segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A Cirurgia Ortognática é a sub-especialidade da Cirurgia Buco Maxilo Facial que reune um grupo de procedimentos cirúrgicos que tem como objetivo principal corrigir as deformidades dento-faciais, resultantes de algum tipo de falha no posicionamento satisfatório das arcadas dentárias e ossos da face em relação à base do crânio, comprometendo o funcionamento correto dos maxilares, podendo causar dores nas articulações, dores de cabeça, dificuldades no sono e respiração.

O meu caso específico Micrognatismo ou Retrognatismo: A mandíbula (parte inferior) é menor que o maxilar (parte superior). Sentia dores nos dentes causadas pela má oclusão, sendo esta conseqüência da deformidade óssea. Procurei vários especialistas e todos foram unânimes na necessidade de tratamento cirúrgico. Em principio pensei em não fazer, mas a medida que as dores iam aumentando, resolvi por fim ao sofrimento e iniciei o tratamento para a cirurgia, incentivada por meu sobrinho que também iria se submeter à mesma cirurgia.
É preciso um tratamento com um bom ortodontista, que já tenha experiências com pacientes cirúrgicos. O tratamento ortodôntico é necessário para que os dentes fiquem corretamente alinhados antes da cirurgia, uma vez que, esta apenas corrige a deformidade óssea.
Necessário se informar bem e corretamente sobre a cirurgia e principalmente sobre o pós-operatório para que fique ciente de tudo que irá passar para que enfrente com serenidade e calma, porque não é fácil. Fale com seu médico, tire suas dúvidas, pesquise. Além do apoio familiar, muito necessário, precisará nos primeiros 10 a 15 dias de uma técnica de enfermagem com experiência neste tipo de cirurgia, para auxiliar na higiene bucal e demais cuidados necessários. Quando estiver já independente na rotina de higiene e colocação das borrachas já não precisará mais do auxílio profissional. Fiquei com Sinara por aproximadamente 20 dias. Durante um pouco mais de 15 ela dormia em casa, só passando a vir apenas durante o dia quando eu já respirava bem e já tinha aprendido a colocar as borrachas e escovar os dentes e tinha retirado todos os pontos.

A fisionomia muda bastante, sempre para melhor, desde que tenha bons profissionais lhe assistindo. Logo após a cirurgia o rosto fica bastante inchado, sendo o pico do edema com 72 h. Depois vai desinchando. Muito gelo até este período. Depois bolsas de água quente.

08 meses antes meu sobrinho fez a mesma cirurgia (o problema dele era contrário do meu) e acompanhei de perto todo o processo o que já me preparou um pouco, mas é preciso passar para saber o que é. Cada caso é um caso.

Vou relatar o diário do meu pós-operatório. Quem consultar este blog terá uma idéia do que acontece com um “operado ortognático”. Só lembrando que cada caso é um caso e cada pessoa pode ter uma reação diferente da outra. Nem todo mundo passará necessariamente o que passei, mas poderá ficar mais tranqüilo quanto as intercorrências, sabendo que há momentos difíceis, mas tudo passa. É preciso se alimentar bem. Comer mesmo se não tiver vontade. A boa alimentação ajuda a recuperação.

46 comentários:

  1. Boa Tarde, me chamo julio e moro em MS, faz 2 meses que pus o aparelho para a preparação da cirugia, tenho mordida cruzada (ou profunda) que dá a estetica dos dentes para frente e sem queixo. Você que já vez pode me deixar mais calmo, por enquanto o médico não pediu nenhum exame esta certo? o que geralmente se pede (exames). Estou muito ansioso, mais pela suas fotos do pós operatorio obvio, me deixou muito contente pelo seu resultado. Você ficou totalmente outra pessoa (linda), espero ficar mais lindo do que sou rsrs. Me ajuda por favor de verdade...estou morrendo de medo, ansiedade... tudo. Bjossssss

    ResponderExcluir
  2. Me manda respostas, me add no msn, no orkut, preciso muito de vc. (julcost_74@hotmail.com) Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá Julio
    Boa noite
    Você está apenas começando a sua caminhada. Espero que tenha certeza de que quer enfrentar tudo isso. Não vou mentir. Você pode ver pelo que já postei aqui que não foi nada fácil. Mas tudo passa. O principal é focar seu objetivo que é melhorar. No meu caso queria me livrar das dores. Talvez você ainda não sinta nada, mas futuramente esse problema pode lhe trazer muitos dissabores, e é melhor se livrar logo do problema. Ficar "lindo" será apenas uma consequência. Eu dizia para as pessoas que isso era apenas um "efeito colateral". O que ganhamos de fato é qualidade de vida. Melhora tudo. E depois você esquece tudo que passou. Mas tenha em mente que duas coisas são fundamentais: coragem e paciência.
    O processo todo começa no ortodentista. Ele só vai lhe pedir os exames necessários para a documentação do aparelho. Geralmente é o ortodentista que dá a indicação para cirurgia. Foi assim comigo; meu problema foi detectado quando levei os exames que o orotdentista pediu e nas radiografias ele me disse que o meu caso teria de resolver com cirurgia. Fuii a diversos profissionais e todos disseram a mesma coisa. Aí parti para a consulta com a cirurgiã buco-maxilo. Ela confirmou o diagnostico da cirurgia e então pedi a ela que me indicasse um ortodentista. Na realidade precisa ter muito cuidado com os profissionais que escolhe. Se o ortodentista não tiver experiência com este tipo de cirurgia, pode dificultar o trabalho e atrasar a cirurgia também. Quando você usa o aparelho a deformidade vai se acentuando a medida que fica pronto para cirurgia. Você incialmente terá de fazer panorâmica, fotos, etc. A cirurugiã deverá lhe pedir de novo na época da cirurgia. Eu fiz até ressonância de atm. Cada caso é um caso. A sua maior preocupação é se cercar de bons profissionais. Daí o resto vai dar certo. Já te adicionei no msn ok?
    Boa sorte e conte comigo no que precisar.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua recuperacao...vou fazer minah cirugia e to morrendo de medo!!meu prol eeh na parte superior...e o me dar medo eh a anestesia e o poos operatorio...eh todo mundo q sente essa dificuldade p respirar?espero uma resp no meu -email...jhessikaoliveira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. JHESSICA

    Olha esta é uma cirugia grande e dificil e cada pessoa tem um organismo diferente. Meu sobrinho fez a cirurgia antes de mim e foi tudo tranquilo com ele. Mas eu já tive maiores problemas.

    Cada um é cada um. Mas o que percebo é que a maioria tem problema com a respiração, já que o nariz, quase sempre (e não sei se será o seu caso) também é mexido leva pontos etc. Acredito que isso seja em função do próprio edema que se forma nele. Mas nem todo mundo sofre como eu sofri. Você só precisa estar pronta para as dificuldades. Ter tranquilidade para enfrentá-las. Se não vierem melhor ainda não é? Mas eu sei que fui (e estou sendo) uma paciente disciplinada e paciente e é isso que todo paciente precisa ser. Não tem outro jeito. Ficar nervoso não adianta, só complica. Tehna calma e serenidade que você vai conseguir superar tudo.

    Boa sorte.
    Respondi no seu e-mail também.


    Rosângela
    ica.

    ResponderExcluir
  6. olá rosangela tudo bem? Estou me preparando para fazer a cirurgia e estou com um pouco de medo. Sei que o pós é bastante difícil,mais o que está me confortanto é o resultado de tanto sofrimento. Gostaria de conversar mais com você. pode me add no msn? bybyzinha@click21.com.br

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela visita Gabrielly. Vou te adicionar sim. Mas quando quiser falar no msn post um recado aqui ok?

    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  8. Oi Rosângela, li o seu blog, por que tbm vou fazer a cirurgia, mais ainda vou começar a usar aparelhos pra ajudar na cirurgia.. vou confessar que to com muito medo. Gostaria de saber mais sobre a cirurgia, pode me adc no msn?
    tudoqueeuqueroesquecer@hotmail.com

    Obg. bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    A cirurgia dá medo mesmo. Mas dá para encarar...Tenha coragem..:-)
    Já te adicionei.
    Abs

    ResponderExcluir
  10. Olá Rosângela,tmb tenho indicação pra cirugia buco-maxilo,e devido a "n" fatores,ainda não fui atrás de resolver meu problema,só queria tirar uma dúvida,por favor não me tome como indiscreta mas,o custo dessa cirurgia é muito alto? pode falar em valores aproximados?,se puder responder,ficarei agradecida,abçs =)

    ResponderExcluir
  11. Olá Luana.
    O custo desta cirurgia é bastante alto sim. O plano de saúde cobrirá as despesas hospitalares. Mas os honorários médicos estes ainda são um problema. Vai depender do seu plano e do juiz que analisar seu processo, isso porque geralmente os planos somente cobrem a cirurgia após uma liminar, o que não deveria acontecer já que a cirurgia ortognática é um procedimento médico que faz parte do rol da ANS. Mas o custo é algo difícil de dizer para você. Cada caso é um caso e o custo será orçado em função da complexidade da cirurgia. Acredito que em média hoje, não se faça uma cirurgia desta por menos de R$20.000,00 apenas de honorários da equipe médica. Precisa saber quanto disso seu plano irá arcar.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  12. Olá chamo-me Ângela, vou fazer uma cirugia maxilo facial daqui a 2 semanas, sei que vai doer, mas o meu maior medo é de não ficar como imagino ficar. tambem tevo o mesmo medo?
    Beijinhos adorei o blog

    ResponderExcluir
  13. Olá Ângela.
    Obrigada pela visita.
    Em primeiro lugar quero te informar que esta não é uma cirurgia que se sente dor. Não tenho visto relatos neste sentido de nenhum operado que conheço, nem mesmo na internet. A cirurgia é incomodativa, chata, angustiante. Mas tudo depende do tipo da cirurgia que vc vai fazer. Algumas são bem simples e tem um ótimo pós. Quanto ao resultado estético nunca me preocupei com isso de fato, já que a beleza encaro como um bônus. O bom mesmo é que NUNCA MAIS senti dor alguma. Agora queria te dar um conselho se me permite: quando entrar no hospital deixe todas as procupações de lado e fique muito calma e tranquila. Você já tem uma idéia do que te espera então não se desespere com nada e foque no resultado. Tenha sempre em mente que tudo vai passar; pense sempre um dia de cada vez. Nunca pense falta uma semana, mas já passou um dia. E tudo vai dar certo pode apostar.
    Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  14. OLÁ TUDO BEM? ACHEI SEI BLOG SEM QUERER, MAS ME CHAMOU MUITO ATENÇAO, POIS SOU UMA FORTE CANDIDATA A CIRURGIA ORTOGNATICA. E PRECISO SABER DE VOCÊ ONDE CONSEGUI FAZER, POIS A TEMPO VENHO LUTADO PARA ISSO, E SEM RESPOSTA. PARABÉNS FICOU MARAVILHOSA SUA ESTETICA.
    MEU NOME É DEBORA, SOU DE SP. SE PUDER ME ADICIONAR debi_queops@hotmail.com
    ABS

    ResponderExcluir
  15. Olá Debora. Obrigada.
    A minha cirurgia foi feita aqui mesmo em Salvador. Te adicionarei no msn e quando quiser falar post aqui um recado com dia e hora que te encontro por lá.

    Abs.

    ResponderExcluir
  16. Oi querida,
    Fiz a minha cirurgia no dia 1.07.2010.
    Estou na fase da recuperação, com 2 semanas, ainda não tive 1 noite de sono confortável, pois toda vez que deito, parece que incha mais.
    Isso é normal?
    Como foi com você?
    Quanto ao resto, consegui suportar todos os sofrimentos.
    Utilizei um espelho de aumento para fazer escovação e colocar os elasticos.
    Comprei também uma escovinha de dente para bebê, o que facilitou a escovação e limpeza.
    Uso um espelho para me auxiliar na alimentação, pois meu lábio inferior ainda está dormente.
    O bom de tudo,passado essa 2ª semana, voce começa a sentir uma melhora na abertura da boca, dos movimentos para a fala, e começa a ver que valeu a pena fazer a cirurgia e principalmente tem vontade de agradecer aos profissionais que te atenderam.
    Voce ficou linda!!!
    Um abraço!
    Mara

    ResponderExcluir
  17. Olá Mara. Seja bem vinda!
    Se você ler meu diário (postei dia a dia nas primeiras semanas)vai ver que somente passei a dormir mais ou menos bem, após quinze dias. O inchaço não era problema, fora o seroma,é claro.
    Sempre dormia de barriga para cima e com 30 graus. Não me movimentava e então não senti muito problema com isso o edema. Além do mais fazia fisioterapia diariamente nas duas primeiras semanas, depois três vezes na semana, duas e uma vez. Foram quase trinta sessões.
    Para comer, enquanto foi líquido tudo bem, mas quando comecei a comer pastoso era uma dificuldade. Eu só conseguia comer olhando pro espelho, porque não sentia os lábios.Fica tudo tão estranho e só não foi pior porque eu tinha minha auxiliar, a Sinara, que me ensinava como devia fazer, que movimentos realizar com os lábios e a língua. Ela também me ensinou a fazer a limpeza. A minha médica já tinha feito as orientações pré-cirurgicas, por escrito, inclusive, indicando escova pós-cirurgica, limpador de língua, enxugatório bucal apropriado, etc.
    Mas agora que você já passou pelo pior é só alegria. Cada dia uma melhora.
    Boa recuperação para você.E muito obrigada pela visita e volte sempre para dizer como está.
    Um forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  18. Olá é a angela novamente!
    já fiz a cirugia foi uma cirurgia ao maxilar superior apenas, já que nasci com ele torto o que me impedia de mastigar, pois não ocluia (os dentes não encostavam)nem apareciam quando sorria.
    Fui enganada por um dentista que me colocou um aparelho, dizendo que era capaz de corrigir o meu problema...só piorou!!!!
    Onde vivo (Açores ilhas de Portugal)não existe qualquer cirugião maxilo facial tive viajar. foi uma luta!!!
    Mas já está é como disse não doi, mas encomoda. o que mais me custa é rir, doi imenso, começo a rir acabo a chorar de dores :)
    Mas enfim os meus dentes já encostam, ainda não sei se já vão aparecer quando eu sorrio, porque o meu labio superior ainda está muito inchado (só passou uma semana).
    Tenho 23 anos vivi até agora sem um sorriso (como se não tivesse dentes) agora vou esperar para ver o resultado o meu sorriso e principalmente sentir mastigar a comida e poder sentir o seu sabor sem ter dores no encaixe dos maxilares.
    Não vou esconder ter um sorriso com dentes tambem é muito importante para mim :D
    Obrigada pelos conselhos estou a seguilos
    Tudo de bom
    continue com toda essa força magnifica

    ResponderExcluir
  19. Olá Ângela. Obrigada por me visitar. Agora já passou o pior pedaço. Tenha tranqüilidade. Cada dia é uma melhora. Você ainda está muito inchada, mas em breve irá estar bem.Procure repousar bastante e se alimentar bem. Coma mesmo que não esteja com fome. E não fique tempo demais no computador viu?
    Você me deixou muito feliz. Ver alguém de tão longe a quem pude ajudar de alguma forma, me fez ver que valeu a pena fazer o blog.
    Sempre que precisar de algo escreva que ajudarei como puder.
    Um forte abraço e boa sorte!!!

    Rosângela

    ResponderExcluir
  20. Oi Rosangela,
    Aqui é Mara para te dar um retorno. Estou com 38 dias de operada. Tive alguns probleminhas numa semana mordi a lingua e fez inchar bastante o meu lado direito, na outra, quando estava quase melhorarndo, apareceu uma áfta bem grande, continuei inchada, mas melhorou e nessa semana, apareceu um machucado bem lá no final, mas como tentei tratar sózinha, demorou mais para sarar, resolvi procurar meu cirurgião e rápidinho ele fez um curativo e passou um antibiótico, hoje estou sentindo finalmente o meu rosto desinchando e o ferimento cicatrizando. O que eu quero dizer com isso tudo, é que se procurarmos o medico ou cirurgião logo que perceba algo estranho, tudo fica mais fácil. Hoje estou bem mais desinchada, articulando muito melhor, com uma abertura de quase dois dedos. Começo a me ver de uma forma mais legal!!!
    Precisamos ter muita paciência, que tudo vai ficar bem.
    Um conselho que eu dou para quem pretende fazer a cirurgia, é ter um acompanhamento de um médico com um laudo, juntar esse laudo as radiografias e fotos que o cirurgião pedira e guando for ao plano de saúde,para dar entrada no pedido para cirurgia, colocar esse laudo médico bem na frente e não so o pedido do cirurgião insistir que é uma cirurgia funcional e não estetica, pois não fiz assim em 2008, o plano de saude não quis receber eu só consegui agora em 2010, porque eu insisti.
    Viu galera?? Antes de entrar com esse processo, verifiquem se o seu plano de saúde cobre a cirurgia. E não desistam, pois todos nos temos direito.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Olá Mara
    fico feliz que esteja bem. A paciência sempre é o melhor remédio além do bom acompanhamento médico. Sem dúvida não se pode fazer essa cirurgia sem acompanhamento. Aliás nenhuma cirurgia, mas esta em especial exige acompanhamento antes, durante e depois, por pelo menos 06 meses.O laudo médico é o documento principal para dar entrada no plano. É uma árdua luta com os planos de saúde, infelizmente, mas temos que seguir em frente porque é direito nosso.Mas o importante e que você está bem. Continue assim. Boa recuperação.

    ResponderExcluir
  22. por fvor contacte me urgente

    preciso saber muita coisa

    bistive@live.com.pt

    ResponderExcluir
  23. Rozangela,
    Hoje, com 56 dias de operada, minha vóz já esta quase normal, os inchaços diminuiram bastante, minha energia voltou, a mastigação e articulção bem melhor, mas ainda não dá para exagerar, como tudo bem devagar e nada duro, pois a articulação reclama.
    Voltarei ao meu cirurgião no dia 31 de agosto.
    Espero que ele me de alta, para caminhar e pegar um pouquinho do sol da manhã e me encaminhe para o ortodentista.
    Só uma pergunta, voce ficou quanto tempo sem a sensibilidade no labio inferior?
    Sinto alguma coisa, mas ainda esta dormente.
    Quanto ao resto, está tudo ótimo.
    Um grande abraço!!
    Mara

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde Mara

    Fico feliz que esteja bem. quanto a paraestesia do lábio inferior isso demora. Eu vou fazer um ano e ainda me ressinto. A minha sensibilidade ainda não retornou completamente. Meu lábio inferior formiga e tenho uma sensação de inchaço nele. Mas talvez com você seja melhor.

    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  25. OLÁ ROSANGELA, TAMBÉM ENCONTREI SEU BLOG POR ACASO,IREI SE DEUS QUISER FAZER A CIRURGIA ANO QUE VEM,ESTOU NO INICIO DO PROCESSO DE TRATAMENTO AINDA,MAS DECIDI OPTAR PELA CIRURGIA PORQUE O CIRURGIÃO ME MOSTROU QUE SERIA O IDEAL,PARA MIM O QUE ME INCOMODA ME OLHAR NO ESPELHO DE PERFIL,TENHO A PARTE INFERIOR RETRAÍDA, CHEGO A FICAR COM PAPADA, NÃO SINTO DORES, SERIA A PARTE ESTÉTICA QUE ME INCOMODA E MUITO.QUERO TE PARABENIZAR,FICASTE MAIS JOVEM,ME INCENTIVOU A QUERER AINDA MAIS A CIRURGIA.UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  26. Olá Alessandra. Seja muito bem vinda.
    Obrigada pelo elogio. E fico muito feliz que meu blog tenha lhe inspirado positivamente. Deixe aqui sua experiência no passo a passo, se possível. compartilhe com todos que por aqui passam e estará também ajudando outros. Conto com você. E boa sorte, sei que tudo dará certo.
    Abraço

    Rosângela

    ResponderExcluir
  27. Olá, Rosângela.Tb encontrei seu blog por acaso e estou até triste por não tê-lo conhecido antes da cirurgia pois percebi algumas dicas que acho que me fizeram falta. Estou com 37 dias de pós-operatório e ainda inchada, já que só comecei a fazer drenagem há 4 dias e fono há 1 semana. Acho que esse atraso atrapalhou um pouco na recuperação.Outro erro que cometi tb foi ter continuado colocando gelo e não agua morna, já que ninguem me orientou do contrário. Fora isso estou bem. Comendo, respirando e dormindo bem. Sobre a respiração, eu usei no começo o afrin, mas só consegui me sentir melhor a ponto de dormir a noite toda quando comecei a usar o soro, já que ajuda a amolecer a secreção a ponto de tirá-la com a ajuda do cotonete.

    Eu estou preocupada apenas com o fato de voltar a trabalhar agora enquanto estou inchada e com a exposição ao sol piorar. Mas é assim mesmo, né?? Só hoje percebo que fui forte, talvez mais do que imaginaria. Enfim, estamos chegando ao fim desse processo e que certamente será o começo de uma vida melhor...

    ah...eu fiz avanço de mandíbula, atraso de maxila e mento. Tudo pelo sus!!!!!

    Bjo grande,

    Ariana.

    ResponderExcluir
  28. Parabéns Ariana. Vc é corajosa e vencedora. Lhe faltou muita orientação de fato.Mas agora você está com a fiso e fono e isso vai lhe ajudar bastante. Cuidado com o retorno ao trabalho. Nada de esforço por enquanto ok? Vá com calma.

    Boa sorte.
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  29. oi Rosangela!!!!!!!!!!!!!!!
    sou Sandro Farias, tenho 35 anos e moro em Itapissuma-PE.
    primeiramente, vc esta de parabéns pela sua vontade e coragem, mas, vale apena vc passar por tudo que vc passou, que ficou liiiindiiiiiiissima.................
    Eu tenho a mandibula inferior maior que a superior, meu amigos ficam tirando a casquinha deste meu queixo.
    Por isso, resolvir procura um buco maxilo, e ele me tirou todas as perguntas, e disse, que faria minha cirugia ortognática pelo SUS (totalmente de Graça)e o que eu gastaria era com ortodontista, raio X e fotos da mandibula, mas eu tenho medo pq a cirugia é de graça, será que é segura???????
    será que vai deixar meu rosto com aparência mais hororosa, do que já é?
    aqui na minha cidade uma menina fez essa cirugia mas foi o plano de saúde da mãe dela, que cobriu todas as despesas.
    vc me ajuda me tirar essa duvida...se o SUS cobre essa cirugia.
    vou começar a fazer o tratamento com o ortodontista
    abraço.

    ResponderExcluir
  30. Olá Sandro.Seja bem vindo!
    Obrigada pela visita e pelo elogio.
    Não tenho muitas referências sobre a cirurgia pelo SUS. Mas uma das leitoras, você pode verificar no post acima do seu, informou aqui que fez tudo pelo SUS e não se queixou do resultado, apenas da falta de orientação.
    Por isso se acautele e verifique logo tudo que precisará para o pós. Aqui eu explico minha experiência em detalhes.
    Espero que consiga e tudo dê certo.
    Abs e feliz ano novo!

    Rosângela

    ResponderExcluir
  31. oi;;;;;me chamo Elis.
    Já estou me preparando pra fazer a cirurgia em maio,minha classe é 3.
    Gostaria que vc me add.
    Obrigada.
    Bjos...
    elisdrai@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Olá Elis, seja bem vinda. Você quer ser adicionada onde? Msn?
    Posso fazer, mas te aviso que estou quase sempre ausente do msn. Mas sempre respondo a todos por aqui.
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  33. vc ficou muito linda, vou faser ate maio a minha maxila e toda para frente as veses tenho vergonha de sorrir uso aparelho a 2 anos vc tem orkut? o meu e lerinha vitoria 2010@hotmail.com jesus te abençoe

    ResponderExcluir
  34. Olá Lerinha
    Seja bem vinda.
    Tenho orkut facebook, msn, mas não acesso nada. O blog é o meio mais fácil e direto de me achar e ter resposta imediata. Não sou o "E.T.", mas estarei sempre aqui ok: :-)))
    Bjs e boa sorte

    Rosângela

    ResponderExcluir
  35. Oi Rosangela,ve so, voçe fez essa cirugia para corrigir apenas o retrognatismo,ou voçe tamben tinha mordida profunda?tudo de bom grande abraço..

    ResponderExcluir
  36. O que é mordida profunda? Confesso que não sei o que é isso. Eu fiz a cirurgia porque precisava corrigir uma deformidade que me causava dor. Só pro isso. Por favor assine seu post da próxima vez ok?

    ResponderExcluir
  37. Oi Rose,
    Que bom ter uma operada pela mesma médica por perto. Bem querida farei a cirurgia dia 20/09/2011 no H.Aliança,estou muito anciosa, para não dizer que o medo ronda meu ser. Só tenho pensado no pós, é de doer ver tanto sofrimento e saber que vou passar pelo mesmo. Tenho muito medo da falta de ar. Fico pensando e acho que vou sufocar. Ai, nem consigo imaginar como passarei pelo pós. Tenho 45 anos, moro em Jaguaquara-Ba, sou uma pessoa positiva e não costumo sofrer por antecipação, mas se tratando desta cirurgia não tem como ficar em paz. Fico pesquisando é o pós de todo mundo é parecido. Confio em Dra Vanessa, ele é um amor, mas os dias estão passando e se aproximando o dia "D" é de matar. Preciso de muita paciência, pois sou muito ativa e nunca paro.
    Se sua cirugia fosse por estes dias, me responda o que você faria para ter um pós mais tranquilo?????Tomaria algum medicamento novo?????ou teria outras saidas?????Aguardo resposta. Um beijo e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  38. Olá Katia. Seja muito bem vinda. Espero poder vê-la num futuro breve num dos encontros ortognáticos.
    Eu posso lhe dizer muitas coisa, mas você só vai saber mesmo quando passar. Uma coisa é certa: você precisa de tranquilidade e paciência. Quando eu entrei no hospital deixei toda a ansiedade do lado de fora. Passei por muitos momentos de sufoco, mas eu sempre tinha calma e serenidade para enfrentá-los. Se você fica sem respirar, precisa ficar calma.Eu passei 15 dias neste sufoco. Nada dava certo, até que um dia deu e tudo ficou bem. Por isso tenha muuuita paciência porque se não as coisas só pioram. Já que não tem jeito, vai ter de passar por tudo isso, agora é enfrentar e levar em frente. Vai dar tudo certo você vai ver. Assim que puder e Dra. Vanessa liberar venha até aqui dizer como está indo depois da cirurgia ok?
    Bjs e boa sorte


    Rosângela

    ResponderExcluir
  39. Boa noite Rosângela, vou fazer essa cirurgia si pá final do próximo mês, ou em Janeiro x-x e gostaria de saber mais coisas para eu ficar menos preocupada e taals... Então poderia me adicionar no msn? é manuuhchan@hotmail.com.
    Brigada *-*

    ResponderExcluir
  40. Olá ...rsrsrs fiz a cirurgia a 18 dias (16 de nov de 2011) e o engraçado é que antes de fazer a cirurgia, já tinha feito diversas pesquisas inclusive no seu blog, mas não cheguei a ver as primeiras postagens e como estou muito ansiosa pois não consigo abrir a boca, resolvi ler novamente. E só hoje vi como foi no ínicio da cirugia e se tivésse lido antes, confesso que não teria coragem. Tive bastante dificuldades mas as suas foram bem maiores. Fiz uma cirurgia bem semelhante a sua mas o q me incomoda é q minha boca não abre nada e o médico diz q é por medo , mas não é. É bom trocarmos experiências e como vc mesma disse: cada dia é uma melhora e paciência é o lema. Fique com Deus. Bjss. Lisi Mara/Campinas

    ResponderExcluir
  41. Ola Lisi

    Olha vc precisa fazer fisioterapia para ajudar a abrir a boca. Se não está fazendo fisio faça urgente ok?
    Bjs e melhoras
    Rosângela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ!!!!
      Fiz minha cirurgia dia 28/12/2011...tbm não abria minha boca....mas meu medico pediu para fazer bastente exercicios de movimentos da boca e voltou ao normal...mas a recuperção é muito lenta tem que ter muita paciencia.

      Bjs Mônica Gunther
      meu msn monicadengosa.sbc@hotmail.com
      qualquer duvidas é me adc ok?

      Excluir
  42. oi meu nome é Evelin e gostaria muito de saber como você esta se sentindo hoje se ainda há alguma sequela, se já esta seguindo normalmente???? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  43. Ola Evelin
    Tudo bem comigo.
    Estou seguindo bem e as sequelas permanecem.São as mesmas de sempre e agora já não tenho mais nenhuma ilusão que me deixarão.
    Mas eu estou sim seguindo normalmente. Levo a vida normal e feliz.
    Abs!!!

    Rosângela.

    ResponderExcluir
  44. Estou a 5 dias de pós operatório e com dificuldade pra respirar...sinto q tem sangue...e eh um gosto horrível

    ...vc passou por isso? Vc fez nebulização com q remédio?...amandasizo@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. Boa noite.
    Fiquei com dificuldades de respirar.Fazia nebulização com soro.Mas adiantava pouco.
    Tem de ter paciência pra diminuir o edema.
    Mas tem muito pouco tempo para estar no computador. Repouso é fundamental!
    Boa recuperação.

    Rosângela

    ResponderExcluir