domingo, 11 de setembro de 2011

CIRURGIA ORTOGNÁTICA - 10/09/2011 -720 DIAS APÓS

Hoje é dia de festa!! São dois anos de operada que completo justamente nesta data. Estou feliz e esta imagem é a que mais perto chega de retratar meu estado de espírito. Passado tanto tempo tenho a dizer a vocês que hoje não há muita alteração no meu estado e não acredito que haverá. Tenho uma sensibilidade exacerbada no lábio inferior (parece mais fino e sensível) o que não me incomoda, porque ao menos posso sentir e muito bem. A sensibilidade vai reduzindo quando chega no queixo, mas que importância tem isso? A sensação de boca presa e inchada permanece e não creio que terei alteração em curto prazo com certeza. Mas que importância tem isso? Estou bem e feliz porque melhorei de uma forma geral. Tenho uma boca mais funcional e que não me causa mais problemas então estou aqui comemorando com vocês mais uma vitória.Mas não vou tirar o blog do ar. Já me pediram que não fizesse isso inclusive. Estarei aqui ainda ajudando no que for possível a quem quiser e precisar de minha ajuda ok? É só perguntar.
Bjs a todos

Rosângela

116 comentários:

  1. Oi Rosangela tb fiz a cirurgia ortognática. 2vezes, e no dia 02 de Setembro fez 1ano da ultima cirurgia, ainda não tirei o aparelho, o meu caso era mto complicado, não gostei do resultado meu nariz ficou feiO, e fiquei com uma protusão do labio superior, claro que melhorei esteticamente, mais sou exigente d+. Como vc tb fiquei com uma hipersensibilidade no labio inferior, que tb não me atrapalha nada. Espero que ao fim ser feliz como vc BjO

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Paula

    Seja bem vinda.
    Pleo que você relatou seu caso deve ter sido bem complexo. Mas tenha fé que tudo vai dar certo.
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  3. Obrigada!!
    O resultado da sua cirurgia ficou ótimo, vc está lindaaaa!!

    Bjão

    ResponderExcluir
  4. olá!Usei aparelho durante 6 anos e há 3 semans fiz minha cirurgia de avanço de maxila.Meu rosto ainda tá inchado(principalmente o lado esquerdo)e sem falar nas dores de ouvido q sinto.Gostaria de saber qto tempo o seu rosto desinchou completamente.Toda semana vou a minha médica,só q ela não me recomendou a fazer fisio e fono.Deppois de cirurgiada,com qto tempo vc iniciou o tratamento com a fisio e a fono?Parabéns.vc mudou bastante.JOSELIA

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosangela tudo bem? Me chamo Priscilla... fiz a cirurgia ortognatica dia 29/08, até meu nariz mudou.. aparece que fiz plastica..rsrs( esta mais arrebitado), ganhei queixo... isso é muito bom.... enfim adorei seu blog, hoje estava super chateada e triste por causa do efeito colateral da cirurgia ( parestesia ) isso me incomoda muito, tenho medo de ficar com esse sintoma pra sempre, o que também me preocupava era saber em quando tempo poderei beijaar denovo...rsrs mas ja vi que em 70 dias ja é possivel.. isso foi um alivio pra mim..rsrs... ahh se deixar fico a noite toda de escrevendo..são tantas duvidas... mas vou seguir seu exemplo... viver um dia de cada vez.. ter PACIENCIA... Parabens você é uma guerreira.. espero conseguir também...

    Bjoss

    ResponderExcluir
  6. Olá Priscila
    Que bom que veio me fazer uma visita!!! :-))
    Olha sei que você deve estar ansiosa, mas procure de fato seguir os conselhos que dei. Fique tranquila e paciente. Há muito ainda por trilhar. Percebi que de fato você leu o blog. Você verá que sempre terá ao menos uma resposta à suas perguntas nas postagens que foram feitas ao longo destes 720 dias. Mas se por acaso alguma ficar se resposta, pergunte porque se eu souber responderei.
    Bjs e boa recuperação.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  7. Olá Rosângela, obrigada por responder.. não canso de ler seu blog e ver suas experiências, porque sei que vou passar por isso. É dificil não ficar ansiosa mas estou tentando. Pode ter certeza que agora vou ser mais forte e paciente graças ao seu blog, pois quando perco a paciencia ou a esperança, busco forças em você que ja passou por isso e está bem.

    Obrigada novamente. Bjoss
    Priscilla

    ResponderExcluir
  8. oi!Pstei um comenntario antes da Priscila e vc não respondeu.AGUARDO RESPOSTA
    ATT JOSELIA

    ResponderExcluir
  9. Olá Josélia
    Desculpe não ter respondido antes, mas acabei não percebendo seu comentário. Vou me redimir agora.
    E começei a fazer fisio imediatamente. No próprio hospital tinha uma fisioterapeuta que fazia drenagem e ela fez um pouco em mim. Mas assim que cheguei em casa comecei as sessões. Segundo minha médica quanto mais rápido melhor. Isso auxilia na redução do edema. Mas mesmo assim meu rosto somente desinchou para valer em aproximadamente 90 dias.A fono você só pode começar depois das sessões de fisio, ou pelo menos quando já tenha alcançado um nível razoável de abertura de boca.
    Boa recuperação para você

    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  10. querida Rosangela , tudo bem? nossa que mudança em parabéns.meu nome é pollyana eu esteva pesquisando sobre esta cirurgia e parei no seu bolg.. preciso muito de uma orientação tenho 22 anos e necessito muito fazer esta cirurgia .. me adc no msn? ou manda o seu . o meu é melmania.fe@hotmail.com
    estou triste pois o meu plano nao cobre esta cirurgia ... ='( quero muito falar contigo por favor me adicioneee Bjokasss

    estou seguindo o seu bolg ^^

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pollyana

    Obrigada pela visita.
    Como sabe que seu plano não cobre a cirurgia? Você já solicitou autorização prévia? A questão é que a cobertura tem de ser dada porque o procedimento é legal e previsto na ANS. Você pode recorrer a justiça para obter uma decisão favorável. São muitas as hipóteses. Se o seu plano tem o profissional credenciado você pode procurá-lo para obter informações.
    Quanto ao msn eu raramente uso, então é melhor tirar suas dúvidas por aqui porque inclusive é melhor para outros leitores que possam ter a mesma dúvida.
    Espero sua próxima visita.

    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  12. Olá Rosangela, parabéns pelo blog, suas experiências ajudam a gente que irá enfrentar essa batalha, minha cirurgia será essa semana, 29/09, espero que corra tudo bem. A ansiedade já bate forte. Assim que possível vou retornar aqui e contar como foi. Abraço

    ResponderExcluir
  13. Olá Mr. Kensley
    É um prazer receber sua visita. Boa sorte na sua jornada. Estou te esperando para saber notícias.

    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  14. Oi, Rosângela!
    Adorei sua iniciativa de criar este blog! Parabéns.
    Desde Janeiro/2009 que faço tratamento ortodôntico e só agora me deixaram pronta pra cirurgia. Dei entrada para solicitação de autorização da cirurgia que será pelo meu plano de saúde, hoje.
    Estou com muito medo e quanto mais leio sobre esta cirurgia e por tudo o que você passou, aumenta ainda mais o meu receio por esta cirurgia.
    Gostaria de saber todos os prós e contras na decisão pra fazer ou não esta cirurgia, se é que você teve esta opção de escolha e no seu ponto de vista.
    Desculpe o bombardeio de informações mas é o meu nervosismo que está causando tudo isto!
    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, Rosângela!
    Todos estes parafusos e placas de titânio que aparecem nas fotos, são colocadas na cirurgia e são retiradas depois? Se sim, quando são retiradas?
    Leva pontos? Tira-se com quantos dias?
    Agradeço antecipadamente sua resposta
    Abraço

    ResponderExcluir
  16. Olá Catarina. Bem vinda por aqui.
    Tenha calma garota, nada de ansiedade e aflições. O segredo do sucesso: tranquilidade e paciência.
    Eu não me preocupei muito com prós e contras e confesso que nem pensei nisso. A minha primeira reação foi dizer não. Levei 06 anos para mudar de ideia e me decidir. Mas acabou sendo no momento certo eu acho, porque afinal tudo acabou dando certo.
    Eu tinha problemas sérios e isso me levou a dar um basta, porque não ia querer ficar o resto da vida com dor não é? Então não tinha opção.Era fazer ou sofrer.
    Quanto aos parafusos eles ficam aí para sempre, mas se quiser pode retirar. Eu só conheço um paciente que quis tirar, porque segundo ele parece que ficaram mal localizadas e poderiam ser a causa de contraturas que ele tinha constantemente.Mas na maioria das vezes ninguém retira porque não vale de fato a pena fazer uma cirurgia só para isso, a menos que de fato seja necessário.
    Mas não se preocupe: não vai tocar alarme do banco nem do aeroporto e geralmente não sente nada.

    Tem muito pontos internos sim e você vai tirando aos poucos e começa aproximadamente com 10 dias, eu acho. Não lembro mais, contudo devo ter postado isso quando fui tirar. Dê uma pesquisada nas postagens antigas quer erma mais frequentes e eu fiz um diário mesmo.

    Satisfeita? Não? Então volte e pergunte ok? Fique tranquila que eu respondo.

    Bjs e boa sorte

    Rosângela

    ResponderExcluir
  17. Olá Rosangêla

    Meu nome é Lucas e tenho 18 anos.

    Recentemente troquei de ortodontista, e a mulher me propos a cirurgia ortognatica para resolver problemas, dentre eles posso citar sorriso gengival e ausencia de queixo(apresento tambem respiração bucal), porem não sinto nenhuma dor.

    Estes problemas que falei sempre me encomodaram muito², embora não converse muito sobre isso tenho problemas com auto estima e relacionamentos "amorosos" (apesar de me relacionar muito bem com amigos e ser bastante extrovertido. Acho que eu criei um estigma quanto a minha aparência e ele me persegue (seja segurando meu sorriso, não gostando das minhas fotos ou até mesmo me desvalorizando)

    Estou super ansioso para a cirurgia, embora só começe o tratamento pré-cirurgico semana que vem com a dentista.

    Porem tenho muito medo não da cirurgia em si, mas do pós operatório, de sentir algum tipo de dor, ficar sem falar (sem movimentos faciais), quanto a alimentação, inchaço e sangramento =(
    OK tenho um pouco de medo da cirurgia sim =(

    Se voce pudesse me contar como foi a sua experiencia, tanto na preparação,cirurgia e pós operatorio, quanto a sua satisfação e auto estima atualmente

    Muito obrigado desde já
    Foi bom desabafar algumas coisas
    E gostei muito do seu blog

    Abraço

    ResponderExcluir
  18. Olá Lucas, que bom você esta aqui visitando o blog, que já não é mais meu e sim de todos aqueles que como você procuram algum tipo de ajuda para enfrentar todas as angustias de um cirurgia ortognática.
    Eu consigo compreender bem o que você sente.A cirurgia dá medo mesmo. Porém eu não senti nenhuma dor no pós.
    Se você tiver um pouco de paciência volte ao incio do blog, nas postagens de 2009. Eu fiz um diário de verdade, contando tudo que me aconteceu dia após dia.
    Mas tenha em mente de uma coisa, para fazer essa cirurgia duas coisas fundamentais: PACIÊNCIA E TRANQUILIDADE.É o que eu sempre digo aqui. Tenho um sobrinho que operou com sua idade. Tem a foto dele aqui.
    Passei no blog leia tudo com calma. Depois volte aqui para discutirmos suas dúvidas, naquilo que eu puder ajudar é claro. Ok?
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  19. oi Rosângela tudo bem? ,aqui é a pollyana.
    bom eu iria fazer os enzames, so que o ortodontista mandou que eu procura-se o cirurgião da mesma unidade deles pois ele iria me exlicar melhor etc.. mais chegando la ele não atendia pelo meu plano,e quando liguei para o plano eles disseram que não faziam este tipo de cirurgia. (o plano é mais odonto)minha mãe penssou em fazer outro plano, mais decide passar por outro ortodontista esta semana.

    a duvida que eu tenho é.. se o ortodontista me der estes enzames ,eu ja posso levar no Hospital que faz a ortognatica ? e o meu plano de saude é o Planserve, será que cobre a cirurgia? ou tenho que pagar por fora?


    estou perdidona me ajude! rs Bjss *.*

    ResponderExcluir
  20. Olá Polyana.
    Essa cirurgia não é coberta por planos odontológicos, mas por planos médicos. O planserv deve cobrir, porque como tenho explicado aqui o procedimento é previsto na ANS portanto todo pano tem de cobrir.
    Você não faz ciruriga assim. Primeiro você deve consutlar um cirurgião buco-maxilo para que ele te oriente e faça o encaminhanmento da cirurgia.
    Precisa antes de operar fazer a correção com aparelho. E o ortodentista em conjunto com o buco-maxilo dirão a você qunado estiver pronta para a cirurgia e o cirurgião vai te dar o relatório médico e a solicitação de internamento.
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  21. Oi Rosângela.
    Meu nome é Viviane e gostei muito do seu blog. Gostaria de tirar algumas dúvidas com você sobre a recuperação, fiz a cirurgia há 12 dias. Se puder me adicionar no msn, eu te agradeço desde já. vivy_santos25@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Viviane, tudo bem? Bem vinda!
    Terei o maior prazer em tirar as dúvidas que você quiser, mas prefiro que seja aqui no blog mesmo. Não acesso o msn quase nunca e aqui eu sempre respondo as perguntas, porque ajuda a várias pessoas com dúvidas idêncticas.Agora volte aqui e me conte como vai sua recuperação e que dúvidas você tem ok?
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  23. Oi Rosângela,

    Mto obrigada por responder!
    Minha recuperação está um tanto lenta, apesar de só ter 12 dias ainda, meu rosto ainda está bem inchado e somente me alimento de suquinhos e sopas frias. Já perdi 6 kg.
    As dúvidas são as seguintes, quanto tempo demora +/- para retomar ao trabalho? Minhas férias estão acabando e acho um tanto impossível voltar a trabalhar assim. E vc teve sangramento durante a recuperação ao fazer a higiene bucal?
    Abs,

    Viviane

    ResponderExcluir
  24. Olá de novo Viviane.
    Olha vc está muito recente de operada e é assim mesmo. Precisa ter muuuuiiita paciência ok?
    Vamos as suas dúvidas:
    1) Retornei ao trabalhao com 60 dias. E ainda estava inchada.Falava com dificuldade também. Mas já estava em condições de trabalho.
    2) Tive um forte sangramento ainda no hospital.Mas vinha do nariz. Sangrei um pouco depois já em casa porque tive um seroma e ele acablhou estourando. Mas foi coisa a toa, quanse nada.
    3) Minha higiene bocal quem fazia no inicio era Sinara, minha técnica de enfermagem. E depois ela foi me ensinando Mas no geral não havia sangramentos.
    Espero ter ajudado.

    Rosângela
    Bjs Boa sorte!

    ResponderExcluir
  25. Nossa.. muito obrigada Rosângela o Ortodontista não me explicou direito.

    ate ++

    Polliana
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Oi Rosângela! Operei há 8 meses e vim aqui para dizer que seu blog me ajudou muito muito quando eu estava angustiada no começo da recuperação e sabia que ninguém poderia entender o que eu estava sentindo, então encontrei você e foi como se eu tivesse alguém comigo na mesma luta. Muito obrigada!

    Quanto ao resultado, para cada um é uma coisa. Infelizmente vejo muitos ortodontistas indicando a cirurgia e no meu caso pelo menos hoje vejo que não valeu a pena visto o pouco que ganhei e o muito que perdi, é bom para valorizar o que temos sempre, não é mesmo? Esta busca pela perfeição enlouquece de pacientes a médicos. Ainda não sinto o lábio inferior e não tenho muitas esperanças de voltar a senti-lo. É preciso ter paciência mas tem um momento em que a esperança faz mal e passa a nos consumir.

    Mais uma vez, obrigada.
    Bjs,
    Natália

    ResponderExcluir
  27. Ah, e claro que acredito que a cirurgia melhore a vida das pessoas que REALMENTE preciso, como é no caso dos seus relatos.

    Fico pensando como alertar todos que buscam a cirurgia disso. Já que não são todos os ortodontistas que são responsáveis e pensam no melhor para o paciente. Afinal, eles vivem das cirurgias $$.

    Natália

    ResponderExcluir
  28. Rosicleá. Ro.... li esse relato da paciênte e confesso que fiquei preoculpada, ela não explica muito o que hou ve no caso dela, mais asusta um pouco quem lê, mais prefiro confiar mesmo pq eu preciso da cirurgia não pela estetica talves nunca fizesse mais o meu caso é uma grande necessidade fucional. Amanhã estarei indo para marcar a cirurgia em recife. xero

    ResponderExcluir
  29. Olá Natália
    Fico feliz por ter te ajudado. Sabe que eu me preocupo muito com isso porque sei que não é uma coisa fácil de lidar e as sequelas podem ser dificeis de suportar para um caso puramente estético. Mas não fique triste assim. Vai demorar mas as coisas vão melhorar. Talvez vc não sinta mais o queixo ou sinta pouco, mas acredito que o lábio sentirá sim.
    Faça uns exercícios de estimulação: passe gelo sobre eles; pegue um palito e fica dando pontadinhas de leve. Isso ajuda. Procure uma fono para te ajudar em outros exercícios e uma fisioterpaeuta também.
    Espero vê-la em breve mais animada aqui tá?
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  30. Olá Roseclea. Pensei que você já tinha operado.
    Olha se seu caso não é estético e vc TEM de fazer, não há muito o que pensar. Mas é bom que leia relatos como da Natalia para que se prepare para o que virá, porque não é uma experiência fácil. Mas cada pessoa é uma pessoa e cada organismo é diferente do outro. Então boa sorte e volte depois para compartilhar sua experiência.
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  31. Oi Rosangela, não tinha postado antes pois a maioria das minhas duvidas eu tirei apenas lendo as suas postagens e algumas duvidas dos outros. Parabenizo voce pelo blog e principalmente pela recuperação, sua força de vontade inspiram qualquer pessoa que precise realizar a ortognatica a atravessar os obstaculos da recuperaçao. Sou de Natal-RN e me operei há 9 dias(04/10/2011), minha recuperação está muito boa, só estou um pouco inchado e com a parestesia no queixo e lábios, mas me sinto muito bem. Tenho uma dúvida e gostaria de saber se o seu sobrinho fez algum tipo de fisioterapia ou trabalho com fonoaudiologo para acelerar o processo de de recuperação da sensibilidade do queixo e labios, se sim, quanto tempo depois da cirurgia ele iniciou o tratamento. Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, também sou de Natal-RN, e gostaria de saber onde fizestes a sua cirurgia, se foi aqui em natal? E outra coisa, algum plano de saúde cobriu ou vc teve que pagar? Desde já, agradeço pela atenção.

      Excluir
  32. Olá Gustavo. Seja bem vindo.
    Olha tanto meu sobrinho quanto eu fizemos fono e fisioterapia. A fisioterapia foi imediata. No primeiro dia em casa já temos sessão marcada. No meu caso como sai do hospital no domingo, somente comecei na segunda, mas ele foi no mesmo dia. Isso acelera a redução dos edemas. A fono somente começa depois de umas 20 sessões de fono aproximadamente, porque vc tem de estar bem desinchado e com um minimo de abertura de boca.A fono o paciente pode até optar, mas fisioterapia é obrigatória para os pacientes de Dra. Vanessa. Pessoalmente acho que deve fazer os dois. A fono ajuda a colocar as coisas no lugar mais rapidamente, principalmente a fala.
    Bjs e boa recuperação.
    Rosângela

    ResponderExcluir
  33. Bom dia Ro... sou Rosicléa pois é querida de fato era pra está já operada, pois estou mais do que pronta com ganchos e tudo, mais deu umas coisitas erradas mais nada que não resolvemos, hoje dia 14/10 estarei indo ao cirurgião para fazer as moldagens medidas tudo aquilo que vc sabe muito bem, e segundo o proprio cirurgião irá marcar a cirurgia ainda hoje, bem estou torcendo que sim e vai. Muito obg por tudo e volto pra contar as novidades. xero

    ResponderExcluir
  34. Olá Gustavo,sou Rosicléa, eu moro bem perto de ti em João Pessoa, também sou paciente ortognatica se vc puder me add no msn pra trocarmos ideias agradeço. rosicleafcarvalho@hotmail.com. Boa recuperação.

    ResponderExcluir
  35. Ok. Obrigado pela informação Rosângela, Espero que melhores mais. Oi Rosicleia já Add você. Obrigado

    ResponderExcluir
  36. Oi Rosangela, fiz uma cirurgia ortognatica dia 01 de Outubro, gostei do resultado mesmo estando bem inchada ainda. Gosto muito do seu blog, tambem tenho um blog onde falo sobre a cirurgia ortognatica. Inclusive eu coloquei o link para o seu blog lá. Graças a você tirei algumas duvidas sobre a cirurgia.

    ResponderExcluir
  37. Olá Isaa,meu nome é Rosiclea tb sou paciente ortognatica, meu msn é rosicleafcarvalho@hotmail.com, v cpode me add?

    ResponderExcluir
  38. Olá Rosângela!Conheci seu Blog pequisando sobre cirurgia ortognática e fiquei muito feliz por encontrar algúem disposto a dividir suas experiências com pessoas em mesma situação. Tenho um problema inverso ao seu caso, meu diagnóstico é de prognatismo Classe III, faço tratamento ortodôntico há mais de oito anos, mas só agora decidí fazer a cirurgia. Estou em fase de planejamento, conhecendo cirurgiões, hospitais e falando com pacientes que já fizeram a cirurgia, o que é muito importsnte pr mim, já que resido no interior do estado e dependo de referências de profissionais da capital. Gostaria de falar com vc mais reservadamente, caso vc possa me ajudar, me adicione, por favor, meu MSN é fernanda.orto2012@hotmail.com.
    Grata.

    ResponderExcluir
  39. Olá Fernanda

    Entendo sua ansiedade. Vou te adicionar ao msn, mas eu te confesso que raramente estou por lá, mas eu prometo te responder tudo que você quiser por aqui. O fato é que quando respondo as dúvidas aqui no blog estou também ajudando outras pessoas que possam eventualmente ter as mesmas dúvidas.Está bem assim?

    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  40. Olá Rosângela, venho inicialmente parabenizar-lhe pela assistência que tem dado as pessoas que desejam realizar tal cirurgia. Sou estudante de direito e queria mais informações quanto ao procedimento judicial para a realização da cirurgia ortognática tendo em vista que meu plano, só cobre tal cirurgia em casos de traumas e/ou acidentes.

    Informações do tipo: Se devo incialmente procurar um advogado ou um cirurgião buco maxilo facial. Se tal cirurgião deve estar no rol de médicos do meu plano de saúde. E qual fundamentação foi usada no processo.

    Se puder enviar essas informações para o meu e-mail eu agradeço: caio.yeshua@hotmail.com

    Grato,
    Caio

    ResponderExcluir
  41. Olá Caio. Boa tarde. Seja bem vindo!
    A primeira coisa a fazer no caso de uma cirurgia é consultar o médico. Depois que você for diagnosticado como paciente cirúrgico, vai precisar fazer todo o trabalho pré-operatório com um bom ortodentista. Estando pronto para cirurgia aí é que você vai se preocupar com a parte jurídica.
    A questão é a seguinte: a cirurgia ortognática é prevista pela ANS como procedimento médico razão pela qual você não terá dificuldades para obter uma liminar para fazer a sua cirurgia. O que você precisa saber é a posição do judiciário, pelo menos em termos gerais. Se o seu plano não tem o profissional deverá efetuar o pagamento dos honorários médicos do médico que você escolher. Seu plano tem o profissional, mas não disponibiliza para consulta ou cirurgias que não sejam advindas de trauma. No meu entender é como se não tivesse. Mas de qualquer forma o procedimento judicial é a última coisa a se preocupar. Ok?

    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  42. Oi Rosângela!

    Sou a Viviane que falou com vc dia 03/10. Hoje completou 5 semanas da minha 1ª cirurgia (tive que fazer uma correção na mandíbula 2 semanas depois)e estou com a boca amarrada. Queria saber qto tempo depois você foi "liberada" da dieta líquida. E se teve alguma sensibilidade na gengiva?
    Bjs e obrigada pela paciência!

    ResponderExcluir
  43. Olá Viviane

    Espero que tudo esteja indo bem.
    Eu comecei a comer pastoso após 15 dias.Quanto a gengiva a sensação fica alterada também, durante em grande período.
    Bjs e boa recuperação

    Rosângela

    ResponderExcluir
  44. oi!!! acompanho muito o blog!!!Estou no processo de esperar o plano aprovar e... não aprovou! estou tristinha, mas eis a minha pergunta: e agora, o que faço???
    Leio o blog todo, sempre.
    beijos rachel

    ResponderExcluir
  45. Olá Rachel
    Obrigada pela visita.
    Veja bem. Se você não tem a aprovação do planp precisa dar inicio ao processo judicial, e requerer a autorização por liminar. Precisa saber a razão da negativa do plano. Seu plano tem médico credenciado? Se tem você consegue com certeza a liberação do hospital, mas o médico fora do credenciamento, geral só é autorizado pagamento de acordo com a tabela e mediante reembolso, ou seja você paga primeiro e pede reembolso depois.Se não tem a autorização deverá ser completa. De qualquer forma são muitas minucias a discutir num caso destes e o melhor seria contatar um profissional da área (advogado) para te auxiliar. Se na sua cidade tiver juizado do consumidor você pode procurar para ter uma melhor orientação.
    Boa sorte

    Rosângela

    ResponderExcluir
  46. Vale a pena fazer cirurgia ortoganatica,tenho medo do pos cirurgia e de ficar sequelas.me responda com sua experiencia, tenho dúvidas.

    ResponderExcluir
  47. Ola preciso fazer cirurgia ortoganatica para corrir falhas na arcada dentaria que me impede de fechar a boca por causa disso sou repirador bucal e isso me traz serios problemas na faringe, uso aparelho,porém nminha ortodontista disse que sou paciente ortocirurgica,tenho medo de ficar sequelas, ainda não procurei o cirurgião bucamaxilo para me avaliar, tenho dúvidas me ajude com sua experiencia.

    ResponderExcluir
  48. Boa noite anônimo.

    Não posso ajudar ninguém a decidir se faz ou não a cirurgia. Isso é muito complexo. Se vale a pena ou não só cada um decidirá. É uma decisão muito pessoal. A única coisa que costumo dizer é buscar dentro de si mesmo o que te leva a pensar nessa cirurgia? As vezes um problema estético pode justificar a cirurgia porque vai influenciar no seu convivoo social, na sua auto-estima. Mas é preciso saber que podem haver sequelas. então o que te leva a buscar passar por tudo isso justifica as eventuais sequelas que possam advir?
    Eu hoje decorrido mais de dois anos de operada ainda tenho problemas com a boca pesada, repuxanado, formigando, mas não me importo muito com isso porque para o que eu sentia está ótimo. Mas e você? Como se sente? Pense nisso e siga em frente seja qual for sua decisão.Mas a jornada não é fácil. Quem já passou por isso sabe.Mas eu jamais me arrependi
    Abraços e boa sorte.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  49. Olá Rosangela, também preciso fazer essa cirurgia, e seu blog esta sendo de grande ajuda. Como vc fez, durante o pôs cirúrgico , quando estava com as borrachas, por causa do apertamento dos dentes, e não podia usar a placa? É algo que me preocupa muito, pois sofro com isso. aguardo um retorno seu. Obrigada. Meire

    ResponderExcluir
  50. Bom dia Meire. Seja bem vinda.
    Esse problema de apertamento dos dentes é de fato sério. Minha médica resolveu isso de forma muito eficiente, graças a Deus. Ela introduziu medicações que relaxaram a musculatura e não tive apertamento no pós. Portanto converse com seu médico que ele deverá solucionar esse problema,porque não pode de jeito nenhum ter apertamento no pós,já que nesse período é que a nova aracada terá de ser sedimentada.é por essa razão que a alimentação tem de ser líquida, depois pastosa, ou seja, para que não haja impacto nos dentes.
    Abs e boa sorte

    Rosângela

    ResponderExcluir
  51. Olá Rosângela! Td bem?
    meu nome é Karine tenho 21 consciente e estou no comecinho, não adquirir nem o plano de saúde ainda(não sei qual é o melhor), o primeiro passo que dei foi buscar um especialista e ele me disse que o meu caso só cirurgia(eu já sabia), me pediu alguns exames(os quais ainda não fiz), antes de fazer qualquer coisa, preciso tirar todas as minhas dúvidas, vou fazer um questionariozinho se não se importar em responde-los. Ficarei feliz
    1º Eu devo fazer os exames que o cirurgião me pediu e anexa-lo ao convênio quando eu adquirir ou devo fazer o contrário, primeiro adquirir o plano e depois fazer os exames? o rapaz que qr me vender o plano disse que se eu adquirir o plano antes o tempo de carência é menor por não saberem que preciso da cirurgia.Essa é minha principal dúvida porque é o primeiro passo.UFA
    2º Qual é o seu plano? ou o melhor q vc acha?
    3º Percebi q você não fala muito de valores, até pq varia de caso em caso, mas aproximadamente quanto que ficaria os honorários(que é oque eles seguram)? (acho que vc não vai responder...rs
    Muito obrigada, eu sei que escrevi um pouco demais. Beijos
    P.S Eu não sei me expressar muito bem, se não entendeu, me escreva por favor.
    facebook.com/karinebonnie
    ka.bonnie@hotmail.com MSN

    ResponderExcluir
  52. Olá karine. Bem vinda. Bem vamos ao seu questionário.
    1ºOs exames você deve fazer logo, aqueles que não são cobertos pelos planos de sáude, mas apenas por alguns planos odontologicos.Estou falando de panorâmica, radiografias, moldes, etc. Os exames que precisam ser feitos pelo plano você pode fazer depois, se não for caro. A questão da carência é importante. Elas devem ser obedecidas porque não é uma cirurgia de emergência.Então quanto antes fizer o plano melhor. Acho que já está respondida a 2a. questão.
    No que diz respeito ao 3º item, é verdade que não me reporto muito avalores, exatamente pelo que você mesma observou. Isso pode ser muito variável a depender do tipo de cirurgia, do profissional envolvido, etc. A grande questão de fato a ser respondida é se o plano terá ou não um médico credenciado e se você pretende fazer a sua cirurgia com ele, porque isso é que fará a diferença no seu custo. O custo hospitalar é sempre coberto. Mas os honorários médicos tem discussão sempre porque se o médico for credenciado o pagamento é garantido, se não for, o plano só estará obrigado a reembolsar o valor pago de acordo com a tabela. Tem sido este o entendimento majoritário. Agora se o plano não tiver o profissional, aí também deverá arcar com o custo total.

    Ajudou? Espero que sim.
    qualquer coisa retorne aqui que eu te respondo.
    Abs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  53. ola como vc ficou linda com a cirurgia,acredito que melhor ainda ficara das funcoes,olha presciso fazer essa cirurgia mais o medico me pediu um valor fora do meu alcance sera que tenho a possibilidade de conseguir por araraquara?oque presciso fazer para dar andamento no pedido de cirurgia?sou classeI face curta anteroposterior,se puder entrar em contato meu msn e dricatanante@hotmail.com,beijos obrigada.

    ResponderExcluir
  54. OLA ROSANGELA TUDO BEM?OLHA SAO TANTAS PERGUNTAS SE POSSILVEL ME ADICIONE NO MSN ASSIM PODEREMOS TROCAR MELHOR AS FIGURINHAS,KKK,ESTOU AGUARDANDO BEIJOS.

    ResponderExcluir
  55. Adriana

    Boa tarde.
    Vamos trocar nossas figurinhas aqui porque não acesso quase nunca o msn. Vc nunca vai me encontrar por lá e aqui com certeza sim. Pode ficar a vontade e perguntar tudo que se lembrar.
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  56. Boa tarde Drica
    Olha eu não conheço Araraquara, mas aqui mesmo no blog um médico fez uma postagem outro dia dizendo que faz a cirurgia pelo SUS. Acredito que o primeiro passo será buscar um cirurgião buco-maxilo na rede pública para te acompanhar.
    Espero que tudo dê certo.

    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  57. oi rosangela,
    moro aqui em ssa e de ferias pra rever a familia encontrei uma buco em sp. foi lá q meu plano negou, mas a procura pela medica toda hora por telefone ~me deixou estressada. entao procurei um medico aqui mesmo. sei q preciso de alguem pra me auxiliar nos primeiros dias de p.o, mas isso eu vejo depois. Vou recomeçar a luta. obrigada pela atenção
    rachel

    ResponderExcluir
  58. ahh uma pergunta, seu aparelho custou em media quanto?

    ResponderExcluir
  59. Bom dia Rachel

    Preço é algo que não costumo comentar por aqui. Cada profissional é diferente e várias coisas influenciam no preço. Solcite a recomendação do seu buco-maxilo, é o melhor ponto de partida para a cirurgia ser bem sucedida ok?
    Abs e boa sorte.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  60. Oi... Tem 11 meses que fiz a cirurgia, porem ainda me vejo muito inchada, você acha que ainda tem inchaço msm dps de 11 meses? Meu medico fala que não sabe se é gordura ou inchaço.. É possivel dps de 11 meses ainda esta inchada? Espero resposta, obrigada.

    ResponderExcluir
  61. Boa noite.
    O inchaço vai reduzindo paulatinamente, mas com 11 meses era pra estar bem menos. Mas isso depende de cada pessoa. Vc fez fisoterapia? Isso sem dúvida acelera o processo de redução dos edemas.Mas é possível sim que ainda tenha edemas com 11 meses.

    ResponderExcluir
  62. Eu fiz 10 sessões de fisio... e 5 de drenagem linfatica. E me diz, é necessario ir para um fono? Obrigada pelas respostas.

    ResponderExcluir
  63. 15 sessões talvez não sejam suficientes. eu fiz aproximadamente 30 sessões e quando terminei ainda achava que poderia fazer mais. A fono é bom fazer sim. Conheço pessoas que não fizeram mas elas se arrependem.
    Abs e boa recuperação.
    Rosângela

    ResponderExcluir
  64. olá tudo bem?Sou Nilton Souza,fiz uma cirurgia ortognática parecida com a sua,porém minha mordida era aberta,gostaria de ajudar também essas pessoas que querem fazer essa cirurgia.
    antes de fazer a minha cirurgia consultei seu blogger que me ajudou muito,divulga o meu blogger,para eu aconselhar essas pessoas que precisam e que não precisam fazer a mesma.O Resultado ficou excelente estou muito feliz,você também ficou muito bonita.Sucesso!

    ResponderExcluir
  65. Oi Rosângela, apenas hoje que encontrei o seu blog, e é óbvio que você tem que continuar com ele, pois é de grande valia as suas postagens. hoje está com 27 dias que fiz a minha cirurgia ortognática bimaxilar, ainda estou com edema e falta de sensibilidade no lábio inferior e queixo e muita dificuldade para respirar. Ontem fiz fisioterapia com o uso de afastador lingual, no início com cinco palitos e fui introduzindo um por vez até chegar em nove palitos máximo que eu consegui. Hoje meu rosto amanheceu mais inchado, então por hoje resolvi não fazer a fisioterapia .
    Hoje estou naquele dia de arrependimento, cansada com essa pressão na boca e nariz.
    sinto também muito dor no pescoço e você me deixou mais assustada relatando que ainda sente um certo desconforto, mesmo depois de todo este tempo da cirurgia.
    Você fez fono depois da cirurgia?
    E você ficou com o rosto harmonioso está muito bem. E parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  66. Olá Rosangela, parabens pelo blogger muito esclarecedor ,covenio;cirurgia...hiper interessante, tenho pesquisado muito, no proximo ano farei a minha cirurgia sou classe II, estou anciosa , mas vendo o seu resultado me da um animo, e esperança que o meu sera tão bom qto o seu..bjs

    ResponderExcluir
  67. olá Rosângela, muito obrigada por dividir conosco seu pós-operatório; estou no tratamento pré-operatório, estou fazendo o tratamento ortodôntico, meu receio é quanto ficar com a boca amarrada, me dá aflição... gostaria de saber de você se essa é a parte mais traumática ou tem coisa pior ainda! aguardo resposta... um grande abraço, sucesso e um feliz natal pra você!

    ResponderExcluir
  68. Desculpe! mas não me identifiquei no comentário anterior... meu nome é Simone Vilacorta! sou de Belém do Pará e adorei seu blog... fico aguardando a resposta...outro abraço e feliz natal (denovo) rsrsrs!

    ResponderExcluir
  69. Olá Alessandra
    Tenha paciência e muita calma que tudo dará certo. a opção mais difícil você já fez, que foi operar. Agora é tranqulidade porque cada dia é uma melhora.Eu fiz fono sim, assim que fui liberada pela fisio. Acho que é válido e muita gente sente falta depois. Mas ao contrário da fono, a fisio pode ser feita depois se você se arrepender de não fazer, mas a fisio talvez seja tarde demais se não fizer a tempo.Aconselho a fazer os dois.
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  70. Olá Simone. Obrigada pela visita.
    A boca amarrada pode ser bastante traumático, mas n~]ao foi tanto para mim, porque usei borrachas moles, mais flexíveis, porque tenho apertamento nos dentes.Mas a s borrachas duras são dureza. Meu sobrinho usou e a primeira noite foi de fato bastante dificil para todos nós que estavamos acompanhando o seu sofrimento.O pior para mim foi a dificuldade respiratória, e com a boca presa piorou a situação. Mas depois que isso se resolveu tudo ficou tranquilo.Muita paciência e tranquilidade nessa hora ok?
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  71. Oi Rosangela, os seus relatos me deixaram com muito medo da cirurgia. A sua cirurgia foi na maxila?

    dborges8@hotmail.com Débora

    ResponderExcluir
  72. Oi Débora
    A minha cirurgia foi na maxila e na mandíbula. Tudo junto e misturado :-)

    ResponderExcluir
  73. Olá Rosângela estou completando 31 dias hoje de pós . Estou muito feliz com o resultado seu blog me ajudou muito nas hoars de medo . Me add no msn :milenafranco19@hotmail.com

    bjão

    ResponderExcluir
  74. Oi Rosângela td bem?
    Estou para fazer a cirurgia tb, já estou com pronto, meus dentes ja estão alinhados para fazer a cirurgia! =D
    Queria saber se vc usou o plano de saude ou foi particular? E se foi pelo plano, teve alguma dificuldade com isso? Por que agora eles estão me enrolando e nao sei o que fazer...
    Obrigado
    Felix

    ResponderExcluir
  75. Boa tarde Felix
    Bem vindo. A sua dúvida é a mesma já postada por muitos aqui. Sem dúvida o plano de saúde é uma parte bastante estressante no processo da cirurgia. Como se já não bastasse tudo o que temos de enfrentar. Alguns poucos sortudos não tiveram problemas com o plano, mas eu tive. Quando começaram com a enrolação ajuizei logo a ação. Talvez você tenha de fazer isso também. Procure um advogado ou um juizado de defesa do consumidor. Boa sorte.
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  76. Rosângela
    Quanto tempo o sus demora para chamar para fazer a cirurgia

    ResponderExcluir
  77. Infelizmente não tenho como responder essa pergunta, porque nunca me operei pelo SUS. Bjos

    Rosângela

    ResponderExcluir
  78. Olá Rosangela. Andei lendo o seu blog e confesso que ainda não me decidi, tanto pela questão financeira quanto pelo pós-operátorio e os possíveis riscos. Como o seu último relato foi de setembro, gostaria de saber como você se sente hoje. Concordo contigo que quando se vê o resultado e o que isso proporcionou na nossa qualidade de vida e auto-estima, isso supera qualquer adversidade que possa ter havido. Mas como você sabe, há muitos fatores a serem considerados, especialmente quando este é um desejo apenas nosso. Porque nós sabemos as dificulades que enfrentamos e fica ainda mais dificil quando a nossa familia não dá a devida importancia ao nosso sofrimento. Gostaria muito de poder conversar contigo. Meu email é pedroantonio147@hotmail.com. Se você puder me adicionar no msn ou mesmo nos correspondermos por email, serei muito grato. Também moro em Salvador, de modo que, se for o caso, posso pegar os contatos e conversar com os mesmos profissionais que te atenderam. Parabéns pelo blog. Através dele, nós percebemos que não estamos sozinhos nessa dificil caminhada. E parabéns também pela coragem, não só de optar por correr todos os riscos, como também de estar disposta a divulgar, inclusive com imagens, todo o pós operatório no blog. Não sei se o resultado foi exatamente como você gostaria, mas tenha a certeza de que ficou muito bom.

    Sucesso daqui pra frente.

    ResponderExcluir
  79. Olá Pedro
    Boa noite e obrigada pela visita.
    Sabe que já encontrei pessoas que não entendem porque o blog, que é coisa de mulher isso. Mas seu relato e de tantos outros mostram que alguma utilidade tenho tido aqui e considero isso uma verdadeira missão. Encaro com seriedade.
    Sem dúvida que a cirurgia envolve diversos fatores a serem considerados, e não pense que foi fácil tomar essa decisão. Mas é um projeto que não pode ser tocado sozinho. Você precisará de apoio familiar para enfrentar a caminhada neste pós tão complicado.
    Meus médicos foram maravilhosos comigo. Dr Kleber meu ortodontista, Dra. Vanessa Castro a cirurgiã com toda sua equipe.Terei prazer em te passar os contatos deles. Vou te adicionar ao msn, mas como costumo dizer por aqui é muito dificil andar por lá. Mas vc pode me dizer um dia que queira conversar, postando aqui um recado que eu acesso ok?
    O resultado foi bom, mas eu vou te confessar que tudo isso foi um bônus, porque se livrar da dor não tem preço!!!
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  80. Ah Pedro esqueci de dizer que agora só farei posagens anualmente no aniversário de minha cirurgia. Tentarei manter todos atualizados através das respostas que dou por aqui diariamente.
    Estou bem no geral. As sequelas que existem são as que já informei diversas vezes por aqui. Não acredito que haverá grandes mudanças nisso, mas estou bem e feliz Ok?
    Rosângela

    ResponderExcluir
  81. Ola rosangela.
    Me chamo Cristiane e farei a cirugia , provavelmente no carnaval.
    Estou meio assustada, mas seus depoimentos tem me ajudado muito.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  82. Obrigada a vc Cristiane por prestigiar o blog.
    Boa sorte na sua caminhada.
    Rosângela

    ResponderExcluir
  83. Rosângela, seu blog me ajudou muito antes de fazer a cirurgia pois eu tinha muitas dúvidas, minha recuperação foi bem mais fácil, não tive dores, nem nenhum problema depois da cirurgia. Tenho também um blog sobre a cirurgia, qualquer dia quando puder, da uma passada lá pra dar sua opinião.

    ResponderExcluir
  84. Rosangela, obrigado por me adicionar no messenger. Como fica difícil combinar um horário para entrar no msn, eu vou enviar um email a você para que possamos manter contato. Não tem nada mais reconfortante do que saber que há pessoas que compreendem um pouco do nosso problema e conseguem conversar conosco sem fazer julgamentos.
    Agradeço não apenas por mim, mas por todos os que não foram privilegiados com um crescimento ósseo adequado e sofrem de alguma maneira com isso. Espero que no próximo aniversário a sensação de inchaço já tenha desaparecido.
    Boa sorte.
    Pedro Antonio

    ResponderExcluir
  85. Olá Ro!!!
    encontrei o seu blog e fiquei mais curiosa para saber sobre a cirurgia.. Ro, o meu grande sonho era o posicionamento correto dos meus dentes, devido a minha família não ter condições de pagar um dentista eu sempre falava q qd conseguisse um emprego iria colocar aparelho dental e tudo se resolveria, infelizmente nem tudo é como pensamos fui em um consultório qd recebi a triste noticia no qual chorei bastante; o Médico me falou q o meu caso não resolveria com aparelho, mas sim com a cirurgia ortogmática e q custaria muito caro... voltei para casa desconsolada pensando q ele não queria colocar o aparelho fui em um outro q me disse a mesma coisa... outro dia de choro, mas eu sou leiga no assunto pq nunca procurei me consultar com um cirurgião só do medo de saber do preço e aki na minha cidade pelo q já me informei não tem essa cirurgia pelo sus o q posso fazer..
    bjos

    msn: bevania_araujo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  86. Olá Bevania
    Eu não sei qual sua cidade. Não conheço as possibilidades ou opções que ela oferece no seu caso. é melhor que os médicos daí te aconselhem qual seria a melhor opção financeiramente para você. O plano cobrirá se o médico for credenciado. Se não for reembolsará pela tabela do plano. De posse dessas informações pequise e planeja se de fato é isso que você quer (e a escolha não é fácil já que o pós é bastante dificl).

    Bjs e boa sorte

    Rosângela

    ResponderExcluir
  87. Rosangela
    Primeiro parabéns pelo seu blog ,além de esclarecedor é muito motivador.
    Eu estou passando pela minha primeira semana de recuperação da cirurgia
    De todos os blogs que encontrei , apenas o seu tenho vontade de ler pois você tem uma visão otimista e sempre está feliz, ao ler o que você passou sinto que a minha recuperação está até "fácil" e não reclamo de nada.
    Copiei sua idéia e fiz um blog também, mais simples e levando seu lado bom das coisa

    http://recuperacaoortognatica.zip.net/

    Não tire o seu do ar.

    Tudo de bom.

    Thiago Oliveira

    ResponderExcluir
  88. Olá Thiago
    Que bom vc está indo bem.
    Melhoras e boa recuperação.

    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  89. Rosangêla, estou com alguns problemas que vc relata aqui e gostaria do seu e-mail pra torcar informações, vc poderia me dar?

    ResponderExcluir
  90. Olá Cla
    Não costumo trocar informações por e-mail porque foge ao objetivo do blog, que é justamente divulgar o máximo de informnaçoes possíveis. Terei enorme prazer em responder suas dúvidas aqui. Prometo ser o mais breve possível nas respostas.
    Abs e te aguardo.

    Rosângela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosangela. É que tenho 6 meses de operada e sinto a minha boca apertada, dificuldade pra falar e o aparelho tá me machucando do lado interno da boca, coisa que não fazia antes da cirurgia. Eu sinto meu lábio às vezes ficar gelado e pior, às vezes queimar muito e é uma coisa da qual não vou me acostumar. Tenho me tratado com um neuro, que me passou vários remédios e ultimamente tenho me sentido muito mal com eles. Essa cirurgia só me fez mal e eu não tinha nenhum problema funcional, era só estético... enfim, o que a tua cirurgiã fala dessa sensação de apertamento na boca? Vc sabe que essa sensação de queimação é problema no nervo, né? Eu to revoltada com o meu buco que não me avisou desses riscos.

      Excluir
    2. Olá Cla
      Eu sei que esses problemas podem ser insuportáveis para que nada sentia. Por isso eu sempro digo que as pessoas devem pensar bem no que as leva para a cirurgia, porque alguma sequelas são inevitáveis para alguns.
      Eu sei sim que esses problemas que hoje sinto são por causa do nervo sim. Há um corte no nervo e eles precisam se restruturar e eu acredito que as vezes isso não acontece de fato nunca ou acontece lentamente. No meu caso eu já fou fazer este ano 3 anos de operada e a sensação é a mesma. A minha cirurgiã me avisou de algumas sequelas e principalmente da falta de sensibilidade que algumas pessoas não consguem ter de volta. Ela me sugeriu alguns medicamentos neurologiocs mas eu não quis tomar nenhum. Ainda vou tentar acunpuntura mais uma vez. Fiz algumas sessões mas foram poucoas.
      Eu já tinha apertamento nos dentes, mas ela me medicou de forma que não tive problemas durante o periodo de recuperação. Meu ortodontista fez para mim uma placa que eu usava com aparelho e depois da cirurgia passei a usar direto e agora só para dormir.Isso diminui o impaco nos dentes.
      O aparelho machuca mesmo, mas quando você tirar vai se sentir melhor.
      De resto é ter paciência. Eu ainda sinto uma hipersensibiliade nos lábios(somente a parte inferior) O gelado ou quente ficam muito mais gelado ou quente quando encosto na boca.Além disso sinto um formigamento, ou uma sensção de queimação como se tivesse comendo pimenta.A boca pesa sim, como se estivesse inchada.
      Quando falo muito rápido as vezes canso um pouco, mas aprendi a colocar melhor a voz com fono e hoje minha fala não é mais um grande problema. Precisa de uma fono e de fisitorepaia para superar alguns destes problemas. Mas você deve estar preparada para o caso de ter de conviver ainda algum tempo com algumas destas sensações. Não deixo isso atrapalhar a minha vida. Você precisa não ficar tão revoltada com isso. Procure relaxar, porque agora não adianta mais nada disso. Pense positivo e procure tratamentos alternativos, como o laser e acunpuntura para tentar amenzar o problema. Procure também um bom fono para te auxiliar na fala. Após 06 meses não sei se a fisioterapia irá funcionar, mas vale a pena fazer um consulta para ver.
      Tenha fé e paciência, porque a ansiedade e revolta não vão te ajudar. E procure ser feliz apesar de tudo isso.
      Bjos e muita força.
      Se precisar estamos aqui.
      Rosângela

      Excluir
  91. Olá querida Rosângela,
    Estou com 19 dias de cirurgia. Fiz correção de mandíbula, enxerto no queixo e, o que é mais incomum, coloquei prótese de ATM. Tenho artrite reumatóide juvenil e isso afetou severamente a minha articulação têmporo-mandibular. Seu blog tem me ajudado substancialmente nesse processo de pós cirurgia...
    Cynthia

    ResponderExcluir
  92. Olá Cynthia
    Que bom você encontra aqui ajuda porque sempre foi esse meu objetivo.
    Melhoras e boa recuperação

    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  93. Oi menina, operei estou com 7 dias de cirurgia, a minha experiência; horrivél rsrrsrsr mais suportavel, o triste é que tive desvio de septo e ai terei que operar dinovo, mais é simples to indo muito bem segundo meu cirurgião já sinto o labio superior desde do 3 dia, já sinto um pouquinho o queixo, e muito formigamento e choques pelas regiões desde do 4 dia, um sucesso graças a DEUS. e vc ta bem? bjs rosiclèa

    ResponderExcluir
  94. Olá Rosiclea
    Que bom está tudo correndo bem com você.
    Comigo está tudo em ordem.
    Boa recuperação!

    Rosângela

    ResponderExcluir
  95. Obrigada Rosangela, por estar sem a fisioterapia a 4 dias hoje não amanheci muito bem não, acordei mais inchada a musculatura mais dura abertura de boca quase não entra o canudo horrivel, estou em Recife e aqui por incrivel que pareça ta sendo mais dificil arrumar fisioterapeuta com a especialização ai sofro rsrrs. O resto sem muita novidades, apenas não acho que evolui muito não sinto a s mesmas coisas, o pior é a ardencia e a dor de ouvido terrivel. Um bjs Rosiclea

    ResponderExcluir
  96. Oi Cla, eu tambèm fiz a minha ortognatica a 14 dias, sempre visito o blog de Rosangela, bem se vc quizer conversar fique a vontade é sempre bom trocar esperiência ok. Sim meu e-mail rosicleafcarvalho@hotmail.com. tudo de bom.... Cléa

    ResponderExcluir
  97. Olá roseclea
    A dor no ouvido é muito ruim mesmo.Eu ficava engolindo em seco até passar. Até hoje de vez em quando sinto isso. Com certeza é coisa da atm porque minha ressonância acusou um pequeno deslocamento de disco que não tinha antes. Mas é isso mesmo. A fisioterapia é muito importante. Espero que você consiga logo um profissional que te atenda rotineiramente para não interromper o tratamento.
    Boa sorte.

    Rosângela

    ResponderExcluir
  98. Oi ro,,, é isso mesmo, mais ta dando pra levar, ontem fiz a cirurgia de desvio de septo e o cirurgia achou que daria pra ser pelo nariz mais não deu teve de ser pela boca mesmo já viu né 17 dia de operada e teve de abrir dinovo, nem os pontos ainda tinha caido, mais estou bem só inchada dinovo e o palato doendo e o nariz que da outra vez eu não senti agora doi também, mais deu tudo certo graças a DEUS, estou fazendo a fisio e realmente vc tem razão se não fizer a recuperação é bem mais lenta mesmo e agente vai ficando mais inchada sei lá, só sei que é muito importante a fisio. Um xero grande.Rosiclea

    ResponderExcluir
  99. Boa recuperação Roseclea. E vê se tecla menos no computador e vai descansar.
    Bjs

    Rosângela

    ResponderExcluir
  100. Oi Ro... tem razão o descanso é fundamental, mais não poderia deixar de te falar do perrengue que passei, pois é 3 dias após a segunda cirurgia a de desvio de septo tive uma virose meu DEUS que desespero ainda não me recuperei, perdi tanto peso que to preoculpado estou fazendo a dieta da nutricionista, mais é muito lento. O resto sem muita novidade, vc ta linda nessa foto nova....Xero rosiclea

    ResponderExcluir
  101. Olá Roseclea
    O que deve ter acontecido é que você se expõs de alguma forma. Talvez pelo fato de ter que retornar em tão pocuo tempo para o hospital. Essa cirurgia te deixa com a imunidade baixa e é por isso que não se recomenda contatos com outras pessoas além do estritamente necessário. Até tirar os pontos pelo menos. Mas o que precisa fazer é se alimentar bem. Muito sucos e sopas. Café, lanche, almoço, sobremnesa, lanche da tarde e jantar. Minha rotina era: acordar com uma vitamina, as 10 tinha suco de frutas, depois almoço com sobremesa (milkeshake de Synara) a tarde mais suco de frutas e a noite sopa ou mingau. Tudo em torno de um litro de liquido por refeição. tinha de beber tudo. As sopas eram variadas para não enjoar, mas tinha de tudo necessário (feijão, figado, verduras, principalmente as que contém ferro). Para ter direito ao mingau, que eu gosto, tinha de tomar a metade da quantidade de sopa que tomava no almoço. Por isso engordei 6 quilos!!!!!
    Então COMA!!!mesmo sem fome e sem vontade porque seu organismo precisa disso agora.
    Boa recuperação e repouso!

    Bjs
    Rosângela

    ResponderExcluir
  102. Muito obrigada por manter o blog no ar Rosangela. Tenho 23 anos e há muito sei da necessidade de fazer a minha cirurgia, mas só agora em função de questões financeira e por conta de problemas com o plano de saúde vou correr atrás de fato da minha cirurgia. Confesso que estou com muito medo da do pós operatório e em possíveis sequelas, mas acredito que aos pouquinhos lendo mais sobre o blog e tirando dúvidas com os médicos esse medo acabe. Muito obrigada de verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jessica.
      Por pessoas como você que ele ainda está funcionando. Até minha médica já disse que não posso fechar o blog...
      Mas eu tenho prazer em responder ok?
      Boa sorte na sua caminhada, porque ela é dura viu?
      Bjs

      Rosângela

      Excluir
  103. Olá Rosangela, tenho 16 anos e 19 dias de operada, ainda tenho um pouco de inchaço nas bochechas, graças á Deus ja sinto meus labios, só nao sinto o queixo :( espero que essa parestesia volte logo. quanto tempo leva pra conseguir abrir a boca normalmente ? obrigadaa, fiz com Vanessa Castro tbm e minha cirurgia foi igual a sua.

    ResponderExcluir
  104. Boa noite anonima

    Você está em boas mãos Dra. Vanessa é uma EXCELENTE médica e um possui uma EXCELENTE equipe.
    Abrir a boca vai ser com você e Valma a fisoterapeuta mais gente boa do planeta.
    Faça tudo que ela mandar e você vai estar em breve com a abertura desejada.

    Bjs e boa sorte

    Rosângela

    ResponderExcluir
  105. Opa. Vi que a última postagem desse blog é de 2013 sobre esse assunto, mas mesmo assim quero tirar minhas dúvidas kkk. Rosângela, gostaria de saber se o plano de saúde não quiser cobrir a cirurgia e eu recorrer à justiça, quanto tempo mais ou menos é de burocracia? kkk Eu estou muito afim de fazer essa cirurgia, mas só se for pelo plano, pois não tenho condições de pagar ela sem ser por ele e tenho medo de chegar lá, o plano não cobrir e ficar por isso mesmo. Meu plano é da FUNASA. Assim que visualizar esse meu comentário, peço encarecidamente que me responda o mais rápido possível. Meus emails são:
    gersonrocha90s@gmail.com
    gersonrocharox@mail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Gerson.
      Obrigada pela vista.
      Sua pergunta não tem resposta tão simples. Na realidade não pode ser uma resposta direta, tipo sim ou não. Há muitos fatores a considerar. Não sei que tipo de plano você tem. Precisa saber se é de cobertura ambulatorial, hospitalar, com direito a internação, etc.
      Identificado isso, e caso tenha cobertura total, nos termos referidos, o próximo passo é saber se tem profissional credenciado (buco-maxilo).
      Em caso positivo agende uma consulta e veja o que ele diz. Geralmente os médicos sabem a conduta do plano.
      Tendo médico credenciado e o profissional solicitar a cirurgia, caso o plano negue, o procedimento jurídico tende a ser mais célere. Digo isso porque a cirurgia ortognática já foi reconhecida pela ANS como procedimento médico, não odontológico. Em sendo assim dentro de limites da cobertura geral tem de cobrir.
      Se o plano não tiver profissional credenciado, também deve cobrir os custos dos honorários médicos da equipe que você escolher. Apenas se não tiver ok?
      Mas lembre que a cirurgia tem custos adicionais com fonoaudiólogo e fisioterapeuta. Precisa saber se o plano cobrirá ou fará reembolso. Ainda tem a questão do auxilio no pós operatório. Se não tiver quem cuide de você precisará de uma boa técnica de enfermagem, o que não tem cobertura do plano.
      Gostaria de esclarecer que, no que diz respeito aos trâmites judiciais também depende! Cada juiz tem um pensamento e os cartórios não possuem, no geral uma uniformização no procedimento. Mas as liminares costumam ser deferidas de forma célere. Dependerá, de qualquer forma, do juízo em que o processo for distribuído.
      Enfim acho que é isso. Espero que tenha sido clara o suficiente e ajudado na sua dúvida.
      Abs
      Rosângela

      Excluir
  106. Olá, me chamo Luciana fiz minha cirurgia no fim de janeiro desse ano,era classe 3, sorrizo gengival, estou ótima mas tenho a sensação de boca rigida ainda e parestesia no queixo com hipersensibilidade na lateral(tenso)rs.
    Queria saber hj qual a sua situação? ref a isso...Obrigada
    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Luciana.

      Eu estou bem no geral. Mas tenho parestesia. Isso ficou como uma sequela da minha cirurgia. Mas não me incomoda nada. Mas cada caso é um caso.
      Boa sorte viu?
      abraços.

      Rosângela

      Excluir