segunda-feira, 23 de novembro de 2009


2º. Dia – 11/09/20009 –

Logo cedo recebi a visita de um dos médicos da equipe, Dr. Lucas, que trocou o curativo e me avisou que eu iria para o quarto e teria alta no dia seguinte (sábado). Começou a ser liberada a alimentação liquida. Água de coco, suplemento alimentar, sucos, etc. Minha irmã ficou um pouco comigo, minha mãe chegou logo depois, mas tiveram de ir embora logo. Não é permitido acompanhantes na UTI, então. Fiquei aguardando a liberação do quarto. Não sentia nada até então

No decorrer do dia comecei a ter dificuldades respiratórias Fiquei tão sufocada que a fisioterapeuta do hospital, após consultar o médico plantonista, efetuou aspiração do meu nariz. Tive uma pequena melhora. Foi uma medida emergencial, que não é recomendada pelos meus médicos que me operaram, mas naquele momento foi o que se pode fazer. Melhorei um pouco e sai da UTI por volta das 16:00h para o quarto, onde minha irmã e a técnica de enfermagem da equipe estavam a minha espera. No inicio da noite, comecei a ter sangramentos pelo nariz em quantidade exagerada, que enchia a boca, escorria e ainda descia pela garganta. Um dos médicos da equipe foi chamado e fez aspiração e tamponamento em uma das narinas. Algum tempo depois fiquei completamente sem ar porque não consegui respirar pela boca, somente sendo salva quando minha irmã me incentivou a vomitar e consegui expelir um enorme coagulo de sangue que obstruía a garganta. Dra. Vanessa foi chamada e rapidamente chegou ao hospital me examinou. O sangramento já tinha cessado então. Ela tomou medidas para se assegurar que não teria mais sangramento, passou medicação adequada e ficou ao lado do meu leito até as 05:30h quando todos nós conseguimos dormir. Foi a pior noite da minha vida. A alta foi postergada para domingo, dia 13/09/2009, por razões óbvias.

13 comentários:

  1. Nossa e corre risco de morte depois da cirurgia? Já tenho rinite, to vendo que vou sofrer bastante. Que medo...

    ResponderExcluir
  2. Qual seu nome? De onde fala? Assine seu comentário para que possa saber com que falo ok?

    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  3. oi rosangela. gstaria mtu de saber se vc voltou a sensibilidade do seu rosto mi conte se dueu o pos operatorio.. tem caso de mortes? t com mtu medoo mesmoo presciso de ajuda to enlouqecendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Jessica
      Olha eu não conheço nenhum caso de morte, mas todoa cirurgia envolve riscos e a ortognática então é muito invasiva. Mas não conheço nenhum caso fatal, graças a Deus.
      Meu rosto teve a sensibilidade alterada. Agora é diferente do que era antes. Acredito que jamais serei como antes neste aspecto. Mas está tudo bem porque consigo sentir o essencial.
      O segredo é calma, paciência e tranquilidade. Ok?

      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  4. bejo qerida serei mtu grata se vc poder mi ajudar tenhu apenas 18 anos

    ResponderExcluir
  5. Jessica

    Meu sobrinho operou na sua idade. Está ótimo e sem nenhuma sequela.
    Sei que dá medo mesmo. Mas se você de fato precisa operar vai ter de enfrentar.
    Fique tranquila.

    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  6. Eu também vou fazer,preoucupada encontrei voces.As vezes penso em desistir,pois o medo é maior!O que fazer nessas horas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Marcia
      "Muita calma nessa hora"! É só o que posso dizer. Se é caso resolvido o jeito agora é enfrentar. Então serenidade e confiança que tudo vai dar certo. Esteja certa de que está com bons profissionas e siga adiante.
      Boa sorte!!!

      Rosângela

      Excluir
  7. A minha medica disse que eu preciso fazer et cirurgia to com muito medo!

    ResponderExcluir
  8. vou fazer essa cirurgia ano que vem mais não estou muito por dentro do assunto,quanto tempo levou o pós operatório será que vou poder logo trabalhar? ou quer dizer um mês depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Claudia
      Como vai?
      Olha eu só retornei ao trabalho com 60 dias. Mas há casos em que se pode retornar antes, dependendo do trabalho que você tenha e do tipo de problema seja o seu.
      O médico deverá lhe dar uma previsão. Porém cada um tem um organismo diferente, razão pela qual cada pessoa tem uma recuperação diferenciada.
      Abs e boa sorte!

      Rosângela

      Excluir
    2. ok,sou manicure , e cabeleireira.estou começando o tratamento agora,mais vou falar com meu medico muito obrigada

      Claudia

      Excluir
    3. Claudia
      Com essa profissão talvez precise de mais tempo, porque não pode abaixar por muito tempo, antes que esteja sem os edemas. Pode demorar um pouco mais de 60 dias para esse esforço.
      De qualquer forma seu médico lhe orientará melhor.
      Abs
      Rosângela

      Excluir