily, bem vinda!

    Felizmente não tive problemas com dores fortes durante a recuperação, a não ser uma dor de ouvido que tive (e ainda hoje de vez em quando aparece)mas era passageiro. Eu tomei analgesico mesmo para dor e não tive maiores problemas.
    No seu caso precisa consultar seu médico para ver se essa dor é natural ou se vc talvez não esteja colocando a borracha corretamente ou tenha qualquer outra causa para ela.
    Espero ter ajudado de alguam forma. Boa sorte e boa recuperação.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  3. Rosângela, tudo bemw. Meu nome é Nycinha, moro em MG e fiz uma cirurgia e tô com seroma no céu da boca. Fui ao dentista e ele orientou bochechos de água morna com sal. o que vc usou?

    ResponderExcluir
  4. Olá Nycinha.

    Eu também tive seroma, como você deve ter lido aqui, mas não no céu da boca. Geralmente melhora quando começa a sair o liquido do local, geralmente virá com sangue. Depois disso continuei a fazer fisioterapia e tomei uma medicação fitoterápica.Mas é ter paciência e seguir as orientções médicas para que vá diminuindo aos poucos.
    Bjs e boa recuperaçao

    Rosângela

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosangela,
    meu nome é Marcelo, sou do Rio de janeiro. Hoje estou completando 7 dias de operado e estou desesperado minha lingua queima dentro da boca tenho muita dificuldade para respirar o meu rosto repuxa o tempo todo principalmente a noite. Eu era classe 3 e sofria de prognatismo tive que avancar a maxila e recuar o maxilar. Com voce foi assim também?

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcelo
    Seja bem vindo.
    Fique tranquilo porque a paciência é a chave do sucesso ok? A pior fase é justamente essa que você esta passando. Nem tudo que você está sentindo eu senti. Mas cada pessoa é uma pessoa e os organismos reagem peculiarmente. Nem tudo é necessariamente igual.Tive apenas muita dificuldade na respiração.Senti também fortes dores no ouvido. Mas agora cada dia será uma melhora viu? Eu costumava ficar muito tranquila. Nos primeiros dias ficava muito quieta e passava o tempo vendo tv (não podia ler porque os óculos não cabiam no rosto inchado e não podia usar lentes), fazendo exercícios da fisioterapia, dormindo quando conseguia. Porque qualquer esforço exige maior necessidade de respiração e a falta de ar estressa. Então fique calmo. É preciso muita paciência.

    Bjos e volte para contar como está se saindo.
    Boa recuperação.
    Rosângela

    ResponderExcluir
  7. Rosangela vc conseguia ir ao banheiro sozinha, tomar banho e etc? Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só no hospital precisei de ajuda.
      Mas quando retornei para casa tomava banho sozinha, mas sempre tinha alguém comigo. A técnica de enfermagem, Synara, ficava no banheiro conversando comigo enquanto tomava banho. Isso porque pode ocorrer tonturas e você não pode abaixar a cabeça. Alguém precisa lhe dar o sabonete, passar a toalha etc.
      Mas o banho propriamente dito você pode tomar sozinha e pode ir ao banheiro sozinha também.
      Fique tranquila. Cada um tem um organismo próprio a reação é individual. Assim, espero que você tenha a independência que tive nestas ocasiões.
      Boa sorte
      Rosângela

      Excluir